segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Salve Jorge: grandes atores desperdiçados em insignificantes histórias

A novela das nove já chegou praticamente na metade e continua sem empolgar. Abusando das situações absurdas no núcleo central e da total falta de acontecimentos relevantes nos núcleos secundários, "Salve Jorge" segue seu rumo enfrentando muitas críticas e pouca repercussão. Entretanto, o que não se pode negar é a imensa qualidade do elenco escalado. Um grande time foi escolhido e quase todos são excelentes atores, dignos de muitos elogios. Mas mesmo tendo essa qualidade, fica claro que Glória Perez escalou gente demais para histórias de menos.


Incluindo as participações e o elenco de apoio, há quase 100 atores na novela. É muita gente. Não é surpreendente que não haja espaço para todos se destacarem. Afinal, é praticamente impossível desenvolver vários núcleos em nível de igualdade, ainda mais com tanto ator no time. Entretanto, apesar da situação ser previsível, é lamentável ver profissionais que já defenderam tantos personagens bons 'jogados' de lado em "Salve Jorge".

Uma pena ver atores como Nicette Bruno, Ana Beatriz Nogueira, Jandira Martini, Walderez de Barros, Isaac Bardavid, Cristiana Oliveira, Eva Todor, Elizângela, Ernani Moraes, Cissa Guimarães, Rosi Campos, Stênio Garcia, Nivea Maria, Natália do Vale e tantos outros aparecendo menos do que coadjuvantes de um
elenco mais enxuto. Muitos, inclusive, ficam dias sem aparecer e quando dão o ar da graça é apenas para dizer uma ou duas frases.

Algumas notícias foram publicadas a respeito do descontentamento de alguns atores sobre seus insignificantes papéis. E Glória Perez já se pronunciou em virtude dessas notas vinculadas na imprensa. A autora deu uma declaração alegando que todos sabiam da relevância de suas participações. Porém, ainda assim, é perfeitamente compreensível a insatisfação de parte do elenco. Aliás, o telespectador que admira o trabalho deles também está insatisfeito, afinal, nada mais é do que um desperdício de talento.

Após o sucesso de suas personagens em "A Vida da Gente", ver atrizes como Nicette Bruno e Ana Beatriz Nogueira terem personagens cujo único conflito é a herança envolvendo um cachorro é deprimente. E Cristiana Oliveira? Depois de brilhar em "Insensato Coração" vivendo uma presidiária violenta, é lamentável a atriz ficar sem aparecer por até 20 dias. Ainda é necessário citar o caso de Domingos Montagner. A grande revelação de "Cordel Encantado", e que protagonizou grandes cenas na minissérie "O Brado Retumbante", agora interpreta um homem cujo drama é se envolver com uma brasileira e mostrar os costumes da Turquia em um núcleo que não emplacou devido à repetição de temas. Ou seja, uma participação totalmente irrelevante. Até mesmo Tiago Abravanel, que foi anunciado com pompa e circunstância, mal aparece na atual novela. Também dá para contar nos dedos as vezes em que Walderez de Barros e Jandira Martini apareceram. Enfim, são tantos bons atores desperdiçados que fica impossível citar todos os nomes.

"Salve Jorge" merece elogios por estar trazendo à tona o caso do tráfico de pessoas e, apesar do festival de absurdos, o núcleo principal tem sido de utilidade pública. Porém, como entretenimento sempre deixou a desejar. E o grandioso elenco poderia constar como um dos poucos pontos positivos da novela; entretanto, devido ao elevado número de ótimos atores desperdiçados em insignificantes histórias, o elenco escalado acaba fazendo parte de mais um ponto negativo da trama de Glória Perez.

51 comentários:

paulo disse...

Na verdade Salve Jorge sofre do mesmo mal da maioria das novelas atuais, inclusive a sua amada Avenida Brasil: um nucleo principal e um monte de nucleos e personagens secundarios e avulsos e que NADA tem a ver com a historia central. Digo e repito, novela é TRAMA, é uma teia de acontecimentos que envolvem todos os personagens e nucleos. Por isso não troco as novelas do passado por essas de hoje(ALÉM DE OUTROS MOTIVOS), kkkk
Abrçs

eder ribeiro disse...

Oi, Sérgio, bom dia.
A Glória está se tornando uma novelista repetitiva. As mesmas histórias, e mesmo o tema sendo diferente, ela não sai da mesmice de sempre. Se depois desse fracasso, ela não se renovar é capaz da Globo pôr ela na geladeira. Abçs.

! Marcelo Cândido ! disse...


Eva Todor sumiu mesmo, mas já era de se esperar vindo da Gloria Perez!!!

chica disse...

Pena isso,não? Estou bastante por fora dela, mas creio que um ou dois dias, me enfronho de tudo... abração, de volta,chica

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Bem sobre os absurdos do núcleo central eu discordo porque não acho tão absurdo assim rs, mas isso não vem ao caso. Sobre o elenco mal aproveitado, realmente é de se lamentar. Eva Todor nunca mais apareceu, Valderez de Barros pinta nas festas Turcas, Mariana Rios aparece raramente, Anderson Muller então coitado, não me lembro de uma cena dele, tem peso menor que de um figurante, o mesmo pode-se dizer de Narjara Turetta, entre outros citados no texto.Bom Glória sempre apostou em elencos numerosos, portanto isso não deve ser novidade para os atores, a diferença é que diferente das novelas anteriores de Glória, as tramas paralelas de Salve Jorge não caíram no gosto de público e isso implica em apostar alto no núcleo central, o tornando repetitivo e maçante, porque não existe uma trama suficientemente forte que chame a atenção e alivie a trama do tráfico. Com isso esses grandes atores se veem obrigados a fazerem parte de tramas que não andam e nem acrescentam nada ao todo da história, a eles só cabem preencher um espaço de tempo em cada capítulo. É uma pena! E também concordo com o que diz no último parágrafo, a novela não funciona como entretenimento, pois Glória aposta alto no alerta em determinado tema em detrimento a um bom folhetim, ou seja uma boa história.

Abraços

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo com tudo, Sérgio. Existe um grande desperdício de talentos e de tramas desinteressantes. Continuo sem conseguir chegar ao final dos capítulos, mesmo com toda a boa vontade, porque eles se tornam monocórdios e acabo adormecendo ou mudando de canal. A trama do tráfico humano é interessante, apesar de algumas incoerências. No momento, a da Antonia e do Celso também desperta uma certa vontade de ser acompanhada e dá margem a bons desempenhos de Letícia Spiller, Caco Ciocler, Kíria Malheiros (Raíssa) e, de certa maneira, Nívea Maria.

Clau disse...

Oi Sérgio!
Glória Perez já escreveu tramas bem melhores...
Mostrar o caso do tráfico de pessoas,é relevante,mas realmente é uma pena ver excelentes atores enchendo linguiça...
Bjs!

A Viajante disse...

Boa pena nisso....um abraço!

Mila C. disse...

Olá sérgio, ora pois|

Concordo com a sua opinião, a Glória Perez escalou muitos atores para tão pouca história.
A semana passada a SIC anunciou que comprou Salve Jorge para exibir em Setembro de 2013.
Os jornalistas confrontaram
O diretor de compras por ter adquirido a novela pela repercussão negativa da mesma no Brasil, ele defendeu-se ao dizer "os públicos são difrentes, há novelas que não fazem sucesso no Brasil e aqui em Portugal são um enorme sucesso como foi Gabriela e caras e bocas".(Sorte para ele né!!!)

Um xiii/abraço apertado...kisses

Thallys Bruno Almeida disse...

Bom texto, Sérgio. Elenco demais sempre dá nisso e agora não é diferente.

É tão lamentável ver Ana Beatriz Nogueira e Nicette Bruno, que brilharam absolutas em A Vida da Gente junto com as protagonistas, se sujeitarem a isso. E a cachorrinha também não tem sorte, uma vez que também esteve em Fina Estampa, rsrs...

Sobre o Montagner, uma parte do público chegou a elogiar a sintonia dele com a Cleo Pires, mas logo logo ele perdeu a função. E a Tânia Kalil, coitada, fazendo mais um papel de mulher rejeitada? A Cissa Guimarães servindo de escada pra CP? A Narjara, que nem apareceu? O Abravanel, anunciado com toda pompa e circunstância? Tá difícil demais. Enquanto isso, tome Duda Nagle e Ivan Mendes, p. ex. Tome núcleo do alemão. Tome pagofunk.

A Letícia Spiller e o Caco Ciocler ainda chegaram a ganhar um discreto espaço por causa da separação e a obsessão dele em ferrar com a ex-esposa, trama que inclusive aborda a Síndrome de Alienação Parental, mostrando o Celso impedindo a Antônia de ver a filha (e essa mesma coisa já havia sido abordada pela Elizabeth Jhin em Escrito nas Estrelas através da personagem da Carolina Kasting).

Na citação que a Mila fez do diretor da SIC, achei estranho Caras & Bocas ter sido mencionada (pelo diretor) como "não fez sucesso no Brasil". Que eu saiba, Força de Um Desejo, p. ex., essa sim flopou aqui e fez bonito lá fora. De qualquer forma os portugueses estão melhores que nós... AVBR passando lá com sucesso e daqui a pouco Cheias de Charme estréia lá... Abçs!

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, assino embaixo de tudo que disse, é muito cacique p pouco índio nessa história, no caso muito ator p pouco assunto rsr, gente muito boa e tão apagada, só p dar peso na novela, uma pena, a história do tráfico é legal, mas não dá p sustentar a novela só com isso né! Abraçosss

Lulu on the sky disse...

Sérgio parabéns pelo seu texto. Acho lamentável tanto desperdiço. Até mesmo o Caco Ciocler, deram um papel tão chato que faz uma alienação parental com a filha tá duro de engolir.
O lado ruim de ter tantos atores com pouco destaque, é impactar nas demais produções da emissora, que por sua vez fica limitada para escalar o elenco. Uma pena!
A novela não deslanchou mesmo.
Big Beijos

Vanessa disse...

Sérgio, querido,

Concordo com tudo o que vc escreveu! É uma pena ver tanta gente de qualidade aparecendo três dias sim, noventa não. Ao mesmo tempo, penso que, quando vc aceita fazer uma novela da Glória Perez e do Manoel Carlos, por ex, vc já está ciente de que pode passar por essa situação. Até pq eles sempre trabalharam com elencos numerosos, núcleos infinitos...

É fácil a gente criticar o lado do poder, mas será que os maravilhosos Ana Beatriz Nogueira, Nicette Bruno e Caco Ciocler, só para citar alguns, são tão inocentes assim que não sabiam disso? Ora, não se trata de um evento fora da curva. Em todas as novelas é assim. Se aceitou o papel, seja lá por qual motivo, então que seja profissional o suficiente para terminar o trabalho com dignidade.

Eu, se fosse atriz, jamais iria querer participar de tramas do tipo. No caso do Manoel Carlos, abriria uma exceção, mas iria sabendo que poderia ter apenas os créditos na abertura. E estou com a Glória nesse caso: os atores sabem sim o tamanho do papel. É claro que, no ar, ele pode ficar maior ou menor, dependendo da aceitação junto ao público. Mas ninguém embarca numa novela das nove, que exige uma dedicação de um ano, no escuro. A não ser que seja um ator iniciante.

Bom, escrevi aqui, mas nem assisto "Salve Jorge". rs. Ninguém merece. rs. E o pouco que vejo me irrita. E não aguento mais ver a Nanda Costa chorar pra tudo: se a Morena está feliz, ela chora; se está triste, ela chora tb. Tenho uma enorme preguiça dessas atrizes que acham que chorar é interpretar bem!

Beijos, querido.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Concordo com você.
Não há sentido para tantos atores de peso participarem de uma novela onde não há espaço para destaque de todos eles. Acho constrangedor para eles, mas contrato é contrato. O pior é que a participação de alguns chega a ser ridícula.
A novela não anda, nada acontece. Você poderá ficar uns três dias sem assisti-la que não haverá prejuízo no acompanhamento. O único ponto positivo da novela realmente tem sido o destaque ao tráfico de mulheres, que já está inclusive produzindo resultados, conforme veiculado por estes dias.
Sinceramente, não sei como a Glória Peres vai conseguir segurar a novela no ar pelo tempo previsto.

Beijo.

Anônimo disse...

Acho q essa trama nem São Jorge salva mais... rsrsrs

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sergio
...Concordo com você.
... tantos atores de peso, para pouca trama...aliás, somente o tráfico de pessoas é relevante.
Sinceramente, a Glória Peres vai ter q se renovar, depois dessa.
Bela semana!
Abraços

Unknown disse...

Serginho mais uma vez concordo com
tudo isso, atores maravilhosos aparecendo pouco, ....Muita gente pra pouco história, mas como diz o ditado quem não tem cão caça com gato, e la vamos nós continuar a assistir a novela e ver o que vai dar
Deixo um abraço com carinho
Bjuss
Rita!!!!

Ammhã quarta feira tem Blogagem Coletiva espero vc ,sei que vai gostar
bjãooooooo

Anônimo disse...

Olá Sérgio...tenho pouco tempo para navegar na internet, mas desde que descobri seu blog, é parada obrigatória, vc escreve muito bem, é muito gostoso ler seus textos, parabéns..

bem, qto a essa novela não assisto, mas pelo visto a opinião é mieo geral né...é uma pena, e eu ainda reclamando de Lado a lado...kkkk
acho que essa novela aí, nem o Jorge Salva...aliás, vamos chamar o Super Zé Maria, quero ver se ele não salva o Jorge...
Cat

Paty Michele disse...

Sérgio, quando é que essa novela termina????????

rsrsrs

bjs

Sérgio Santos disse...

Paulo, o que vc disse não tem o menor sentido. Vc pode ter odiado Av. Brasil, mas a comparação feita é sem nexo. O elenco era enxuto e TODOS os atores tiveram o devido destaque, estando a trama interligada com o núcleo principal ou não. A questão aqui é o pífio destaque dado aos grandes atores.

Vc não pode comparar uma novela que teve pouco mais de 40 atores com uma que tem quase 100. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder. Além de se renovar é preciso também selecionar um elenco mais enxuto. abraço

Sérgio Santos disse...

Oi Marcelo. Eva é maravilhosa e não merecia isso. Ao menos foi lembrada pela autora. abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica. Bem-vinda de volta. bj

Sérgio Santos disse...

É uma pena ver tanta gente boa jogada de lado, Rafael. Sim, eles já deviam saber mesmo, mas acho que a situação piorou muito. E é normal que muitos fiquem insatisfeitos.

A novela está sendo útil ao tema do tráfico, mas como entretenimento não dá... Abraço.

Sérgio Santos disse...

Elvira, há tempos que não vejo nada dessa novela. Vi metade de um capítulo dela para poder escrever, mas nem precisava. Tudo continua na mkesma e os atores porcamente aproveitados continuam na mesma situação. O caso do núcleo do Ciocler deu uma melhorada mesmo, mas nem assim Nivea Maria consegue se destacar. Stênio Garcia então...

A novela é muito fraca e o elenco ao invés de funcionar como ponto positivo, apenas enfatiza os negativos. bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Clau. Sem dúvida, o tráfico é útil para o país, mas novela é pra entreter e não está fazendo isso. bj

Sérgio Santos disse...

Ju, abraço.

Sérgio Santos disse...

Mila, obrigado pelo comentário. Olha, meus pêsames pra vc em setembro. Realmente o sucesso varia às vezes de lugar pra lugar, mas não acredito que vá fazer sucesso aí não.

ps: Caras & Bocas e Gabriela fizeram muito sucesso no Brasil. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Thallys, é lamentável mesmo. Aliás, Stênio Garcia também brilhou em A Vida da Gente e agora nem aparece. É muito ator desperdiçado.

Olha, pensei que a cachorrinha fosse só da mesma raça e não a mesma de Fina Estampa. Mas se for, coitada mesmo...

Sim, o diretor se equivocou. Caras & Bocas foi um fenômeno de audiência e Gabriela fez sucesso. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen. Muita gente pra pouca história mesmo. E o tráfico nem tem capacidade para sustentar a novela. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu. Obrigado pelo elogio. Realmente não deslanchou e não aproveitou muito ator bom. bj

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa. Olha, não sei se os atores estavam cientes antes de aceitarem, mas não quero que nenhum abandone a novela por causa da falta de destaque. Isso seria patético e demonstraria uma falta de ética absurda. Mas ainda assim é de se lamentar o que vem ocorrendo.

Manoel Carlos desperdiçou atores em Páginas da Vida e Viver a Vida, novelas que coincidentemente foram as piores dele até então. Nas anteriores isso não acontecia.

Faz bem em não ver a novela. Eu vejo muito pouco e só pego o restinho por causa do BBB. bj

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Concordo plenamente com seu comentário. A pessoa pode passar meses sem assistir que não vai perder nada porque a novela não anda. E os núcleos paralelos têm histórias sem a menor importância. Enfim, acho que nada irá mudar até o fim. Bjssss

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Diogo... rs abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Felis. O tráfico é relevante para os bons resultados nos casos que ocorrem no país, mas até como entretenimento esse núcleo também decepciona. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Rita. Obrigado pelo comentário. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Cat! Que bom que vc gosta! =)

Pois é, nem dá pra falar de Lado a Lado quando Salve Jorge está no ar... Zé Maria combina com a novela das nove: tão chato quanto ela. bjsss

Sérgio Santos disse...

Paty, creio que no final de março. Ê dureza... rsrs Bjão!

Milene Lima disse...

Fico constrangida quando vejo (raras vezes paro pra ver) essa novela,pelos motivos citados por você. Alguns desses aí eu não acho lá grande coisa como ator, tipo a Cissa Guimarães e a Narjara Turetta. Além do mais, tem que aguentar a insuportável (em qualquer personagem) Neusa Borges gritando "marido" toda hora. Vergonha alheia pelo Stênio Garcia, por estar sendo um figurante de luxo nesse lixo. Só acaba em março? Oh, lasqueira!

Beijo, Sérgio.

Michele Nunes disse...

Sergio, o numero absurdo de personagens ate pode existir, como em varias, mas nao traz o efeito desejado. Os persongens nao tem muita historia, nao tem mais que uma ou duas funçoes na novela e simplesmente nao se ligam. Tem alguns personagens que nem sei o nome, como no caso da Cristiana Oliveira e eu so a vejo falando com Amanda, de Lisandra Souto. Tambem a personagem da Rosi Campos que so vem pra conversar com a mae do Theo. Ate concordo que podem haver varios personagens, mas precisam ter historia, ou acrescentar algo nas que ja existem!!

BIA disse...

Eu não assisto, mas gosto de ler suas análises!!!
Bom dia pra você!!!
Bjs :)

Uma Interessante Vida disse...

Aaaaahhhh... Sérgio! Eu discordo do título e do texto, pois gosto da novela, você sabe, né? =^.^= Pára de falar mal dela, tá! ;P (rs rs rs) Brincadeiras, à parte, você viu o Fantástico de domingo? Graças a novela, a polícia chegou a uma quadrilha que traficava mulheres na Espanha. É um ponto positivo, concorda? ;] beijos e lindo restinho de semana.

Vanessa disse...

Sérgio, querido,

Também só pego o final de "SJ" por causa do BBB13. Rs...

Não tinha parado pra pensar que nas duas últimas novelas do gde Maneco, justamente as piores, houve muitos núcleos deixados de lado. Eu sou fãzaça dele, mas não espero algo diferente na próxima com a Júlia Lemmertz. Acredito que tenhamos metade da Globo na trama e que poucos ganhem espaço. Não curto esse método, mas abro exceção por ser do Maneco e por ter a Vivianne Pasmanter. Hehe..

Sobre a Glória, acho sim que muitos sabiam o tamanho do personagem. E, qdo vc embarca em uma trama com cem atores, não dá pra se iludir que vc vai ter um gde espaço. Aliás, muitos aceitam o papel justamente por isso, para poder conciliar com trabalhos no cinema, no teatro... Se não estiver enganada, o Caco Ciocler se encaixa nesse caso.

Talvez, a questão levantada não fosse nem o "descaso em colocar tanta gente talentosa em papéis menores, mas sim por que uma Ana Beatriz Nogueira ou uma Nicette Bruno aceita participar de uma trama com cem pessoas no elenco. Se a Glória passasse a receber muitos "não" desse pessoal de peso, quem sabe não repensasse sua forma de escrever novela, né?

Se bem que, depois do fracasso de "SJ", e da enxurrada de críticas sobre esse tema, talvez ela adote elencos mais enxutos na próxima obra. Que pegue de exemplo o JEC e a Lícia Manzo, só para citar alguns, e dê espaço a todos. Ter o time todo motivado é meio caminho para o sucesso. :))

Beijão, querido.

Sérgio Santos disse...

Michele, foi exatamente isso que eu disse. É um total desperdício. Muito talento 'jogado fora'. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Milene. Só em março. Também vejo muito pouco e esse núcleo da favela é uma junção de caricaturas. Outra trama desnecessária. Beijosss

Sérgio Santos disse...

Oi Bia. Obrigado pelo comentário. Bjsss!

Sérgio Santos disse...

Oi Baribe. Olha, eu tento não falar mal mas não dá... rsrs Sim, eu vi. Por isso mesmo que disse que a novela é ótima como utilidade pública, mas deve muito no entretenimento. Bjão.

Sérgio Santos disse...

Vanessa, o BBB está nos fazendo ver o finalzinho da novela... rs Eu tenho esperanças com essa última novela do Maneco, embora a direção do Jayme Monjardim me desanime. Vamos ver...

Sim, acredito que ele sabiam, mas mudanças foram feitas, por isso acho que o destaque pífio ficou ainda pior.

Lícia e João são bons exemplos mesmo. Aliás, João Ximenes Braga e Claudia Lage também. bjão!

Unknown disse...

Sinceramente essa novela na minha opinião está sendo uma decepção em todos os aspectos, Glória Perez errou feio dessa vez! A novela gira em torno de um único núcleo, o tráfico de pessoas, parece que ela não consegue pensar em outra coisa pra abordar, já encheu o saco, Morena pra cá, Morena pra lá, pelo amor de Deus! É lamentável ver tantos talentos inutilizados, se submetendo á papéis ridículos, enredados numa trama completamente absurda e idiota. As falhas de Salve Jorge são imperdoáveis, realmente se está subestimando a inteligência do telespectador, muita coisa não faz sentido, oras mas pq Morena não contou logo de uma vez o que estava acontecendo? Pq contar á uma estranha, justo a Lívia? Francamente! Uma história sem criatividade e nada envolvente! Glória Perez, tá na hora de vc se aposentar, rsrs.
Beijos e ótimo final de semana Sérgio!

Sérgio Santos disse...

Oi Thairyz! Obrigado pelo comentário. Também acho a novela uma grande decepção. Bjs e bom Carnaval.

Filha do Rei disse...

Sérgio, é verdade. Tantos talentos, tantas "feras" e deixadas de lado. Em vários momentos a Glória Peres tem se perdido.É uma pena.