quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Tudo sobre a primeira coletiva online de "Mania de Você", a próxima novela das nove

 A Globo promoveu nesta terça-feira, dia 6, a coletiva virtual de "Mania de Você", nova novela das nove escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Carlos Araújo. Participaram o autor e os atores Rodrigo Lombardi, Chay Suede, Nicolas Prattes, Agatha Moreira, Gabz, Bukassa Kabengele, Antônio Saboya, Jaffar Babirra, Ângelo Antônio, Ana Beatriz Nogueira e Adriana Esteves. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


João Emanuel Carneiro falou sobre a chegada de sua trama praiana, após três folhetins rurais, sendo dois remakes: "Alternar coisas é sempre bom. Foram remakes rurais no horário e agora é uma história inquieta que vai mudando rapidamente. Uma história de gente jovem, o que gosto porque o jovem está aberto a tudo. Novela das 21 horas é sempre uma pressão danada e já estou acostumado. A Gabz eu vi em um teste e fiquei fascinado. Vi que era ela nossa Viola. Me interessa contar a vida dos jovens porque são páginas em branco, mas a história não é necessariamente jovem. É sobre paixões e obsessões amorosas", resumiu o autor. 

Gabz comentou como será a relação de Viola com Luma e sobre sua estreia protagonizando uma novela: "São duas mulheres de realidades muito diferentes, mas são determinadas e apaixonadas, o que deixa tudo muito intenso. A gente têm uma química muito forte, a gente se dá bem. Elas querem ter tudo. E contracenar é muito importante nessa novela porque nossos personagens existem em função do outro. Viola teve uma vida difícil, mas não necessariamente sofrida. Ela foi adotada pelo Marcel, interpretado pelo Bukassa Kabengele, e recebeu muito afeto. Ela é criada em uma comunidade circense, onde aprende sobre cozinha e é apaixonada.

Só que, na fase adulta, a vida da personagem tem muitas tragédias. Mavi (Chay Suede) salva a vida dela e eles acabam criando uma relação turva porque a Viola entra na vida do Mavi a ponto de largar os seus sonhos para viver a vida dele. Só que ela conhece a Luma (Agatha Moreira) no percurso, o que muda a vida dela porque é através disso que ela aprende a cozinhar. Mas a personagem também conhece o Rudá (Nicolas Prattes) e aí vem muitos dramas e questões porque também começa a sofrer assédio do Molina (Rodrigo Lombardi) até acontecer uma grande tragédia. O resto vocês vão ter que ver. Sou atriz desde pequenininha e está sendo um sonho ser protagonista. Sou de uma família de artistas e meu pai sempre acreditou em me educar através da arte. Qualquer papel é importante, mas estamos falando de um horário mais importante da televisão. E poder entrar na casa das pessoas é uma honra muito grande. Agradeço aos meus Orixás. Minhas referências para construir a Viola são várias e me inspiro muito no Blaxpoitation, que é um movimento negro americano (surgido nos anos 1970). E ela é colocada em perigo o tempo todo, mas enfrenta e faz com muita garra, mas também com uma forma sexy", concluiu. 

Agatha Moreira complementou o comentário da colega:" "Eu e Gabz nos sintonizamos de cara desde o primeiro dia e conseguimos construir a rivalidade feminina longe daquele clichê. O que vai criando a rivalidade entre elas é a vida que vai impondo caminhos que a gente não imaginava. O logo da novela é o jogo vira o tempo todo. E a relação entre Luma e Mércia é cheia de altos e baixos. A Mércia para Luma é a mãe que ela não teve durante a vida inteira, mas ao mesmo tempo faz parte da hierarquia de poder criada pelo Molina. Uma relação bem complexa e não dá para contar muito além disso porque são muitos spoilers. E está sendo um grande sonho contracenar com a Adriana Esteves. A gente está muito apaixonado por esse produto", concluiu a atriz. 

Adriana Esteves falou sobre sua longeva parceria com o autor e das diferenças entres as suas três personagens escritas por ele: "É muita responsabilidade o meu terceiro trabalho com João porque ele confia em mim e espero que continue confiando. É uma honra ter pela terceira vez um trabalho com ele e com três personagens tão fortes e tão diferentes. Depois de 'Avenida Brasil', que foi um sucesso muito grande, todos esperam que venha uma 'Avenida Brasil 2' e uma nova Carminha. Mas a Laureta de 'Segundo Sol' foi bem diferente da Carminha e agora a Mércia também será bem diferente das outras duas personagens que o João me deu de presente. Ela é um mistério enorme para as pessoas e para mim. Tanto que gostaria de falar sobre ela só no dia 15 de março, que é quando acaba a novela, porque só lá que vou entender a personagem. Por enquanto estou me jogando. E estou adorando trabalhar com esse elenco. O João fala que gosta de elenco jovem e eu também. Amando esse frescor. Nunca trabalhei com Agatha e Gabz, estou adorando, assim como amo também estar com Eliane Giardini, Ana Beatriz Nogueira, enfim. E tenho afinidade com as personagens que me obrigam um aprofundamento. Gosto de ter uma personagem em que acho que ela pode muitas coisas. Mércia me possibilita isso. É difícil explicar os lugares que ela me leva. Personagens mais profundos são o meu tesão porque dá vontade de estudar. Às vezes me assusta a quantidade de texto porque gosto mais de estudar", observou a veterana.

Chay Suede falou um pouco de seu novo papel: "Meu personagem é o Mavi e ele é filho da Mércia e mora com o pai, interpretado pelo Ângelo Antônio. Sempre sonhou em fazer parte do universo que a mãe faz, que é aquela mansão dos ricos. Ele desenvolve um trabalho de informática para que a oportunidade surja, mas ela não vem nunca e ele acaba pegando essa oportunidade à força e estando com a Viola. A mãe, apesar de ser a governanta da casa, vive aquele mundo e quando ele consegue entrar nesse mundo não quer mais sair. Ele é um personagem muito diferente do Ari, de 'Travessia', na base, então não precisei criar uma estratégia para diferenciá-los. Ari flutuava para vários caminhos e não era uma pessoa perversa, já o Mavi tem um claro objetivo e é traumatizado, o que faz a perversidade ser algo comum para ele. No Ari, era um excesso de mimo, mas no caso do Mavi ele se enxerga mais sozinho, ainda que tenha o pai. O Mavi é pouco empático e enfrenta até o sofrimento próprio com distanciamento, é mais cerebral e bem diferente do Ari. Estou muito feliz em trabalhar mais uma vez com o João Emanuel e estar com a Adriana Esteves é um privilégio. Tenho feito muitas trocas boas com minhas parceiras novas, Agatha e Gabz, e com o querido Nicolas".

Ângelo Antônio comentou brevemente o seu personagem: "Nahum é um mistério, ele começa a novela trabalhando como porteiro e tem muito amor pelo filho, Mavi, que é um filho adotivo. E ele tem ódio da Mércia. Não quer que o filho volte para a mãe e nem para aquele pai. Tem um desespero para que isso não aconteça, mas acontece e tudo vai levando para caminhos desconhecidos. A gente vai aprendendo com esses personagens porque são muitos mistérios que não sabemos quais são. Estou muito feliz".

Bukassa Kagenele também explicou seu papel na trama: "É uma honra estar trabalhando pela primeira vez com o João Emanuel e eu com a Gabz temos uma conexão muito grande. Marçal é o pai adotivo da Viola e um angolano, o que acho importante para a gente trazer essa africanidade para a cultura brasileira. É importante também mostrarmos o afeto entre pai e filha em cima do amor entre pretos, esse homem preto com sua filha preta. O nosso lugar é aonde a gente quiser estar e trazer esse afeto tão invisibilizado que os homens pretos trazem".

Rodrigo Lombardi analisou o seu novo vilão: "Há momentos de muita introspecção na relação de Molina e Mércia, mas dá para encontrar humor na vilania dele. A coisa mais interessante do personagem é que não é um homem que faz vilanias porque tem um objetivo a ser conquistado porque ele já tem tudo. Como se fosse uma aranha construindo uma teia e quando alguém fica preso naquela teia ele vai brincar com isso. Não quer que ninguém destrua aquela teia. Ele mora em uma ilha cercado por mulheres, onde ele consegue exercer a força física. Ele só se cerca de mulheres porque não quer sair do pedestal em que se colocou. Construiu um castelo com muralhas, ainda que esteja cercado de água por todos os lados. Ele quer o prazer a qualquer custo". 

Nicolas Prattes não escondeu a animação com mais esse projeto: "Estou nas nuvens fazendo a segunda novela com o João. Sonhei com Ana Beatriz Nogueira e disse para ela que estávamos fazendo uma peça juntos. No dia seguinte, veio a novela. Rudá tem mania de querer curtir o lugar que vive e já acorda sendo feliz. Não sabe o que é despertador, o que é trânsito, nada. Ele tem mania de honrar o lugar de onde vem. Ele tem aquele silêncio de quem mora na natureza, o que é bem diferente de mim. E para mim o Rudá também é um mistério. O texto do João instiga a gente a não dar tudo de mão beijada para o público porque são muitas reviravoltas. A gente tenta escutar o sussurro do subtexto".

Ana Beatriz Nogueira contou sobre a composição de sua personagem: "Trabalhar com o João Emanuel é não saber para que lugar tudo vai, mas saber que é algo bom. Uma das coisas mais interessantes do nosso ofício é não ter certeza do que a gente vai fazer. Minha preocupação é fazer o que o texto pede e essa mulher vem de um lugar de silêncio, o que tenho prestado atenção porque a geografia diz muito como a pessoa é. Vamos pegando os elementos de onde estamos. Os caiçaras têm outro tom de fala, articulam menos, e acabam sendo tirados de seu habitat natural. É para isso tudo que estou olhando. Fiz várias mulheres refinadas na televisão, mas tive muitas personagens de vida difícil também, só que são personagens de cinema e teatro. E da própria televisão também. E atualmente vivemos um fenômeno em que nem sempre as pessoas estão assistindo o que estamos fazendo no momento porque no aeroporto uma moça falou para eu parar de maltratar a Manuela e fiquei com aquilo na cabeça porque não sei quem é Manuela e só depois lembrei que era a Marjorie Estiano em 'A Vida da Gente'", gargalhou a atriz. 

Allan Souza Lima falou rapidamente sobre seu personagem, que morrerá logo no início: "Guga acha que é malandro, mas não é. Faz de tudo para conseguir as coisas e eu e a Mariana Ximenes (a vilã Ísis) fizemos um jogo de gato e rato porque um personagem depende do outro. Ele mais do que ela". 

Joana de Verona não sabe para que direção sua personagem irá: "Ainda estou na expectativa de ver quem é essa mulher. É namorada do Rudá, fisioterapeuta. Os dois rapidamente se apaixonam em Portugal e ficam dez anos juntos. Felipa é naturalmente empática e sabe ler a outra pessoa. Ela dá muito força para Rudá e tem uma personalidade forte, tanto pro bem quanto pro mal. Em determinado momento, o Rudá a deixa para ficar com a Viola e no momento em que a minha personagem precisa ele vai embora. Vamos ter que ver se ela é vingativa ou não porque vai atrás dele com algumas surpresas", adiantou.

Antonio Saboya falou de seu personagem, mas teve medo de entregar demais: "Ele tem uma educação rígida burguesa e o Henrique é louco pelo filho, além de ter uma relação intensa com a Isis, vivida pela Mari Ximenes. Não posso entregar muita coisa porque tudo vira spoiler", disse o ator. E Jaffar Bambirra resumiu Iberê com uma frase: "Meu personagem vai fazer coisas erradas para chegar nos seus objetivos". 

"Mania de Você" tem estreia prevista para o dia 9 de setembro. 

12 comentários:

Pedrita disse...

espero que finalmente estreia uma novela pra chamar de "minha". ansiosa. beijos, pedrita

Ane disse...

Quem sabe eu assista esta novela...
Vamos ver! Beijos! :)

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Chay Suede, de novo. Nicolas Prattes, de novo. Agatha Moreira, de novo. Sei não...Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Tem muita gente aí que gosto, espero que tenha uma boa trama.

https://deiumjeito.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sérgio Santos só uma curiosidade. O Samuel de Assis vai fazer essa novela realmente como noticiaram?

Sérgio Santos disse...

Amém, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, ANE.

Sérgio Santos disse...

O elenco é bem repetido mesmo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Gi.

Sérgio Santos disse...

Parece, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Vai sim, anonimo.

Anônimo disse...

Blz. Estava vendo pouco sobre ele recentemente.