sexta-feira, 8 de março de 2019

Felipe Camargo vive um de seus melhores momentos em "Espelho da Vida"

A atual novela das seis da Globo tem um elenco enxuto e o fato acaba possibilitando bons momentos para quase todos os atores. A trama de "Espelho da Vida", dirigida por Pedro Vasconcelos, explora muito bem o time tão bem escalado por Elizabeth Jhin. E os mais beneficiados, claro, são os intérpretes que participam da fase de 1930 e 2019. Um deles é Felipe Camargo.


O ator vive o picareta Américo no presente e o aterrorizante Coronel Eugênio no passado. São dois perfis totalmente distintos. O primeiro é o típico 171 que vive tentando se dar bem na vida, enquanto o outro é um homem poderoso e machista que não tolera ser desobedecido. Felipe adotou posturas diferenciadas e foi preciso na composição de cada um. São personagens bem ricos dramaticamente e na fase de 1930 sua importância é fundamental.

O pai de Júlia Castelo (Vitória Strada) nunca aceitou o romance da filha com Danilo Breton (Rafael Cardoso) e armou o casamento da herdeira com o inescrupuloso Gustavo Bruno (João Vicente de Castro). Misógino, traiu a esposa com várias mulheres, entre elas Maristela (Letícia Persilles), com quem teve um filho.
Ainda levou o menino para Piedade (Júlia Lemmertz) adotar, sem contar que é fruto de seu caso com outra mulher. Violento, humilha a mãe de Júlia com frequência e surta quando a filha o enfrenta. Também não tolera os momentos de autoridade de sua progenitora, a arrogante Albertina (Suzana Faini).

Eugênio é um vilão da pior espécie. Aliás, um perfil digno de horário nobre --- muito melhor que as vilãs de "O Sétimo Guardião", por exemplo. Felipe Camargo tem defendido esse papel com primor. Sua expressão de ódio chega a assustar e suas cenas com Vitória Strada, Júlia Lemmertz, Alinne Moraes (Dora) e Luciana Malcher (a empregada Bendita, uma das maiores vítimas do coronel) são sempre carregadas de tensão. Não por acaso, o personagem é um dos suspeitos de assassinar Júlia Castelo e um dos maiores pontos de conflito da fase de 1930. A autora vem valorizando demais o intérprete.

Já Américo é o oposto de seu antepassado. Embora tenha sérios desvios de caráter, o personagem nunca foi uma má pessoa. É um sujeito irresponsável e de vida fácil. Teve um casamento repleto de brigas com Ana (Júlia Lemmertz) e nunca foi um pai presente. Nem para Cris, nem para seus outros dois filhos ---- Jadson (Otávio Martins) e Vitor (Guilherme Hamacek). Ainda se aproveitou do sentimento que Gentil (Ana Lucia Torre) tinha por ele para não pagar a pensão onde estava hospedado. Porém, o 171 vem tentando mudar. Segue cometendo suas falhas, mas vem se culpando bastante pelo que fez em um passado não tão distante. O ator o diferencia com habilidade de Eugênio. Consegue até protagonizar situações cômicas com Américo, despertando simpatia de quem assiste. É aquele típico vigarista adorável. E vem evoluindo, fazendo jus ao que o folhetim prega.

A parceria de Felipe Camargo com Elizabeth Jhin já é relativamente antiga. O intérprete, curiosamente, esteve presente na pior e na melhor novela da autora: "Amor Eterno Amor" (2012), onde viveu Gabriel; e "Além do Tempo" (2015), onde interpretou Bernardo Castellini e Bernardo Boldrim. Ele sempre ganhou da escritora bons papéis, mas não é exagero afirmar que Eugênio é o melhor que ganhou da amiga até agora. Tem sido prazeroso demais ver Felipe tão bem explorado em "Espelho da Vida" e protagonizando tantas cenas grandiosas.

22 comentários:

Gabriella disse...

Esse ator está perfeito como vilão e tenho pavor desse coronel. O Américo eu até gosto.Adorei o texto.

Anônimo disse...

Quanto mais textos você faz de Espelho da Vida melhor!!!!!!!

Caio disse...

O Eugênio é um demônio, mas eu odeio muito mais o Gustavo Bruno. Mas Felipe é muito mais ator que João Vicente.

Anônimo disse...

Você acha Além do Tempo melhor que Espelho da Vida?

Chaconerrilla disse...

Como falei no texto da Alinne Moraes, estava muito na torcida para você escrever sobre Felipe Camargo. Eu sou muito fã de todos os trabalhos que pude acompanhar. Ele é muito talentoso. Morro de medo do Coronel Eugênio, mas morro de amores pelo Américo. Ele, utilizando a expressão que você sempre usa, está em estado de graça nessa novela. S2

Marcos Vinícius disse...

Sérgio ele realmente está perfeito no papel!!! No começo achei que o Felipe nem ia de destacar tanto porque seus personagens não teriam muito importância, mas ainda bem que me enganei hahaha
Não me lembro de ter visto em outra novela o Felipe tão valorizado como agora em Espelho da Vida, espero que os próximos autores que o escalaram deem perfis tão bons quanto este pra ele.
Abraços ^^

Anônimo disse...

Ia te pedir um texto dele, mas nem precisou. kkkk

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Já comentei tb no twitter sobre a ótima fase do ator. Ele sobressai na pele do Coronel Eugênio. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo. Vem muito mais por aí.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Caio.

Sérgio Santos disse...

Tem que esperar essa acabar primeiro, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Ele está mesmo fantástico, Marcos!!!!

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo...Dei uma de Grace... kkkk

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Fabio.

Filha do Rei disse...

Realmente, ele está muito bem.

Pedrita disse...

realmente felipe camargo está incrível. que personagens complexos. um quase sem camadas, um monstro. e outro um fraco. até mesmo vera fisher que pouco aparecia na novela ganhou um desdobramento muito interessante no passado. é um típico 171, mas tem algum sentimento o que o primeiro praticamente não tem.beijos, pedrita

Unknown disse...

Nessa novela não há um só pequeno personagem. Todos têm o seu momento de brilharbe o aproveitam com competência e talento. Queria aproveitar pra citar o Cosme dos Santos, que fez cenas magistrais como o pai da Sheila.

Sérgio Santos disse...

Está sim, Cleu.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Ótima lembrança, Unknown.