segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Carolina Castilho foi a melhor personagem de "Totalmente Demais"

A reprise de "Totalmente Demais" vem superando o sucesso da exibição original, entre 2015 e 2016. O êxito é fruto do ótimo trabalho de Rosane Svartman e Paulo Halm, que estrearam como novelistas da melhor forma possível na faixa das sete da Globo. Mas a reexibição tem comprovado a riqueza de Carolina Castilho, personagem lindamente interpretada por Juliana Paes e que teve um grande destaque na história. Era uma das quatro protagonistas, mas a melhor personagem do enredo.


Carolina sempre foi o perfil mais dúbio da história, passeando pela vilania e fragilidade o tempo todo. A até então diretora da Revista Totalmente Demais fez muitas armações para prejudicar Eliza no concurso com o intuito de ganhar a aposta feita com Arthur, herdando assim a empresa do seu grande amor. Porém, como o agenciador de modelos se 'apaixonou' pela mocinha, a personagem não interrompeu suas 'maldades', mesmo com o fim do concurso. A sua atitude mais condenável foi o plano elaborado com Rafael (Daniel Rocha), onde os dois doparam a menina para simular que a garota havia dormido com o fotógrafo. Ainda fizeram Leila (Carla Salle) de bode expiatório.

E Carol tinha o costume de esbanjar arrogância diante de seus funcionários, com exceção de Pietro (Marat Descartes), seu grande amigo. Também utiliza de ironias e deboches para enfrentar seus inimigos, como a colunista Lorena (Adriana Birolli). Analisando superficialmente, a poderosa mulher seria uma vilã. Mas nunca foi. Esse era apenas um lado seu, o que sempre era exposto como forma de defesa, principalmente diante de Arthur para não mostrar a mulher amorosa e frágil que guardava dentro de si.
Muitas de suas atitudes foram condenáveis e injustificáveis, entretanto, no fundo, a personagem só queria ser feliz profissionalmente e no amor, além de ser mãe.

Após muitas armações plantadas ao longo da história, Carolina colheu muitas consequências na reta final. A primeira foi seu desmascaramento diante de todos, quando Arthur mostrou, durante a festa de Cassandra (Juliana Paiva), que a ex-amante foi a responsável pelo doping de Eliza. A segunda foi a mais dolorosa de todas: a descoberta sobre a sua infertilidade através de um exame, vendo seu grande sonho ruir diante de seus olhos. A terceira se deu com a constatação do processo iniciado por Eliza contra ela. Porém, apesar de tudo isso, a personagem conseguiu se reerguer mais uma vez. Voltou aos velhos tempos, quando ainda morava no subúrbio e sonhava em ser a mulher poderosa que de fato havia se tornado.

Carolina abriu um brechó em parceria com sua irmã, Dorinha (Samantha Schmutz), e ainda iniciou um processo de adoção. E foi justamente durante esse processo que a complexidade da personagem se evidenciou ainda mais. Ela se encantou com Gabriel (Icaro Zulu) assim que o viu e não demorou para ambos iniciarem uma relação afetuosa. As cenas de Juliana Paes com o menino são repletas de sensibilidade, destacando o talento da atriz, que dominou o papel por completo. Porém, Carol sofreu um novo baque quando descobriu que não poderia adotar o menino em virtude do processo movido por Eliza. Para culminar, ainda soube que o garoto é soropositivo, apesar da doença não ter diminuído em nada o amor que a empresária já sentia por seu filho. Um verdadeiro turbilhão emocional passou a fazer parte da vida daquela mulher, que teve toda a sua dor transmitida com maestria pela intérprete.

E a cena mais linda da novela foi exibida logo após Carolina ganhar a guarda de seu filho. O texto dos autores, dito através do juiz, foi belíssimo e toda a sequência de emoção da Carol, ao som de "Rise Up" (Andra Day) ---- tema da personagem ----, enquanto Gabriel correu em direção ao abraço da mãe, sensibilizou profundamente. Um momento delicado e que foi transmitido com perfeição através de um conjunto primoroso envolvendo direção, diálogos e a atuação entregue de Juliana Paes.

Essa personagem é a mais complexa da trama e não era qualquer atriz que conseguiria passar toda complexidade do papel. Mas Juliana conseguiu. Deu um show em todos os momentos de vilania da Carolina ----- protagonizando grandes cenas e honrando a importância daquele perfil tão rico ----, ao mesmo tempo que emocionou nos instantes de fragilidade de uma poderosa mulher que tirava a máscara de forte diante da irmã e do melhor amigo. A intérprete foi muito exigida ao longo da novela, correspondendo sempre. Ainda vale mencionar a sua evidente química com Fábio Assunção (vista logo no primeiro capítulo), durante as idas e vindas daquele casal nada tradicional, cujas apostas norteavam a relação de grande tensão sexual.

Juliana Paes estreou na televisão vivendo a empregada Rita em "Laços de Família" (2000) --- atualmente reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo" --- e desde então emendou várias novelas. Entre as suas personagens mais marcantes estão a Jaqueline Joy ("Celebridade" - 2003) e a Maya ("Caminho das Índias" - 2009). O momento de maior reconhecimento se deu com a Bibi Perigosa, de "A Força do Querer", em 2017, também reexibida atualmente. Na trama de Glória Perez, a atriz roubou a cena na pele de uma mulher que transbordava passionalidade. Já em "A Dona do Pedaço", exibida ano passado, Juliana viveu seu auge. Maria da Paz foi seu papel mais popular e a própria reconhece o feito. A boleira caiu na boca do povo e nunca mais será esquecida. Mas Carolina Castilho merece estar na lista de suas melhores personagens. A exuberante mulher de "Totalmente Demais" está no top 3 da carreira da atriz com tranquilidade.

20 comentários:

Anônimo disse...

A melhor construída e a melhor interpretada. FIM

Andressa Mattos M. disse...

Da novela e da carreira da Juliana.

Anônimo disse...

PERFEITO O TEXTO. AS ARLIZAS CHORAM.

Anônimo disse...

Impressionante como essa personagem mescla vilania e heroísmo.

Letícia disse...

Eu endosso todo o seu maravilhoso texto e só as arlizas idiotas não valorizam essa personagem incrível.

Anônimo disse...

Análises impecáveis como de costume, Sérgio. Carolina (Juliana Paes) é a melhor personagem de "Totalmente Demais" (2015) e só as shippers de Arliza não reconhecem que Arthur (Fábio Assunção) também tinha nuances vilanescas, e que durante grande parte da novela Eliza (Marina Ruy Barbosa) foi uma sonsa ao se envolver amorosamente com Arthur, mesmo ainda nutrindo sentimentos por Jonatas (Felipe Simas). E Eliza não mudou Arthur, fato que essas shippers não querem aceitar e ficam fazendo mutirões na Internet para Rosane Svartman e Paulo Halm mudarem o final da obra, ou anseiam pela formação de um par romântico entre os personagens dos atores em alguma futura produção da Rede Globo. E também criei apelidos para ressaltar os traços de personalidade dos perfis do folhetim: Leila (Carla Salle) é Sensateila (e às vezes Sonseila por se envolver com Rafael (Daniel Rocha), que por sua vez posso apelidar de Pastel), Eliza é Sonsiza, Arthur é Charthur, Jonatas é Grandionatas, Carolina é Carolenda, Hugo (Orã Figueiredo) é Fofugo, Cassandra (Juliana Paiva) é Impagandra, Gilda (Leona Cavalli) é Praguilda, e vários outros apelidos que você pode imaginar levando em conta esse aspecto. E para essa semana final do nosso cupcake das 19h30min (junto a "Bom Sucesso" (2019)) só tenho a dizer: Joliza rainha, Arliza nadinha!

Guilherme

Adriana Helena disse...

Oi amigo Sérgio, como você vai, tudo bem?
Excelente análise, essa foi uma excelente novela com uma interpretação primorosa da Juliana Paes!!
Estou sentindo falta de você lá no blog, espero que tudo esteja bem nesta pandemia!!
Um grande abraço!!
Adriana

Anônimo disse...

Seria interessante fazer um texto falando dos casais dessa novela.Nessa novela até os casais que não ficaram juntos são bons: Eliza e Arthur,Jonatas e Leila,Fabinho e Leila, Rafael e Lili e etc.

Na Malhação Intensa e Malhação sonhos tbm tinha excelentes casais.

Anônimo disse...

Sérgio, você concorda com a seguinte comparação? Arliza não parece ter inspirado algumas shippers de Crislain (de "Espelho Da Vida" (2018)) no quesito insuportabilidade? Já não basta terem gostos nada apurados para shippar casais, ainda ficam incomodando com comentários nas redes sociais, querendo sem sucesso provar por A mais B que estão certos (na verdade, errados)? Podem aproveitar e chafurdar ainda mais na lama shippando um daqueles fraquíssimos casais de "Haja Coração" (2016), como por exemplo Apocinha, Betancinha e Apomara, mas cientes de que o único realmente shippável e que salvou a novela de um total desastre é Shirlipe, embora alguns achem que o formado por Fedora (Tatá Werneck) e Leozinho (Gabriel Godoy) também era bom.

Guilherme

Anônimo disse...

Sérgio uma dúvida, é evidente que você ama a Carolina rs Então o que você achou do final dela com o Arthur? Por que você sempre apontou os erros dele e nunca gostou do personagem, e justo ele termina com sua personagem preferida. O que acha disso?
*Não estou defendendo o Arthur só queria saber sua opinião msm ��

MeltyMag disse...

Assistar mais novelas para livre em no www.xonadosportv.co Não esqueça Assistir A Fazenda 13 ao vivo Mais recente transmita

Tabonito Brasil disse...

Assistir novelas online capítulos completos Ao Vivo na Íntegra. Ver novelas online no canal Tá Bonito Brasil.
ta bonito brasil genesis.
a fazenda ta bonito brasil.

Unknown disse...

Esperamos que tenham gostado do e tenham gostado de assistir o último da assistir brasil Compartilhe seus pensamentos e reações sobre o nos comentários abaixo.

MeltyMag disse...

Assistir anitube Cue Episodio 18 Portuguese Legendado completo assista online ou baixe gratuitamente.

punati disse...


楓林網,楓林網电影,韓劇線上看,台劇線上看,韓劇線上看,電影線上看,陸劇線上看,日劇線上看,美劇線上看,港劇線上看,电影,电视剧,动漫,视频网站,高清视频,枫林网, 楓林网, 楓林, 風林網 質影視節目

kanati disse...

中國人線上看,韓劇, 日劇,陸劇,陸劇線上看
, 台劇,線上看 樂等優質影

dramasq disse...

風林網, 楓林網, 楓林網,楓林網电影,韓劇線上看,台劇線上看,韓劇線上看,電影線上看,陸劇線上看,日劇線上看,美劇線上看,港劇線上看,Maplestage,8maple, 操作界面簡單友好,真正為用戶帶來最舒適順暢的線上觀看體驗

Anônimo disse...

,姬晨牧,任希鴻,馮玉璽,Gimy白慶琳,李星昊美劇等熱門劇集。影音視頻播放清晰流暢

Anônimo disse...

thanks to share such a great post.I really appreciate your work.download Gb whatsapp

Anônimo disse...

吳春怡,韓承羽,姬晨牧,陸劇 線上看任希鴻,馮玉璽,白慶琳