A atual novela das nove da Globo vem enfrentando uma audiência cada vez mais preocupante, após muita correria, cortes grotescos de capítulos e cenas, encurtamento da primeira fase, entre outras modificações que só pioraram o que já estava ruim. A trama central de "Mania de Você" apresenta problemas visíveis de roteiro, mas agora é preciso apontar a quantidade de absurdos envolvendo um casal que tinha tudo para protagonizar um drama denso: Cristiano (Bruno Montaleone) e Michele (Alanis Guillen).
Os personagens começaram a segunda fase muito apagados e mal apareciam. No caso de Michele, o pouco destaque não era condizente, uma vez que a garota é irmã de Ísis (Mariana Ximenes), com quem nunca teve uma relação boa. Seria benéfico para ambas um foco no relacionamento, pois funcionaria para uma humanização de Ísis e mais cenas para a talentosa Alanis, que veio de um grande desempenho como Juma Marruá no remake de "Pantanal". Também serviria para explicar melhor as razões para o ódio que o pai, interpretado por José Augusto Branco, sentia pela filha mais velha.
A trama do casal só começa, de fato, quando a figura do patriarca sai de cena. E saiu de uma forma rasa, o que resultou em um desrespeito com o ator, que estava afastado das novelas desde 2017. A morte de Geraldo nem foi exibida.
O telespectador até hoje não sabe como morreu e o que aconteceu. Michele soube da trágica notícia por meio de uma ligação. Quem ligou? Só Deus sabe. O mínimo era a personagem ter encontrado o pai no momento de seu falecimento, mas o autor achou irrelevante. E foi a partir da perda do pai que qualquer resquício de lógica do enredo ficou para trás.Michele e Cristiano trabalhavam como ajudantes de cozinha no restaurante de Viola (Gabz), o mais premiado do país, localizado em um resort de luxo. O casal se desesperou quando descobriu que Geraldo deixou dívidas. Até aí, tudo bem, afinal, nunca foram ricos e sempre tiveram uma vida difícil. Mas os dois ficaram sem um teto para morar porque não podiam pagar um aluguel e pediram abrigo no resort de Mavi (Chay Suede). Como assim? Eles não ganhavam um salário fixo? Não estavam empregados? Nem um quarto conseguiam pagar? O pior é que no capítulo desta segunda-feira (04/11) houve uma cena que deixou o contexto ainda mais ridículo. Dhu (Ivy Souza) não tem formação alguma, mas foi contratada por Viola com um salário que a deixou na mais pura felicidade. Ou seja, a remuneração ali não é uma miséria. Qual o sentido da dupla ter pedido demissão por conta de uma proposta de emprego de garçom em Portugal e ofertada por Iberê (Jaffar Bambirra), um sujeito com quem eles mal falavam? E por qual motivo Iberê resolveu colocá-los no esquema do tráfico, sabendo que os dois eram amigos da Viola, grande obsessão de Mavi? Não cogitou o risco que seria para a namorada do patrão descobrir tudo?
O intuito de João Emanuel Carneiro era abordar a questão do tráfico de pessoas, temática central da novela "Salve Jorge", exibida em 2013. Só que o escritor já tinha explorado a questão de uma forma totalmente rasa através de Rudá (Nicolas Prattes), que foi parar em um restaurante erótico por conta de uma armação de Mavi. Só que o caiçara escapou com a ajuda de Filipa (Joana de Verona) e nunca foi explicado como não acabou recapturado. Não ficou nem uma semana lá. A chance de uma abordagem melhor construída estava em cima de Michele e Cristiano, mas logo no início a superficialidade se fez presente, vide o motivo besta que fez o casal viajar. E todos os demais acontecimentos foram ficando cada vez mais estapafúrdios.
Assim que chegaram em Portugal, os namorados foram parar no tal restaurante e tiveram seus passaportes roubados pelo chefão do lugar. A dupla se deu conta do golpe e houve uma briga generalizada, que resultou em uma atitude sem o menor sentido do cafetão: o vilão os ameaçou caso fossem até a polícia, mas deixou os dois irem embora. Como assim? E não foi o bastante. Ainda tinha uma leva de situações ridículas pela frente. O casal fugiu, mas preferiu dormir na rua ao invés de procurar uma embaixada ou a polícia. Também não ligaram para pedir ajuda a ninguém, nem mesmo a Viola, e Michele justificou dizendo que não queria incomodá-la. No dia seguinte, foram abordados pela polícia e preferiram não contar nada do que estavam passando. Ambos preferiram fugir dos policiais e voltaram ao restaurante erótico porque estavam sem comida. Começaram a trabalhar no local e, pouco tempo depois, Cristiano recebeu uma proposta de levar uma carga ilegal para outro país. Para a realização do 'trabalho', recebeu seu passaporte de volta, assim como Michele. Por que diabos os dois não fugiram, agora que estavam com o único documento que proporcionaria um retorno seguro? Mas o rapaz aceitou o esquema e virou motorista de animais silvestres traficados. Na hora da transação, Cristiano dormiu ao volante e bateu com a van. Como pode ele ter ficado tão relaxado a ponto de dormir? Não estava com medo de ser descoberto? Policiais flagraram o veículo batido, apreenderam os animais e o levaram ao hospital. O coitado foi preso em flagrante e apenas a total desgraça fez Michele ligar para Viola e pedir ajuda. A chef de cozinha trouxe a amiga de volta ao Brasil e aparentemente grande parte do conflito acabou, uma vez que agora um triângulo amoroso será iniciado com a entrada de Samuel de Assis, interpretando um arquiteto que se apaixonará por Michele.
Há anos que a Globo havia cortado qualquer viagem internacional na teledramaturgia por conta da nova política da cúpula atual, comandada por Amauri Soares, que não permite mais gastos elevados no setor mais importante da emissora. Abriram uma exceção para "Mania de Você" e o autor aproveita com uma trama que subestima a inteligência do público de uma forma até grosseira? João vem sendo bastante prejudicado em virtude dos cortes vergonhosos que a emissora vem fazendo na sua história, mas o autor não tem se ajudado no desenvolvimento do roteiro. O drama principal vai de mal a pior e os núcleos secundários estão avulsos e com conflitos que não despertam qualquer interesse, com raras exceções. O drama de Michele e Cristiano, se bem construído, tinha tudo para ser um dos trunfos da novela. Mas diante de tudo o que já foi apresentado, dificilmente a situação será revertida. Ficou impossível qualquer mínimo envolvimento com as desgraças enfrentadas pelo casal diante de tantos absurdos.
5 comentários:
Não tenho visto a novela e só acompanho pelo seu Twitter. Fico na dúvida se o desenvolvimento do caso Rudá e Viola foi mal feito ou se os cortes fizeram ficar raso o contexto inteiro. Será que a morte do pai da Michele só não foi mostrado por causa dos cortes tbm, Qual a sua opinião sobre essas minha duas perguntas?
Comecei assistir mas decepcionei muito texto sem coerência,o caso Ruda, Mavi, Viola e Luma não desenrola fica só fazendo giro e fica na mesma. Não assisto mais
a atriz ao menos já teve grandes personagens. ele dá pena pegar algo tão micado. eu já fiquei irritada qd luma chega e viola rapidamente já elege luma como sua assistente e nem explica pra outra jovem q vai pra escanteio. o mais esquisito é q só a jovem trabalha, pq luma e viola largam o posto o tempo todo. provavelmente cortaram cenas do josé augusto branco. mas eu tenho visto alguns atores gostando de aparecer menos pra não ficar meses atrelado a uma trama. sim, mesmo q o salario nao fosse muito, dava ao menos pra alugar um quarto. a propria tia do ruda q nao sabemos no q trabalha, nao tinha mais os 2 sobrinhos morando com ela, ia ser muito providencial alugar o quarto pro casal pra ajudar nas despesas. a viola mesmo podia pedir. sim, rudá nem desconfiou q os dois iam pro mesmo destino dele. até pq o lugar q o rudá recebeu a proposta foi o mesmo, a mesma ilha. ilha da fantasia, tudo é fake. a globo tem investido muito em portugal. não sei se o país está gostando de ser mostrado como uma cidade com vários restaurantes como aquele. e uma cidade de tráfico de pessoas. não sei o q pode ajudar no turismo do país.
A gente que jura que Todas as Flores seria diferente se fosse tirada nas 21h, JEC tivesse escutado a audiência e trocado o desenrolar. E que era bem ágil na segunda metade mesmo isso fosse apenas superficial, muitos ainda a olham hoje como uma obra-prima. Eu gostaria mesmo para essa gente que a novela fosse solta nas 21h para acabar com essa felicidade e ilusão. Jec mesmo falou que não olhei problema na segunda metade e achou ágil é ótima para o caminho que deve seguir as novelas daqui adiante na entrevista na O GLOBO, e muita gente se surpreender que essa aqui seja presa mais que agilidade a preço de muita incoerência. O maior inimigo do JEC são seus próprios fãs.
-Gabriel
Só li verdades Sérgio, quando fiquei empolgado com essa possível história do casal em Portugal acontece tudo isso de errado que está acabando com a trama. Como pode acontecer tantos absurdos assim? Estou pasma e ainda bem que você escreveu sobre isso amigo!! Tenha um ótimo final de semana!!
Postar um comentário