terça-feira, 21 de maio de 2019

"A Dona do Pedaço" estreia com todos os clichês de um bom folhetim

"Nem tente. Tente. É impossível. É possível. Não vai dar certo. Vai dar certo. A vida sempre tem um lado bom: se você olha pra ele, ele olha pra você". Baseada nessa premissa bastante simples e até parecida com os ensinamentos de Candinho (Sérgio Guizé), em "Êta Mundo Bom!" ----- "Tudo que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá" ----, a nova novela de Walcyr Carrasco promete apresentar para o público uma história de superação através de uma carismática protagonista. Sai de cena a sombria "O Sétimo Guardião" e entra a solar "A Dona do Pedaço", que estreou nesta segunda-feira (20/05), com a missão de reerguer a audiência da principal faixa da Globo.


É bem verdade que o início da história não teve nada de leve. A guerra entre os Matheus e os Ramírez foi exposta logo na estreia, após um bonito prólogo com Maria da Paz (Mirella Sabarense) aprendendo a fazer bolo com sua aparentemente delicada avó Dulce (Fernanda Montenegro). O autor começou seu enredo com um momento de delicadeza e depois se aprofundou na violência. Teve arma e tiro para tudo quanto era lado. O ódio entre as famílias é alimentado há séculos e sempre resulta em muitas mortes. Obviamente, a primeira tentativa de um acordo de paz se dá através dos mocinhos que se apaixonam à primeira vista. Típico contexto "Shakespeareano", vide o clássico Romeu e Julieta.

O primeiro capítulo teve uma avalanche de acontecimentos e houve uma certa pressa na construção do amor dos protagonistas. Não deu para comprar o amor arrebatador de Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira). Eles se apaixonaram perdidamente e logo foram pedir uma trégua entre os familiares. Tudo muito rápido.
No entanto, a correria acabou explicável para o primeiro gancho da trama, com o mocinho sendo alvejado com um tiro pelas costas em pleno casamento com a mocinha. O crime aconteceu justamente depois que as famílias entraram em um acordo de paz em virtude de mais duas mortes trágicas, originadas do ódio entre todos.

E o autor foi habilidoso na costura da trama principal. Mesmo sem saber as razões para essa guerra de séculos de duas famílias interioranas, ficou compreensível todo o contexto que cerca a protagonista e como esse quase casamento sangrento assombrará a vida de Maria da Paz ao longo dos anos. Houve, inclusive, outro acerto em focar apenas nesse drama. Já era uma grande quantidade de personagens para observar e a inserção de outros núcleos causaria um desconfortável  excesso de informação. Vale destacar, inclusive, o show de Luiz Carlos Vasconcelos, Nívea Maria, Maeve Jinkings, Álamo Facó, Jussara Freire (de volta à Globo, após 11 anos de Record), Genésio de Barros e, claro, Fernanda Montenegro, que engrandece qualquer cena. Juliana Paes e Marcos Palmeira também fizeram bonito e o par convence, mesmo diante da construção apressada.

Aliás, o clássico "Evidências" (Chitãozinho e Xororó) é tema do casal principal e o hino de qualquer Karaokê populariza até o mais insosso dos romances. A trilha sonora da novela, inclusive, aposta em várias músicas que sempre estão na boca do povo. Vide a própria abertura ao som de "Tá Escrito", cantada por Xande de Pilares, enquanto imagens de lindos bolos e caldas variadas são exibidas, lembrando a vinheta de "Chocolate com Pimenta" (2003), do mesmo Walcyr. "Cheia de Manias", sucesso do Raça Negra, "California Dreamin`" (Bobby Womack) e "Nobody Makes Money" (Fantastic Negrito) também estão na seleção musical do folhetim.

"A Dona do Pedaço" teve uma movimentada estreia e Walcyr Carrasco está de volta ao horário nobre abraçando sem qualquer tipo de constrangimento o novelão rasgado. Todos os clichês da boa teledramaturgia estão presentes e Amora Mautner merece elogios pela direção, que já começou afinada com o roteiro e resultou em cenas com bom impacto. Resta apenas aguardar os próximos desdobramentos e descobrir se essa receita de bolo vai funcionar mesmo.

25 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim um novelão!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ao longo desta década, nota-se que a Rede Globo acertou em teasers e aberturas de novelas, mas apenas alguns folhetins fizeram por merecer o sucesso devido ao esmero no conjunto da obra. Até o fim deste ano ou o início do próximo, observaremos o saldo de "A Dona Do Pedaço".

Guilherme

Heitor disse...

Vai ser outro fenômeno!!!! Aguarde.

chica disse...

Acho vai ser ótima!! abração,chica

Pedrita disse...

chupado de abril despedacado, mas em vez de ser dramático é alegre e saltitante. são felizes apesar de cada hora um vai ser morto.

Lulu on the sky disse...

Vamos aguardar, eu to na expectativa da próxima novela que será da Manuela Dias. Se ela for tão boa quanto foi nas minisséries, eu vou amar.
No caso do Walcyr, eu prefiro as novelas das 6 dele.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Hector disse...

Ja to preso na história. Walcyr sabe das coisas.

Rian Marcos disse...

Não me dou bem com novelas do walcyr acho que ele sempre usa e abusa dos clichês sempre indo pra rota mais fácil e subestimando a inteligencia do telespectador.Desculpa globo mais acho que vou ficar mais 7 meses sem assistir uma novela das 9

Anônimo disse...

Já rolam boatos de que Josiane foi trocada na maternidade por vingança e, portanto, não é filha de Maria da Paz (que nome brega, lembra bastante Maria Desamparada de uma novela mexicana, kkkkk).
A novela mal começou e já é possível prever as ´´grandes viradas´´ da trama. Que previsível são as novelas do Walcyr, hahahahaha! Que original, vamos bater palmas, kkkkkk!

Anonimo disse...

Concordo com voce as novelas do walcyr sao sempre mais do mesmo so muda os personagens.

Anônimo disse...

Adorei a estréia! Confesso que fiquei na dúvida se a parceria Amora Mautner-Walcyr Carrasco daria certo. Ela é toda maluca e adora que os atores improvisem e ele odeia quando ator coloca caco no texto. Mas até agora parece muito boa. Espero que a Agatha Moreira tenha chance de brilhar, ela parece uma excelente atriz, mas nunca teve um papel em que tivesse a chance de mostrar isso. E também espero que a Mel Maia seja valorizada, acho que aquela garota tem tudo pra ser a melhor atriz da geração dela, mas desde Joia Rara não tem um papel à sua altura. Enfim, torcendo pra ser um novelão!

Anônimo disse...

Talvez a minha repulsa por "O Outro Lado Do Paraíso" (2017) nunca passe, mas foi melhor ela ter sido a substituta direta da deliciosa "A Força Do Querer" (2017), pois se a Rede Globo tivesse seguido o planejamento inicial com "O Homem Errado", de Duca Rachid e Thelma Guedes, sucedendo o exitoso folhetim de Glória Perez a partir de 23 de outubro de 2017, o saldo poderia não ter sido (tão) positivo, haja vista os rumos dos desdobramentos das novelas anteriores delas, e essa situação não é diferente com "Órfãos Da Terra" exibida atualmente na faixa das 18h15min. Aliás, essa indefinição parcial da ordem das tramas que virão após "Amor De Mãe", de Manuela Dias, na faixa das 21h15min me deixa apreensivo, pois "Em Seu Lugar", de Lícia Manzo, corre o risco de ser postergada para o fim de 2020 ou meados de 2021, já que obras de Alessandra Poggi e Glória Perez podem furar a fila dessa faixa. Levou pouco mais de quatro anos para Duca e Thelma emplacarem um novo trabalho na emissora, porém, quando "Em Seu Lugar" ou qualquer outro projeto desenvolvido por Lícia estrear, verei mais motivos para comemorar, pois analisando os recentes históricos das autoras citadas, o desenrolar dos enredos de Lícia não comprometeu a excelente qualidade do conjunto das obras dela.

Guilherme

Adriana Helena disse...

Sérgio, eu amei a estreia da novela, principalmente, como já lhe disse, em razão do início da história que se passou em uma cidade fictícia aqui do Espírito Santo e pasmem amigo, essa história das duas famílias que se odeiam é real e parece que o autor se inspirou nela para fazer a novela!! Uauuuuuu O povo daqui é bravo que só amigo...kkkkkkkkkkk
Ontem consegui ver a imagem panorâmica de Vitória à noite, mostrada bem rapidamente na novela mas só isso me encantou!! Vitória está no horário nobre da tv..hehehehe
Um super beijo e um ótimo final de semana !! :))))

Sérgio Santos disse...

Tá mt boa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Guilherme. Começou bem.

Sérgio Santos disse...

Tem tudo pra isso, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Tbm Chica.

Sérgio Santos disse...

O início é tenso mesmo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Sabe, Hector.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Rian.

Sérgio Santos disse...

Todas as novelas são totalmente imprevisíveis,né, anonimo. Só as do Walcyrr a gente sabe o que vai acontecer...Nas outras nunca...

Sérgio Santos disse...

Tb torcendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Guilherme?

Sérgio Santos disse...

Jura, Adriana???? Adorei saber disso. hahahahahah bjssss