terça-feira, 20 de junho de 2017

"Malhação - Viva A Diferença" apresenta protagonistas bem construídas e cinco atrizes talentosas

No ar há pouco mais de um mês (estreou no dia 8 de maio), "Malhação - Viva a Diferença" já pode ser considerada um acerto. A temporada de Cao Hamburger, dirigida por Paulo Silvestrini, vem abordando temas importantes de forma séria e o enredo muito bem escrito pelo autor é repleto de qualidades. A audiência, por sinal, está correspondendo (a média está acima dos 20 pontos, excelente índice e o maior em dez anos de "Malhação"). E um dos muitos êxitos da atual fase é a escolha (e construção) das cinco protagonistas.


Keyla (Gabriela Medvedovski), Tina (Ana Hikari), Ellen (Heslaine Vieira), Lica (Manoela Aliperti) e Benê (Daphne Bozaski) são perfis cativantes e totalmente verossímeis, representando a adolescência de uma forma nada maniqueísta. Não há boazinha e nem malvada, há meninas em busca de seus desejos e com muitos dilemas, repletas de virtudes e defeitos. São todas cem por cento humanas, precisando lidar todos os dias com as diferenças que tinham tudo para separá-las, mas que só as unem mais.

Os perfis foram construídos com extrema habilidade pelo autor e a escalação podia colocar tudo a perder. Afinal, atrizes fracas não conseguiriam passar todas as nuances das protagonistas, aniquilando o DNA do roteiro dessa temporada. E o risco era elevado, pois "Malhação" lança talentos desde a sua estreia, em 1995. Ou seja, os escolhidos são sempre novatos, implicando em uma chance maior de tropeços.
O que não deixa de ser compreensível, levando em consideração a falta de experiência de cada um. O seriado não deixa de ser uma 'escola' de artes, observada pelo público. Tanto que alguns intérpretes são ótimos e outros se mostram limitados. Em toda fase.

Mas deu tudo certo. Não poderiam ter escalado meninas melhores. As cinco estão muito bem e seguras em cena. A seleção para cada papel foi precisa e a sintonia entre elas é visível a todo instante. As atrizes crescem juntas, mas conseguem brilhar separadamente sem problemas. Isso acaba sendo resultado de um conjunto de fatores: além de serem talentosas, foram beneficiadas pelos perfis ricos criados por Cao Hamburger, que retrata a adolescência com verossimilhança, sem exageros ou esteriótipos. O roteiro, inclusive, flui com facilidade, mesmo quando não há grandes conflitos ou ganchos. Reflexo da agradável história.

Lica é uma patricinha revoltada, cujo maior drama é a traição do pai, Edgar (Marcelo Antony), que teve uma filha com a melhor amiga da mãe (Marta - Malu Galli). E essa filha é justamente Clara (Isabella Scherer), a então melhor amiga de Lica, que soube antes da relação extraconjugal. A situação deixou a garota ainda mais rebelde, a ponto dela se envolver com Felipe (Gabriel Calamari), namorado de Clara, só para atingi-la. O que a menina não esperava era gostar mesmo de Felipe. Toda essa situação vem sendo bem explorada e Manoela Aliperti está impecável. Ela, aliás, foi uma grata surpresa de "3 Teresas", ótima série do GNT, onde se destacou ao lado de Cláudia Mello e Denise Fraga. A atriz ainda protagonizou recentemente um beijo gay, quando Lica beijou K1 (Talita Younan) --- e Samantha (Giovanna Grigio), que não foi mostrado. Mais uma prova da liberdade dessa temporada.

E Tina é uma adolescente decidida e que precisa enfrentar o racismo da família para ficar com Anderson (Juan Paiva). Mitsuko (Lina Agifu) não aceita que a filha namore um negro e faz de tudo para impedir o namoro. O pai Noboru (Carlos Takeshi) tenta contemporizar, mas também não vê com bons olhos. E a caçula, Telma (Julie Kei), é uma peste que adora ver o circo pegar fogo. Embora seja um clichê, a questão vem sendo tratada com densidade e veracidade. Não só pela rejeição da família de Tina, como também em momentos do cotidiano, vide a hora em que o casal foi abordado por policiais e ele foi ofendido --- isso até rendeu protesto de um deputado policial, que se 'indignou' com a cena. Ana Hiraki é um achado e merece elogios por seu desempenho.

Anderson, aliás, é irmão é Ellen. A outra protagonista é uma nerd, expert em programas de computador. Embora pareça forte por fora, por dentro precisa lidar com a extrema carência em virtude da ausência da mãe, uma enfermeira que passa a maior parte do tempo em um hospital público, e do assassinato do pai (morto com vários tiros). Ainda que frágil internamente, a garota enfrenta tudo e todos com a cabeça erguida, sem tolerar qualquer tipo de preconceito. Isso até resulta em um radicalismo, pois ninguém pode falar nada politicamente incorreto perto dela sem ouvir um sermão. Ela também é alvo da disputa disfarçada entre Fio (Lucas Penteado) e Jota (Hall Mendes).

Já Benê é a líder do grupo de amigas. A nerd tímida fez questão de adicionar o contado de todas assim que se conheceram. Carente de afeto, a menina nunca teve amigos e apresenta dificuldade de relacionamento. Ela sofre de Síndrome de Asperger, um grau leve de autismo. A doença vem sendo abordada ainda de forma superficial, mas terá maior importância ao longo da trama. A garota tem uma mãe amorosa (Josefina - Aline Fanju) e um irmão mais novo implicante (Julinho - Davi Souza). Sem Benedita, as meninas já tinham se separado há muito tempo. A garota funciona como uma espécie de elemento apaziguador, amenizando alguns conflitos que muitas vezes se tornam inevitáveis. Benê também tem um amor: o arrogante Guto (Bruno Gadiol), garoto mais cobiçado da escola que começou a lhe dar aulas de piano depois que perdeu uma aposta. Daphne Bozaski está irretocável na pele dessa personagem apaixonante ---- ela e Heslaine, por sinal, já trabalharam com o autor em "Que Monstro Te Mordeu?" (2014) e "Pedro e Bianca" (2012), respectivamente.

Por fim, Keyla foi a responsável pelo encontro das protagonistas, graças ao seu parto em pleno metrô, provocando pânico em todas. Mãe adolescente, a garota precisa lidar com as responsabilidades que um bebê traz e com os problemas que começam a refletir na escola. Para culminar, ela nunca mais viu o pai da criança e mente dizendo que Tato (Matheus Abreu) é o pai de seu filho ---- a ideia, inclusive, foi dele, pois sempre foi apaixonado pela sua amiga de infância. Keyla ainda conta com o apoio do pai, Roney (Lúcio Mauro Filho), e das próprias novas melhores amigas, que nunca mais se desgrudaram depois do nascimento de Tonico. Cao também começou a abordar os emagrecedores milagrosos através dessa personagem. Como está gordinha depois que virou mãe, a menina vem enfrentando problemas com autoestima e resolveu tomar remédios sem prescrição médica. Acabou internada. Tema importante sendo tratado com propriedade. Gabriela Medvedovski vem se mostrando uma dedicada atriz e seu carisma é nítido.

"Malhação - Viva A Diferença" merece uma sucessão de elogios por muitas razões e uma delas é esse quinteto protagonista. Pela primeira vez na história do seriado adolescente o foco principal não é um romance e, sim, uma amizade verdadeira, cujas diferenças mais aproximam do que separam. As personagens são cativantes e as atrizes transbordam talento. Todas vão muito longe na carreira. Esse é só o começo.

28 comentários:

Juan A. disse...

Que temporada maravilhosa e gostosa de assistir. E que texto excelente. Perfeita sua critica. Estávamos precisando de uma temporada boa, a ultima foi Sonhos, que também foi maravilhosa. Essa temporada tem tudo pra entrar pra lista das melhores de toda historia de Malhação. E que atrizes talentosas, realmente foram um achado. Abraço Sergio

Guilherme disse...

Eu fico emocionado com essa temporada de Malhação a cada dia mais. Eu digo mais. Tem tudo para ser a melhor temporada da história da novelinha teen. É uma temporada diferente de tudo que passou anteriormente, mais madura, realista, que fala a linguagem jovem de uma maneira natural com gírias, um modo de falar mais condizente com o jovem de hoje. Eu fico impressionado com o uso da tecnologia mostrado até aqui na história. Essa necessidade que nós temos de mexer no celular a todo momento e em qualquer lugar. O risco de conhecer pessoas pela internet. Toda essa abordagem é brilhante e já devia ter sido desenvolvida há muito tempo em Malhação. O perfil das protagonistas é maravilhoso, bem diferente do que a gente tá acostumado nas temporadas anteriores, com perfis maniqueístas, meninas bobinhas ou más, sem um perfil mais trabalhado como se fosse novela adulta. Enfim, tem tudo para ser a melhor temporada de todos os tempos. Parabéns Cao pelo sucesso e pelo talento. Adorei a crítica Sérgio.

Anônimo disse...

Parabéns pela excelente crítica. Tomara que elas leiam!

Adriana Helena disse...

Querido Sérgio, só pelas chamadas denota-se que a nova temporada de Malhação está maravilhosa!!
Queria muito assistir e pelo contexto do seu intocável texto amigo, nossa, vi que vale a pena mesmo!!
5 protagonistas carismáticas, lindas e muito alegres!!! Amei!!
Texto primoroso, realidade da vida bem delineada!! Que primor!!!
Sinônimo de sucesso!!!

Tenha uma semana maravilhosa querido!!
Beijos!!!!:))))

Lulu on the sky disse...

Olá Sergio,
Não acompanho Malhação, mas o pouco que vi, vi personagem mais humanas e próximas da nossa realidade. Nas outras temporadas só eram um bando de patricinhas mimadas querendo aparecer e com elenco bem fraquinho
Big Beijos,
Lulu
BLOG | YOU TUBE

Anônimo disse...

Texto maravilhoso. Cinco queridas e mocinhas ricas! Adorando a fase!

Anônimo disse...

Parabéns ótima crítica. Com certeza é a melhor malhação dos últimos tempos.

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, que texto maravilhoso. As meninas tão ótimas emsmo e o enredo é muito bem construído. Como você diz no twitter, "Cao Hamburger, eu te amo"

Fernanda disse...

Que temporada boa! Cao está de parabéns e a escalação dessas meninas foi a melhor possível. Como são talentosas. E o melhor tem belezas naturais, são de fácil identificação. Não são aquelas modelos de beleza que muitas temporadas tinham. São palpáveis, digamos. Adorei a crítica.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Fazia tempo que não vinha uma BOA temporada da Malhação. Essa está ótima, muito atual e real!!! Estou adorando.



Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Bell disse...

Acompanhando pouco, mas gostando.

bjokas =)

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Estou assistindo pouco essa temporada de Malhação, mas gosto da maior parte do que vejo. O foco na amizade, ao invés do romance foi um acerto, precisava mesmo de algo diferente depois de 20 e tantas temporadas.
As meninas são todas ótimas; não as conhecia (tanto que ainda me atrapalho com os seus nomes rs) mas tenho gostado bastante de todas: são seguras e entrosadas entre si, apesar de jovens. Esse, aliás, é outro acerto da temporada: os personagens adolescentes se parecem com adolescentes, tanto na aparência quanto nas atitudes (essa era uma reclamação constante desde quando eu era adolescente e comentava no colégio com as minhas amigas kkkk).
No mais, é isso. Abraços!!

Leitora disse...

Olá Sérgio!
Essa temporada está uma delicia. Dá gosto de sentar pra assistir. Todos os personagens em especial as protagonistas são maravilhosos, sinto que existe mais humanidade ninguém é mau feito e o pica pau e ninguém é o pobre coitadinho. Também estou gostando do destaque que os adultos tem na trama e isso sem deixar os jovens e adolescentes de lado. E ainda tem os temas abordados todos muito bem conduzidos, aliás não sabia que a Benê sofria de Autismo. Sobre o comentário da colega acima eu concordo com adolescentes que parecem adolescentes tanto na aparência quanto nas atitudes, pois eu e minhas amigas também discutíamos isso que eles não se pareciam em nada com adolescentes, a propósito lembro de uma temporada boa onde trocaram o protagonista por ele não se encaixar no padrão de galã (pelo menos foi isso que eu soube) eu não gostava do personagem, mas não por causa da sua aparência e sim por suas atitudes mesmo assim achei muito desrespeitoso a troca. Agora na atual até mesmo um(a) ou outro(a) mais bonito(a) está bem próximo da realidade. Também não sei se é impressão minha, mas todo o elenco me parece muito bem entrosado e isso é sempre garantia de sucesso. Como você mesmo já disse Malhação não é ruim basta ter autores bons e o Cao e seus colaboradores estão excelentes.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Juan!! Abraço!

Sérgio Santos disse...

Eu tb fico, Guilherme. E mt obrigado.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem dúvida, Adriana. Está muito boa. Vale a pena. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Tá mt boa, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Tb adorando, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, porlapazyporlavida lc! Cao tá impecável.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda. Temporada deliciosa mesmo.

Sérgio Santos disse...

Tá ótima, Debora!

Sérgio Santos disse...

Que bom, Bell.

Sérgio Santos disse...

Germana, essa fase merece mt o sucesso que vem fazendo. Vc ia adorar ainda mais se visse sempre. bjsss

Sérgio Santos disse...

Que comentário bom, Leitora.Concordo totalmente.

Pedrita disse...

eu estou gostando. beijos, pedrita

Sérgio Santos disse...

Eu também, Pedrita. bjs