domingo, 26 de junho de 2011

A Grande Família não perde o fôlego

Quando estreou na grade da Globo em 29 de março de 2011, "A Grande Família" teria curta duração e seria apenas uma homenagem aos áureos tempos do seriado original exibido entre 1972 e 1975. Porém,a cada semana que se passava a série vinha agradando cada vez mais. Os telespectadores que já conheciam a tradicional história de Lineu e cia se somavam ao público que não pôde acompanhar o formato original e assim o sucesso se estabelecia.

Com isso, a série teve sua duração prolongada. E muito. Dez anos se passaram, o público continua correspondendo e o formato não se desgastou. Tem como não se envolver com a família Silva? Após tanto tempo no ar todos os personagens já fazem parte da vida dos telespectadores. Essa trupe que mora no subúrbio do RJ continua tendo muita história pra contar.

Lineu (Marco Nanini), Tuco (Lucio Mauro Filho), Nenê (Marieta Severo), Bebel (Guta Stresser) e Agostinho (Pedro Cardoso) foram ganhando companheiros que acabaram fazendo tanto sucesso que entraram para o elenco fixo do programa ao longo desses anos.

Beiçola (Marcos Oliveira), dono da tradicional pastelaria do bairro, sempre esteve presente na série, mas foi ganhando importância com o tempo. Marilda (Andrea Beltrão), cabeleireira e melhor amiga de Nenê,  acabou se transformando em uma das personagens principais após o falecimento do grande Rogério Cardoso (o hilário Vovô Floriano). No início desse ano a atriz pediu desligamento da série para se dedicar a novos projetos e acabou entrando em "Tapas & Beijos", onde interpreta uma das protagonistas.
Não podemos deixar de fora o engraçadíssimo Mendonça, chefe e melhor amigo de Lineu, interpretado pelo talentoso Tonico Pereira. Paulão da Regulagem (Evandro Mesquita) também ganhou destaque ao longo do tempo.Dona Abigail (Marcia Manfredini) aparecia esporadicamente e era uma simples participação, mas devido ao talento da atriz, também entrou para o time e virou a namorada do Beiçola. Suas implicâncias com a Nenê sempre rendem. Natalia Lage, que interpreta a namorada do Tuco, é outra que entrou pra ficar. Todos eles vieram para fazer rápidas aparições, mas acabaram dando mais agilidade à série e foram ficando. Se tornaram indispensáveis.

Além dos já citados não podemos esquecer do sensacional Tio Mala, que era interpretado pelo saudoso Francisco Milani. Diogo Vilela também aparecia com certa regularidade como o bandido Remela, amigo de Agostinho. Sua entrada em "Toma lá dá cá", o fez se afastar do seriado. Óbvio, que tivemos muitas outras participações, mas estas não duraram mais de um ou dois episódios. Só pra relembrar alguns, rapidamente, temos Betty Faria e Francisco Cuoco interpretando os pais do Agostinho, Leandra Leal que fez uma namorada do Tuco (sua personagem até engravidou dele), Camila Pitanga, Mariana Ximenes, Fabio Assunção, enfim. E falando em participações, em breve teremos Laura Cardoso fazendo a mãe do Lineu e,ao que tudo indica, ficará até o fim da atual temporada.

A série que foi exibida originalmente em 1972 durou três anos no ar. O "remake", se é que podemos chamar assim, já passou de dez anos. Obviamente que a audiência caiu ao longo dos tempos, mas todos sabemos que isso tem ocorrido com todas as produções televisivas. A repercussão ainda é grande e a prova é a satisfação da emissora e do público com o formato. Nada é eterno e "A Grande Família" também não será. Embora tudo indique que seu encerramento se dará no fim de 2011, sem dúvida alguma o seriado ainda tem fôlego para muitos anos.

Nenhum comentário: