terça-feira, 21 de julho de 2015

Camila Queiroz: a grande revelação de "Verdades Secretas"

A sua missão não era nada fácil: estrear logo como protagonista em uma novela das onze da Rede Globo. E em uma trama inédita que era a aposta da emissora na faixa, após a produção de quatro remakes. Para culminar, o horário tardio permite cenas mais ousadas, onde a nudez passa a fazer parte de várias cenas. Ou seja, era um conjunto de fatores bem assustador para uma iniciante. Mas, contrariando todas as desconfianças, Camila Queiroz vem tirando de letra o desafio e se tornou a grande revelação de "Verdades Secretas".


A protagonista da trama de Walcyr Carrasco é um tipo que exigiria muita entrega até mesmo de uma atriz mais experiente. Arlete é uma menina de 16 anos, do interior de São Paulo, que sonhava em ser modelo. Ela acabou vindo para a cidade grande com a mãe Carolina (Drica Moraes), que tinha acabado de se separar do marido, e se instalou na casa de Hilda (Ana Lucia Torre), sua avó. Ainda tentando se adaptar ao novo 'mundo', a garota logo foi contratada pela agência de Fanny (Marieta Severo) e achou que o seu sonho finalmente começava a se realizar.

Porém, Arlete ganhou o nome 'artístico' de Angel e descobriu que tinha se enfiado em um esquema de prostituição, onde as modelos faziam parte do chamado 'Book Rosa'. O excesso de ingenuidade da personagem poderia irritar, mas isso não acontece porque o autor soube construir muito bem este perfil e Camila a defende com extrema competência.
É fácil sentir pena daquela menina interiorana que se viu cada vez mais enredada a situações que foram perdendo totalmente o controle. Afinal, a modelo se envolveu afetivamente logo com o primeiro cliente (Alex - Rodrigo Lombardi) e sequer imaginava que aquele poderoso empresário viraria a sua vida de cabeça para baixo.

Camila encarou várias cenas difíceis, tanto dramáticas quanto de pura exposição. Ela enfrentou a dificuldade e mostrou naturalidade em todas as sequências de nudez, assim como expôs seu talento nos momentos que Angel sofreu copiosamente em virtude da vida nada complicada que estava levando. E isso tudo com apenas duas semanas de novela no ar. Não deixa de ser algo surpreendente, até porque é perfeitamente normal que haja uma certa insegurança no começo de todo trabalho. Muitos atores experientes, inclusive, só conseguem encontrar o tom do personagem alguns capítulos, ou semanas, depois da estreia da novela.

Mas a estreante conseguiu incorporar a Arlete logo no começo. E uma de suas melhores cenas até então foi a que mostrou a menina sendo presa em flagrante, após um cliente morrer de infarto antes mesmo de transar com ela. Como é menor de idade, foi para uma delegacia e lá precisou encarar a vergonha diante da avó, que foi buscá-la. Camila fez uma grande sequência com a sempre impecável Ana Lucia Torre e conseguiu mostrar todo o constrangimento e desespero daquela garota, após ter seu maior segredo (ou verdade secreta) revelado. Ela, aliás, tem feito ótimas parcerias na trama.

É ao lado de Rodrigo Lombardi que a atriz tem feito as cenas mais complicadas. Afinal, Alex ficou completamente obcecado por Angel e ela se apaixonou por ele, sem se dar conta da relação doentia que a cerca. Os dois têm muita química nas sequências quentes e se destacam quando os personagens se atacam com ironias. O 'relacionamento' do empresário com a ninfeta agora se envereda para um caminho ainda mais perigoso, uma vez que o ricaço fingiu ter se apaixonado pela mãe dela somente para poder ficar mais perto do fruto de sua obsessão, e ainda poder dominá-la. Vale destacar, inclusive, a ótima sintonia que Camila tem com Drica Moraes.

As duas parecem mesmo mãe e filha, onde uma está sempre preocupada com a outra. Ambas apresentam a ingenuidade como principal característica. As cenas da dupla são sempre voltadas para uma dramaticidade maior e a novata faz bonito ao lado da veterana. Camila já protagonizou vários momentos bonitos com Drica, evidenciando toda a cumplicidade que existe naquela relação, ainda que haja um segredo assombrando este laço.

Também é preciso mencionar as boas cenas que a estreante tem feito com Agatha Moreira (Giovanna, a grande rival de Angel), Gabriel Leone (Guilherme), Felipe Hintze (Eziel), Marieta Severo (Fanny) e Rainer Cadete (Visky). Todos estão muito bem e a atriz nem parece uma iniciante perto deles. Aliás, o fato dela nunca ter atuado ---- antes de fazer o teste para a novela ---- impressiona e acaba comprovando que quando a pessoa tem vocação para algo, dificilmente se sai mal quando é exigida.

Camila Queiroz é uma grata surpresa de "Verdades Secretas". Walcyr Carrasco, Mauro Mendonça Filho e equipe acertaram em cheio quando escalaram esta estreante (que trabalhou anos como modelo) de talento para interpretar a complexa Arlete/Angel, protagonista da novela das onze. É o início uma carreira promissora, cujos frutos já podem ser colhidos. A atriz tem honrado a profissão e vai longe.

36 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Essa menina é um talento! Até fiquei em dúvida se era estreante mesmo porque não parecia. E na minha opinião nesse caso houve um acerto de todos, ao contrário de Presença de Anita anos atrás. Mel Lisboa estava péssima e depois ficou melhor, mas nada de outro mundo. Essa não, essa mostrou pra que veio logo no primeiro capítulo. E essa novela está maravilhosa, Sérgio. Não dá pra perder um só dia.

Anônimo disse...

Mais um ótimo texto! Parabéns!

Melina disse...

Sérgio, querido, essa novela é impecável. Eletrizante e bem escrita. Os haters do Walcyr tão mordendo a língua. Mais um sucesso pra ele. E a Camila é encantadora. Estou fascinada por ela e concordo com cada palavra desse bem escrito texto. Ela é uma grande revelação e chegou para ficar. Angel é uma personagem ótima e ela vem interpretando muito bem. Um beijo.

Thales Zanatelli disse...

Camila Queiroz e Agatha Moreira sem sombra de duvidas são os maiores destaques de uma novela quase impecável. As duas vivem personagens complexas, e totalmente opostas. Todas as cenas exigem muito das atrizes e é correspondido a altura. Camila é uma grata revelação, tem um longo futuro nas novelas. Já Agatha já havia feito duas novelas, mas nenhuma com a importância da atual. Giovanna irá ficar marcada na careira da jovem. Agatha e a Camila ao final da novela terão seus respectivos contratos renovados e por um longo período, coisa rara atualmente, mas que só comprovam o talento e a entrega de ambas as seus personagens, sendo beneficiadas, merecidamente. Quero aproveitar para parabenizar a Globo que vive investindo em novos talentos e nunca decepciona. O Reynaldo Gianecchini estrou como protagonista de uma novela das nove. Marjorie Estiano, Sophie Charlotte, Isabella Santoni, Anaju Dorigon e a própria Agatha apareceram pela primeira vez na Tv já tendo responsabilidade de ser protagonista e conseguiram cumprir seu objetivo e mostrar todo o seu talento.

Ulisses disse...

Texto ótimo, Sérgio. Concordo com você e essa menina vai longe. Além de tudo é simpática. Nem dá pra ver que é sua primeira novela. Aí a gente vê as diferenças. Ela se entregou e ficou nua sem problema. A tal Alessandra Ambrósio além de atuar mal pra burro, não quis ficar nua na cena de sexo com Alex.

Tainá disse...

Essa garota merece todo o sucesso que vem fazendo. Ela e a novela são ótimas. Amo.

Anônimo disse...

Descobrir seu site a pouco tempo e tenho acompanhado diariamente seus comentarios. Gostaria de ouvir sua opinião sobre a atuação de Alessandra Ambrósio principalmente na cena em que Alex termina com Sâmia, pois fiquei constrangida com a falta de exressão da moça, que na minha opinião é linda, uma ótima MODELO, mas não é atriz. O que vc acha sobre ela?

MARILENE disse...

Sergio, embora não veja a novela, assisti algumas cenas, coincidentemente, com atuação dela. E nem sabia que era estreante, pois trabalha muito bem.Que os caminhos dela continuem promissores. Bjs.

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa novela, passa tarde e eu acordo bem cedo.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Talita disse...

Realmente Sérgio a Camila está se saindo muito bem, ela consegue passar veracidade, não é uma atriz de apenas uma expressão... mesmo sendo uma estreante coloca muita atriz da mesma faixa etária dela, que já está na tv a algum tempo, no chinelo...parabéns àqueles que a descobriram.

Cristine disse...

Concordo em gênero, número e grau com o teu comentário, a garota é um achado, espero que ela tenha outras oportunidades, pois talento ela tem. E o Walcyr Carrasco ensinando como se cria uma ninfeta com credibilidade e autenticidade, pois a última que apareceu no horário nobre era um porre, sem vida, sem brilho.

Unknown disse...

Concordo, Sérgio. Camila Queiroz, além de linda, é talentosa. Mas também gosto da Agatha Moreira no papel de Giovanna.Uma serve como contraponto à outra.

Gabriella disse...

Parabéns ao merecido reconhecimento ao talento dessa Camila. E que sorte ela teve. Começou logo num sucesso e numa novela ótima. Adoro Angel mas sei que vou odiá-la quando começar o caso com Alex e ele estiver casado com a mãe. Camila tá arrebentando!

Anônimo disse...

Concordo com tudo. Já virei fã.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
TALENTO É ALGO QUE NASCE COM A PESSOA, ESTA MENINA,CAMILA QUEIROZ, É A PROVA DISSO.
ESTOU GOSTANDO MUITO DE VERDADES SECRETAS, UMA SÉRIE FORTE SIM E COM CENAS BASTANTE OUSADAS, MAS EM HORÁRIO COMPATÍVEL COM O QUE APRESENTA.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Concordo totalmente com sua análise. Além de linda, Camila Queiroz mostra muito talento. Impressionante ver a excelente atuação dela, considerando que ela é estreante como atriz. Com certeza, ela se mostrou muito competente no teste, caso contrário seria um risco a sua escolha. Tudo indica que ela será um sucesso como atriz.

E o Alex. hein??? Que cretino!-rsrsrs. (Acabei de assistir ao capítulo de hoje).

Grande abraço.

Sérgio Santos disse...

Não dá pra perder um só dia msm, Andressa. E concordo, o caso dela é bem mais impressionante porque compartilho dessa sua opinião sobre a Mel. E Camila vai longe. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Estão mordendo msm, Melina. Aliás, de novo, né. A novela tá boa demais. E Camila está incrível no papel. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt bom seu comentário, Thales. Concordo com tudo e tb acho que ela e Agatha estão com perfis excelentes e de imenso destaque. Bons exemplos de outros talentos.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Ulisses. E obrigado pelo elogio. Camila merece todo o sucesso.

Sérgio Santos disse...

Tb acho Camila e a novela ótimas, Tainá.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, seja bem vindo. Espero te ver mais aqui e da próxima vez diga seu nome. Olha, acho que como atriz Alessandra é uma ótima modelo.

Sérgio Santos disse...

Nem parece estreante msm, Marilene. bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Parabéns msm, Talita. Os descobridores acharam um talento e tanto.

Sérgio Santos disse...

Com certeza ela terá um grande futuro, Cristine. E Walcyr tá mostrando msm como se fazer uma ninfeta. Novelão. bjs

Sérgio Santos disse...

Elvira, Agatha é outro talento. Faz msm um contraponto com Camila mt bom. bj

Sérgio Santos disse...

Ah sim, Gabriella, quando começar a traição ela será julgada msm. Mas Camila tá incrível. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Zilani. Ela tem talento, a trama é forte e o horário é compatível. bjs

Sérgio Santos disse...

Alex é um canalha, Vera. Dá nojo mesmo. A novela tá boa demais Camila é um talento nato. Grata revelação. bjs

Ramon Siqueira disse...

Como não amar Camila Queiroz? Ela está excelente, domina todas aa nuances do papel. Ela poderia se encaixar no clichê "mocinha chata", mas tanto a atuação dela quanto a construção do papel feita pelo Walcyr são exceções. Ela tem um futuro promissor, lindaaa e talentosa. Merece todo o reconhecimento!

Unknown disse...

Ela nem parece estreante, de tão talentosa que é. E ainda com um papel excelente em uma novela maravilhosa, não poderia estrear de maneira melhor. Walcyr está dando um show nessa novela e nem vejo os haters dele criticando por que não tem o que criticar. A personagem é uma ninfeta de verdade e não uma sem sal e sem açucar como aquela ninfeta de Império. Todos os atores estão execelentes em cena, gosto muito da Agatha Moreira também. E que bom ver Drica dando a volta por cima e arrasando na novela. Já o Lombardi eu acho canastrão mesmo.
Abraços

Sérgio Santos disse...

Como, Ramon? Concordo.

Sérgio Santos disse...

Ed, concordo com todo o seu comentário. E eu tb acho o Lombardi canastra, mas nessa novela tenho achado ele mt bem. Abçs