terça-feira, 6 de junho de 2017

"Pega Pega" tem estreia tímida e pouco convidativa

Saiu de cena um romance musical, escrito pela estreante Maria Helena Nascimento, e entrou no lugar uma comédia policial, também de uma autora novata. "Rock Story" foi um êxito e a missão de Claudia Souto é manter o bom nível do horário das sete da Globo com "Pega Pega", uma trama que falará de ética com muito humor, apresentando como foco central um roubo milionário praticado por   quatro pessoas que nunca cometeram um crime antes.


A autora trabalhou como roteirista de programas como "TV Colosso", "Casseta e Planeta: Urgente", "Sai de Baixo", entre outros. Também foi colaboradora de Walcyr Carrasco em "Sete Pecados", "Caras & Bocas" e "Morde & Assopra", além de ter feito parte da equipe de roteiristas de "Alto Astral", trama de Daniel Ortiz. A responsabilidade de conduzir um enredo de sua própria autoria, dirigido por Luiz Henrique Rios (responsável por "Malhação Sonhos" e "Totalmente Demais"), é grande e agora ela terá que mostrar seu talento A sinopse, por sinal, é arriscada.

Explorar o roubo de um hotel é uma ótima premissa, mas será que tem estrutura para se sustentar por tantos meses? Só o tempo irá dizer e o primeiro capítulo terminou com um gancho que expõe o começo desse plano. Malagueta (Marcelo Serrado) chamou Júlio (Thiago Martins), Sandra Helena (Nanda Costa) e Agnaldo (João Baldasserini) para o roubo dos 40 milhões de dólares que serão usados como pagamento na venda do Hotel Carioca Palace, onde o quarteto trabalha.
O bon vivant Pedrinho Guimarães (Marcos Caruso) está falido e resolveu se desfazer do negócio, o vendendo para Eric (Mateus Solano), sem o conhecimento da neta Luiza (Camila Queiroz).

A trama central, entretanto, não foi bem apresentada. A vida dos quatro futuros ladrões acabou em terceiro plano e nem ficou clara a proximidade deles, com exceção de Sandra e Agnaldo que são namorados. A primeira cena, aliás, foi da policial Antônia (Vanessa Giácomo) prendendo um ladrão de joias. Mas o foco da estreia foi a relação conflituada de Eric e sua filha, Bebeth (Valentina Herszage). O poderoso empresário é o mocinho do enredo e nunca mais sorriu desde que a esposa faleceu em um trágico acidente. Até surgir Luiza.

A aproximação dos dois, inclusive, foi rápida demais. Eles mal se conheceram e já estavam trocando declarações no final do capítulo. Faltou cuidado na construção dessa relação, prejudicando a química do par. Mas Eric tem tudo para ser o perfil mais complexo da trama. Aparentemente antipático e frio, o homem solitário sofre e não consegue tolerar a rebeldia da filha, que tem uma imaginação fértil (a ponto de conversar com um canguru de pelúcia falante). Ele ainda é fruto da cobiça da ambiciosa secretária Maria Pia (Mariana Santos), a vilã da novela. Ao que tudo indica, renderá bons momentos para Mateus Solano, sempre bem em cena.

E causou uma ótima impressão a dupla formada por Cristina Pereira e Nicette Bruno. As fofoqueiras Prazeres e Elza prometem sequências impagáveis, destacando o talento dessas atrizes maravilhosas. As duas são tias de Júlio e estão correndo risco de despejo. Por isso o sobrinho ajuda no roubo da fortuna do hotel. Outro acerto foi a abertura, muito bem feita e ao som de "A Hard Day`s Night" (composta por John Lennon e Paul MacCartney na época do The Beatles), regravada por Skank. Mas o todo dessa nova produção não empolgou. Até mesmo o Hotel Carioca Palace, principal cenário, apareceu pouco.

"Pega Pega" teve uma estreia tímida e não 'pegou' nesse primeiro capítulo. Mas é sempre difícil analisar uma produção que ficará seis meses no ar levando em consideração apenas um dia de história. A apresentação do enredo e dos personagens não foi convidativa. A autora errou em não começar contando a vida dos quatro ladrões do hotel. Afinal, não é esse o foco principal? O ritmo arrastado também prejudicou o conjunto. Resta esperar os próximos capítulos para uma mudança de impressão ou uma constatação.

35 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo. Só gostei das tias fofoqueiras. O resto...

Júlio Cesar disse...

Vim seco ler sua crítica, Sérgio. Apesar de ter gostado do primeiro capítulo, achei que todas as aproximações (Luiza/Eric, Antonia/Julio, Bebeth/menino que eu esqueci o nome) foram apressadas demais. O melhor foi a perseguição do começo (Vanessa Giácomo ótima), as cenas com a Mariana Santos e o núcleo composto por Nicette e Cristina, que dá a impressão de que será bem engraçado. Odiei o "canguru" animado" (wtf) e também queria mais foco no roubo do hotel. No entanto, nem acho tão ruim o fato do capítulo ser morno, visto que algumas produções recentes empolgaram tanto no primeiro capítulo e decepcionaram depois. Adoro seu blog e comemtários. Abraço.

Ricki disse...

Estava esperando acrítica. Sensato como sempre.

Anônimo disse...

Assino embaixo. Espero que depois melhore.

Anônimo disse...

Que a novela vai fazer sucesso de audiência, não duvido nada, afinal pegou o horário das sete em alta. A questão é se será uma boa novela. E a impressão deixada pelo primeiro capítulo já não foi das melhores. Mas, bem, A Força do Querer também teve uma estréia morna e agora pode ser considerada um novelão. Será que o mesmo acontece com Pega-Pega? É conferir pra ver!

chica disse...

Acompanhei teus comentários no twitter,rs ... Vi que não agradou! abraços,chica

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Adoro suas críticas, parabéns!!!

Achei o 1º episódio muito confuso, tudo acontecendo muito rápido e sem muita explicação... Veremos como será o resto dessa semana!!!


Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Achei uma chatice.

Andressa Mattos M. disse...

Precisa sua crítica,principalmente em cima da pressa da relação do casal formado por Luiza e Eric. Nem deu tempo de torcer pelo romance. Mas também gostei da dupla de tias fofoqueiras.

Raquel disse...

Pois eu gostei, Sérgio! Tirando a história chatinha da menina fujona chatinha e da forçadinha na última cena de Eric e Luiza e achei um primeiro capítulo movimentado. Gostei de quase todos os personagens, e os atores estão todos muito bem, com exceção da Camila que eu achei travadinha.

Estão apresentando os personagens e a história ainda. Estão armando a cena pro grande roubo do hotel. Sabendo que acontece no 3o capítulo, achei legal levarem um tempinho pra verem como chegaram lá. Enfim, estou achando que vou me divertir horrores com a novela.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Achei a estreia boa, nada espetacular, mas isso não é necessariamente um defeito. Até entendo a proposta de apresentar primeiro o casal protagonista pra depois mostrar o contexto dos funcionários que roubam o hotel, mas da forma como foi feito ficou, no mínimo, estranho.
Concordo que a aproximação da Luiza e do Eric foi muito súbita. Eu, que amo esse tipo de história (do "viúvo amargurado que reencontra a alegria de viver") e gosto demais do Mateus Solano e da Camila Queiroz, não consegui ainda comprar o casal e torcer por eles. Também não gostei da menina que faz a Bebeth; atuação estranha nesse primeiro momento, vamos ver pra frente.
Em contrapartida, a parte do hotel foi o melhor da estreia. Gostei dos funcionários que vão fazer o roubo (só não o Malagueta, mas essa é a ideia rs) e também ri com as tias do Júlio, sempre bom ver Nicette Bruno e Cristina Pereira em cena. E a apresentação ficou ótima mesmo, fugiu do "padrão" que vinha sendo apresentado no horário e ainda tem Beatles regravado por Skank pra escutar todos os dias.
No mais, é isso. Abraços!!

Unknown disse...

Resta saber se o mote do enredo vai cativar os telespectadores e segurar o horário das sete em alta... Maior desafio dessa trama é não derrubar a única faixa estável da Globo

JAN disse...

Olá Sergio!
Eu também achei que os personagens ERIC e LUISA. Tenho esperança de ver um bom trabalho, pois o elenco é muito bom e você me apresentou um bom currículo da autora, que eu desconhecia.
Estou gostando de seguir seu blog!

ABÇ
JAN

Leitora disse...

Olá Sergio!

Eu só vi uma parte enquanto jantava como estava envolvida com uma leitura resolvi dar prioridade para o meu livro então não posso opinar muito exceto por um detalhe. Quando eu vi a chamada do segundo capitulo com o casal protagonista já loucamente apaixonado eu fiquei tipo: Oi? Eu gosto de ver a relação de um casal sendo construída esse negócio de Insta Love para mim é muito dificil de engolir. Eu ainda não decidi se vou acompanhar essa novela ou não.

Gustavo Nogueira disse...

Eu não gostei da estreia dessa novela e acho que será bem ruim, acompanhei pouco os segundo e terceiro capítulos.Achei a aproximação dos casais feita de forma muito forçada e apressada, como se a novela só tivesse 15 capítulos e o que foi aquela cena da filha do Eric tendo alucinação com um canguru?Total vergonha alheia, mas achei a atriz promissora.O casal protagonista no segundo capítulo já transou(oi?).Só gostei da dupla de tias fofoqueiras mesmo.

Sérgio Santos disse...

Um começo ruim msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Julio. Fico feliz com o prestígio. Venha sempre. abçsss

Sérgio Santos disse...

Valeu, Ricki.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nem sabia que tu tinha Twitter, Chica. rs bjsss

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Debora.

Sérgio Santos disse...

Não foi bom msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Raquel. bjs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Germana, a junção do casal não teve construção. Foi do nada. Difícil comprar. bjsss

Sérgio Santos disse...

Sim, Oath.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Jan. bjão

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Leitora...

Sérgio Santos disse...

Pois é, Gustavo...

Filha do Rei disse...

Concordo contigo!! Espero que com o tempo a história fique mais atrativa. Tenha uma ótima semana!!

Sérgio Santos disse...

Obrigado! Que saudades de vc!!!!!

Unknown disse...

Andei sumida daqui e voltei pra ler mais um ótimo texto, como sempre. Realmente disse o que eu penso, essa novela não me pegou... Só tenho duas coisas a acrescentar: o crush da Bebeth me lembra muito o Nicolau e aquele canguru animado me dá muita vergonha alheia sempre que aparece...

Sérgio Santos disse...

Vittoria, bom te ver de volta. bjsssss

Anônimo disse...

Olá, assisti os dois últimos capítulos e adorei, o romance oculto da coroa com o boy,e a perspicácia da amiga, esta bem interessante.
Abraços e bm findi!