sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Genial como Lurdes, Regina Casé rouba a cena em "Amor de Mãe"

Longe das novelas desde uma pequena participação no remake de "Ciranda de Pedra", em 2008, Regina Casé retornou ao gênero em "Amor de Mãe", recém-iniciada, em pleno horário nobre da Globo. E vendo o desempenho da atriz na trama de Manuela Dias, dirigida por José Luiz Villamarim, é possível afirmar com tranquilidade como fazia falta. A produção ainda está no começo e muito água vai rolar, mas Lurdes chegou iluminando a tela.


A protagonista é a que mais honra o título do folhetim. Lurdes é a típica mãe brasileira e todas as suas atitudes são facilmente identificáveis. Todos os filhos observam características de suas mães na personagem. É a mãe leoa, a mãe protetora, a mãe que dá tudo pelos filhos, a mãe que se preocupa com cada passo que o filho dá, a mãe acolhedora, a mãe amorosa, a mãe barraqueira, a mãe que enfrenta até bandido para encontrar um filho desaparecido.

Nordestina, a personagem é mãe de Magno (Juliano Cazarré), Érica (Nanda Costa), Ryan (Thiago Martins) e Camila (Jéssica Ellen), adotada pela mulher assim que a encontrou abandonada em plena estrada. Nunca perdeu a esperança de achar Domênico, filho que foi vendido pelo pai há 20 anos. Humilde, luta para sustentar seus herdeiros e conseguiu dar uma educação de qualidade a todos.
Sempre preocupada com o próximo, se tornou melhor amiga de Thelma (Adriana Esteves) porque a viu passando mal na rua e foi ajudar. As duas criaram um laço bonito de se ver. Também ganhou um emprego como babá do filho recém-adotado de Vitória (Taís Araújo).

Lurdes é o elo de ligação das três protagonistas. Ou seja, involuntariamente, acaba ganhando mais importância na história, embora o trio represente o mote da novela. E o papel parece escrito sob medida para Regina, que se mostra entregue em todas as cenas. Tem dado gosto de ver o desempenho da intérprete. Até porque a personagem, até agora, é o único alívio cômico de um roteiro marcado por várias tragédias e muito sofrimento. E o humor de Lurdes é ocasional. O perfil não tem nada de cômico, mas algumas atitudes despertam risos em quem assiste até pela inocência do gesto ou transparência da fala.

A comparação com a carismática Val, do elogiado filme "Que Horas Ela Volta?", exibido em 2015 e que marcou a carreira da atriz, é inevitável. Mas a maior similaridade é apenas o talento de quem interpreta. Os contextos são completamente distintos. A vantagem do folhetim é poder presentear o público com a atuação de Regina ao longo de seis meses e não apenas por duas horas. Lurdes vem roubando a cena e tudo indica que será um costume até o final da produção. É um tipo que sobressai quando aparece, não tem jeito. E a sequência da atriz ao lado de Adriana Esteves, quando Lurdes acha cinco mil reais na praia e Thelma a ajuda na fuga, já está na lista de melhores da novela.

A personagem ainda protagonizou outra sequência memorável, quando Lurdes tirou fotos de Érica pela casa só porque a filha estava toda arrumada para uma festa. Teve fotografia até ao lado de uma samambaia. Que mãe nunca fez isso? E a virada no enredo da batalhadora mulher é a aproximação com Sandro (Humberto Carrão), bandido que está preso e ela acredita ser Domênico. É evidente que o rapaz não é o herdeiro dela e novos desdobramentos virão.

"Amor de Mãe" ainda está apenas em seu início. Ao menos por enquanto, vem se mostrando um folhetim dos mais promissores. E Lurdes é, sem dúvida, uma das maiores qualidades da trama. Regina Casé está ótima.

22 comentários:

Anônimo disse...

Ela está ótima mesmo mas essa novela parece série das onze.

Anônimo disse...

Essa novela é de uma escuridão...

Larissa disse...

É a única protagonista boa porque aquela Vitoria nao tem carisma nenhum e a Telma é insuportável.

chica disse...

Os poucos capítulos que pude assistir, mostraram a grandiosidade dela nessa atuação! abração,chica

Pedrita disse...

eu acho q todos estão ótimos. a direção é muito boa. tudo muito caprichado realista e contundente. são mães as duas personagens da casé, mas a de q horas ela volta ela deixa a filha no nordeste pra cuidar do filho d eoutra pessoa. em amor de mãe ela é unida demais com todos os filhos. emociona mesmo. mas acho que muita mãe nao é parecida com a lurdes. há vários tipos de mãe na novela. e algumas mães são mais parecidas com outras da novela. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sem dúvida alguma, Regina Casé sobressai em Amor de Mãe. Espetacular! Essa novela ainda está com cara de série, mas estou acompanhando. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Maíra disse...

Ela é a melhorr protagonista.

João Pedro disse...

A novela é ótima! E Regina Casé está mesmo sensacional! De fato, a cena dela tirando foto de Érica me lembrou imediatamente de minha mãe, e mais de uma vez alguns gestos e falas de minha mãe me fizeram lembrar da Lurdes. Isso é só uma prova de como Regina está genial, de como seu trabalho de construção da personagem foi cuidadoso. Lurdes é natural, quase real, palpável. Espero que ela só cresça.

CÉU disse...

Oi, Sérgio!

Um post mega completo, ao qual já nos acostumou.

Que venham novelas com interesse e com personagens de peso.

BOAS FESTAS E UM EXCELENTE ANO NOVO!

Beijos.

Lulu on the sky disse...

Sem dúvida a novela é da Regina Casé. Aquela mãe que a gente sempre identifica com a nossa por uma atitude ou uma frase que ela fala na novela. Espero que ano que vem mereça o troféu Domingão.
Sou fã desde a novela Cambalacho quando ela fazia a Tina pepper.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

Parece das onze msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Larissa.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Sim, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Sim, tem cara de série.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Maíra.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, João.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Ceu!!!

Sérgio Santos disse...

Tb sou fã, Lulu!

ADSON disse...

Não estou gostando do papel dele...uma tapada!!!!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Adson!