sexta-feira, 31 de maio de 2019

Ótima em "Verão 90", Camila Queiroz é uma atriz que chegou para ficar

O sonho de todo ator é viver um vilão em virtude das maiores oportunidades cênicas. Afinal, o malvado movimenta o roteiro de quase toda novela, recebe um texto mais sarcástico e sem ele dificilmente há qualquer tipo de virada na história. Muitos intérpretes, inclusive, já estão há anos na carreira e até hoje não ganharam um papel assim. Mas Camila Queiroz teve sorte em "Verão 90", escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral.


A atriz começou com o pé direito em "Verdades Secretas". Seu primeiro papel na carreira foi a enigmática Arlete/Angel, protagonista de "Verdades Secretas", fenômeno de audiência de Walcyr Carrasco na faixa das 23h. Era a mocinha do enredo. Porém, no último capítulo o autor expôs uma faceta sombria da personagem. Camila estreou muito bem e em uma de suas últimas cenas, com Angel dando um ligeiro sorriso macabro, demonstrou potencial para viver uma víbora futuramente.

E a oportunidade chegou até cedo, apenas quatro anos depois de sua estreia. Vanessa Dias é uma típica 171 que não mede esforços para atingir seus objetivos. É verdade que a personagem não chega perto de uma vilã assassina e sua índole não é totalmente ruim.
Todavia, ainda assim, é um perfil que proporciona novas possibilidades para Camila, que vem aproveitando com habilidade as cenas que as autoras vêm escrevendo para ela. Até porque a interesseira tem o deboche no DNA e essa característica deixa qualquer malvadinha irresistível. 

Embora seja uma clássica aproveitadora que não se importa com o sentimento dos outros, a personagem se apaixonou de verdade por Jerônimo (Jesuíta Barbosa) diante de uma armadilha do destino: um tentou dar o golpe no outro e acabaram se aliando por conveniência. O vilão virou seu ponto fraco e Vanessa até chegou a mentir em um depoimento para ajudá-lo --- incriminando João (Rafael Vitti) pela morte de Nicole (Bárbara França) ---, mesmo sabendo que poderia se prejudicar bastante. Claro que a vilã depois usou isso a seu favor e obrigou o então parceiro a contratá-la como VJ da "Pop Tv", assim que o canalha se estabeleceu na empresa. Porém, acabou traída por ele e precisou sair do país a mando de Mercedes (Totia Meirelles).

Retornou três anos depois milionária, casada com um duque (Tarcísio Filho), e até ensaiou uma vingança contra seu ex. Pena que não durou muito, o que renderia uma sucessão de boas cenas para a intérprete. Mas ainda assim Camila consegue se sobressair na novela das sete. Mesmo diante de um enredo fraco das autoras, que se mostra sem rumo e com uma ausência de conflitos atraentes. Ver a atriz em cena tão à vontade e com uma interpretação que fugiu da caricatura justamente em um folhetim onde o exagero é uma constante, inclusive na atuação de vários colegas, é um prazer. Em nenhum momento há insegurança ou algum tropeço no desempenho da profissional. Muitas vezes é até normal torcer pela Vanessa diante da boa composição que Camila criou. Emprestou seu natural carisma à personagem.

Aliás, sua química com Jesuíta Barbosa é incontestável, assim como sua deliciosa sintonia com Gabriel Godoy, intérprete do malandro Galdino. Seus momentos ao lado de Marina Moschen também merecem elogios e a rivalidade com Manuzita proporciona divertidas cenas com Isabelle Drummond (a inimizade merecia muito mais destaque, por sinal). Vale até destacar a ótima cena em que Vanessa acabou desmascarada pela então melhor amiga e levou um merecido tapa na cara, após sua armação contra o romance da patricinha boa gente com Diego (Sérgio Malheiros) ter sido descoberta. Agora a missão da personagem é casar com Quinzinho (Caio Paduan) a mando de Jerônimo --- a situação é outro equívoco das autoras, mas a atriz segue bem.

Camila Queiroz é uma atriz merecedora de todo reconhecimento. Sua estreia em "Verdades Secretas" foi uma grata surpresa, seu desempenho como a caipira Mafalda em "Êta Mundo Bom!" (2016) se mostrou impagável e conseguiu até segurar o peso das críticas provenientes de uma personagem ingrata na fraca "Pega Pega" (2017) ---- a insossa mocinha Luiza. Sua ótima atuação em "Verão 90" é apenas a comprovação de sua vocação para a profissão que escolheu, após anos de trabalho como modelo. Será sempre disputada pelos autores. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Texto merecido pra ela, mas a novela é péssima.

Yasmin disse...

Queria que ela estivesse com o Walcyr de novo em A Dona do Pedaço e não nessa novela ruim.

Anônimo disse...

Apesar de "Verão 90" ser chatíssima, Camila Queiroz faz com sucesso o possível e o impossível para Vanessa se destacar no fraco enredo da novela.

Guilherme

Pedrita disse...

essa é uma novela q só dou uma olhada. ela está linda. mas q novela sem história. agora nem dar uma olhada tenho já q estou amando e seguindo topíssima. beijos, pedrita

Anônimo disse...

O que vc acha da interpretação do Caio Paduan como 'Quinzinho'? Eu estou achando ele fraco no papel. O texto ficou ótimo e Camila Queiroz é talentosissima mesmo. Pena que a novela esteja tão irregular. Ansioso para a próxima de Rosane Svartman e Paulo Halm. Adoro essa dupla.

William O. disse...

Ela está ótima mas é triste ver que a vilã prometia tanto e virou capacho do Jerônimo que é outro vilão decepcionante. A novela por sinal é horrivel.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu admiro a atriz Camila Queiroz. Ela está ótima em Verão 90. E ela é linda também. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Em suma é isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

É uma novela sem enredo msm, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

To achando mediano, anonimo. É o papel pior construído da novela. Uma hora é babaca e em outra é legal... Raso.

Sérgio Santos disse...

Concordo, William.

Sérgio Santos disse...

Eu amo a Camila, Fabio.