sábado, 8 de agosto de 2020

"De Férias com o Ex" é um reality sem qualquer objetivo

O reality de maior sucesso da MTV estreou em 2016. O "De Férias com o Ex Brasil" é a versão nacional do formato original britânico "Ex on the Beach", que estreou em 2014. A sexta temporada chegou ao fim nesta quinta-feira (06/08) e foi uma das mais fracas do programa --- levando em consideração brigas, barracos, transas e polêmicas. Porém, a verdade é que a atração, independentemente de ser considerada bem-sucedida ou fracassada, não tem qualquer objetivo.


O formato consiste em cinco homens e cinco mulheres habitando uma mansão paradisíaca em uma "ilha" ---- Ilhéus (Bahia), Ilhabela (São Paulo), Trancoso (Bahia) e Praia de Pipa (Rio Grande do Norte) foram alguns dos lugares escolhidos nos anos anteriores. O local de 2020 foi Jericoacoara, Ceará. O reality apresenta um novo integrante a cada semana, além dos já apresentados inicialmente. É "o" ou "a" famigerada ex de algum participante que surge nas águas do mar para provocar brigas e iniciar novos relacionamentos. A casa vai ficando cada vez mais cheia ao longo das semanas, aumentando a chance de conflitos e polêmicas.

E em toda temporada um beija o outro, que beija o outro, e acaba voltando a beijar o ex. É um ciclo repetitivo que rende cenas de transa (sempre cobertas por lençóis, mas exibidas em rápidos trechos) e muita baixaria.
Há várias festas que proporcionam isso. O formato é basicamente uma balada de playboys e patricinhas da zona sul que se agarram, mas cujo período de "azaração" não dura uma madrugada e, sim, meses a fio.

E os participantes disputam algum prêmio? Há eliminações semanais? Há provas valendo alguma coisa? Há uma "final"? Há votações? Há alguma razão específica para a realização de um reality assim? A resposta é não para todas as perguntas. A produção mal interage com os participantes e só interfere quando quer alimentar o machismo, vide o momento na sexta temporada em que exibiu um vídeo de Flávia ficando com outro participante para o ex dela, Victor, surtar de ódio ---- ela disse várias vezes que tinha um relacionamento abusivo com o ex. Outro raro momento de interferência da direção é quando um participante ganha o bônus de convidar outra pessoa para a "Suíte Master" e transar com "privacidade". Mas como a escolha é feita? Simplesmente a produção escolhe e fim. Há ainda um irritante narrador (Allan Arnold) que força uma voz de idiota ---- talvez porque o programa seja idiota, quem sabe.

O reality não tem qualquer objetivo e os participantes que aceitam o convite só querem aparecer a qualquer custo, se expondo de todas as formas. A única diferença da temporada de 2020 foi a presença de três homossexuais. Por sinal, bastante questionável a direção só ter "descoberto" a existência de gays na sexta edição. Mas ainda assim se mostraram preconceituosos com o corte nas cenas de sexo dos casais homoafetivos. O programa é repleto de baixaria? Então que tenha a baixaria hétero e a baixaria homo. Só passaram a exibir quando houve uma avalanche de críticas nas redes sociais. Aliás, é inegável o sucesso do programa. É o mais visto da MTV e sempre tem grande repercussão nas redes sociais. O público gosta.

Mas o fato é que "De Férias com o Ex" é um reality que abusa de fórmulas dignas de um programa de baixo nível e consegue fazer o famigerado "Big Brother Brasil" parecer um produto destinado a intelectuais. Se as tais baixarias que o fã desse formato tanto adora ao menos funcionasse como pano de fundo para alguma outra "meta" até seria aceitável ou compreensível. Afinal, é normal em qualquer reality ter briga, barraco e até sexo. São grandes atrativos do formato. Só que esse produto específico não tem qualquer objetivo e reúne perfis que têm o machismo no DNA, romantizando relações nocivas e protagonizadas por babacas, com raras exceções.

21 comentários:

Unknown disse...

ér.....

Anônimo disse...

Finalmente alguem pra dizer o que esse reality realmente é. AMEI.

Anônimo disse...

SÉRGIO VOCÊ É TUDO!!!!!!!! hahahahahahahaha

Anônimo disse...

Assino embaixo fui ver isso uma vez e nunca mais.

chica disse...

Achei o Ó do borogodó! Péssimo!rs...Daqueles pra assistir 10 minutos e sair... abração, lindo fds! chica

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? De Férias com o Ex é um dos piores programas da TV brasileira. E o Carelli é responsável direto para dar voz a esses homens e essas mulheres na TV aberta. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Outsiders disse...

Meu deus que elenco insuportável... PQP em 10 minutos já dá ranço.

Que a representatividade reine nas próximas temporadas. Pensando melhor, APAGA esse programa JÁ.




Anônimo disse...

E qual o objetivo do big bosta? Esse Zamenza é um caso a ser estudado, tudo que não é da falida rede esgoto ele detona. Comédia...

Francisco othon disse...

Eu sabia,Nova MTV é um lixo,mas saudade verdadeira antiga MTV Brasil..

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo..kkkk

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bem isso, Chica.

Sérgio Santos disse...

Tem isso tb, Fábio...

Sérgio Santos disse...

Pois é, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, seu ódio pela Globo é tanto que te faz elogiar até De Férias com Ex??? hahahaha E o objetivo do BBB é ganhar um milhão e meio....20 anos de proograma e tu ainda nao descobriu?

Sérgio Santos disse...

Saudades, Francisco.

Sérgio Santos disse...

Er, anonimo...

Welton disse...

Tirando algumas pessoas interessantes que marcaram esse programa como Gabi Prado, Stefany Bays, Bifão e Tati Dias, o reality em si é muito fraco e sem propósito nenhum!!!

Sérgio Santos disse...

Exato, Welton.

Claudionor Martins disse...

Um programa imbecil pra quem acha que a vida real é isto.
Um bando de mauricinhos, coxinhas e patricinhas que nem conjugar um verbo sabe... E cadê as negras e negros que fazem a maior parte da nossa população genuinamente brasileira...?????? Tô fora... Vergonha pra MTV.