segunda-feira, 16 de junho de 2025

Tudo sobre a coletiva online de "Guerreiros do Sol", a nova novela do Globoplay

 O Globoplay promoveu a coletiva virtual de "Guerreiros do Sol" na primeira segunda-feira de junho, dia 2, e participaram os autores George Moura e Sérgio Goldenberg, o diretor Rogério Gomes e os atores Thomás Aquino, Isadora Cruz, José de Abreu, Daniel de Oliveira, Theresa Fonseca, Larissa Góes, Nathalia Dill, Carla Salle, Larissa Bocchino, Marcélia Cartaxo, Marco França, Alice Carvalho, Ítalo Santos, Vitor Sampaio, Rodrigo Garcia e Rodrigo Lelis. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir.

George Moura falou de sua novela: "Estamos muito felizes porque 'Guerreiros do Sol' começa a nascer quando a gente divide com vocês esse sonho acalentado e suado em um mergulho profundo no nordeste dos anos 30 e com umas história de amor que acontece durante uma guerra que mostra o Brasil de ontem e o Brasil de hoje. Mostramos a característica do cangaço que é local e nacional. É uma narrativa clássica e narrada pela Rosa. Uma história de amor, de irmãos e de mulheres fortes.. A novela chega com um pé na tradição e com a intenção de renovar a narrativa. O que acho que tem de diferente é que há uma narrativa em que não existe maniqueísmo. Quando nos dias de hoje você olha o passado traz a carga dos dias de hoje. Tudo estará mostrado e problematizado nessa perspectiva. O cangaceiro não será herói e nem bandido". 

Sérgio Goldenberg complementou: "O cangaço é um tema muito importante na transformação do Brasil. A gente reforçou e expandiu o papel das mulheres no cangaço, o que nos fez ter um olhar crítico sobre aqueles tempos violentos de uma sociedade patriarcal. A Rosa funciona como narradora e tem um olhar límpido sobre esse ambiente.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

"Tributo" fecha a temporada com merecida homenagem a Dennis Carvalho

 “Modéstia à parte, a gente fez muita coisa bonita”, se orgulha Dennis Carvalho ao revisitar cenas de alguns de seus grandes trabalhos na televisão, seja na posição de diretor ou de ator – às vezes, em ambas. Nesta sexta-feira, dia 13, após o ‘Globo Repórter’, ‘Tributo’ mergulhou na história de um dos mais importantes criadores e intérpretes da televisão brasileira. No especial, com a presença de amigos, familiares, parceiros de cena e de vida, Dennis Carvalho partilhou memórias hilárias, curiosidades de bastidores, e recebeu, emocionado, o carinho de quem muito se orgulha de ter convivido e trabalhado com ele.

A relação profissional de Dennis Carvalho com a televisão despontou em meados da década de 1960. Com passagens pela TV Paulista e pela TV Tupi, chegou à TV Globo em 1975, contratado para atuar na novela ‘Roque Santeiro’, que acabou tendo sua exibição proibida pela censura. Foi então com a novela ‘Locomotivas’ (1977), onde interpretava o personagem Netinho, que Dennis viveu sua primeira experiência em direção, conduzindo algumas cenas nas últimas semanas da trama e iniciando a tão marcante outra função de sua carreira artística. “Um talento imenso nas duas posições. Um grande ator e um grande diretor”, destaca Boni, ex-vice-presidente de operações da Rede Globo.

Depois de emendar vários trabalhos, Dennis deu vida a Pedro Henrique, no emblemático seriado ‘Malu Mulher’ (1979), onde viu consolidar sua vocação para a dupla jornada, tendo como um dos principais mentores o diretor Daniel Filho. “Quando eu estava fazendo uma novela, como ator, com o Daniel, e não estava gravando, subia no switcher [de onde se conduz as gravações] e ficava ao lado dele aprendendo como ele dirigia. Foi uma aula para mim”, lembra.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

"Novela em Sinfonia" foi uma excelente e nostálgica ideia

 Música e novela são expressões culturais que emocionam, conectam e ajudam a contar a história do Brasil. Enquanto a música tem o poder de despertar memórias; a novela reflete a alma do povo brasileiro por meio de tramas envolventes e personagens inesquecíveis. E para celebrar os 60 anos da TV Globo e os 85 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, a emissora reuniu as duas no especial ‘Novela em Sinfonia’, um passeio pela história das telenovelas da TV Globo por meio de suas trilhas sonoras. Com apresentação de Tony Ramos, vários cantores interpretaram canções que ficaram eternizadas nos folhetins e marcaram gerações de brasileiros, acompanhados de músicos da OSB, sob a regência do maestro Lanfranco Marceletti. 


“‘Novela em Sinfonia’ mostra toda a potência da música brasileira nessa grande colaboração entre TV Globo e a Orquestra Sinfônica Brasileira levando uma experiência única e emocionante ao público de todo o país. Nesse especial, promovemos grande encontros mostrando toda a pluralidade da nossa cultura, reunindo vozes, ritmos e gêneros brasileiros numa grande celebração à história das telenovelas da TV Globo”, afirma Joana Thimoteo, diretora de Gênero de Música da TV Globo.

 Apresentando novos arranjos de temas que marcaram gerações e continuam vivos na memória afetiva do público. Artistas como Alexandre Pires, Alcione, Ana Castela, Carlinhos Brown, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Diogo Nogueira, Elba Ramalho, Fábio Jr., Fafá de Belém, Ferrugem, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, João Gomes, Lauana Prado, Liniker, Luísa Sonza, Paula Fernandes, Roberta Miranda,

terça-feira, 10 de junho de 2025

Tudo sobre a festa de lançamento de "Guerreiros do Sol", a nova novela do Globoplay

 Um “arrasta-pé” daqueles! Como o que acontece no primeiro capítulo de ‘Guerreiros do Sol’. Assim foi a festa de lançamento da novela Original Globoplay, que aconteceu nesta terça-feira, dia 10, na Casa Horto, Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença dos criadores, direção, equipe, elenco e convidados teve show de Elba Ramalho, que canta o tema de abertura da novela, 'Cavalo do Cão', ao lado de Zé Ramalho.


“Esse era o momento mais esperado do ano, o lançamento de Guerreiros do Sol. E a gente está lançando ao mesmo tempo no Globoplay e no Globoplay Novelas, no linear, para que esteja ao alcance de todo o seu público, que poderá visualizar como quiser, de onde quiser e maratonar quando puder”, comemorou Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo.

A festa trouxe o clima e um pouco da gastronomia do nordeste para os convidados, com um bufê que contou com comidas típicas, entre elas bobó de camarão, aipim frito, tempurá de quiabo, galinhada, e outras delícias. Os drinques levaram o nome da novela e do casal principal, Rosa e Josué.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

O fim do Canal Viva e o início do Globoplay Novelas

 Nesta segunda-feira, dia 9 de junho, o Canal Viva deixou de existir às 20h e passou a se chamar Globoplay Novelas. Criado em 18 de maio de 2010 com o objetivo de resgatar as novelas, séries e os programas antigos da Globo, o canal logo se firmou como um dos mais assistidos da tevê paga. É irônico que seu fim aconteça poucas semanas depois de seu aniversário de 15 anos de existência. E até agora não deu para entender muito bem o real motivo da decisão.


Afinal, qual a razão da Globo colocar o nome de sua plataforma de streaming em um canal a cabo? A emissora vem conseguindo fortalecer cada vez mais o Globoplay, que virou um concorrente de peso da Netflix, Max, Prime Video e tantos outras concorrentes. A explicação oficial é que a partir de agora a programação do antigo Viva será exclusivamente de folhetins, algo que já é feito com o "TNT Novelas". Aliás, o nome parece até uma cópia. 

A alteração elimina da grade todas as reprises dos programas de humor clássicos, como "Escolinha do Professor Raimundo", "Tapas & Beijos", "Viva o Gordo", "TV Pirata", e tantos outros que já foram exibidos no canal, assim como a transmissão das temporadas de "Malhação". É um impacto significativo para o público que acompanha o canal há tantos anos.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

"Tributo" reverenciou a importância de Francisco Cuoco

 O desfecho de Carlão, protagonista da novela ‘Pecado Capital’, paralisou o país em 1975. A ousadia da autora Janete Clair, o olhar do diretor Daniel Filho e a verdade do ator Francisco Cuoco convergiram para a comoção nacional, que transformou a cena numa das sequências mais memoráveis da teledramaturgia brasileira. “Um certo luto cobriu o Brasil porque era um personagem que tinha uma simplicidade, uma realidade próxima de muita gente”, lembra Cuoco. Essa e outras histórias emocionantes foram conferidas no especial ‘Tributo’, que homenageou nesta sexta-feira um dos atores mais populares da nossa história. 


Paulistano que guarda boas lembranças do bairro do Brás, Francisco Cuoco nasceu em 1933. Sua vocação artística se manifestou ainda na infância, época em que ele gostava de reproduzir os espetáculos circenses pelos quais se encantava. A brincadeira virou profissão: fez parte do elenco da companhia Teatro dos Sete, e passou pelas TVs Tupi e Record, antes de integrar a TV Globo. “A arte, quando toca o coração, os sentimentos, é insubstituível”, afirma Cuoco, com sua voz inconfundível. “Ele foi o maior astro da televisão brasileira e foi fundamental para estruturar o gosto do brasileiro pela telenovela”, resume o escritor especialista em dramaturgia, Mauro Alencar, um dos entrevistados do especial.
 

O ator fez sua estreia na TV Globo em ‘Assim na Terra, Como no Céu’ (1970), trama de Dias Gomes; e foi com Janete Clair que Cuoco ganhou diversos protagonistas, que até hoje povoam o imaginário do público.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Segunda temporada de "Os Outros" decepcionou

 A primeira temporada de "Os Outros" foi um sucesso de público e crítica. Uma das produções mais elogiadas de 2023. O êxito resultou em uma segunda temporada, que ficou cercada de expectativas e também desconfianças. Afinal, conseguiria manter a excelência da primeira? Até porque o último episódio da trama original dividiu opiniões. E a resposta é não. Exibida no Globoplay ano passado e atualmente sendo reprisada pela Globo, a nova saga apresentou muitos problemas.


O Globoplay estreou a segunda temporada no dia 15 de agosto de 2024 e foi liberando dois episódios --- de um total de 12 --- por semana, até a finalização da trama, no dia 12 de setembro. O mistério em torno do sumiço de Marcinho (Antônio Haddad) foi solucionado logo no primeiro episódio da continuação, que deixou de ser ambientada em um condomínio de luxo da Barra da Tijuca e passou a ter como principal locação um condomínio de casas de alto padrão no mesmo bairro. Os prédios saíram de cena e as mansões entraram no lugar. 

A essência da narrativa se manteve, mas aquele clima de extrema tensão no ar deixou de existir e tudo ficou mais subentendido, o que diminuiu a temperatura da série. Não é exagero afirmar que quase todos os episódios são bastante mornos, o que é decepcionante diante da narrativa apresentada na primeira temporada.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

O que aconteceu com o protagonismo de Beatriz em "Garota do Momento"?

 A atual novela das seis da Globo, escrita por Alessandra Poggi e dirigida por Natália Grimberg, está há menos de um mês de seu final. "Garota do Momento" sempre foi uma obra muito elogiada e tem méritos de sobra para tal. Não por acaso, sua audiência vem aumentando por conta da expectativa do público a respeito dos derradeiros acontecimentos vivenciados pelos carismáticos e bem interpretados personagens. No entanto, a trama vem apresentando problemas visíveis de desenvolvimento e principalmente no arco central, o que inclui a perda do protagonismo de Beatriz (Duda Santos). 


A mocinha sempre foi o ponto central do enredo, vide o título da obra e até a abertura que representa toda a saga da menina que saiu de Petrópolis em direção ao Rio de Janeiro em busca de sua mãe. A autora conseguiu honrar a importância da personagem durante boa parte do enredo, mesmo através de uma grande dose de sofrimento em cima da garota. Até porque, mesmo diante de uma sucessão de acontecimentos pesados, a protagonista nunca perdia a sua força. 

É até difícil enumerar a quantidade de situações que Beatriz já enfrentou em "Garota do Momento", mas em todos teve inteligência para lidar com os vilões, a rival e todas as pedras que foram colocadas em seus sapatos. Começou sofrendo racismo assim que reencontrou sua mãe na Perfumaria Carioca, mas virou o jogo e conseguiu uma reparação a ponto de ser contratada como garota propagada da fábrica de sabonetes.