sábado, 4 de julho de 2020

"Diário de um Confinado" diverte com a nova rotina imposta pela pandemia

O telespectador atualmente não consegue acompanhar muitos produtos inéditos na área da teledramaturgia na televisão aberta. E por razões óbvias: a pandemia do novo coronavírus implicou na interrupção de todas as gravações, tanto nacional quanto internacionalmente. Ou seja, nem mesmo as séries de fora escaparam das reprises ou hiatos ainda maiores. Por isso é tão necessário elogiar o esforço de muitos artistas que vêm tentando produzir conteúdo para o público em meio a tantas dificuldades. É o caso de Joana Jabace e Bruno Mazzeo, que criaram o "Diário de um Confinado".


A diretora e o ator/roteirista são casados e resolveram transformar a nova rotina, imposta a todas as pessoas do mundo por conta da pandemia, em uma divertida série de doze episódios de aproximadamente 12 minutos cada um. As situações apresentadas são de fácil identificação e parecem tão reais que às vezes o telespectador esquece que está vendo uma ficção e não um reality show da vida de Mazzeo. A ideia de apresentar capítulos curtos também funcionou e evitou um desgaste desnecessário. Tanto que é possível ver toda a série de uma vez só e ainda sentir um gostinho de quero mais.

A série foi criada literalmente em casa e em família. O projeto de dramaturgia foi idealizado para ser produzido durante a quarentena, de forma remota, com todas as limitações que o isolamento social requer, seguindo todas as normas de segurança.
A série multiplataforma estreou primeiro na Globoplay (dia 26 de junho) e depois na Globo, aos sábados de julho, a partir de hoje, dia 04. Também em julho, estreia no dia 06 no Multishow e ganha pílulas ao longo do mês no GNT. Não falta oportunidade para assistir. Joana Jabace é quem faz a direção artística do formato, gravado no apartamento onde o casal vive com os filhos, no Rio de Janeiro.

A obra faz uma crônica sobre o dia a dia de um cidadão, Murilo (Bruno Mazzeo), que de repente se vê obrigado a tocar a vida dentro de casa. Seus compromissos pessoais e profissionais são todos remotos: a terapia, o encontro com os amigos, o primeiro flerte. Pedir uma pizza nunca foi tão desafiador, e tantas dúvidas fazem com que muitas relações, mesmo que virtualmente, sejam estreitadas. Nunca se precisou tanto dos conselhos de mãe, tia ou do médico. Esses personagens que interagem com o confinado Murilo na trama são vividos por grandes nomes, como Débora Bloch, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Marcos Caruso, Lúcio Mauro Filho, Luciana Paes, Arlete Salles e Renata Sorrah.

Débora Bloch interpreta uma vizinha paranoica com desinfecção e a atriz contracena com Mazzeo pessoalmente. Isso porque os dois moram no mesmo prédio, o que facilitou a proposta e deixou o conjunto ainda mais crível. Outro que contracena com o ator é Matheus Nachtergaele, que mora próximo de Bruno. São os únicos intérpretes que ficam no mesmo local que o protagonista. Os demais apenas remotamente. As repetidas ações da limpeza com álcool gel em tudo quanto é lugar, uso de máscara, entre todas práticas que passaram a fazer parte da vida de qualquer ser humano minimamente consciente são quase as protagonistas da história, ao mesmo tempo que funcionam como elementos cômicos. Aliás, está tudo tão real e bem realizado que um telespectador mais desavisado nem vai perceber que as gravações foram feitas apenas por duas pessoas, sem todo aquele aparato necessário em qualquer produto televisivo. Vale destacar ainda todas as cenas de Fernanda Torres e Renata Sorrah. Hilárias.

"Diário de um Confinado" é uma boa surpresa em meio ao caos provocado por um vírus que assombra o mundo. Bruno Mazzeo ----- que já virou um expert nesse tipo de narrativa onde o protagonista também conversa com a câmera, vide o sucesso das seis temporadas do extinto "Cilada" entre 2005 e 2009 no Multishow ----- e Joana Jabace conseguiram produzir algo simples, real e que debocha da nova rotina de muitas pessoas atualmente.

18 comentários:

Anônimo disse...

Eu ri horrores.

Fernanda disse...

Me senti representada pelo Mazzeo. HAHAHAHAHHA

Anônimo disse...

Nunca gostei do Bruno, mas esse programa é muito bom. Curti.

chica disse...

Não assisti ainda, mas quero ver, deve ser hilário.Vou ver se consigo! abração,chica

Luiz Gomes disse...

Bom dia Sérgio. Desculpe a demora de lhe seguir. Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de ter o privilégio de você me seguir também.

CÉU disse...

Não sei quem é o Bruno, mas me ri a valer. Vale muito nesse tempo de pandemia. Beijo.

Lulu on the sky disse...

Rolei de rir com o Bruno. Já gostava do Cilada e achei genial a ideia de abordar o que estamos vivendo na pandemia.
Tenho certeza de que os telespectadores se identificam em pelo menos um dos episódios.
Se essa quarentena durar mais, pode ganhar até segunda temporada se quiser.
big beijos

Camilly disse...

Eu gostei demais da série, maratonei em uma noite.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Gostei do novo humorístico! Humorístico com humor. Isso é ótimo. Comentarei no meu blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Fernanda. kkk

Sérgio Santos disse...

Tb curti, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Chica.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Luiz.

Sérgio Santos disse...

Vale mesmo, Céu!

Sérgio Santos disse...

Tb achei genial, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Tb maratonei, Camilly!

Sérgio Santos disse...

Tb gostei, Fabio!