terça-feira, 31 de março de 2020

Paloma Duarte emociona na reta final de "Malhação - Toda Forma de Amar"

A última semana de "Malhação - Toda Forma de Amar" não iria ao ar agora. Estava prevista para o final de maio. Mas, por conda da pandemia do coronavírus, a Globo resolveu encerrar as gravações dos Estúdios Globo semana passada. Assim, o desfecho da atual temporada foi antecipado. Emanuel Jacobina deixou tudo para o final e sua história será muito prejudicada. Que sirva de lição para seu próximo trabalho: não enrolar o público atrasando quase todos os acontecimentos relevantes. Ao menos os capítulos da reta final têm valorizado o talento de Paloma Duarte.


O último trabalho da atriz na Globo havia sido na fraca "Começar de Novo", novela de Antônio Calmon, exibida em 2004. Migrou para a Record em 2006 e lá fez cinco novelas: "Cidadão Brasileiro" (2006), "Luz do Sol" (2007), "Poder Paralelo" (2009), "Máscaras" (2012) e "Pecado Mortal" (2013). Brilhou em todas. Voltou para a emissora que a lançou --- em "Armação Limitada" (1988) --- justamente na atual "Malhação". E tinha tudo para ser um de seus melhores trabalhos.

Infelizmente, não foi o que aconteceu. Lígia era uma das principais personagens do enredo e Paloma logo se destacou no início da trama. Todo o contexto da adoção da filha biológica de Rita (Alanis Guillen) resultou em bons embates nos tribunais que ajudaram a atriz a crescer em cena junto da colega, ainda iniciante, Alanis.
Mas o autor foi se perdendo ao longo da trama e recheando seu enredo com situações forçadas ou que nada acrescentaram, como a súbita mudança de caráter de Joaquim (Joaquim Lopes), marido de Lígia. E ainda inseriu vários novos personagens que só serviram para a retirada da importância dos que já existiam desde o começo.

A reta final, no entanto, voltou a valorizar a questão envolvendo a disputa por Nina. E com isso a atuação brilhante de Paloma Duarte. Dilacerante a sequência em que Lígia perdeu a guarda da filha para Rui (Rômulo Arantes) em virtude de mais uma armação do vilão que entrou a partir da metade da temporada. Embora sem lógica ----- a personagem nunca perdeu nos tribunais para Rita, que tinha uma reputação bem mais limpa que a de seu ex ----, a situação rendeu um grande momento para a intérprete. Aquele choro foi desolador.

A atriz também tem se destacado nos momentos de parceria entre mãe e filho. Isso porque, após muitos meses de rivalidade, Lígia e Rita tinham se acertado e o desaparecimento da garota provocou um baque na médica. Filipe ganhou um fiel apoio de sua mãe e as cenas de Paloma e Pedro Novaes têm sempre a boa sintonia como marca. A personagem ainda foi a responsável pelo complicado parto de Meg (Giulia Bertolli) ---- que passou a temporada inteira grávida em mais uma enrolação do escritor ---- e o drama da amiga de Filipe também se transformou em outra oportunidade para Paloma convencer em cena. Vale ressaltar outro bom ponto envolvendo a personagem nas semanas mais derradeiras: seu relacionamento com Madureira. A química com Henri Castelli é ótima.

"Malhação - Toda Forma de Amar" teve muito mais defeitos que qualidades, mas um dos poucos pontos positivos da reta final é a valorização do talento de Paloma Duarte. A sua Lígia vem sendo bem defendida.

18 comentários:

Anônimo disse...

Pena que o autor esperou a ultima semana pra isso...

Unknown disse...

Acho Paloma Duarte uma atriz sensacional espero que continue na globo poderia fazer a próxima novela do João Emanuel Carneiro, e a globo tem que acordar e trazer a grande Débora Duarte de volta às novelas.

Anônimo disse...

Luz do Sol foi fraca. Mas essa novela começou ótima com uma história de sequestro. Eu amei o início. Mas ficou péssima porque se perdeu por completo. Inclusive, aconteceu do mesmo jeito dessa temporada de Malhação. Ficou forçada e com barriga. Só valorizou Paloma porque a personagem era voltada para a comédia. E ela fazia par com Petrônio Gontijo. E era de Ana Maria Moretzhon. Ela ama começar uma história bem e depois estragar tudo. Igual Emanuel Jacobina.

Matheus.

Andie disse...

Paloma está arrasando nessa reta final. Uma pena ter que resolver tudo essa semana!
Curtam meu blog: https://gibrealityalternativo.blogspot.com/2020/03/gib-03x37-travessuras.html?m=1

Anônimo disse...

Que cena e que química da Paloma Duarte com o Henri Castelli. Madureira e Lígia acabaram se tornando o segundo melhor casal da historia depois de Filipe e Rita

Anônimo disse...

Bom ideia. Ela tem que tem ser aproveitada em outras novelas da Globo.

Anônimo disse...

Apesar dos pesares que "Malhação - Toda Forma De Amar" proporcionou aos telespectadores ao longo dos meses, foi muito digno o retorno de Paloma Duarte à Rede Globo. Que a emissora volte a aproveitar o talento dela do jeito que ela merece, desta vez numa obra irretocável do início ao fim.

Guilherme

danilo andrade disse...

também adorei a atuação da paloma, mas essa temporada que piorou com o sumiço da rita e agora terminará de uma forma sem rumo, concluí que emanuel jacobina é um péssimo autor, só gostei de coração de estudante e só.

Anônimo disse...

Parece que ele vai escrever uma novela das sete.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Tomara, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Sim, Andie.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pelo menos isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, Danilo...

Sérgio Santos disse...

Espero que nao, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Que seja, anonimo.