terça-feira, 27 de agosto de 2019

"Bom Sucesso" é uma novela para assistir sorrindo

A atual novela das sete da Globo está há pouco mais de um mês no ar e já pode ser considerada um fenômeno de audiência. Com 30 pontos de média até agora ---- desde 2006 uma novela das 19h não superava essa marca no mesmo período ----, "Bom Sucesso" vem fazendo jus ao seu título e merece o prestígio dos telespectadores. A história escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, dirigida por Luiz Henrique Rios, conquistou o público e as razões não são poucas, pelo menos até o momento. Resta torcer para que siga assim.


A premissa do folhetim até parece um pouco fúnebre ou dramática demais: a troca de exames entre um senhor milionário com um câncer terminal e uma humilde mulher trabalhadora do subúrbio  do Rio de Janeiro. Nada contra os dramas, por sinal. Porém, a faixa das 19h se caracterizou por obras mais leves e cômicas. Então, um enredo com uma história 'pesada' poderia afastar o telespectador. Mas os autores estão conduzindo essa temática em torno da chegada da morte com uma sensibilidade ímpar.

A relação de amizade entre Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antônio Fagundes) vem se mostrando a cada dia mais encantadora e a sintonia dos atores salta aos olhos. Rosane e Paulo ainda acertaram com a rapidez do término das confusões envolvendo a troca dos exames.
Evitaram uma possível perda de veracidade do contexto (afinal, Paloma não apresentaria sintoma algum) e mostraram que têm muitas cartas na manga. Tanto que a novela segue despertando atenção, mesmo sem grandes acontecimentos ou viradas. O cotidiano dos personagens repletos de carisma já atrai.

A aproximação da mocinha com o dono da editora Prado Monteiro vem proporcionando ótimos momentos, além da importância de expor uma infinita variedade de livros através da paixão dos personagens pela literatura. As citações de vários diálogos clássicos de alguns contos não soam forçadas e temperam o texto com delicadeza. "Otelo", "Dom Casmurro", "Alice no País das Maravilhas", "Peter Pan" e "O Magico de Oz" são alguns dos mencionados até o momento. "Alice" e "Peter", inclusive, são os nomes de dois filhos de Paloma e os livros infantis ainda norteiam a relação da protagonista com Marcos (Rômulo Estrela), filho de Alberto com quem a costureira passou uma noite inesquecível em Búzios ---- quando achava que tinha pouco tempo de vida.

O relacionamento dos mocinhos, inclusive, nem começou ainda, o que é ótimo. A famigerada paixão arrebatadora de primeiro capítulo não aconteceu e tudo vem sendo construído aos poucos. Marcos é um típico playboy que se recusa a crescer e não acredita no amor. É movido pelo desejo. Não por acaso, se mostra um mulherengo convicto. Mas já está apaixonado por Paloma e ainda não se deu conta ---- enquanto não descobre, se envolve em muitos problemas com a exagerada Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães). Já a mocinha tenta reconstruir sua vida com o ex Ramon (David Junior) para oficializar a família "perfeita" e viver o que não conseguiu desde que o rapaz a abandonou grávida no passado. O triângulo é desenvolvido com competência pelos autores e não há maniqueísmo. Todos são humanos com boas camadas.

E a abordagem em torno da amargura de Nana (Fabíula Nascimento) também agrada. Nada de vilã ou mocinha. A personagem é um tipo complexo delicioso. O desprezo do pai, Alberto, a afeta imensamente e a morte da mãe ainda é sentida. Sua relação com a filha, Sofia (Valentina Vieira), não é nada fácil e sua frieza é sentida pela menina. O casamento com o canalha Diogo (Armando Babaioff) tem mais baixos do que altos e nem desconfia que o marido a trai com Gisele (Sheron Menezzes), sua secretária. O simpático Mário (Lúcio Mauro Filho) é apaixonado por Nana desde a infância, mas a empresária sempre o rejeitou. A relação entre tapas e beijos da personagem com o irmão Marcos e outro ponto de conflito interessante.

Até mesmo a vilania promove risos involuntários de quem assiste. Babaioff está impagável de advogado 171 e a ironia de Diogo promove situações geniais. O ator merecia uma oportunidade como essa há muito tempo. Sua química com Sheron é evidente e até as ofensas trocadas com Alberto divertem. Obviamente, é certo que o vilão ganhará ares mais pesados com o tempo. Natural de qualquer folhetim. Mas mesmo assim é um tipo  carismático que conquista sem esforço. Vale citar também a divertida trama da editora envolvendo a tímida Evelyn (Mariana Molina), a ranzinza Thaíssa (Yasmin Gomlesvsky) e o introspectivo Felipe (Arthur Sales). O típico clichê da menina desajeitada que vira uma mulher fatal para conquistar o rapaz desejado. No caso, honrando a literatura, a estagiária tenta se transformar em Irene Adler, ídola de Filipe ---- personagem presente nos contos sobre Sherlok Holmes. O núcleo ainda conta com William (Diego Montez) e Jefferson (Felipe Haiut), outros perfis promissores. Não seria justo ignorar a boa trama envolvendo o basquete ---- protagonizada por Ramon, Patrick (Caio Cabral), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Vicente (Gabriel Contente) ---- e o verossímil cotidiano escolar através da escola Dias Gomes (merecida homenagem ao saudoso autor).

"Bom Sucesso" tem feito por merecer todos os elogios de público e crítica. Além de reunir todos os elementos que um bom folhetim precisa, apresenta uma legião de personagens cativantes e conflitos bem delineados, mesclando com habilidade leveza, humor e drama. É uma novela para assistir sorrindo.

33 comentários:

Regys Silva disse...

Novela sensacional!! Tomara que siga assim até o final dela.

Anônimo disse...

Que texto lindo, Serginho. Igual a novela.

Bruna disse...

Texto perfeito, Sérgio. Também estou adorando tudo da novela e vejo com um sorriso no rosto.

Anônimo disse...

Que delícia de análise, Sérgio.

Bethania disse...

Torço por Paloma e Marcos e adoro a relação dela com Alberto. Que novela boa e endosso sua crítica. Também me divirto com a Evelyn!!!!

Anônimo disse...

Gosto de Bom Sucesso, mas, sinceramente, essa audiência acho que tem muito mais a ver com o bom momento do horário do que com a novela em si, os jornais locais e o Jornal Nacional também estão tendo ótimas médias. A Dona do Pedaço tem uma parte nisso aí.

Anônimo disse...

Endosso todo o seu texto, Sérgio. Só acrescentaria um "sambando" ao título dele, porque os desdobramentos com certeza "dão samba" e evidenciam que "Bom Sucesso" faz jus ao seu título. Aliás, segundo os autores, foi ideia de Glória Perez a existência de uma escola de samba na novela. Não poderia deixar de mencionar o fato de Fabiula Nascimento e Armando Babaioff, após perfis rasos na risível "Segundo Sol" (2018), finalmente serem presenteados com bons papéis complexos e cheios de nuances e camadas, como os de todos os personagens do folhetim. E adoro as referências às obras anteriores dos autores, "Malhação - Intensa Como A Vida" (2012) (sei que nesta Paulo Halm era supervisor de texto, e Glória Barreto dividia a autoria com Rosane Svartman), "Malhação - Sonhos" (2014) e "Totalmente Demais" (2015). Enfim, Rosane e Paulo só fazem honrar os próprios currículos independentemente do formato das obras criadas.

Guilherme

Elisabete disse...

Muito sucesso para a novela!
Um abraço.

Unknown disse...

Estou amando a novela espero que continue assim até o fim.Armando Babaioff está ótimo e venho me divertindo muito com a personagem da Yasmin Gomlesvsky e suas tiradas.

Juan Agostinho disse...

Bela analise Sergio. Concordo com tudo. O Romulo só comprova que já devia ter se tornado protagonista ha muito mais tempo, antes mesmo do Afonso de DSOR. David Junior esta se saindo bem em sua primeira oportunidade como protagonista. Grazi está completamente a vontade no papel, só comprova o quanto amadureceu como atriz. E o Fagundes é um monstro né, dispensa comentários. E não podia deixar de mencionar o Babaioff que está sensacional, e é outro que merece um protagonista ha tempos, não acha ? Abraços Sergio, gosto muito do seu blog.

Anônimo disse...

Esqueci de mencionar no meu comentário anterior que Gabriela Moreyra tem, por meio da personagem Francisca, um papel relevante em "Bom Sucesso" em comparação com o de Renatinha em "Segundo Sol" (2018).

Guilherme

Matheus disse...

A novela está ótima. Gostosinha demais. Eu tô gostando de ver. Eu fiquei sabendo que Bárbara França, revelação de Malhação 'Pro Dia nascer feliz' não foi contratada pela Globo e estará na próxima novela da Record: 'Amor sem igual'. Como é que a Globo pode ter perdido essa menina de vista e ter deixado ela ir para a Record que está tão instável no setor dramatúrgico (Pra variar)? Acho um absurdo.

Anônimo disse...

Sérgio, você reparou no pôster em alusão a "Sangue Bom" (2013) no camarim de Silvana (Ingrid Guimarães) horas atrás em "Bom Sucesso"? Outra novela da faixa das 19h30min em que Ingrid comprovou seu talento.

Guilherme

Anônimo disse...

Fugindo um pouco do foco do texto em "Bom Sucesso", soube pela coluna de Cristina Padiglione, no site do UOL, que "Mulheres Apaixonadas" (2003) será uma das novelas a serem reprisadas no Canal Viva em 2020, após "O Clone" (2001), que por sua vez, substituirá "O Cravo E A Rosa" (2000).

Guilherme

Anônimo disse...

A Dona do Pedaço e Por Amor acho que são as maiores responsáveis por esse bom momento da Globo. Se você observar as médias do dia, são elas que sempre levantam muito a audiência, as outras novelas apenas mantém esse índice elevado. Mas Bom Sucesso é ótima mesmo e merece todo o sucesso.

Paula

Anônimo disse...

Novela boa, leve, com a cara do horário das sete. Difícil manter essa média nos próximos meses, provavelmente vai cair um pouco, principalmente com o fim de Por Amor e A Dona do Pedaço, mas isso não tira o mérito da novela. Esses autores, que também escreveram a maravilhosa Totalmente Demais, são muito bons, merecem todos os elogios.

Paula

Sérgio Santos disse...

Tomara, Regys.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bruna.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Bethania.

Sérgio Santos disse...

Pode ser, anonimo, mas merece, ao contrário da das seis...

Sérgio Santos disse...

Onde assino, Guilherme?

Sérgio Santos disse...

Bjs, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Tb adoro a Yasmim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Juan. Venha mais vezes. Sim, tb acho que o Babaiofff tá merecendo um mocinho ha tempos.

Sérgio Santos disse...

Boa, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Tb achei, Matheus...

Sérgio Santos disse...

Nao vi, Guilherme...Vou reparar.

Sérgio Santos disse...

Mas só em novembro de 2020, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Paula.

Sérgio Santos disse...

Amo tb, Paula.

Anônimo disse...

Creio que a estreia de "Mulheres Apaixonadas" (2003) no Canal Viva não ocorra em novembro de 2020, Sérgio, pois "O Cravo E A Rosa" (2000), que estreou no último dia 25 de março, com 221 capítulos, terminará em 6 de dezembro próximo. "O Clone" (2001), que também conta com 221 capítulos, estreia em 9 de dezembro próximo e tem previsão de término para 21 de agosto de 2020. Sendo assim, "Mulheres Apaixonadas", com 203 capítulos, pode estrear no canal em 24 de agosto de 2020 e ser exibida até 16 de abril de 2021.

Guilherme