sexta-feira, 24 de maio de 2019

Com uma participação marcante, Fernanda Montenegro roubou a cena na primeira fase de "A Dona do Pedaço"

Uma participação em poucos capítulos de uma novela ou série pode ser de grande importância ou simplesmente descartável para um ator. Tudo depende da valorização do autor, obviamente. E Walcyr Carrasco fez questão que a presença da maravilhosa Fernanda Montenegro na primeira fase de "A Dona do Pedaço", nova trama das nove da Globo, fosse muito marcante.


Dulce surgiu logo na primeira cena da novela e transpareceu ser uma senhora doce, adorável. O momento em que a avó ensinou a netinha a fazer bolos pareceu um comercial de margarina. "O segredo é o amor", disse a delicada senhora para a criança na hora de desvendar o 'mistério' daquele bolo tão gostoso. Todavia, foi apenas uma primeira impressão. Pouco tempo depois ficou claro que a matriarca dos Ramírez era um demônio de saias.

A avó de Maria da Paz (Juliana Paes) sempre foi a maior incentivadora da guerra entre os Ramírez e os Matheus, além de participar ativamente dos ''pedidos" ---- mortes encomendadas ---- de vários donos de terras da região que pagavam um bom dinheiro pelos assassinatos dos inimigos. Autoritária e intimidadora, Dulce ainda ensinou os descendentes com o manuseio de armas.
Para culminar, a personagem foi quem atirou em Amadeu (Marcos Palmeira) no instante que o herdeiro dos Matheus subia ao altar para se casar com Maria.

A matriarca não se importou com o pacto firmado entre as famílias graças aos vários pedidos de Maria da Paz e Amadeu. Apenas fingiu aceitar para armar a emboscada. E não se arrependeu. Fez questão de reafirmar que sua atitude teve o único intuito de proteger a neta. "Atirei com carinho", disse de forma plena. A genialidade desse papel fez jus ao imenso talento de Fernandona e como foi prazeroso ver a maior atriz do Brasil interpretando um perfil com tantas camadas como o criado pelo autor.

Complicado, inclusive, classificar a personagem. Afinal, não foi uma vilã clássica e muito menos heroína. Boa ou má? As duas coisas, talvez? Dulce realmente amava a sua família e a defendia com unhas e dentes. Ao mesmo tempo que era cruel e sanguinária com os inimigos, sabia como tratar a neta e as bisnetas com carinho e docilidade. Uma vovó meiga que fazia bolos, mas que assassinava qualquer um que a ameaçasse com uma frieza assustadora.

Fernanda deu um show em "O Outro Lado do Paraíso", na pele da vidente Mercedes, ano passado, e foi ótimo vê-la em um papel que a desafiou. O seu núcleo era o único que flertava com o realismo fantástico em torno de poderes sobrenaturais e a atriz emocionou ao lado de Lima Duarte e Bianca Bin. Alguns, inclusive, chegaram a achar que Dulce seria um perfil semelhante em virtude da caracterização realmente parecida. Mas Walcyr sempre costuma tirar o ator da sua zona de conforto. A bondosa parceira de Clara Tavares virou uma senhora nada frágil que surpreendeu do início ao fim.

Impressionante a sequência final com Dulce matando os últimos integrantes da família Matheus com três tiros certeiros. Isso após ter ensaiado um teatro pedindo paz e querendo saber o paradeiro das bisnetas. Para finalizar, ainda incendiou a casa dos inimigos e se despediu dos filhos em sua fazenda, avisando que as crianças estão vivas. Um show de Fernandona ao lado de Luiz Carlos Vasconcelos, Nivea Maria e Genésio de Barros.

"A Dona do Pedaço" está apenas em seu início e é uma lástima que a participação de Fernanda Montenegro tenha sido tão breve. A segunda bem-sucedida parceria com Walcyr Carrasco não foi tão duradoura quanto a primeira. No entanto, o autor soube valorizá-la e fez de Dulce um perfil emblemático dessa história que acabou de começar. A matriarca dos Ramírez já deixa saudades, mas deu muito bem o seu recado.


18 comentários:

Anônimo disse...

QUE CENA FINAL FOI ESSA?????

Vanessa disse...

Que texto maravilhoso pra uma atriz maravilhosa.

Heitor disse...

Não queria que a Dulce morresse, mas foi um cenão!!!!

Anônimo disse...

Fale bem ou mal de Walcyr Carrasco, endosso o que você disse num tweet recente sobre "A Dona Do Pedaço", Sérgio. Walcyr sabe como ninguém aproveitar o talento de atores e atrizes veteranos. E Fernanda Montenegro abrilhanta cada cena de que participa, seja qual for o formato da obra: novela, série, filme, peça teatral. Enfim, uma dama da teledramaturgia brasileira!

Guilherme

chica disse...

Ela é MARAVILHOSA e torna casa cena um show de interpretação! abração,chica

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A novela começou com uma boa perspectiva. Hoje comentarei no meu blog sobre Topíssima que me surpreendeu positivamente. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Texto ótimo. Realmente Fernanda Montenegro é uma baita atriz e suas cenas foram impecáveis, mostrando a versatilidade que essa atriz, mesmo com seus 89, ainda mostra ter. Fernanda já demostra ser um atriz excelente quando consegue imprimir veracidade ao texto horroroso que o Walcyr Carrasco escreveu.
Walcyr sabe valorizar os veteranos como nenhum outro autor faz, mas convenhamos e não adianta negar, o texto está horrível, excessivamente didático, repetitivo e sem nenhum diálogo profundo e bem construído que faça emocionar. Somente atrizes como Fernanda Montenegro e Juliana Paz para darem um pingo de dignidade ao um texto tão pobre.
Eu mesmo fico incrédulo como atores como Luiz Carlos Vasconcelos, Nívea Maria, entre outros sofreram pra imprimir um pingo de verdade nos diálogos.
Eu amo o Walcyr, sério, mas já ouvi as palavras PAZ, PACTO, BOLO, OS MATHEUS, OS RAMIRES, um milhão de vezes. O telespectador não é burro, pelo amor de Deus.
Sucesso para Fernanda e que ela ainda possa interpretar mais ótimos papéis na TV e cinema.

Marcos Vinícius disse...

Sérgio eu amo o Walcyr, mas como ele mata Fernanda Montenegro em uma novela?????? Por mim Dulce ficaria até o último capítulo!!! Mas é o que você sempre diz, ele sabe muito bem valorizar atores veteranos, e que luxo é o elenco dessa novela!!!
Abraços ^^

Anônimo disse...

Não sei como esse Zamenza tem paciencia pra ver tanta novela chata, essas novelas da Globo estão tão zzZZz...

Sérgio Santos disse...

Sensacional, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Vanessa.

Sérgio Santos disse...

Foi, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Ele é o único que valoriza a velha guarda, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Chica.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

O texto dele sempre foi didático, anonimo. E o do Sétimo Guardião era infinitamente pior, por exemplo, e ninguem falava nada...

Sérgio Santos disse...

Eu acho que a Fernanda só aceitou com a condição de não ficar até o final, Marcos. Ela nunca emendou novelas e era quase isso que faria se ficasse pq esteve em OOLDP ano passado. Mas isso só prova que ela adorou ter feito essa parceria com o autor e quis repeti-la.

Sérgio Santos disse...

É paixão, anonimo.