quinta-feira, 30 de maio de 2019

Tudo sobre a coletiva da quinta temporada da nova "Escolinha do Professor Raimundo"

A Globo promoveu, nesta segunda-feira (27/05), uma coletiva para a divulgação da quinta temporada da nova versão da "Escolinha do Professor Raimundo". Durante uma gravação aberta à imprensa, o elenco e a diretora Cininha de Paula falaram sobre os desafios do programa que pelo quinto ano consecutivo retorna ao ar (primeiro pelo Canal Viva e depois pela Globo) com os personagens queridos de sempre e algumas novidades. Fui um dos convidados e conto para vocês tudo o que aconteceu.


Valeu muito a pena ter acompanhado a gravação de um episódio. A imprensa ficou na plateia junto com as tradicionais caravanas que costumam marcar presença nesses formatos e a animação do auditório com os atores contagia. Tanto que vários sobem para abraçar as pessoas e agradecer o carinho. Leandro Hassum, Bruno Mazzeo e Fabiana Karla foram alguns que fizeram questão de retribuir os afagos da plateia.

O entrosamento do elenco também foi evidente, assim como as brincadeiras entre eles. Parecem mesmo alunos de escola se provocando o tempo todo e proferindo várias piadas, muitas delas dignas de adolescentes. O clima, inclusive, lembra bastante o humorístico original, comandado por Chico Anysio, onde as sacanagens dos atores eram vistas em todos os programas.
Aliás, a maior qualidade da antiga "Escolinha" era justamente a troca de provocações dos atores e não o texto das piadas ---- muitas vezes, vale lembrar, o texto era tão ruim que até Chico debochava sobre a falta de graça e culpava os roteiristas, entre eles Mário Tupinambá, intérprete do Bertoldo Brecha.


A agilidade na gravação impressionou. O episódio foi gravado com poucas interrupções e todos os atores tinham o texto na ponta da língua, ainda que alguns tenham esquecido de pequenos detalhes. Alguns erros, inclusive, foram aproveitados em virtude do deboche coletivo. E isso era o mais mais acontecia com a trupe de Chico Anysio. O humorista não ensaiava justamente para ocorrer a surpresa na hora da gravação, que era feita de primeira, sem repetições. Essa essência se manteve, assim como o fato dos atores nunca saberem o texto do colega.


Marcius Melhem, um dos roteiristas, e Cininha de Paula, diretora, adiantaram algumas novidades da temporada. "O George Sauma vai interpretar um professor de música. Vai ter um cenário que é uma sala de artes, onde os alunos vão montar uma peça. São pequenas surpresas, além dessas, que ainda não podemos falar", disse Cininha. "Pedi para o elenco levar as ideias que achava que eram legais para a nova fase. Coloquei tudo em votação e os nomes do Welder Rodrigues, do Paulo Vieira, do Marcos Veras e do Leandro Hassum surgiram nessa reunião, contou Marcius sobre os quatro atores que entraram no elenco.


George Sauma será o professor Capilé Sorriso (Tim Rescala), Marcos Veras o João Canabrava (Tom Cavalcante), Paulo Vieira o Seu Fininho (André Mattos), Welder Rodrigues o índio Suppapou Uaci (Jaime Filho) e Leandro Hassum o Seu Mazarito (Costinha). Cininha ainda se emocionou ao falar de Lupe Gigliotti, pois fará uma participação especial revivendo a Dona Escolástica, personagem que sua mãe interpretou por tantos anos. "Só agora eu entendi o que o Bruno sente porque é muito difícil a gente fazer pai e mãe. É muito difícil mesmo, pelo menos pra mim foi", desabafou a diretora que foi acarinhada por Marcius.


Marcos Caruso também protagonizou um momento bonito na coletiva quando contou sobre sua emoção ao contracenar com Orlando Drummond, intérprete original do Seu Peru, atualmente com 99 anos. "Entrei, olhei para carteira e não caiu a ficha. Só depois que eu vi que era ele mesmo. É realmente muito emocionante você receber uma homenagem de quem estamos homenageando", declarou o ator. Aliás, a temporada terá muitos participações luxuosas. Nizo Neto, que viveu o Pitolomeu, contracenará com Otaviano Costa e Pedro Bismarck (o eterno Nerso da Capitinga) estará ao lado de Gui Santana em um dos episódios. As outras participações não foram divulgadas para manter a surpresa até para o elenco. E vale uma observação sobre os bastidores: todos brincaram depois da pergunta de um jornalista sobre Orlando Drummond porque era para ter sido uma surpresa, mas Evandro Mesquita divulgou a foto. Segundo os colegas, ele sempre vaza as informações proibidas. A gargalhada era geral.


A quinta temporada da nova "Escolinha do Professor Raimundo" tem supervisão artística de Marcius Melhem e Daniela Ocampo, direção artística de Cininha de Paula, direção de Alex Cabral e redação final de Leonardo Lanna. O elenco ainda conta com Kiko Mascarenhas (Galeão Cumbica), Marcelo Adnet (Rolando Lero), Lucio Mauro Filho (Aldemar Vigário), Betty Gofman (Dona Bela), Fabiana Karla (Dona Cacilda), Marcius Melhem (Seu Boneco), Marco Luque (Patropi), Otávio Muller (Baltazar da Rocha), Evandro Mesquita (Armando Volta), Dani Calabresa (Catifunda), Érico Brás (Seu Eustáquio), Rodrigo Sant`anna (Seu Batista), Maria Clara Gueiros (Dona Cândida), Ângelo Antônio (Joselino Barbacena), Mateus Solano (Zé Bonitinho) e Ellen Roche (Dona Capitu).



8 comentários:

Cézar disse...

Vc cada vez mais requisitado!!!!

Bethania disse...

Por mim já deveria ter acabado mas pelo menos agora vão homenagear os originais que ainda estão vivos.

chica disse...

Deve ter sido muito legal e , no mínimo, divertido foi,rs...abração,chica

Anônimo disse...

Vc conseguiu falar com eles, Sérgio???

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Cézar!

Sérgio Santos disse...

Esse é o maior acerto, Bethania.

Sérgio Santos disse...

Foi mt legal mesmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Não, anonimo. A coletiva foi geral e não durou muito.