quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Os 81 anos do grande Milton Gonçalves

Milton Gonçalves completou 81 anos no dia 9 de dezembro de 2014 (ele nasceu em 1933) e com uma carreira respeitada na televisão, no teatro e no cinema. Em 2015, um dos maiores atores do país fará 82 anos em plena forma e disposto a interpretar qualquer papel que faça jus ao seu talento. Ele recebeu uma justa homenagem no "Arquivo N", da GloboNews, no início do ano passado e merece todo e qualquer reconhecimento pelos longos anos que tem se dedicado ao mundo das artes.


Milton já era ator da Rede Globo antes mesmo da sua inauguração em 1965, ou seja, fez parte do primeiro elenco da casa (ao lado de Célia Biar e Milton Carneiro) e está até hoje trabalhando na emissora. Fez mais de 40 novelas, participou de várias minisséries e séries, além de ter mais de 60 filmes ---- "Macunaíma" (1969), "Rainha Diaba" (1974), "Eles Não Usam Black-tie" (1981), "O Homem Nu" (1997) e "Carandiru" (2003) entre eles ----  em seu respeitado currículo. Começou sua carreira em um clube de teatro amador e chegou a escrever quatro peças.

Reconhecido militante da causa negra, o ator sempre lutou contra o preconceito usando seu respeitado nome como chamariz. Até foi candidato a governador pelo Rio de Janeiro, em 1994, mas não venceu. E foi até bom porque sua vida está mesmo nas artes dramáticas e o público merece tê-lo brilhando sempre.
O ator, inclusive, foi indicado ao Emmy Internacional devido ao seu grandioso trabalho no remake de "Sinhá Moça" (2006), quando interpretou o Pai José. Na cerimônia, ainda apresentou o Melhor Programa Infantojuvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon --- foi o primeiro brasileiro a apresentar tal evento.

O ator começou na televisão em um episódio do "Vigilante Rodoviário", em 1961, mas foi a partir de 1965 que sua carreira deslanchou de vez. Participou do seriado "Rua da Matriz", sua estreia na Globo, e depois emendou com as novelas "A Moreninha" e "Rosinha do Sobrado" no mesmo ano. Em 1968, entrou no humorístico "Balança mais não cai" e, em 1969, viveu o Jeremias em "A Cabana do Pai Tomás". Em 1970, interpretou o Brás Canoeiro do sucesso "Irmãos Coragem" e teve sua primeira experiência como diretor justamente nesta trama da saudosa Janete Clair.

As tramas marcantes que contaram com sua ilustre presença são tantas que fica difícil destacar somente algumas. Entretanto, "Vila Sésamo" (1972), "O Bem Amado" (1973), "Gabriela" (1975), "Pecado Capital" (1975), "Saramandaia" (1976), "Baila Comigo" (1981), "Roque Santeiro" (1985), "Sinhá Moça" (1986), "Mandala" (1987), "Fera Radical" (1988), "Felicidade" (1991), "Agosto" (1993), "Chico Total" (1996 - fazendo vários personagens), "Chiquinha Gonzaga" (1999), "Cobras & Lagartos" (2006), "A Favorita" (2008) e a série "Força-Tarefa" (2009) são algumas produções que merecem menção.

A última novela que contou com sua sempre grandiosa participação foi a premiada "Lado a Lado", em 2013. Na trama escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, o ator interpretou Afonso Nascimento, pai de Isabel (Camila Pitanga), que transbordava integridade, mas era enérgico demais. Ele, como não poderia deixar de ser, foi um dos destaques do primoroso folhetim e deu show em todas as fortes cenas do personagem, que era o mais respeitado do núcleo que contava um pouco da história da formação das favelas no Rio de Janeiro.

O ator, em 2014, fez uma breve participação no primeiro episódio da série "O Caçador" e seu último filme, até então, foi "Giovanni Improtta", protagonizado por seu grande amigo José Wilker, que faleceu ano passado. Mas, com certeza, muitos filmes, séries, peças e novelas o esperam, afinal, ele é uma figura essencial no mundo das artes. A produção que contou com sua luxuosa participação, recentemente, foi "Lili, a Ex", do GNT. E vale destacar também que o programa "Grandes Atores" (que estreou este mês), do Canal Viva, conta com sua luxuosa participação.

Milton Gonçalves é um dos mais respeitados atores do país e vê-lo com 81 anos de vida em pleno ofício de sua profissão é um privilégio. Que este espetacular profissional continue brindando o telespectador com seu talento por muito mais tempo. Vida longa a ele!

40 comentários:

Felipe disse...

Nossa, ele é um grande ator. Que surpresa boa esse texto! E não sabia que ele daria entrevista para o Grandes Atores. Começou com o Tony Ramos e eu adorei. Saudades de Lado a Lado.

Anônimo disse...

O Milton é mais um caso de grande ator esquecido pelos autores que só valorizam Caios Castros da vida.

Henrique disse...

Um gênio! E faz falta nas novelas. Em Lado a Lado ela deu show. Tá mais do que na hora de ser escalado. E seu papel em Lili - a ex era um figurante de luxo.

Karina disse...

Que post maravilhoso Sérgio! Absolutamente tudo o que eu vi do Milton não foi menos do que genial , perfeito! Pra mim um de seus melhores trabalhos foi o Romildo Rosa de A Favorita.

Anônimo disse...

Parabéns pela crítica e por sempre manter seu blog atualizado. Por isso sempre estou aqui!

Ana Carolina disse...

Milton é uma fera. Adorei ler mais sobre ele, Sérgio. Funcionário mais antigo da Globo? Nossa! E ele está merecendo mesmo voltar logo. Nem sabia que tinha participado daquele Lili - A Ex. Mas odiei essa série. Querendo uma novela com o mestre pra ontem! E deu saudade de Lado a Lado agora.

Larissa Castro disse...

Ator maravilhoso e que bela homenagem vc fez a ele. Lembro dele fazendo uma participação no primeiro capítulo do remake de Sinhá Moça. E aquele político corrupto que ele fez em A Favorita era ótimo. Pena que aquele núcleo não funcionou. Lado a Lado pôde contar com sua grandiosa presença. Faz falta nas novelas!

Anônimo disse...

Juro que não lembrava que o Milton já tinha sido candidato a governador.Adoro o trabalho dele. Grande ator. Nem parece que tem 81 anos. Parece ter menos.

chica disse...

Ele nem mostra a idade!!Bela homenagem!! abraços, lindo fds! chica

Bell disse...

Gosto dele pelo talento e simplicidade.
Um lindo dia pra vc =)

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,agora saiu o último nome para ´´Cúmplices de um Resgate´´.trata-se de Duda Nagle.ele o par romântico de Juliana Baroni,que será a mãe das duas gêmeas protagonistas,q serão vividas por Larissa Manoela.e aí,Sérgio,Duda Nagle é um bom nome?ele te agrada?

OX disse...

Um dos melhores atroes do Brasil e que tem feito falta na televisão. Há anos que não ganha um papel de destaque e eu lamento muito isso. Sua homenagem é muito merecedora, Sérgio. Ele merece e bom saber que estará no especial Grandes Atores do Viva. Verei sem falta. Um abraço!

Pamela Sensato disse...

É um grande ator!!!!!!! Seus personagens como sempre perfeitos!!!!!

Beijos;)
* Blog da Pâm

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,seria muito legal se o SBT encerrasse ´´Chiquititas´´,com um grande show,assim como fez com ´´Carrossel´´.sobre o Milton,ele fez uma grande carreira e merece um post do jeito q vc fez.

Anônimo disse...

Ele tem 81 anos?????? Chocada! Dava uns 68 pra ele. Adorei a postagem, Sérgio. Ele merece! Beijos.




Thamires

Zyon disse...

Grande ator e uma respeitável pessoa. Esse seu texto foi inesperado e muito bom. Parabéns!

Unknown disse...

Bonita e merecida homenagem ao grande ator Milton Gonçalves. Gosto de todos os papeis que ele interpreta e da sua integridade como ser humano.

Anônimo disse...

Jurava que ele tava na casa dos 60 anos, Sérgio.
Realmente um grande ator e faz falta nas novelas. Bela homenagem. Lembro dele no primeiro capítulo de Sinhá Moça e também como o deputado de A Favorita, pena o núcleo não ter funcionado. Aliás, só o núcleo principal funcionou, mas mesmo assim amo A Favorita. Nossa, já faz dois anos que ele não aparece numa novela, já tá na hora de voltar. A atuação dele em Lado a Lado era ótima.

Ed

Kauê disse...

Milton é um baita ator, pelo que se vê é simples, dedicado e honra com louvor a sua profissão. Incrível pra ele, ter sido o primeiro ator brasileiro indicado ao Emmy. Homenagem mais que merecida. Lembro dele em "A Favorita" como o político corrupto, é uma pena que o núcleo não foi bem desenvolvido mas atuou mt bem. Em "Lado a Lado" ele engrandeceu aquela novela linda. Nem aparenta ter a idade que tem, espero que volte às novelas logo, já está fazendo falta.

Gustavo Nogueira disse...

Concordo Sérgio, Milton Gonçalves é realmente um grande ator.Atuou muito bem em Cobras e Lagartos(onde fez uma ótima parceria com o Francisco Cuoco), A Favorita e Lado a Lado(achava o Afonso um tantinho chato, mas era um personagem muito bem construído)Curiosamente ele foi o pai da Taís Aráujo em duas obras do João Emanuel Carneiro: Cobras e Lagartos e A Favorita.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,sexta passada tivemos a última gravação de ´´Chiquititas´´no orfanato raio de luz.o elenco se emocionou,chorou e rezou.as gravações se encerram no fim deste mês.tomara q ´´Cúmplices de um Resgate´´ faça tanto sucesso,pq vai ser uma novela com muita música,e é nos cd´s que vem parte do faturamento do SBT com as novelas infantis desde´´Carrossel´´.



Sérgio Santos disse...

Que bom que vc gostou, Felipe. Tb sinto mta falta de Lado a Lado. abçs

Sérgio Santos disse...

Há tempos que o Milton merece um grande papel, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Ele era figurante de luxo em Lili - a ex mesmo, Henrique. E Milton é gênio.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Karina. Esse politico corrupto foi mesmo mt bem vivido por ele. Pena que o núcleo não tenha funcionado na novela. E ele é um baita ator. bjs

Sérgio Santos disse...

Que bom que vc gostou do texto, Ana, e o msm te informou mais sobre ele. Sim, tb sinto mta falta de Lado a Lado. Novela linda. bjs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Larissa, pena que o núcleo do Romildo não tenha funcionado em A Favorita. E essa participação dele no remake de Sinhá Moça foi curta mas mt forte. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Eu tb acho que ele não parece ter 81 anos, anônimo. Chutaria uns 68.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Chica. Obrigado. bjs

Sérgio Santos disse...

Idem, Bell.

Sérgio Santos disse...

Não, Matheus. Acho o Duda péssimo. abçsss

Sérgio Santos disse...

OX, nada mais justo do que ele estar na lista dos entrevistados do Grandes Atores. E ele merece mesmo há um bom tempo um papel de destaque. Abraços e obrigado.

Sérgio Santos disse...

Thamires, essa é exatamente a idade que eu chutaria pra ele. No máximo 70. bj

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Zyon.

Sérgio Santos disse...

Ele é uma pessoa incrível, Elvira. Obrigado. Que bom que gostou.

Sérgio Santos disse...

Ed, o núcleo principal de A Favorita era extraordinário. O trunfo da novela, sem dúvida. E esse núcleo dele não deu certo msm. Nem esse e nem o do prefeito corno. Já o da Catarina sendo espancada pelo marido foi ótimo, assim como o da pensão comandado pela personagem da Elizangela. Amei essa novela. E Milton é um grande ator. abçsss

Sérgio Santos disse...

Tb torço pra ele voltar logo, Kauê. E Milton merece todo o prestígio que tem. Concordo com seu comentário. abçs

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, Gustavo. Ele foi pai da Taís nas duas novelas do JEC. E lamentei mt ele ter morrido em Cobras & Lagartos. Tb achava o Afonso chato em Lado a Lado, mas ele estava impecável. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Não sabia disso, Matheus, e vc tá mesmo mt ansioso por Cumplices de um Resgate. abçs

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.