quarta-feira, 14 de outubro de 2020

"Sob Pressão - Plantão Covid" foi um especial necessário, impactante e esperançoso

Infelizmente durou pouco. "Sob Pressão - Plantão Covid" teve apenas dois episódios e o segundo foi ao ar nesta terça-feira, dia 13. Mas valeu por uma temporada inteira. O próprio elenco declarou que todo o trabalho de produção foi muito desgastante (em virtude dos inúmeros protocolos de saúde), mas recompensador. E a dedicação de toda a equipe ficou visível, tanto pelo capricho da produção (nem deu para perceber que tudo foi gravado diante das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus) quanto pela entrega do elenco. 


O primeiro episódio foi voltado para o drama do início da pandemia, quando Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Júlio Andrade) começaram a trabalhar em um hospital de campanha com todos os seus colegas, convocados por Décio (Bruno Garcia). Houve uma emocionante mensagem de esperança com a recuperação de pacientes, como Seu Augusto e Daiane (Marcos Caruso e Heslaine Vieira em luxuosas participações), mas também teve espaço para a dor da protagonista assim que seu marido contraiu a covid-19 e precisou ser entubado por ela. 

Já o segundo episódio expôs a diversidade de perspectivas em relação à doença, retratada através das histórias da equipe de profissionais de saúde e dos pacientes do hospital de campanha da série ---- um local onde o caos estava instaurado: muitos doentes, poucos médicos e escassez de material. A saudade da família, o negacionismo de um paciente, o desgaste emocional da protagonista e a preocupação com um ente querido foram retratados com maestria e encerraram o especial com uma linda dose de esperança. 


O estado de Evandro, que, na missão de combater o vírus invisível, acabou se expondo e contraiu a doença durante um atendimento de emergência, se agravou. No CTI, ele lutou pela vida. Pela primeira vez na história da série, o recurso do flashback foi utilizado e com um objetivo nobre: contar um pouco mais do passado do médico e como nasceu sua vocação para salvar vidas. Durante o coma, o personagem se reviu, 20 anos antes, com sua mãe, Penha (Fabíula Nascimento em uma linda participação). As cenas revelaram os motivos que o fizeram se tornar médico. Sua admiração pelo doutor Samuel (Stepan Nercessian), morto na segunda temporada, também foi conhecida. E a escolha para interpretar Evandro jovem não poderia ter sido melhor: Ravel Andrade, irmão de Júlio na vida real. 


Outras participações engrandeceram o segundo episódio, como Marcello Melo Jr. na pele de um paciente negacionista e que infectou a irmã quando voltou de uma festa --- ela acabou falecendo. Stepan Nercessian faz falta na trama e foi bom vê-lo em flashback. Ana Miranda emocionou com sua personagem, uma senhora preocupada com o estado do marido, também idoso. Roberta Rodrigues, já garantida na temporada de 2021, protagonizou uma linda cena quando a enfermeira Marisa ligou para a filha. E, claro, a recuperação de Evandro graças ao trabalho cirúrgico de Carolina, Décio e Charles lavou a alma do público. A mensagem final do protagonista, homenageando os profissionais de saúde em meio a aplausos de seus colegas --- ainda com uma música de Gilberto Gil e Chico Buarque composta especialmente para a cena --- , fechou o especial com chave de ouro. "Temos que acreditar na ciência".


"Sob Pressão - Plantão Covid" se mostrou um especial necessário em um momento tão difícil do Brasil e do Mundo. Embora muitos achem, a pandemia não acabou e tudo só voltará ao normal com a criação da vacina (ainda em estudos e, ao que tudo indica, em fase final). Por isso mesmo os dois episódios ---- escritos por Lucas Paraizo, com consultoria do médico Márcio Maranhão e direção artística de Andrucha Waddington ---- foram tão importantes e serviram para alertar o público através de um entretenimento de qualidade. Ainda homenagearam brilhantemente os profissionais de saúde. Foi emocionante, dramático, tenso, esperançoso e impactante. Valeu cada momento. 



14 comentários:

Anônimo disse...

EU TO DEVASTADA.

Anônimo disse...

Que série, Sérgio. O Emmy tem que vir. Mas achei mt pouco dois episódios. Quatro seriam o ideal.

Andressa Mattos M. disse...

Se fosse série gringa já teria levado todos os prêmios, como nao é tem a injustiça.

Anônimo disse...

É a melhor produção nacional, mas achei o primeiro episodio melhor que o segundo.

Henrique disse...

Irretocável, impecável. Essa série é perfeita.
Só acho que trocou o nome do personagem, o Sanábio era Max na outra novela rs

Lulu on the sky disse...

Essa série é muito boa e eu tinha certeza de que você ia falar sobre ela.

Big Beijos,
Lulu on the sky

Outsiders disse...

A Conspiração Filmes precisa melhorar nessa nova temporada de uma série nacional que conta a história de médicos e atendimentos por um hospital público brasileiro - Ótimo para conhecer mais sobre o SUS e a corrupção em volta da saúde.

https://www.noticiasdorio.com/saude/coordenadora-de-enfermagem-katherine-maurente-repudia-forma-como-sob-pressao-plantao-covid-retratou-enfermeiros/

Sérgio Santos disse...

Que série, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb queria 4, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Tb achei, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Corrigi assim que li seu comentário, Henrique.

Sérgio Santos disse...

Amo, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Boa dica, Outsiders.