quinta-feira, 22 de junho de 2017

Renato Góes e Sophie Charlotte honram o protagonismo de "Os Dias Eram Assim"

A atual produção das onze (que a Globo teima em chamar de "supersérie", mas não passa de uma novela como todas as anteriores) tem qualidades, como a trilha sonora selecionada a dedo e o elenco recheado de talentos. Entretanto, o roteiro é o principal defeito. Há poucos conflitos e a história não se sustenta. O único drama do enredo é o romance dos mocinhos, que movem todos os demais personagens, direta ou indiretamente. E em virtude de tamanha importância, é vital elogiar o desempenho de Renato Góes e Sophie Charlotte.


Os dois estão irretocáveis, fazendo jus ao protagonismo da história. Renato e Alice são perfis bem construídos pelas autoras Alessandra Poggi e Angela Chaves, que se preocuparam em fugir do pedantismo de muitos mocinhos, inserindo uma firmeza admirável na postura de ambos, cujas características se mostram cativantes e humanas. Eles esbanjam integridade, mas não são chatos ou bonzinhos demais. Sabem se impor sempre que necessário e não abaixam a cabeça para ninguém. Posturas assim nas décadas de 70 e 80 (época de Ditadura, conservadorismo e repressão) demonstravam uma coragem bem maior do que hoje em dia.

Renato representa a classe média e Alice a elite, onde a família dele foi destruída emocionalmente pela dela. O pai da mocinha, em conluio com o noivo da mesma, obrigou a mãe do mocinho a compactuar com a falsa morte do rapaz com o objetivo de separá-lo da heroína em troca da 'proteção' de Gustavo (Gabriel Leone), que havia sido preso pelos militares.
Arnaldo (Antônio Calloni) e Vitor (Daniel de Oliveira) conseguiram triunfar com a chantagem, fazendo Vera (Cássia Kiss) assumir a mentira, separando o par por 14 anos. Mas o reencontro aconteceu nessa semana, na última segunda-feira (19/06), após quatro passagens de tempo, três mudanças de fase e pouco mais de dois meses de novela no ar .

A cena era a mais aguardada da trama, até porque, como já mencionado, o par é o único ponto de conflito do enredo. E rendeu 30 pontos de audiência, recorde da trama (índice não obtido na faixa desde o remake de "Gabriela"). Pena que tenha deixado a desejar. Alice se chocou ao ver Renato vivo durante o protesto pelas Diretas Já e desmaiou, mas, logo depois que acordou voltou a fotografar a manifestação, deixando as inúmeras dúvidas para depois. Foi um anticlímax. Entretanto, apesar disso, os atores se entregaram e o breve momento foi muito bem defendido por eles.

O casal tem química e o ótimo entrosamento pôde ser visto logo no primeiro capítulo, quando os mocinhos se conheceram e pouco tempo depois se viram perseguidos por militares durante uma confusão. Ali havia ficado claro que o par renderia, como de fato rendeu. Sophie Charlotte e Renato Góes têm uma linda sintonia em cena, facilitando bastante a torcida pelo casal central. Tanto que eles viraram o maior trunfo da novela, mesmo diante de tantos colegas igualmente talentosos. Claro que o fato dos dramas do enredo focarem apenas neles contribuiu, mas de nada adiantaria se o par fosse insosso e os intérpretes limitados.

Renato vem de um primoroso trabalho em "Velho Chico", quando viveu Santo dos Anjos na primeira fase da trama de Benedito Ruy Barbosa. O protagonista, interpretado pelo saudoso Domingos Montagner posteriormente, foi seu grande momento na televisão. Ali ele pôde mostrar o seu talento, chegando a outro patamar na Globo. Antes aparecia apenas na pele de perfis secundários, quase sempre sem muita importância. Apesar disso, vale ressaltar, já conseguia expor seu bom desempenho, vide "Cordel Encantado", "Joia Rara" e "Ligações Perigosas". O ator chegou a ser escalado para "A Lei do Amor", onde viveria o motoboy Gustavo, mas acabou transferido para "Os Dias Eram Assim". Sorte a dele.

E Sophie Charlotte é uma das melhores atrizes da sua geração. Não por acaso se firmou na emissora, sendo frequentemente disputada pelos autores e para interpretar personagens centrais. Estava afastada da televisão para cuidar do filho Otto, que teve com Daniel de Oliveira, e seu último trabalho foi na fracassada "Babilônia", onde mais uma vez convenceu, apesar dos inúmeros erros do roteiro e descaracterização de sua personagem. Seus grandes papéis foram em "Sangue Bom" e "O Rebu", quando viveu as complexas Amora Campana e Duda, respectivamente. Agora a atriz mais uma vez brilha e na pele de uma mocinha destemida, cujas cenas dramáticas são uma constante. A junção desses dois talentos se mostrou muito acertada.

"Os Dias Eram Assim" tem como principal trunfo o casal protagonista. Renato e Alice são mocinhos que despertam torcida para um final feliz e os perfis destacam merecidamente Renato Góes e Sophie Charlotte, que esbanjam química em todas as cenas. Os dois honram a importância dos personagens, segurando bem uma história tão limitada.

17 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

São dois ótimos atores. Mas agora que os mocinhos se reencontraram acabou a novela, né. Não sobra mais nada.

Anônimo disse...

Parabéns MS um texto brilhante. Concordo contigo,o reencontro deixou a deseja.

Joana Limaverde disse...

Da Sophie sempre fui fã, mas do Renato só virei em Velho Chico porque como você mesmo colocou no texto antes seus personagens eram coadjuvantes sem relevância. Eles formam um lindo casal.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Comecei a assistir Os Dias Eram Assim recentemente, mas ainda assim não acompanho todos os dias (tanto que nem sei direito quais são as tramas paralelas rs). Vi essa cena do reencontro deles e, embora tenha gostado da sintonia, também esperava mais. Agora é esperar o real reencontro, quando eles finalmente vão conversar...
Não acompanho tanto a carreira dos dois, mas gostei dos trabalhos que vi. Sophie é linda e estava ótima em Sangue Bom e Babilônia. E me apaixonei por Renato em Velho Chico, comprei o Santo na hora. Até fiquei empolgada quando soube que ele ia participar de A Lei Do Amor, mas realmente a mudança foi muito melhor.
No mais, é isso. Abraços!!

Unknown disse...

Dos anos de chumbo às Diretas Já, a série relembra a situação política do país nestes anos. É uma boa dica pra quem faltou às aulas de história e não se lembra de como foi o regime militar. Até mostra a relação construtora/empreiteiras com o governo e a corrupção (Qualquer semelhança é mera coincidência….rsrs).
Política a parte, o que tem me chamado a atenção na série são os figurinos, a ideia foi fugir dos clichês dos anos 70 e 80 e optar por visuais que façam referências, mas que não demarquem de forma definitiva os períodos retratados.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Só comecei a assistir esse série na semana passada, o começo eu só "assisti pelas propagandas da Globo" e estou gostando bastante os dois são ótimos!!!


Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Natália Santiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália Santiago disse...

Oi Sérgio, estava,aguardando esse post.

Sophie está maravilhosa,sou fã... as cenas com o Renato são tão lindas, nos faz torcer pelo casal. Que química é essa Brasil? Parece q os papéis foram escrito pra eles.Sem contar as cenas dela com o Antonio Calloni, Natália do Valle e Julia Dallavia(essa menina tem futuro). Destaque também para as brigas com Vitor(Daniel de Oliveira), maravilhosos. O elenco dessa novela/série só tem fera, todos. E Sophie passa verdade em todas as cenas.

Renato Góes, que ator é esse? Tão talentoso, cheio de carisma, incrível como ele têm química com todas aa atrizes que trabalha, impressionante. Confesso que pra mim ele era novato na tv, me recordo apenas do Santo. Q ele deu vida lindamente... E ficou marcado. Esse papel, com o seu nome, é um divisor de águas em sua carreira, acabou de sair uma nota que a globo renovou seu contrato por mais três anos. Ele é fantástico. Muito talentoso, e versátil. Pode ser galã, vilão, cômico, drama.. Ele se encaixa em tudo. Virei fã. Destaco as cenas com Cássia kiss, Gabriel Leone(outro destaque, o garoto tem futuro), Antônio Calloni, Maria Casadevall(ela merece uma protagonista e um post aqui), e claro, Sophie Charlotte.
Sorte a nossa de tê-lo em nossas telinhas...

Os últimos casais q vi tanta química foram: Shirlipe e Zacsmin, e agora Renalice...lindos!

ResponderExcluir

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Discordo. O roteiro da supersérie é adequado para uma supersérie. Renato Góes começou muito mal. Melhorou. Mas repito: começou muito mal. E isso não deve ser apagado nas análises. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Andressa...

Sérgio Santos disse...

Formam mesmo, Joana.

Sérgio Santos disse...

Germana, não tá perdendo nada pq as tramas paralelas são todas em função do casal,com raras exceções.E não acontece muita coisa, entao nem precisa ver todo dia. bjs

Sérgio Santos disse...

Entendo, Oath.

Sérgio Santos disse...

São ótimos, Debora. bjssss

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado, Nathalia. Os dois são ótimos mesmo e estão transbordando química. Todos os outros atores citados por vc também são maravilhosos. bjsssssss

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Fabio.

Anônimo disse...

São dois talentos. Pena só tenha esse casal como atrativo da novela.