quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Candinho, de "Êta Mundo Bom!", foi o melhor papel de Sérgio Guizé

Um dos maiores desafios de Walcyr Carrasco, Jorge Fernando e equipe era a escalação do protagonista de "Êta Mundo Bom!". Afinal, a novela conta a história de Candinho, personagem do clássico "Cândido, ou o otimismo", do filósofo Voltaire, que ainda foi interpretado pelo grande e saudoso Mazzaropi na adaptação da sátira para o cinema em 1954. Era uma responsabilidade imensa a escolha do intérprete para o folhetim. Mas, desde o primeiro capítulo, ficou perceptível que a produção se saiu muito bem na escalação e a escolha foi certeira. Sérgio Guizé esteve impecável e a reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" comprova.


O caipira ingênuo coube perfeitamente na figura do ator, que conseguiu incorporar o personagem de uma forma impressionante. O papel exige muitos riscos, pois qualquer deslize implica em uma caricatura desnecessária e prejudicial ao protagonista. A figura central da novela tem um peso ainda maior do que um perfil 'normal'. Há sempre uma linha tênue a ser seguida e Sérgio conseguiu atingir o objetivo com louvor. Muitas vezes pareceu o Mazzaropi, até mesmo no jeito de andar e em alguns trejeitos, enquanto em outras imprimiu um tom particular para Candinho. Uma mistura mais do que bem-vinda.

O protagonista é o grande fio condutor da novela das seis e a representa tudo o que o enredo quer transmitir: o otimismo e a alegria de viver. Tendo como lema "Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar" ---- frase dita várias vezes pelo professor Pancrácio (grande amigo e praticamente pai do rapaz) ----, Candinho nunca perdeu o encanto pela humanidade, mesmo tendo sido separado de sua mãe assim que nasceu e virado um mero empregado rejeitado na família que o adotou.
 Um perfil que tinha grandes chances de ficar cansativo ou até mesmo irritar pelo excesso de felicidade. Mas isso não aconteceu.

A condução do personagem foi bem construída pelo autor e Sérgio dominou o papel por completo.  Candinho segurou o desenvolvimento do enredo e a saga do caipira se mostrou muito convidativa. Logo na estreia, em 2016, o ator mostrou bom entrosamento com todo o elenco do núcleo da fazenda de Cunegundes (Elizabeth Savalla) e, assim que o personagem foi para a cidade, teve uma sintonia imediata com JP Rufino (Pirulito) ----- repetindo a boa dupla formada em "Alto Astral" (novela das sete de Daniel Ortiz, exibida em 2015, onde Caíque e Azeitona tinham a capacidade de ver e falar com espíritos).

Não demorou muito para Candinho protagonizar divertidas cenas com seu parceiro, que passou a vender pipocas com ele pelas ruas. O menino conseguia ser mais maduro e esperto que o amigo extremamente ingênuo. O caipira também desenvolveu uma linda relação com Pancrácio que sempre se preocupou com ele e acabou 'oficializando' sua condição de pai 'postiço' do rapaz. As cenas de Sérgio com Marco Nanini eram repletas de ensinamentos sobre a vida através das frases filosóficas do professor que devorava livros e se disfarçava, pedindo dinheiro aos transeuntes para sobreviver. Os atores tiveram uma sintonia visível e as sequências deles eram sempre muito gostosas.

Já o romance do personagem com Filó (Débora Nascimento) foi um ponto fora da curva. O casal era bonito no início, mas a trama da ex-caipira não se mostrou nada atrativa e seu excesso de ingenuidade ---- passou um longo tempo acreditando em tudo que Ernesto (Eriberto Leão) falava e estava sempre bancando a vítima, sem arcar com as consequências de seus atos ---- cansou. Porém, o sentimento do rapaz pela amada emocionava, principalmente por causa da atuação do ator, que conseguia transmitir o que Candinho sentia pelo olhar. As cenas que ambos protagonizaram no momento do nascimento do filho do casal foram bastante sensíveis, conseguindo reverter um pouco esse quadro, valorizando o par.

E Sérgio Guizé ainda protagonizou a cena mais linda da novela ao lado da grande Eliane Giardini. O aguardado reencontro de mãe e filho foi emocionante e os dois deram um show de delicadeza. Após uma longa saga em busca de Anastácia, Candinho finalmente conseguiu realizar seu sonho e valeu a pena esperar por esse momento. A situação ainda marcou uma virada na vida do personagem, que passou a viver na mansão com a mãe, aproveitando todos os luxos que a riqueza podia oferecer. E apesar da nova condição financeira, o caipira manteve a essência, que sempre foi uma das maiores qualidades do protagonista e da composição primorosa do ator.

O personagem perto da reta final do enredo vive uma espécie de 'volta às origens'. Isso porque Anastácia perdeu toda a sua fortuna em virtude de um golpe de Sandra (Flávia Alessandra) e todos passaram a morar na modesta casa de Pancrácio. O caipira ainda passou uns dias com Filó na fazenda de Cunegundes, relembrando o primeiro capítulo, quando o personagem vivia com a família da 'Boca de Fogo'. Essa é a atual fase da reprise.

O ator estreou na televisão fazendo uma participação breve em "Da Cor do Pecado" (2004) e fez figuração em "Caminho das Índias" (2009). Em 2011, ganhou um pouco mais de destaque vivendo o travesti Lorraine em "Tapas & Beijos", mas a grande oportunidade de sua carreira se deu em 2012, na primorosa série "Sessão de Terapia", onde viveu o problemático Breno, no canal a cabo GNT. Graças ao seu grande desempenho, ganhou o João Gibão no remake de "Saramandaia" (2013) e brilhou. Também convenceu interpretando o já citado mocinho Caíque em "Alto Astral" (2015), até chegar o caipira das seis em 2016. Foi seu melhor momento da carreira e até hoje não ganhou outro papel tão grandioso quanto. Porém, sua parceria com Walcyr se firmou e desde então só tem participado de folhetins do autor. Guizé deu show na pele do violento Gael, em "O Outro Lado do Paraíso", em 2017, e virou um dos queridinhos de "A Dona do Pedaço", em 2019, com o carismático Chiclete, um matador de aluguem de bom coração. Sua química com Paolla Oliveira (Vivi Guedes) virou um dos trunfos da novela de sucesso.

Candinho é um protagonista carismático e foi interpretado por um entregue Sérgio Guizé. É bem difícil imaginar outra pessoa na pele desse personagem tão característico. Walcyr, Jorge Fernando e equipe foram muito felizes na escolha do ator, que honrou a confiança e fez jus ao protagonismo de "Êta Mundo Bom!". Mazzaropi certamente ficou orgulhoso e o fenômeno de audiência na reexibição repete os elevados índices da trama na época que foi exibida na faixa das 18h. Merecido.

18 comentários:

Rebeca Benévolo disse...

Ótima análise do personagem Candinho, de Sérgio Guizé e desta novela deliciosa, ÊTA MUNDO BOM.
Já tô com saudade e vou rever tudo no Globoplay rsrs
E concordando com a sua conclusão, eu também não consigo visualizar outro ator na pele de Candinho.
Parece que foi feito especialmente para Guizé, que fez brilhantemente.
Nem terminou e deixa saudade...

Anônimo disse...

Ele foi seu melhor papel e até hoje essa novela é conhecida como a do Candinho.

Anônimo disse...

Crítica excelente e bem embasada!

Unknown disse...

Sergio Guize e um excelente ator mesmo ,concordo com suas palavras 👏👏👏👏Guize e genial ,excelente critica

Gabriella disse...

Já to com pena que tá acabando...

MARILENE disse...

Gostei mais dele como Candinho que como Gael. Essa foi uma novela que acompanhei e da qual gostei muito. Sua apreciação é sempre muito bem feita, Sérgio. Abraço.

danilo andrade disse...

sabia que o guizé é natural daqui de santo andré?, eu gosto do ator desde o caíque de alto astral e demonstrou química com as suas colegas de cena (chandelly braz, nathalia dill, sua atual bianca bin, além da paolla oliveira.), fora que ele tem uma banda (a tio chê) que toca rock, gosto muito do candinho, valeu guizé.

Welton disse...

Não acho o Sérgio Guizé um grande ator, acho um bom ator e apenas isso,mas realmente o Candinho foi o melhor papel dele, nesse papel ele se entregou muito,de verdade, mas também gostei do mocinho João Gibão em Saramandaia e do mocinho Caíque em Alto Astral.O pior papel dele foi em O OUtro Lado do Paraíso, além do papel ter sido péssimo e muito mal construída, a atuação dele nesse papel não estava grandes coisas!

Anônimo disse...

o melhor até agora não? Espero que outras revelações surjam por aí, o cara tem talento de sobra. Um bálsamo para tanta canastrice.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Rebeca!

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Marilene!

Sérgio Santos disse...

Sabia sim, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Welton.

Sérgio Santos disse...

Mrlhor mesmo, anonimo.