quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Spoilers" : mocinhos ou vilões?

Os "spoilers" sempre foram o terror dos autores de novelas. As tramas que se utilizam de suspenses,além do tradicional "quem matou" sempre são as mais visadas pela imprensa. É um problema que parece não ter fim, uma vez que os "vazamentos" ocorrem de dentro da própria emissora, muito provavelmente por integrantes das próprias produções envolvidas.

A questão é: as pessoas gostam de saber o que irá acontecer nas novelas? Li no blog do jornalista Maurício Stycer, que foi feito um estudo onde dois pesquisadores do departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em San Diego, verificaram que as pessoas gostam de "spoilers" em livros. Isso chega a ser surpreendente. Não conheço ninguém que goste de saber o que vai acontecer no filme que irá ver no cinema ou sobre o final do livro que está lendo. Mas ao mesmo tempo em que há a reclamação sobre essa divulgação antecipada, é notório que todas as revistas que falam sobre novelas vendem feito água. Ou seja,há uma grande contradição, ou até mesmo incoerência. Será que tudo não se trata de uma grande hipocrisia? Ao mesmo tempo que reclamam, não perdem uma chance sequer de procurar se informar sobre o futuro da novela em questão.Confere?

O debate começou a acontecer nessas últimas semanas, onde há uma verdadeira enxurrada de notícias sobre "Insensato Coração". Gilberto Braga e Ricardo Linhares tentaram driblar a imprensa,mas de nada adiantou,como sempre.Tudo que foi divulgado está realmente acontecendo.Entendo perfeitamente a frustração dos autores. Silvio de Abreu sofreu do mesmo mal com "Passione ", só pra citar a mais recente.

Se a novela não tem nenhum tipo de suspense ou algo do tipo,não vejo nada demais na divulgação do que irá ocorrer, mas mudo totalmente de concepção quando a trama aborda exatamente isso. Os "spoilers" diminuem a audiência das produções? Não,mas que dissipam o impacto,é óbvio.

Cito como exemplo a excelente série "A Cura", exibida ano passado pela Globo e escrita pelo competente João Emanuel Carneiro. Uma das grande revelações era de que Otto (Juca de Oliveira) não era o injustiçado que todos os telespectadores achavam e sim um psicopata frio. Se isso tivesse sido divulgado antes,teríamos tido algum "choque" com essa virada da história? "A Favorita", novela do mesmo autor,também pode ser usada para exemplificar o 'mau' dos "spoilers". Se já soubéssemos desde o início que Flora era a grande vilã, as cenas que nos induziam a achar que Donatella era a pérfida, não seriam inúteis?

Bem,o debate está aberto. Você é contra ou a favor a essa divulgação antecipada de tudo o que vai ocorrer?

Nenhum comentário: