O especial "Falas da Vida", exibido nesta segunda-feira, dia 2, é mais uma parte do Projeto Falas, que em 2023 preenche a grade da Globo com o subtítulo 'História Impossíveis' através de episódios temáticos em homenagem a datas importantes, como o Dia Internacional da Mulher ("Falas Femininas"), Dia dos Povos Indígenas ("Falas da Terra"), Dia do Orgulho LGBTQIA+ ("Falas de Orgulho"). O especial protagonizado por Zezé Motta e Andre Beltrão foi em virtude do Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, comemorado em 1º de outubro.
"Como será amanhã? Responda quem puder. O que irá acontecer? O meu destino será como Deus quiser". Na letra da música, uma lista de perguntas que ganham mais e mais significados à medida que o tempo passa. Especialmente às vésperas do aniversário. E não é um aniversário qualquer: são sessenta anos. Assim se sente Meire (Andrea Beltrão), uma motorista de aplicativo, em uma noite de trabalho que reserva surpresas e muitas reflexões a partir do encontro com outras mulheres, principalmente Bex (Zezé Motta), uma passageira misteriosa, que guia Meire por caminhos desconhecidos, questiionando sua forma de enxergar o agora e o seu futuro.
São as angústias de Meira, mas poderiam ser de tantas outras brasileiras. Tendência presente no Brasil em diversos países, o envelhecimento é abordado no especial em uma narrativa de ficção a partir de questões atuais.
A obra criada por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrita com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá, aborda temas como amadurecimento, novos modelos e oportunidades de trabalho para o grupo 60+ e sororidade.A trama parte de uma situação comum e adentra o universo fantástico através da saga de Meire, que, prestes a fazer 60 anos, desconfortável com a data e precisando fazer dinheiro, se permite ficar mais tempo ao volante. Entre uma viagem e outra, ela perde o controle do carro e, por muito pouco, não sofre um acidente grave. O susto a faz conhecer outras motoristas e, junto a elas, se fortalecer diante dos desafios deste tipo de prestação de serviço, que envolve riscos constantes.
A figura de Bex, uma senhora de outra dimensão, mexe com as convicções de Meire. A cada desabafo da motorista, novas perspectivas emergem da parte de trás do veículo, em diálogos cheios de simbolismo e cenas que misturam suspense e fantasia ao real. Em sua ânsia por trabalhar e cumprir a jornada, ao longo da história Meire é exposta a pessoas que confrontam sua visão de mundo e revelam seu incômodo com certas situações ou percepções comuns na sociedade. Na trilha sonora do episódio, o samba 'O Amanhã', enredo da escola de samba carioca União da Ilha do Governador de 1978, composto por Didi e João Sérgio, é mais uma camada de simbolismo na linguagem do especial.
"Falas da Vida", com direção artística de Luisa Lima, comprova a predileção das autoras por histórias contadas através de metáforas e com finais inconclusivos, deixando para cada telespectador a sua interpretação do que ocorreu, como os desfechos vistos nos especiais anteriores. O episódio teve bastante sensibilidade e é sempre bom ver duas atrizes extraordinárias como Andrea Beltrão e Zezé Motta em cena. As duas fizeram uma parceria linda e emocionante.
10 comentários:
Puxa, perdi de ver esse! Mas há como recuperar, creio!
Deve ter siso ótimo! abração praianos, chica
Tenho gostado muito desses episódios especiais. Um melhor que o outro.
Adorei o seu blog e estarei por aqui agora. Esteja à vontade para visitar o meu espaço também.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Ahh não Sérgio, ontem eu estava tão exausta que não consegui ver o programa!
Pelas chamadas eu sabia que iria ser muito emocionante!
Você escreveu de uma maneira tocante, muito obrigada por trazer essas informações
Beijos e uma semana incrível!! :))))
Para início de conversa, gostei de saber que criaram um Especial em que se abordam estórias associadas à datas importantes. Já fiquei querendo ver os episódios anteriores.Porém, um episódio que trata do envelhecimento, especialmente do envelhecimento de uma mulher, brasileira e trabalhadora, me interessa muito mais. Vou ver se consigo assisti-lo.
Beijo
"Falas Da Vida" foi mais um especial da maravilhosa e necessária antologia "Histórias Impossíveis" com o intuito de provocar reflexões nos telespectadores, fazendo-os olharem com empatia para as pessoas retratadas nessa produção e abandonarem preconceitos internalizados. Que "Falas Negras" emocione e encerre "Histórias Impossíveis" com tanto serviço e responsabilidade quanto os episódios anteriores e o especial homônimo exibido há quase três anos na Globo.
Guilherme
Da pra ver no globoplay, Chica.
É sim, Emerson.
Foi ao ar tarde mesmo, Dri. bjs
Vale a pena, Marly!
Tomara, Guilherme.
Postar um comentário