terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cenas emocionantes marcam a abordagem do câncer de Lucrécia em "Malhação Sonhos"

Em outubro de 2014, "Malhação Sonhos" começou a abordar uma importante tema: o câncer de mama. Através da personagem Lucrécia (Helena Fernandes), a doença foi inserida na trama e a cena onde a mãe de Jade (Anaju Dorigon) apalpa os seios diante do espelho marcou pela ousadia dos autores, que acertaram em cheio com esta abordagem. Mas Rosane Svartman e Paulo Halm conseguiram surpreender novamente logo neste início de 2015.


A cena em que Jeff (Cadu Libonati) vai visitar sua professora da dança e descobre que ela está com câncer de mama foi sensível e retratou muito bem a emoção que várias pessoas enfrentam quando precisam contar que estão doentes. Já a sequência onde o garoto pede para sua amiga Sol (Jeniffer Nascimento) raspar sua cabeça, com o intuito de fazer uma homenagem a Lucrécia, primou pela delicadeza. Jeniffer emprestou mais uma vez sua linda voz para sua personagem e foi muito bonito ouvir Solange cantando 'Homem não chora', do Frejat, enquanto cortava os cabelos de Jefferson.

E os desdobramentos desta situação conseguiram ser ainda mais tocantes. Isso porque a turma da Ribalta resolveu homenagear a professora e vários meninos rasparam a cabeça, enquanto as meninas cobriram os cabelos com lenços. Lucrécia ficou surpresa e não segurou a emoção.
Todos choraram com ela e se reuniram para abraçá-la juntos. Foi um momento de pura sensibilidade e de extremo bom gosto.

Outro ápice de delicadeza foi quando Jade, levada por Edgar (Guilherme Piva), viu todos homenageando sua mãe e caiu em prantos. Para culminar esta cena linda, Emanuelle Araújo (Dandara) e Leo Jaime (Nando) entraram cantando "Cor de Rosa Choque", da Rita Lee. Os autores escreveram uma sequência profunda e mais uma vez foram muitos felizes. Vale lembrar que esta situação foi inspirada em um caso real, onde os alunos rasparam a cabeça porque a professora preferida deles estava com câncer.

Entre os destaques destas sequências tão bonitas, vale mencionar Helena Fernandes, que está vivendo seu melhor momento em uma carreira marcada pelas pequenas participações em produções da Globo. Com a Lucrécia, a atriz está podendo mostrar seu talento e tem convencido tantos nas cenas em que sua personagem é enérgica com a filha, quanto nos instantes que sofre por causa da doença. É preciso também aplaudir Anaju Dorigon, que tem enfrentado um grande desafio com a complexa Jade. Ela tem sido muito exigida e corresponde à altura, mostrando com competência todos os problemas psicológicos da garota.

Mas embora ainda esteja muito cru, vale ainda elogiar Cadu Libonati, que não fez feio nestas cenas e merece elogios pela atitude de raspar a cabeça em prol de uma situação inserida na trama, ainda que seu papel seja pequeno. A cena do Jeff ficando careca foi ótima, com destaque para Jeniffer Nascimento que mais uma vez conseguiu emocionar com sua privilegiada voz. Também é necessário citar Emanuelle Araújo e Guilherme Piva, além de Bruna Hamu. Foram momentos que enriqueceram ainda mais esta tão bem escrita temporada.

"Malhação Sonhos" segue repleta de bons conflitos, mesclando comédia, drama, vilania e sensibilidade com competência. E com as recentes cenas envolvendo o câncer de Lucrécia, Rosane Svartman e Paulo Halm mais uma vez mostraram que é possível fazer um seriado adolescente com questões densas e tocantes, fugindo de qualquer superficialidade.

46 comentários:

Yasmin disse...

Quem não vê essa Malhação perde uma trama que dá uma aula de dramaturgia de boa qualidade pra todas essas novelas ruins que estão no ar. A cena de hoje foi de uma sensibilidade rara. Texto merecido!

Anônimo disse...

Eu chorei e não foi pouco. Esses autores estão destruidores.

Thales disse...

Essa cena me emocionou muito. É a melhor malhação dos últimos anos sem sombra de duvida. Essa temporada aborda temas que antes eram impossíveis por causa da censura. Rosane Svartman e Paulo Halm estão de parabens. E estou a espera da novela da Rosane, sem sombra de duvidas será excelente

Anônimo disse...

Não acompanho essa Malhação por que sou ocupado durante o dia, mas minha mãe é louca por ela e não perde um dia, acredita? Ela que sempre falou que Malhação é uma baboseira, agora prefere a Malhação que as novelas! Assisti um pouco quando estava de férias e gostei mais que a anterior (que era horrível), pena não poder assistir! Fico feliz pelo sucesso dos autores e atores envolvidos no projeto.

Abrçs
Ed

Anônimo disse...

CENA MARAVILHOSA E PROFUNDA! ESSA TEMPORADA ME SURPREENDE TODO DIA. UM DIA MORRO DE RIR E NO OUTRO CHORO. NÃO PERCO UM DIA!

Ana Carolina disse...

Ótimo texto, Sérgio. Não vi a cena na hora mas sabia que iria passar hoje e fui ver na internet. Me emocionei e fiquei sensibilizada pela delicadeza da cena. Essa Malhação está superando todas as expectativas. Não por acaso foi esticada pela Globo até agosto. E essa menina Anaju é um talento. Helena Fernandes merecia realmente um bom papel.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,continuando sobre ´´Cúmplices´´,a Camila Camargo está confirmada msm,tb foram confirmados os nomes de Bárbara Bruno(Filha de Nicete Bruno e Paulo Goulat),Vicentini Fernandez e João Guilherme,filho do Cantor Leonardo.e daí,cara,qual desses nomes te agrada?

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,tb foi especulado o nome do ex-Rebelde Mexicano Christian Chávez,o certo é q ele participou da reunião para definir o elenco de ´´Cúmplices de um Resgate´´.agora vem uma pergunta:na sua opinião,tem algum ator/atriz da Globo q esteja dando´´sopa´´,q ñ vive boa fase,que pode ir prar o SBT PRA FAZER ´´Cúmplices de um Resgate´´?pode responder esses meus dois comentários em um,se vc quiser.

Rosane Svartman disse...

Eu também me emocionei na hora com a cena, apesar de saber o que aconteceria. Acho que os atores mandaram muito bem, a direção também. Muito bom ler a sua leitura da trilha - como sempre. beijos

Melina disse...

Sérgio, querido, tive o privilégio de ver essa cena e me emocionei. Vc não estava brincando quando disse que essa Malhação está dando um banho em todas as novelas. Está mesmo. Uma cena muito sensível e profunda, onde a pieguice ficou de fora pra retratar um momento tão bonito. Parabenizo as atrizes envolvidas e aproveito para parabenizar a autora que Rosane que está escrevendo uma ótima história e sempre marca presença aqui no seu blog. Um beijo!

Kauê disse...

Não vi a cena no capítulo de ontem, mas fiz questão de conferir na internet e que espetáculo. Essa temporada esta boa demais, e foi uma linda cena, mt emocionante. Parabéns aos autores pelo ousadia e sensibilidade e aos atores envolvidos que deram o melhor de si, com destaque para Helena Fernandes e AnaJu que já pode ser considerada uma grata revelação, ela tem feito uma sequência de cenas mt boa. Todos de parabéns!

Anônimo disse...

Temporada de bom gosto, que retrate bem o universo adolescente e ainda tem tramas envolventes. Parabéns pelo texto, essa temporada merece.

Gabbi.sc disse...

Boa Tarde!
Já estou seguindo, segue o meu também!
http://diariosolelua.blogspot.com.br/
Beijos Obrigadas!

Karina disse...

Essa temporada de Malhação tá dando de 1000000000 em muita novela por ai! Talvez a ousadia de sair dos temas cliches dos adoslecentes como gravidez, briguinha por namorado e apostar em um tema digno de novela das 9 como esse seja um dos motivos somado um elenco exemplar a onde todos tem espaço tanto veteranos como novatos essa temporada veio pra acabar com aquela história de que os veteranos na malhação servem de escada pros novatos. Queria destacar o trabalho maravilhoso do Eriberto Leão que depois de desempenhos fraquíssimos em IC e Guerra dos Sexos tem a chance de brilhar , essa temp vai deixar MUITAS saudades!

Karina disse...

ah Sergio! Sei que não tem a ver com o post mas vi em um comentário seu que você preferia o Solano no lugar do Murilo em Favela Chique e eu vou discordar de você Solano ainda é muito lembrado pelo Felix acho que ele deveria voltar as novelas só no meio de 2016 (apesar de ser um dos melhores atores de sua geração e saber se diferenciar) mas eu indicaria o Selton Mello porque acho ele ótimo e o JEC deixou bem claro na época de "A Cura" que adoraria trabalhar com ele de novo e seria uma volta triunfal dele pras novelas, não sei, acho que seria o ideal, mesmo assim confio muito no talento do Murilo ele é ótimo e o JEC sabe valorizar bem ele! Tive que comentar isso =))

Unknown disse...

Sérgio, eu também fiquei emocionada com essas cenas que você mencionou. Tive que me segurar pra não chorar. A Helena Fernandes é uma grande atriz, e agora está tendo um ótimo papel; a Anaju também está interpretando muito bem.
Como você mesmo já disse, essa temporada está muito melhor do que as novelas que estão no ar atualmente. Com vários conflitos, que não deixa o trama chata. Com uma duração de mais ou menos uma hora a Malhação Sonhos nos proporcionam cenas que deixa a trama com um gostinho de quero mais sempre que acaba um capítulo. E certas novelas que duram mais de uma hora fica rodando em torno de um só tema, como é o caso de Boogie oogie que está muito chata, toda história só gira em torno do segredo da Carlota, haja paciência...
Enfim, Malhação sonhos foi esticada até agosto, que maravilha!!! graças ao seu sucesso. E os twittes e seus textos me deixa ainda mais empolgada. Bjsss

Anônimo disse...

Uma cena linda e profunda. Quem diria que Malhação estaria melhor que todas as novelas no ar...

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, acabei de ver essa cena pra poder comentar. Que coisa linda! E que coisa boa ver a autora da temporada aqui, lendo sua crítica e mais uma vez valorizando seus textos. Helena Fernandes emocionou e essa menina Anaju Dorigon é uma graça. Tem futuro. Também achei sensível demais quando Emanuelle Araújo e Leo Jaime finalizaram essa cena com o clássico da Rita Lee. Um conjunto de acertos. Amei! Temporada boa mesmo! Beijo.

Andressa Mattos M. disse...

Me esqueci de falar da cena do menino raspando a cabeça que também foi mt bonita. Mas concordo que ele ainda é muito cru. Só que ainda assim deu uma aula de profissionalismo para aquela Marina Ruy Barbosa.

OX disse...

Sérgio, como sabe, não costumo ver Malhação. Mas em virtude dos seus constantes elogios e por não considerar nenhuma novela atual boa, arrumei um tempo para ver algumas cenas, inclusive essas duas mencionadas no seu rico texto. E devo dizer que me emocionei e essa trama me deixou surpreso. Quando me vi, já estava preso na história e vendo outros vídeos. Já até decorei alguns nomes de personagens e achei o enredo muito agradável. Os autores estão de parabéns. Abraço.

Matheus disse...

só corrIgindo minha informação,Sérgio,ñ foi a Camila Camargo e sim,Camila Dos Anjos,que foi confirmada para a nova novela do SBT

Anônimo disse...

Foi bonito demais! Uma sensibilidade rara.

Gustavo Nogueira disse...

Concordo Sérgio, realmente essas cenas foram muito emocionantes.Helena Fernandes emocionou com o drama de sua personagem e a Anaju Dorigon vem se mostrando uma grande revelação, convence em todas as cenas e está ótima como Jade, espero vê-la em futuras novelas.O Cadu Libonati raspou a cabeça de verdade?Nossa, que ótima atitude.Não considero ele uma grande revelação como a Anaju Dorigon, mas concordo que ele não fez feio e não comprometeu nessas cenas.

Gustavo Nogueira disse...

Ah Sérgio, e concordo que essa temporada de Malhação dá um banho em TODAS as novelas que estão no ar atualmente.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Yasmin. Tb acho que essa temporada tá dando um banho nas novelas.

Sérgio Santos disse...

Tb me emocionei, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Thales. A temporada já entrou na lista das melhores e tb acho que a novela da Rosane será excelente.

Sérgio Santos disse...

Acredito sim, Ed. Essa temporada é para todas as idades e está melhor do que todas as novelas. E a temporada passada era mt ruim mesmo. Abraço!

Sérgio Santos disse...

A temporada está ótima, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Ana, obrigado. Tb estou adorando essa temporada e não perco. A cena foi mt emocionante e concordo que Anaju é uma grata revelação e que Helena ganhou um ótimo papel. bj

Sérgio Santos disse...

A Barbara Bruno me agrada mt, Matheus. A Camila também.

Sérgio Santos disse...

Matheus, não sei de nenhum ator da Globo que possa ir pra essa novela. Realmente não sei.

Sérgio Santos disse...

Rosane, é sempre bom te ver aqui. E se vc, que escreveu a cena, se emocionou, imagina o telespectador. A direção foi ótima mesmo e os atores deram um show. Foi lindo. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Melina, foi mt bonita, né? Uma cena linda e tocante. Que bom que vc viu e realmente esta temporada está melhor do que todas as novelas no ar. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Ah, Melina, a Rosane é incrível.

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente com vc, Kauê.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. Concordo com vc.

Sérgio Santos disse...

Karina, ótimo comentário! Concordo e assino embaixo. A temporada está mesmo tratando de assuntos densos e ainda tem destacado todo o elenco, dos novatos aos veteranos. E tb concordo que o Eriberto está mt bem, depois de tantas atuações fracas. Considero seu melhor momento. A temporada deixará saudade mesmo.

Sérgio Santos disse...

Ah, Karina, sem problemas. Eu acho que até setembro deste ano, que é quando estreia essa novela, o Solano ja teria a imagem bem descansada. Mas concordo que o Felix foi tão marcante quanto a Carminha e ele talvez precise mesmo de um tempo maior. E o Selton seria uma ótima opção realmente. Mas ele não faz mais novelas. Nem terá esse ano a quarta temporada de Sessão de Terapia por culpa dele, ja que não poderá dirigir para se dedicar ao cinema. Ele é mt complicado. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Juliana, concordo plenamente. E que bom que vc gosta dos meus tweets. Mas quem dera se os capítulos tivessem quase uma hora... tem uns 40 minutos. E Helena está ótima, assim como Anaju, uma grata revelação. Concordo tb que Boogie Oogie tá mt chata com esse mimimi de segredo que ninguém aguenta mais. bjs

Sérgio Santos disse...

Quem diria, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Andressa, foi uma linda cena, né? A temporada está uma delícia e ´uma satisfação pra mim ver a Rosane aqui lendo os textos e interagindo comigo. E ela ainda faz isso no Twitter, que tb me deixa mt feliz.

A cena do Jeff raspando a cabeça foi mt bonita tb, mas ele ainda é mt cru. Mas sem dúvida deu uma aula de profissionalismo. bjs

Sérgio Santos disse...

OX, que bom que meu gosto te inspira confiança. A temporada tá mt boa mesmo e não me surpreendo por vc ter se envolvido já vendo os vídeos no site. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Matheus, não foi vc que errou, foi o Flavio Ricco.

Sérgio Santos disse...

Isso, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Oi Gustavo. Foi bonito, né? E está mesmo mt melhor que todas as novelas no ar. O Cadu raspou msm a cabeça e teve uma bela atitude. E Anaju é ótima. Abraços!