sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A monotonia de Araguaia

A novela das 18 horas da Rede Globo tem um grande elenco e lindas imagens, porém falta uma boa história para se tornar atraente para o telespectador. O tema central trata de feitiços praticados por índios que dura séculos e vai matando todos os homens da familia do protagonista (Solano-Murilo Rosa). Com isso,já morreram todos, inclusive seu pai, portanto só restando o mesmo como a próxima vítima da terrível maldição. Ficou atraído para assistir? Difícil...


As subtramas também não são nada incríveis. Há um viúva (Suzana Pires) que idolatra o marido e com isso reluta em assumir seu amor por um bonitão (Fred-Raphael Vianna) filho do vilão da historia (Max-Lima Duarte), e ainda tem que disputá-lo com sua irmã invejosa (Nancy-Marianna Rios). Temos um núcleo circense chatíssimo formado pelos ótimos Emilio Orciollo Neto, Nando Cunha e Thaís Garayp, além de mais algumas tramas que nada acrescentam.

Os bons momentos da novela se devem às atuações de Laura Cardoso, Eva Wilma, Yunes Chami (o hilario Mamede Mascate), Julia Lemmerts e Lima Duarte. Milena Toscano segura bem o posto de protagonista e não faz feio. O mesmo nao se pode dizer de Cléo Pires, que está muito ruim e não tem expressão alguma.
 
Há mais uma falha grave na novela: a falta de agilidade. Hoje em dia o público não tolera mais histórias lentas e que se arrastam ao longo dos capítulos. Em Araguaia nada acontece com rapidez e verdade seja dita,nem tem histórias o suficiente para movimentar a trama. Com isso, o telespectador pode ficar duas semanas sem ver a novela que não perderá grandes acontecimentos.

A novela vem obtendo baixos índices de audiência (em torno dos 20/23 pontos) devido ao horário de verão, que sempre prejudica qualquer produto exibido no final de tarde. Mas não podemos negar que isso  também se deve à falta de criatividade e desenvolvimento da história.

Após o sucesso de 'Cama de Gato' e 'Escrito nas Estrelas', 'Araguaia' tinha a missão de manter os elevados índices no horário, mas  fatalmente não conseguirá. Walther Negrão já escreveu grandes novelas, como as mais "recentes" 'Desejo Proibido' e 'Como uma Onda'(essa apesar de ter sido boa não teve grande repercussão). Mas definitivamente o autor não foi feliz em 'Araguaia'.

Nenhum comentário: