quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Luis Gustavo amava divertir o público

 O meio artístico sofreu mais um duro baque no último domingo, dia 19. O amado Luis Gustavo faleceu aos 87 anos, após três anos lutando contra um câncer no intestino. O corpo do artista foi cremado na segunda-feira (20) em uma cerimônia restrita à família. Foi o sobrinho, o também ator Cássio Gabus Mendes, que anunciou o falecimento do tio. 

Luis Gustavo Blanco nasceu em Gotemburgo, na Suécia, em 2 de fevereiro de 1934. Começou a carreira na televisão como contrarregra, levado pelo cunhado, o autor Cassiano Gabus Mendes, para a extinta TV Tupi. Após alguns trabalhos como ator, entre 1953 e 1967, viu sua carreira deslanchar de vez em 1968, quando interpretou Beto Rockfeller, na novela de mesmo nome. A trama revolucionou a teledramaturgia com uma linguagem mais coloquial, sem o então tradicional exagero de um folhetim. O sucesso foi tanto que em 1973 o ator interpretou novamente o personagem em "A Volta de Beto Rockfeller", uma espécie de continuação da produção anterior. 

A estreia na Globo foi em 1976, na novela "Anjo Mau". Luis ainda interpretou muitos outros tipos que imenso sucesso. Em 1982, caiu na boca do povo e virou um dos maiores trunfos de "Elas por Elas", novela de Cassiano Gabus Mendes. O atrapalhado detetive Mário Fofoca entrou para a galeria de grandes personagens do ator, que vivenciou a mesma experiência que teve com Beto Rockfeller.

O papel teve tanto êxito que acabou voltando em uma série no ano seguinte, ("Mário Fofoca" - 1983), onde se tornou protagonista. Vale lembrar que o mesmo personagem também retornou no remake de "Ti Ti Ti", em 2011, atualmente reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo". 

Aliás, Luis esteve na versão original de "Ti Ti Ti", escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1985. E deu um show na pele do atrapalhado Ariclenes Almeida, que virava o famoso estilista Victor Valentin. Sua parceria com Reginaldo Faria, intérprete do André Spina/Jacques Leclair, deu muito certo. O papel foi vivido por Murilo Benício no remake e a autora Maria Adelaide Amaral fez questão de homenagear Luis Gustavo quando escreveu cenas especiais para o ator reviver Victor Valentin, mesmo interpretando Mário Fofoca na história. Uma verdadeira junção de sucessos. 

O veterano também foi um dos maiores responsáveis pela realização do "Sai de Baixo" (1996/2002), formato que unia televisão e teatro, baseado na fórmula da "Família Trapo", exibido pela Record na década de 60. O sitcom foi uma ideia dele e do diretor Daniel Filho. Não por acaso, Luis viveu outro tipo que ficou marcado na memória do público: Vanderlei Matias, o Vavá. O personagem não era o mais engraçado da turma do Arouche, mas era a figura necessária para o brilho dos colegas. O perfil chamado de 'escada'. E como o intérprete se divertia em cena. Muitas vezes parecia assistir ao show dos amigos. Chegou a dizer várias vezes que por ele o programa jamais acabaria. Ele amava divertir o público e costumava dizer que seu melhor termômetro era a reação das crianças. 

"O Beijo do Vampiro" (2002); "Alma Gêmea" (2005); "O Profeta" (2006); "Cama de Gato" (2009); "Joia Rara" (2013); Êta Mundo Bom!" (2016) foram algumas outras novelas que contaram com seu talento. Sua última aparição na televisão foi em "Malhação - Vidas Brasileiras", de 2018. Já sua última aparição pública foi em fevereiro deste ano quando surgiu sorridente ao ser vacinado contra a covid-19, em Itatiba. 

Luis Gustavo era casado com Cris Botelho, pai de Luis Gustavo Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli; avô de Marina Hoagland Blanco Buzone; e tio de Tato Gabus Mendes e do já citado Cássio Gabus Mendes, também atores. Mais uma figura querida que parte e deixa um vazio no mundo das artes cênicas. 

16 comentários:

chica disse...

Ele era ótimo,o eterno Vavá! Fará falta! Triste perda! bjs, chica

Chaconerrilla disse...

Que tristeza! Eu amava os personagens que ele interpretava. Fará muita falta ao mundo das artes. Ele ainda fez uma participação super especial em "Malhação - Intensa". Era um personagem bem descolado. S2

Anônimo disse...

Luís Gustavo nos deixa, mas ficarão para sempre na memória tantos personagens relevantes para o mundo das artes cênicas com que ele presenteou os telespectadores. Que descanse em paz e Deus conforte os corações dos familiares.

Guilherme

piteis da dinha disse...

Oi Sergio, bom dia!
Pena que estamos perdendo a melhor "safra" de artistas. Feliz de quem ainda deu p/aprender pelo menos alguma coisa com eles. Pena mesmo!
Bj

Inês disse...

Adorava esse actor, uma pena mesmo! :(
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Coisas de Feltro disse...

Era bastante conhecido aqui em Portugal.

Coisas de Feltro

Sérgio Santos disse...

Muita falta, Chica.

Sérgio Santos disse...

Idem, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, Dinha.

Sérgio Santos disse...

Eu amava, Ines.

Sérgio Santos disse...

Bom saber, coisas de feltro.

Maria Rodrigues disse...

Uma partida deixa-nos sempre mais pobres. Que descanse em paz.
Abraços

Jovem Jornalista disse...

Como o Brasil está perdendo artistas esse ano.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Verdade, Maria.

Sérgio Santos disse...

Está mesmo, Emerson.