sexta-feira, 29 de março de 2019

Momentos finais de "Espelho da Vida" emocionam e arrepiam telespectador

Outro texto sobre "Espelho da Vida"? Sim, é necessário. A dois capítulos de seu fim, a trama de Elizabeth Jhin tem impactado o público com uma avalanche de cenas de elevada carga dramática. A autora reservou realmente os melhores momentos para o final e quem esperou ansiosamente por tudo o que vem sendo apresentado não tem do que reclamar. Quem soube aguardar foi recompensado.


O antepenúltimo capítulo da novela parecia o último. Foram 40 minutos de tirar o fôlego de quem assistia. A grande mistério em torno do assassinato de Júlia Castelo (Vitória Strada) foi finalmente desvendado em uma sequência magistral, onde o elenco se entregou por completo e Pedro Vasconcelos demonstrou uma direção irretocável.

"Por ele vou viver e morrer até o fim dos dias". A frase de Júlia, lida tantas vezes em seu diário, já era um ''spoiler" a respeito da sua morte. O pesadelo de Américo (Felipe Camargo) no dia em que o picareta entrou na mansão em ruínas da falecida também já havia exposto o trágico final da bela flor colhida antes do tempo. Tensão, adrenalina e emoção nortearam a tão aguardada cena.
A imagem de Gustavo Bruno (João Vicente de Castro) apontando sua arma para Danilo (Rafael Cardoso), para o desespero de Júlia, induziu o telespectador ao erro e teve a dose de adrenalina necessária para o estopim da desgraça.


A luta corporal entre o mocinho e o vilão empolgou, assim como o instante em que Dora (Alinne Moraes) tentou pegar a arma do chão e acabou impedida por Eugênio (Felipe Camargo). Já o derradeiro momento do tiro provocou todo o impactou necessário. Eugênio atirou em Danilo e sua filha entrou na frente, morrendo no lugar do amado. Logo após o tiro, o corpo de Cris se ''desprendeu'' do de Júlia e a mocinha passou a ver todos os acontecimentos sem ser notada, como se fosse algum espírito mesmo. E que emoção ver o choro de Cristina olhando para o corpo ensanguentado de sua outra vida sendo amparado por Danilo, em estado de choque. Vitória Strada e Rafael Cardoso comoveram.


Felipe Camargo deu um banho de atuação. O desespero do coronel demonstrou uma humanidade até então não vista no vilão. Eugênio realmente não queria matar a filha e não conseguia acreditar na monstruosidade que cometeu. Aquele choro do ator foi dilacerante. E Alinne Moraes passou com precisão toda a frieza de Dora, que tentou obrigar Danilo a matar o coronel e logo depois acusou o rapaz de ter matado sua irmã, assim que o inspetor da polícia chegou. Que atriz! Rafael Cardoso ainda convenceu no estado catatônico de Danilo, que nem fez questão de provar sua inocência. A morte de Júlia era sua morte também. E o desespero de Piedade comprovou a competência de Júlia Lemmertz.


Mas o capítulo reservou outras sequências primorosas, como a delicadeza entre André e Débora. O filho de Júlia e Danilo fez questão de chamá-la de Bendita e contou que se não fosse pelo carinho de sua babá poderia ter morrido. Isso porque foi criado por Gustavo e Dora sem um pingo de afeto. A atriz do filme "Amor Infinito" não entendeu muito bem a situação, mas se comoveu com o idoso. Emiliano Queiroz e Luciana Malcher emocionaram ao som de "O Velho e a Flor", de Vinicius de Moraes e Toquinho. O veterano, aliás, ainda se destacou quando André enfrentou Isabel e tentou impedi-la de destruir o quadro de Júlia Castelo na mansão abandonada. Ele e Alinne brilharam.


Já a sequência mais esperada do folhetim honrou a elevada expectativa do público. Simplesmente arrepiante o momento em que Cris e Daniel se veem pela primeira vez através do portal do espelho do Antiquário de André. Uma situação absurda, mas que foi tão bem construída pela autora que parecia real de tão convincente. "O Sétimo Guardião" deveria aprender um pouco sobre realismo fantástico com essa trama. Vitória Strada e Rafael Cardoso transmitiram uma felicidade arrebatadora apenas pela troca de olhares lacrimejados. Foi lindo.


"Espelho da Vida" está quase acabando e o clima já é de saudades. Tem sido gratificante demais acompanhar uma reta final tão bem desenvolvida. Que as últimas cenas sejam tão boas quanto as exibidas até agora.

22 comentários:

William O. disse...

A novela fará muita falta e seus textos enaltecendo o novelão também.

Antônio disse...

Lindo texto, Como de costume. Só acrescentaria alogios a grande Júlia Lemmertz que tbm esteve maravilhosa.

Lois Racca disse...

Uma novela primorosa, que já entrou para a relação das minhas novelas mais amadas. Sei que o texto ajuda, a direção, mas o elenco foi MUITO bem escolhido. Deram show. Jhin fantástica. Por mais novelas como essa, que me deixem sem respiração a cada sequência. Vou sentir muita falta.

Lois Racca disse...

Texto perfeito Sérgio, como sempre!

Anônimo disse...

Eu nem tenho palavras para elogiar essa novela, foi perfeita do início ao fim, não tem um furo sequer, Isabel quando visitou o casarão pela primeira vez, as mãos sujas de sangue, já deixando claro o envolvimento dela no crime, ajudou roubando as alianças e incriminando Danilo (e pra mim o plano dela era fazer Danilo matar o Coronel, e o acusá-lo de matar Julia e o pai e assim ter sua vingança saindo ilesa), e o mesmo aconteceu com Américo, ele reviveu toda a tragédia do Coronel, sendo atormentado pelo que fez no passado...

Danilo, meu, que dó, só queria poder abraçar ele, o coitado morreu junto da Julia, só ficou o corpo pq a alma tinha ido junto com a amada :'(
Jhin soube escrever uma trama envolvente, coerente e super ousada, dá gosto de acompanhar Espelho da Vida, sem contar nos atores super afiados e bem escalados.
Jhin depois desta obra prima merece escrever pro horário das 9, é disso que as novelas das 9 precisam, qualidade, bons textos, bons personagens...

Não sei nem como elogiar os atores, deram um show, Rafael, Alinne (Jhin, eu te imploro, coloca Rafael e Alinne de moçinhos em sua próxima novela, meu coração Livipe IMPLORA e aproveita e coloca Vitória de vilã, tô louco pra ver ela de vilã), Vitória, Júlia, Felipe, Emiliano... Espelho da Vida tem tanta qualidade, é uma jóia preciosa. Vou sentir muitas saudades desse novelão, espero que não demore para Jhin escrever outra novela.

Nich

Chaconerrilla disse...

Que capítulo de tirar o fôlego! Eu não queria que acabasse. Toda hora eu torcia por mais uma cena. Quando chegou o gancho, eu fiquei toda arrepiada. Meu Deus, chega logo fim da tarde de hoje. O Danilo em estado catatônico depois da morte de Júlia só demonstrou o quanto a escalação de Rafael Cardoso para viver o mocinho foi acertada. Não só a escalação dele, né, mas a de todo elenco que estava presente nessa cena. Foi de arrepiar. Entrou na minha lista de novelas preferidas. Vai deixar muita saudade. Mal posso esperar para assistir aos dois últimos capítulos. Ansiosa demais.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu fiquei hipnotizado com o capítulo de sexta. Farei o meu tradicional balanço com os pontos positivos e negativos de Espelho da Vida no meu blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Unknown disse...

O texto é muito bom e a direção primorosa. Felizmente a novela entregou o que prometeu desde o início em cenas muito bem resolvidas.

Anônimo disse...

Sérgio, leio sempre seus textos, mas nunca comento. Porém tenho que elogiar essa novela. Boa do início ao fim. Delicada, mas sem perder a emoção. Os atores estão de parabéns, enaltecer os veteranos é pleonasmo, todos maravilhosos como sempre, gostaria de destacar só Vitória Strada, grande revelação de Tempo de Amar que tá conseguindo mostrar cada vez mais seu talento, essa moça com certeza tem um futuro brilhante pela frente, merece muitas oportunidades e João Vicente de Castro, que também foi uma surpresa pra mim, ele se saiu muito bem nas cenas de drama. Ah, e o elenco infantil, claro. Vi que você escreveu sobre eles, merecem. É óbvio que uma criança "atuar" bem não significa que irá se tornar um grande ator ou atriz no futuro vide Bruna Marquezine que era ótima criança e quando cresceu virou no máximo uma atriz mediana, mas os produtores/diretores realmente acertaram em cheio, as crianças foram perfeitas no papel. Desde Mel Maia não vejo atores infantis tão talentosos e completos. Espelho da Vida é a melhor novela no ar, vai deixar saudades. Elizabeth Jhin deveria ser mais valorizada, acho que ela merece pelo menos uma chance no horário das nove.

Beijos, Agnes.

Anônimo disse...

Depois desse penúltimo capítulo, tive que voltar para dizer, QUE NOVELÃO.
Queria que Isabel tivesse redenção, mas sem chances, na chamada do último capítulo aparece ela armando para matar a Cris...
E parando para pensar, assim cmo Alain, Isabel teve várias chances de ser redimir, primeiro com o Alain, mas como Dora em outra vida, ela queria mais, depois com Priscila, a irmã que Dora tanto amava na outra vida, Priscila foi a redenção do Alain, assim como poderia ter sido a da Isabel, mas como a guardiã e o André disseram, Isabel não mudou nada, vai ter que voltar muito ainda...

Agora, só tenho uma reclamação, pq colocaram aquele porcaria de música quando Daniel e Cris se viram? Meu Deus, tanta música melhor, deveriam ter colocado "Eu sei que vou te amar" na voz de Ana Carolina, faz todo o sentido com a história deles, assista a cena de novo no mudo com essa música tocando, ficou bem mais emocionante.

Nich

Anônimo disse...

"Espelho Da Vida" chegará ao fim na próxima segunda-feira com uma legião de fãs de uma obra televisiva ousada na medida certa, e a linda "moldura" de fim de novela com uma fotografia ampliada de Elizabeth Jhin no centro dela poderá ser vista neste blog com um texto que fará um balanço do conjunto geral do folhetim, do jeito que só você, Sérgio, sabe fazer maravilhosamente.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, William.

Sérgio Santos disse...

Tá no texto, anonimo!!

Sérgio Santos disse...

As minhas tb, Louis.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Nich????

Sérgio Santos disse...

De perder o ar mesmo, chaconerrila.

Sérgio Santos disse...

Idem, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Exato, Fernando!

Sérgio Santos disse...

Agnes, isso mt me honra. Continue vindo aqui que será um prazer recebê-la. bjao

Sérgio Santos disse...

Eu preferia Espirais, da Marjorie, Nich. Tava até na trilha e nunca tocou.

Sérgio Santos disse...

Espero que tenha honrado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Antonio, desculpe, cheguei a botar a Julia tb! abçsss