quarta-feira, 7 de outubro de 2020

"Sob Pressão - Plantão Covid" tem estreia arrebatadora e emocionante

A melhor série brasileira chegaria ao fim na terceira temporada. A Globo, sem nunca ter dado uma explicação convincente, encerraria "Sob Pressão" em 2019, em pleno auge da terceira temporada. Mas o sucesso foi tamanho e os pedidos do público tão incessantes que a emissora decidiu produzir mais duas temporadas. O irônico é que a produção parece ter previsto a pandemia do coronavírus. Afinal, a quarta temporada foi programada para 2021. Não haveria seriado em 2020. E caso houvesse, inevitavelmente, as gravações seriam canceladas. Mas, ainda assim, conseguiram produzir um especial para a abordagem do contágio do vírus: "Sob Pressão - Plantão Covid".


Com dois episódios especiais, a série retorna com o intuito de homenagear os profissionais da saúde que trabalham no combate ao coronavírus. Reconhecida por retratar com perfeição as questões da saúde pública do país, "Sob Pressão" tinha mesmo que voltar em meio ao turbulento período da pandemia para expor a dura rotina dos médicos e enfermeiros. A produção sempre mesclou ficção e realidade com maestria e agora não é diferente. As gravações ainda ficaram mais "facilitadas" uma vez que os perfis fictícios precisam mesmo usar roupas fechadas, máscaras e todos os elementos de segurança obrigatórios. Assim, personagens e atores ficam seguros.

Após um período em missão humanitária no interior do Brasil ---- foi assim que a terceira temporada se encerrou ----, Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Júlio Andrade) são convocados para voltar ao Rio de Janeiro. É urgente. A dupla de médicos é chamada às pressas pelo doutor Décio (Bruno Garcia) para trabalhar em um hospital de campanha montado para atender aos pacientes infectados pela Covid-19.
Em dois episódios, são contadas histórias de pacientes enfrentando o vírus desconhecido e os dramas pessoas e profissionais de Carolina, Evandro e do corpo médico formado por Décio, Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello), além dos recém-chegados à equipe, o neurocirurgião Mauro (David Júnior) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues).

O primeiro episódio foi arrebatador e impactante. Heslaine Vieira, Kelzy Ecard e Marcos Caruso fizeram luxuosas participações e foi impossível não ter se emocionado com os personagens. Todos os três conseguiram se recuperar da COVID-19 e cada recuperação teve uma cena repleta de delicadeza. Daiane (Heslaine) se despediu sob aplausos dos médicos, algo que virou rotina em todos os hospitais do país com os recuperados. Seu Augusto (Caruso), um músico aposentado, acordou com a nona sinfonia de Beethoven, colocada por Carolina. 

E brilhante o plot dramático de Evandro ter contraído a Covid por ter tirado a máscara durante a entubação de um paciente. A preocupação de Carolina ficou perceptível apenas pelo olhar da esposa do médico. Aliás, que desafio do elenco interpretar apenas com o olhar. Afinal, todos estavam mascarados e protegidos dos pés a cabeça. Mas com um time talentoso não há empecilho. Marjorie Estiano deu um show através do choro desolador da médica precisando entubar o seu marido. A última cena, com a personagem forçando um sorriso para a foto no crachá, e com o rosto todo marcado pela máscara, foi dilacerante. Já entrou para a história. 

Com gravações iniciadas em agosto, grande parte das cenas de "Sob Pressão" - Plantão Covid" são realizadas em um hospital de campanha cenográfico, montado especialmente para esta edição nos Estúdios Globo. E a perfeição do lugar impressiona, embora não surpreenda em virtude do já conhecido capricho da emissora na construção de cidades cenográficas. Escrita por Lucas Paraizo, com consultoria do médico Márcio Maranhão (que contraiu a Covid durante seu trabalho em um hospital de campanha), a série tem direção artística de Andrucha Waddington e uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. A estreia do especial não poderia ter sido melhor. 


14 comentários:

Anônimo disse...

EU TO SEM PALAVRAS!

Anônimo disse...

Marjorie Estiano precisa ganhar o EMMY. Essa mulher é a sucessora da Fernanda Montenegro.

Fernanda disse...

Essa série é muito necessária. Chorei do início ao fim.

Unknown disse...

A cena do crachá eu nem sei o que senti! Que artista é marjorie estiano

Outsiders disse...

Parabéns a essa série maravilhosa.

A equipe tem retratado muito bem como funciona o sistema de saúde brasileiro e as mazelas que assolam o nosso país. A luta dos profissionais de saúde para poder cuidar da população da melhor forma possível com os recursos que possuem.

Todo o elenco tem atuado brilhantemente não deixando a desejar para nenhuma série norte-americana, europeia ou asiática.

Anônimo disse...

Essa série é a melhor do Brasil!

Heitor disse...

Foi muito emocionante e a Marjorie Estiano é uma atriz perfeita!!!!

Sérgio Santos disse...

Que série!

Sérgio Santos disse...

Precisa, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Idem, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

A melhor cena da série, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

É, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela é,. Heitor.