terça-feira, 8 de setembro de 2020

"Amor e Sorte" tem deliciosa estreia com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres

A pandemia do novo coronavírus implicou na interrupção das gravações de todas as produções de teledramaturgia da Globo. Agora, aos poucos, as duas novelas interrompidas ("Salve-se Quem Puder" e "Amor de Mãe") retomaram os trabalhos. A emissora conseguiu boas soluções inéditas para engrandecer um pouco seu catálogo na Globoplay (durante os 6 meses de recesso) com produtos gravados na casa dos envolvidos, vide "Sinta-se em Casa", Cada Um no Seu Quadrado" e "Diário de um Confinado". Já "Amor e Sorte" foi produzida para a TV aberta e a nova série estreou nesta terça-feira (08/09).


É o primeiro produto inédito da Globo em meio ao período da pandemia. Não deixa de ser um respiro de novidade para o telespectador; afinal, a grade do setor de teledramaturgia da emissora vem utilizando reprises desde março e assim seguirá até o início de 2021 (com razão). A série é uma criação de Jorge Furtado e tem quatro episódios protagonizados por uma dupla de personagens que muda toda semana. E a ideia para garantir a segurança de todos foi a escolha do elenco: só atores que moram juntos, ou como família ou como casal. Tudo gravado na residência dos intérpretes que estão em quarentena, onde eles mesmos dividiram a função de câmera, iluminação, direção e atuação.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro protagonizam o primeiro episódio chamado "Gilda e Lúcia" ----- os próximos são protagonizados por Lázaro Ramos e Taís Araújo ("Linha de Raciocínio"); Luisa Arraes e Caio Blat ("A Beleza Salvará o Mundo") e Emílio Dantas e Fabíula Nascimento ("Territórios").
A história da estreia foi uma escolha estratégica para mobilizar a atenção do público, ávido por uma ficção inédita, ainda mais protagonizada por uma das maiores atrizes brasileiras e sua filha igualmente talentosa.

"Gilda e Lúcia" retrata a urgência de uma filha, Lúcia (Fernanda Torres), que precisa resgatar a mãe, Gilda (Fernanda Montenegro), no Rio de Janeiro quando a pandemia começa. A urgência é devido à despreocupação de Gilda com a possível contaminação viral, mesmo sendo grupo de risco, na casa dos 90 anos. Moradora de Copacabana, ela insiste em circular pelo bairro, à revelia da necessidade de isolamento. A fim de mantê-la segura, Lúcia praticamente a sequestra, a coloca dentro do carro e sobe a Serra para garantir que a mãe não terá como escapar. A convivência forçada traz à tona diferenças gritantes da personalidade das duas, que provavelmente foram a razão de se manterem afastadas por quase uma vida inteira. A transformação deste relacionamento é retratada de forma brilhante ao longo dos pouco mais de 30 minutos de episódio.

A vida entre mãe e filha resulta em um inferno nos primeiros dias através de cenas impagáveis protagonizadas pelas atrizes. Mas aos poucos a sintonia se faz presente e uma proximidade até então inesperada se fortalece. A ponto de Gilda esconder de todas as formas a criação da vacina para a cura da COVID-19. A mãe gostou tanto de ficar com a filha que tentou impedir a divulgação da notícia. Quebrou a antena da televisão, arriou a bateria do carro para Lúcia não ir para a cidade, enfim. Um momento de delicadeza em meio a tanto humor. Aliás, a série mesclou comicidade, reflexão e sensibilidade com maestria. Nem deu para sentir o tempo passar.

Escrito por Antônio Prata, Chico Mattoso, Jorge Furtado e Fernanda Torres, e dirigido por Andrucha Waddington e Pedro Waddignton (marido e enteado de Fernanda), o delicioso episódio ainda contou com a participação de Joaquim Waddington, filho de Andrucha e Fernanda. A estreia da nova série não poderia ter sido melhor e o gostinho de quero mais foi inevitável. Que venham os próximos!

8 comentários:

Anônimo disse...

Que série divina, Sérgio!!!

Lisa disse...

Queria mais episódios com elas, não vou mentir!!!!

chica disse...

Que coisa mais linda foi! Adorei! Gostaria de muitos mais com as duas! abração,chica

Anônimo disse...

quem AINDA aasiste a Globo hoje em dia? Uns trem horrível, umas novelas podres, eca! Globo já foi ótima no passado, no PASSADO!!!

Sérgio Santos disse...

Divina, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lisa.

Sérgio Santos disse...

Também, Chica.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, talvez 90% da população brasileira. Aconselho a se informar.