terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Ótima como Xaviera, Giovana Cordeiro rouba a cena em "Mar do Sertão"

 Nada melhor do que um bom ator ou uma boa atriz ganhar uma oportunidade de mostrar talento em um papel de maior importância, após tantas participações que renderam merecidos elogios. Infelizmente não é algo comum. Há uma certa previsibilidade nas escalações de várias novelas e muitas vezes são os mesmos nomes que ganham papeis de destaque. Ao menos "Mar do Sertão" fugiu um pouco da regra e o principal exemplo é o de Giovana Cordeiro no papel de Xaviera. 


É verdade que o acaso a beneficiou. A personagem era destinada a Jéssica Ellen, que engravidou e acabou saindo da produção. Mas ainda bem que Giovanna foi a escolhida para substituir a colega igualmente talentosa. Xaviera é um dos melhores perfis da história de Mário Teixeira e a interpretação da atriz a transformou em um dos maiores trunfos da trama dirigida por Allan Fiterman. Não por acaso se destacou logo que surgiu em cena fazendo dupla com Tertulinho (Renato Góes). 

A ex-prostituta era uma interesseira oportunista no início da produção, mas ao logo da história teve suas fragilidades expostas, o que enriqueceu a dramaticidade da personagem, que também tem uma veia cômica deliciosa. Xaviera transita bem entre os núcleos e acaba criando parcerias deliciosas com todos.

Foi uma boa aliada de Zé Paulino (Sérgio Guizé) no começo do enredo e pouco tempo depois virou uma fiel confidente do cínico Timbó (Erique Diaz). Também protagonizou uma divertida rivalidade com Laura (Eli Ferreira) e teve bons embates com a vilã Deodora (Debora Bloch). Atualmente vem proporcionando situações impagáveis dando aulas de conquista para Firmino (Odilon Esteves). 

A personagem é tão cativante que aumentou o destaque das crianças quando formou um improvável trio com Manduca (Enzo Diniz) e Joca (Miguel Venerabile). As cenas têm um tom de naturalidade delicioso e o talento dos pequenos também contribui bastante para o bom resultado. É até difícil escolher um momento que proporciona um maior destaque para Xaviera porque a atriz rouba a cena sempre que aparece. É aquela personagem que já carrega uma potência cênica, ao mesmo tempo que se beneficia do carisma da intérprete. Não por acaso desperta bem mais atenção que a mocinha, ainda que Isadora Cruz esteja impecável na trama. A protagonista, no entanto, tem a dificuldade de carregar o fardo da perfeição. Candoca é um poço de virtudes e de conselhos, o que a limita. Recentemente, levou uma bofetada de Deodora e não revidou porque é correta demais. Já Xaviera, semanas depois, levou um tapa da vilã e partiu para cima, empolgando o público, que esperava a mesma reação da heroína. 

Giovana Cordeiro estreou na televisão em "Rock Story", novela das sete exibida em 2016 na Globo. Não era um papel grande, mas despertou atenção. No ano seguinte, em 2017, fez dois trabalhos que renderam muitos elogios: a Celeste, na minissérie "Dois Irmãos", e a Cleo, em "O Outro Lado do Paraíso". Em 2019, esteve em "Verão 90" e novamente interpretando uma personagem terciária, a Moana. Em 2022, ganhou a chance de brilhar no horário nobre na pele da prostituta Generosa, mas apenas no primeiro capítulo da primeira fase do remake de "Pantanal". É com Xaviera, em "Mar do Sertão", que ganhou sua grande chance. E soube aproveitá-la da melhor forma possível. 

A atriz está tão bem na novela das seis que foi escalada para ser a mocinha de "Fuzuê", próxima novela das sete, escrita por Gustavo Reiz, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano, e fará par com Nicolas Prattes. Um reconhecimento de seu talento. Que Xaviera tenha sido a porta de entrada para Giovana Cordeiro, a partir de agora, ter sempre o destaque que merece. 

15 comentários:

Heitor disse...

ELA ESTÁ MARAVILHOSA!!!

Adriana Helena disse...

Sérgio, em apenas uma cena que vi desta moça com dois garotinhos, há alguns meses, já conquistou o meu coração de cara!
Ela é maravilhosa e seu texto faz jus a todo o talento incrível dela!
Um grande abraço amigo e cuidado com o calor! Aqui em Vitória está beirando os 40 graus, sensação de 45...Nunca senti isso! Misericórdia!!
Tenha uma ótima semana!!

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa novela.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

De fato Xaviera faz acontecer em "Mar Do Sertão", o que é gratificante principalmente para a sua intérprete, Giovana Cordeiro. Não tenho dúvidas de que a atriz arrasará ao defender a protagonista feminina de "Fuzuê", próximo folhetim das 19h30min. Se nada mudar na escalação de elenco, que Gustavo Reiz valorize Giovana com um perfil tão rico em camadas como o da atual novela das 18h15min.

Guilherme

Anônimo disse...

Ela é espetacular e da destaque em todas suas cenas.

Marly disse...

Você tem toda razão, um bom ator faz toda diferença numa obra. Recentemente eu mesma comentei isso com o meu marido.

Beijão

Jovem Jornalista disse...

Resenha impecável. Gostei demais de conhecer a artista aqui nesse post.


Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Está, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Aqui tá 58, Dri. ODEIO!!!!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Toda diferença, Marly!

Diego Oliveira Sevilla disse...

Delícia de morena, dava tudo pra lamber dos pés aos cabelos