quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Humilhação de Domitila destacou Agatha Moreira em "Novo Mundo"

A reprise de "Novo Mundo" está a pouco menos de dois meses de seu final. E um dos momentos mais aguardados da trama foi a queda de Domitila (Agatha Moreira). A amante de Dom Pedro (Caio Castro), conhecida nos livros de História como a Marquesa de Santos, acabou mais vilanizada pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, privilegiando o bom folhetim, criando assim uma maior rivalidade com a doce princesa Leopoldina (Letícia Colin). A estratégia se mostrou um acerto e o desmascaramento da personagem destacou a atriz.


Inicialmente, Domitila parecia uma vítima sofredora, padecendo com as agressões do marido violento (Felício - Bruce Gomlesvky) e sofrendo nas mãos da irmã, a interesseira Benedita (Larissa Bracher). O início de seu  romance com Chalaça (Rômulo Estrela), por sinal, rendia cenas delicadas para o casal. Entretanto, aos poucos, a verdadeira face da mulher foi sendo exposta para o público através de atitudes egoístas e traiçoeiras. O lado maquiavélico se firmou desde que ela adotou como principal meta a sua aproximação de Dom Pedro, com o intuito de se livrar do marido e conseguir a guarda dos filhos.

Mas, na verdade, Domitila sempre quis uma vida luxuosa e a posição de princesa do Brasil. Tanto que assim que conseguiu a guarda das crianças, as internou em um colégio. Também não pensou duas vezes antes de trair Chalaça, fazendo o amante odiar seu até então melhor amigo.
Quanto mais manipulava Dom Pedro, mais conseguia atingir seus objetivos, passando por cima de todos que atravessassem seu caminho. Se aliou até a Thomas (Gabriel Braga Nunes) para conseguir um dinheiro à parte através de acordos políticos, usando o príncipe como isca. Ou seja, ela acabou virando a maior vilã do enredo.

E, como sempre ocorre com as diabas das novelas, a maior expectativa era justamente em torno da sua desgraça. A longa espera valeu a pena. A sequência em que Chalaça armou uma cilada para a víbora, proporcionando o esperado flagra de Dom Pedro, ficou muito boa, destacando Agatha Moreira, Caio Castro e Rômulo Estrela. A atriz emocionou no confronto da mau-caráter com o ex, fazendo uma ótima dobradinha com Rômulo. Domitila confessou todas as suas armações e ainda tentou sensibilizar o amigo do príncipe demonstrando um falso arrependimento. A cena foi difícil, explorando o poder de manipulação daquela mulher.

Já o restante da sequência, com Dom Pedro transbordando de ódio para o desespero da amante, se mostrou ainda melhor. O marido de Leopoldina finalmente enxergou a verdadeira Domitila, não escondendo a fúria e a decepção. O momento em que ele a expulsou do Solar, a jogando no meio da rua, lavou a alma do público. Agatha Moreira protagonizou sua melhor cena na novela e o choro de desespero da vilã foi vivenciado com total entrega da atriz. A intérprete, inclusive, se destacou ano passado na mediana "Haja Coração", mesmo em um papel que se perdeu pelo caminho. E seu melhor papel até agora foi a Giovana, de "Verdades Secretas", em 2015. Ela é uma grata revelação de "Malhação Intensa", temporada de 2012, onde viveu a doce Ju. Não por acaso ficou tão disputada pelos autores.

Alessandro Marson e Thereza Falcão foram corajosos na alteração da história real de Domitila em prol de uma boa ficção. Afinal, é sabido que a Marquesa de Santos nunca foi uma mulher sem caráter ou "malvada" e seguiu como amante de Dom Pedro, indo até morar junto com Leopoldina. Porém, seria demais acompanhar toda essa triste história também no mundo da fantasia. É certo que a vilã terminará com o príncipe novamente, pois não é possível tamanha liberdade poética. A melhor solução criada pelos autores foi o encerramento do enredo antes da morte da princesa do Brasil. E valeu acompanhar pela segunda vez essa derrocada de Domitila na reprise de "Novo Mundo". Agatha Moreira foi a maior beneficiada e na época nem imaginava que dois anos depois interpretaria uma personagem ainda mais cruel e a melhor de sua carreira até então: a Jô, de "A Dona do Pedaço" (2019).

18 comentários:

Anônimo disse...

Ela foi mt bem!

Anônimo disse...

O que essa novela fez com coisas históricas foi um absurdo. Ela nunca foi malvada ou teve aliado com golpe de governo. Era só amante dele.

Lulu on the sky disse...

Nunca me simpatizei com ela e o papel que mais gostei da Agatha foi como Josiane em A Dona do pedaço.
Big Beijos,
Lulu on the sky

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Essa reprise de Novo Mundo foi um erro da TV Globo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Ela esteve ótima de Domitila mas sinto falta mesmo é da Jô! kkkk

Anônimo disse...

Embora a novela não queira romantizar o adultério. Não gosto do tratamento de Domitila, do traçado da personagem maniqueísta demais para ser histórico e verídico. É um pouco machista a Domitila pagar, com um Pedro que não se ferra. Eu teria preferido outro rumo para a narrativa, embora se fizesse justiça ao mito de que atrizes como Maitê Proença suscitaram ao esquecer a princesa do Brasil. Pela figura de Leopoldina é dar a volta por cima ante uma Domitila bem cult.

Sérgio Santos disse...

Foi sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mas é novela, nao documentário, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu. Melhor papel dela.

Sérgio Santos disse...

Nao acho, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tb sinto, anonimo. kkk

Sérgio Santos disse...

Interessante seu comentário, anonimo!

Anônimo disse...

A primeira vez que assisti Novo Mundo, em 2017, tinha achado a Domitila uma super vilã. Agora revendo acho ela apenas uma mulher ambiciosa, que viu seus planos mais frustrados do que concretizados.
E Sérgio, você acha mesmo que a Jô foi a melhor personagem da Agatha? Pra mim a Geovana de Verdades Secretas ainda é imbatível na carreira dela
Abraços

Outsiders disse...

Giovanna, personagem de Ágatha Moreira, foi seu melhor papel por ter camadas marcantes e diferentes! Algo que faz a diferença na dramaturgia.

Anônimo disse...

Acho que com boa vontade, Domitila e Leopoldina bem podem haver sido uma espécie de Arliza e Joliza. Concordando com o comentarista que fala da direção machista do personagem. Não faltarão motivos de sororidade entre o público e as espectadoras sendo ela uma lutadora contra o machismo de seu marido, algo na frente a seu tempo.
Gabriel

Sérgio Santos disse...

Eu acho que a Jo teve um peso maior, anonimo. Mas Giovana foi excelente tb.

Sérgio Santos disse...

Tb amo Giovana, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Gabriel.