sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Na pele da sofrida Shirlei, Sabrina Petraglia foi o maior destaque de "Haja Coração"

"Haja Coração" está quase no seu fim e a segunda novela de Daniel Ortiz teve mais erros que acertos. Entretanto, a trama apresentou alguns bons destaques e outros que fizeram um sucesso além do esperado. O caso de Shirlei, por exemplo, ultrapassou até o mais otimista: a personagem tinha uma participação relativamente pequena no início do enredo, mas foi crescendo à medida que Sabrina Petraglia ia mostrando o seu talento. Até chegar ao ponto de virar um dos trunfos do folhetim das sete, ganhando ares de protagonista.


A personagem foi a única que não fazia parte de "Sassaricando", produção de Silvio de Abreu que originou a atual versão, e sim de outra novela: "Torre de Babel", do mesmo autor, cuja reprise pode ser vista no Canal Viva. A menina extremamente sensível, com baixa autoestima e que tem uma deficiência na perna fez um imenso sucesso na obra original, destacando Karina Barum, que emocionou e cativou o público na época. Ironicamente, agora, não foi diferente. O perfil mais uma vez caiu nas graças do telespectador.

Para culminar, Shirlei ainda protagoniza um romance claramente inspirado nos contos de fadas, especialmente "Cinderela". Ela conheceu Felipe (Marcos Pitombo) quando o rapaz quase a atropelou e perdeu sua bota ortopédica, que ficou com ele até o aguardado reencontro. O 'príncipe' calçou a bota em sua amada e aí o amor se concretizou, iniciando uma saga que encantou o público.
Tanto que um dos maiores picos de audiência da novela ocorreu justamente quando os dois se beijaram pela primeira vez. A química entre os atores é arrebatadora e o casal ofuscou todos os demais, se transformando no par mais atrativo do enredo e o único cujo desenvolvimento não se perdeu ao longo dos meses.

A atriz dominou o papel assim que surgiu em cena e a consequência foi o aumento do seu destaque. Vale ressaltar que o perfil reúne todas as características 'irritadiças' possíveis: chora diversas vezes, abusa da passividade, tem pena de si mesma, apresenta uma trajetória repleta de sofrimento, enfim... Porém, o carisma e o talento da intérprete conseguiram driblar todos esses obstáculos. Algo semelhante ao ocorrido com Karina Barum, inclusive. O tom de Sabrina, aliás, é bem semelhante ao da colega. As duas chegaram a conversar bastante sobre a personagem antes da estreia da novela, refletindo positivamente, como foi possível observar. E apesar das composições parecidas, ficou perceptível a particularidade de cada profissional.

Shirlei passou a ocupar o posto de mocinha de "Haja Coração", com direito a três vilãs tramando para separá-la de Felipe ---- situação que inexiste do triângulo classificado como 'principal' do folhetim, que se resume apenas em deixar Tancinha (Mariana Ximenes) dividida entre Apolo (Malvino Salvador) e Beto (João Baldasserini). Nem há vilões no núcleo central, o que ajuda a deixar as situações sem maiores atrativos. Recentemente, inclusive, Shirlei foi presa injustamente, sendo vítima de Vitória (Betty Gofman), Carmela (Chandelly Braz) e Jéssica (Karen Junqueira). O clichê serviu para movimentar a novela ---- que já vem andando em círculos há muito tempo ----, mesmo pertencendo ao núcleo secundário da trama.

O talento da intérprete pode ser observado em todas as cenas e esse papel é um divisor de águas em sua carreira. O destaque que ela alcançou é fruto do seu grande desempenho, emocionando com o drama de uma mulher extremamente frágil emocionalmente e que redescobriu a alegria de viver graças ao amor. Ela surgiu na televisão em "Uma Rosa com Amor", remake adaptado por Tiago Santiado e produzido pelo SBT em 2010, onde viveu Terezinha. No mesmo ano, fez uma breve participação na ótima "Passione", de Silvio de Abreu. Voltou somente três anos depois e em outra rápida aparição, desta vez em "Flor do Caribe", de Walther Negrão. Até que surgiu a Itália, de "Alto Astral" (2014), de Daniel Ortiz, proporcionando para a atriz um maior destaque. A sua elogiada atuação rendeu o convite do autor para "Haja Coração", onde vive seu melhor momento.

É necessário, inclusive, elogiar a melhor sequência da novela das sete, protagonizada justamente por Sabrina, que emocionou ao lado das também talentosas Marisa Orth e Chandelly Braz no capítulo desta sexta (28/10). A cena em que Carmela confessa que foi responsável pela deficiência da irmã primou pela total entrega das atrizes. As irmãs tiveram uma briga feia e tudo acabou vindo à tona, para o desespero de Francesca. Foi um dos mais aguardados momentos da trama, onde o talento da intérprete da Shirlei pôde ser observado mais uma vez, assim como o de Marisa e Chandelly.

Sabrina Petraglia é uma talentosa profissional e uma das personagens de maior sucesso do remake de "Sassaricando" ser de "Torre de Babel" chega a ser irônico. Mas muitas vezes o imponderável se faz presente e o talento da atriz contribuiu muito para isso, sem dúvida. Shirlei emocionou o público em 1998 e repetiu o feito em 2016 em outra novela e na pele de uma atriz tão talentosa quanto a colega que se destacou há 18 anos.

32 comentários:

Ernane disse...

Texto merecido! Essa menina roubou a novela pra ela!

Lina disse...

Acho ela tão forçada

Samara disse...

Pra variar mais uma texto maravilhoso e merecido. Ela está perfeita no papel.

Anônimo disse...

Com certeza ela brilhou.Tomara que o seu talento seja valorizado e venha vários convites.

Felipe disse...

Parabéns pelo texto. Tomara que ela leia!

Rafaela Rafaela Mesquita disse...

Sabrina Petraglia tem se revelado uma grata surpresa pra mim, que até então, não conhecia seu trabalho. É uma ATRIZ excepcional, me emociono sempre com ela em cena. Sua parceira com Marisa Orth, Chandelly Braz e Jayme Matarazzo e Mariana Ximenes no núcleo da família é maravilhoso. já a química com Marcos Pitombo (Outro que se mostra muito seguro com seu mocinho) é um dos pontos altos da novela, os dois estão em plena sintonia, falam pelo olhar, lindos mesmo. Quanto a cena de hoje, elogios não são suficientes para essas atrizes maravilhosas.

Sergio, abraços....

Anônimo disse...

Ótimo e merecido texto desse lindo trabalho da Sabrina, Sérgio!
Já comentei aqui que conheci o trabalho dela nessa novela, graças ao casal, e logo se tornou uma das minhas poucas favoritas daqui.
Acho ela maravilhosa e completa! É naturalmente expressiva e sem exageros, carismática, intensa e passa uma emoção fácil e genuína, como poucos atores passam. Sem falar em como veste a personagem, se torna ela... Fiquei de cara e encantada quando assisti cenas dela em Alto Astral e a Itália não me lembrou a Shirlei em nada, nem nos trejeitos!
Claro que as personagens são diferentes, apesar de serem duas mocinhas, mas também na forma de atuar ela claramente criou dois opostos e foi muitíssimo bem nas duas, até no trabalho corporal.
É uma atriz que nota-se ser muito dedicada e ter vindo mesmo do teatro.

Também concordo que Shirlei é o divisor na carreira dela e o melhor momento. Já era muito boa e claramente cresceu em tudo durante a novela.
Agora estou na torcida para a Globo, autores ou quem mais convida, aproveitá-la após essa novela porque ela não só fez por onde conquistar o maior destaque e sucesso dessa novela, mas merece e têm tudo para se tornar maior na TV e inclusive viver protagonistas.
Mas torço para que venha ótimos papeis e a vejo muito capaz para qualquer desafio.
Adoraria vê-la em uma mocinha forte de novela de época ou algum tipo como a Maria Clara (do começo) da também ótima Andreia Horta, pois a vejo muito também em mocinhas fortes e modernas.
Se ela já foi ótima e conseguiu conduzir a Shirlei de forma tão maravilhosa, sem cair no óbvio até quando muitas vezes algumas situações do texto nem ajudavam, imagina em personagens que o texto também seja cem por cento...

E sobre as cenas de ontem, só restou passar a admirar ainda mais as três, elogiar o quanto mereciam e confirmar o que de fato foi o melhor da novela! Marisa nem é necessário falar, ótima sempre. Chandelly já achava boa e admirava inclusive pelo pouco que vi dela na entrevista do Melhores do Ano que concorreu. Mesmo aparecendo pouco na novela, ela foi incrível e merece mais espaço também. E Sabrina, como já disse, se tornou das minhas favoritas mesmo! Grande e ótima surpresa! <3

Anônimo disse...

Ah, e preciso comentar o quanto em muitos momentos ela me lembra as atrizes Emilia Clarke e Anne Hathaway! haha E o engraçado é que não só na aparência, mas também no jeito e a verdade da atuação.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Bom dia, Sérgio. Sabrina Petraglia foi a mocinha da trama.

Lulu on the sky disse...

Já quero uma novela com a Sabrina Petraglia como protagonista central.
Big Beijos
Lulu on the Sky
Já se inscreveu no canal?Confira meu último vídeo!

Anônimo disse...

Seu texto foi muito justo, Sabrina Petraglia foi praticamente a protagonista dessa novela, inclusive acho ela bem melhor que algumas outras atrizes regulares que estão há mais tempo na Globo e não conseguem emplacar uma personagem mesmo fazendo uma protagonista. No caso de Sabrina não somente a história contribuiu para o sucesso dela mas o talento dela foi nítido e isso ficou muito claro na cena da briga das irmãs, e não são muitas atrizes que conseguem chamar atenção já no segundo papel. Espero muito que a Globo valorize ela, talentos assim fazem muita falta

Anônimo disse...

Bom texto e o sucesso da Shirlei, se deu também com a bela parceria com Marcos Pitombo, que na minha opinião foi o verdadeiro mocinho dessa novela.A química, o romance, as cenas belas e inesquecíveis desse casal vai ficar na memória pra sempre. Acredito que o casal bombou tanto assim, por conta da interpretação dos dois atores, e acho justo e merecido os elogios para atuação do Marcos como Felipe, que foi um dos melhores personagens junto com Henrique nesse fiasco de novela. Espero que a globo aproveite o talento desse menino, e logo ele apareça em uma nova novela na globo.

Izabel Ramos disse...

E Shirlei, acaba de assumir de vez o posto de protagonista. Propositalmente ou não, todo o contexto que cerca a personagem é digno de uma mocinha e renderia facilmente uma novela própria: é uma espécie de Cinderela moderna, pobre, sofredora, vive um grande amor, é humilhada e sofre horrores nas mãos dos vilões... A química entre Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo é assustadoramente grande. E tão contundente quanto Shirlei e Felipe, que praticamente tem levado o folhetim nas costas nos últimos meses. Alguém aí está realmente interessado em saber com quem a Tancinha vai terminar? Eu não! Percebam que Shirley é tão a mocinha da novela que tem três diabas (Jéssica, Vitória e Carmela) para infernizar a vida dela. Aliás, a novela, como um todo, sofre com a necessidade de um vilão ou vilã de verdade para movimentar o roteiro. A verdadeira vilãzona da trama é, justamente, a Jéssica... Que inferniza a vida de quem? Da Shirlei! Ironicamente, Haja Coração será lembrada, assim como na original que se baseou (Sassaricando), pelo casal coadjuvante ter sido alçado ao protagonismo pelo carisma, boa condução e pela aceitação do público. E justo na única trama "inédita" da releitura. O jogo virou mexxxxxmo!!!

Bia Hain disse...

Olá, Sérgio, como vai? Tive a oportunidade de acompanhar alguns trabalhos de Sabrina, ela tem um talento especial, sobretudo para os papéis que exigem sensibilidade. Espero somente que não fique estigmatizada. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Ernane.

Sérgio Santos disse...

Discordo, mas respeito sua opinião, Lina.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Samara.

Sérgio Santos disse...

Tomara, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Felipe!

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Rafaela.

Sérgio Santos disse...

Excelente o seu comentário, anonimo. Concordo integralmente com tudo.

Sérgio Santos disse...

Foi msm, Elvira! Bjão!

Sérgio Santos disse...

Seria merecido, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Tomara que valorizem msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que comentário excelente, Izabel. É exatamente isso que penso!

Sérgio Santos disse...

Ela é mt talentosa, ,Bia. bjssss

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Boa noite, Sérgio. É verdade. Shirlei foi a mocinha da trama, desbancando o casal central.

Sérgio Santos disse...

Sem dúvida, Elvira! Bjsss

Vanessa disse...

Sergio, meu querido.
Comecei a ver "Haja" por causa da repercussão sobre Shirlipe. Mas bastaram algumas cenas pra eu me desinteressar. Achei as situações o cliché do cliché do cliche, além dos atores extremamente fracos. A Sabrina tem um vício q muito me incomoda nas atrizes: se emociona por tudo e qquer coisa. E da mesma escola DA ferNanda Vasconcellos. Menos é mais, sempre, e as gdes atrizes q temos são extremamente minimalistas.

Mas comecar a ver Shirlipe serviu para eu me encantar por Gimila. A história, apesar de absurda, e bacana por mostrar tantas faces da Camila. Esta última, a da redenção, a da humanização, está bastante interessante. Não conhecia o trabalho da Agatha, mas já virei fã. Tem tudo para ser uma das gdes de sua geração, um dos nomes que citaremos sempre q formos falar nas maiores revelações de "Malhacao". Com mais experiência e mais estudo, vai ainda mais longe. Talvez seja o gde nome pos-Marjorie. Já o Jayminho sempre faz o mocinho correto, talvez lhe falte sair um pouco da zona de conforto. Ainda assim, gosto do trabalho dele. Vc torce pelo personagem, apesar de a cegueira lhe acometer sempre que o assunto é Bruna.
Como um todo, acho a novela fraca, do padrao Televisa de fazer novela. Teve o mérito de manter os índices de "Td+", mas está a anos luz de sua antecessora.

Sérgio Santos disse...

Vanessa, que bom te ver aqui novamente. Há quanto tempo! E entendo sua concepção. Shirlipe é mt clichê mesmo, mas eu gosto. E concordo sobre Gimila e o talento da Agatha. Ela é ótima mesmo. bjão e volte mais vezes!!!

Anônimo disse...

TAMBÉM PUDERAS!, UM TESÃOZINHOS DE MENINA TÃO DOCE FEITOS AI ESSA SABRINAS PETRÁGLIAN, ENTÃO SÓ PODERIA DAR NISSO MESMO. UMA MORENA TESUDA COMO ELA, DANDOS AGUÁ EM BOCAS DE CARINHA MACHOS, FICANDO EXCITADOS PARA BATER UMA PUNHETINHA DAQUELA, TODA ESPECIAL DE BOA, EM HOMENAGEM A ESSES TESÃO DE MORENAS DA SABRINES PETRÁGLION,MAS ENTÃO, NÉ ASSIM GENTEM!.

Anônimo disse...

OLHANDO BEM PRÉSSA FOTO POSTADA COM ESA MORENA TESUDA COM FOCINHO DESLAVADO DE CADELA IMUNDA QUE TAI ACIMA DESSES 31 COMENTÁRIOS, FICO DE PAU DURO E GRANDE NA MÃO!. PRONTINHO MESMO PRA BATER UMA PUNHETINHA TODA EXCITANTE HOMENAGEANDO ELA, IMAGINANDO ESTAR LHE COMENTO TODINHA DOS PÉZINHOS AO ULTIMO FIO DE CABELO DA CABECINHA DESSA PUTINHA ORDINÁRIA, SABRINA PETRÁGLIA.