Na noite desta quarta-feira, 12 de agosto, tive a honra de estar entre os convidados dos Estúdios Globo para acompanhar a terceira cerimônia da Calçada da Fama, espaço criado para reconhecer e eternizar profissionais que deixaram marcas profundas na história da televisão, da dramaturgia e do audiovisual brasileiro.
A cerimônia, aberta por Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, e conduzida pela apresentadora Valéria Almeida, celebrou a trajetória de grandes nomes da televisão brasileira. Foram inauguradas as estrelas do autor Aguinaldo Silva, das atrizes Elizabeth Savala, Glória Menezes e Suely Franco, e dos diretores Jayme Monjardim e Wolf Maya.
Mais do que uma celebração, a noite foi um encontro entre gerações e uma oportunidade de reverenciar aqueles que ajudaram a construir a história do audiovisual brasileiro.
Também foram realizadas homenagens in memoriam a Léa Garcia, Chico Anysio, Milton Gonçalves, Tarcísio Meira e Benedito Ruy Barbosa.Os tributos foram recebidos por familiares e representantes dos homenageados: Nizo Neto, por Chico Anysio; Marcelo Garcia, por Léa Garcia; Catarina Gonçalves, por Milton Gonçalves; Marcelo Barbosa, por Benedito Ruy Barbosa; e Tarcísio Filho, por Tarcísio Meira. Tarcísio Filho também recebeu a estrela dedicada à sua mãe, Glória Menezes. Foi o momento mais bonito da homenagem porque, coincidentemente, o dia 12 de agosto de 2021 foi o dia do falecimento do Tarcisão, vítima da covid-19, e o filho reforçou o carinho que recebe do público desde então.
Aos 86 anos, Suely Franco falou sobre a surpresa e a alegria de receber a homenagem. Para ela, continuar trabalhando com aquilo que ama representa também uma oportunidade permanente de aprender e seguir se reinventando.
Elizabeth Savala, que está na Globo desde os 20 anos, fez questão de lembrar que a televisão é resultado de um grande trabalho coletivo. Em sua homenagem, destacou Roberto Marinho, reconhecendo sua visão e seu incentivo aos artistas e às histórias que ajudaram a formar a identidade da televisão brasileira.
Aguinaldo Silva celebrou o reconhecimento com a irreverência que marca sua personalidade. O autor afirmou que pretende continuar escrevendo enquanto estiver por aqui, seja novelas, séries ou minisséries. Para ele, escrever é uma paixão da qual não pretende se curar.
Jayme Monjardim aproveitou o momento para homenagear aqueles que considera seus mestres: Paulo Ubiratan, Roberto Talma e Walter Avancini. Emocionado, afirmou sentir-se filho desses profissionais e também da própria casa que ajudou a formar tantas gerações de talentos.
Wolf Maya destacou sua relação de quatro décadas com a TV Globo e o significado de receber uma homenagem tão especial. Para ele, a Calçada da Fama representa uma forma rara e bonita de reconhecer quem fez e continua fazendo do entretenimento uma das grandes forças da cultura brasileira.
A Calçada da Fama representa mais do que estrelas gravadas no chão: representa memória, reconhecimento e gratidão a profissionais que dedicaram suas vidas à arte de contar histórias.
E o mais bonito é saber que esta história não termina aqui. A terceira cerimônia marca mais um capítulo de um projeto que seguirá homenageando grandes talentos. Novas cerimônias virão, novas estrelas serão inauguradas e outros nomes que ajudaram a construir a dramaturgia e o audiovisual brasileiro terão seu lugar eternizado.
Um comentário:
Que legal isso ! Eles bem merecem! abração, tudo de bom,chica
Postar um comentário