segunda-feira, 4 de maio de 2020

Fique em paz, Flávio Migliaccio!

Em meio ao colapso mundial provocado pelo coronavírus, mais uma notícia triste para os brasileiros: a morte de Flávio Migliaccio, aos 85 anos. O corpo do ator foi encontrado em seu sítio em Rio Bonito na manhã desta segunda-feira. O veterano se suicidou e deixou uma carta de despedida para familiares e amigos. Um soco no estômago de qualquer um durante um período tão turbulento. O mundo das artes cênicas, já bastante ferido pela crise atual, sofre um novo baque. O intérprete era um dos mais respeitados e queridos do meio.


Flávio Gomes Migliaccio nasceu em São Paulo, no bairro do Brás, e tinha 17 irmãos, entre eles Dirce Migliaccio, talentosa atriz conhecida como a Judiceia Cajazeira ("O Bem Amado") e como a Emília, do "Sítio do Pica-pau Amarelo". O ator chegou a trabalhar como balconista e mecânico até ingressar no mundo das artes no teatro Arena, onde iniciou sua carreira profissional. Seu primeiro papel teatral foi o de um cadáver em "Julgue Você". Aos 25 anos estreou no cinema em "O Grande Momento", de Roberto Santos. Já seu início na televisão foi no "Grande Teatro Tupi", em 1958, na extinta TV Tupi.

Em 1972, o ator viveu um de seus maiores momentos na carreira como o carismático Xerife, em "Shazan, Xerife & Cia", onde fez uma dupla até hoje lembrada ao lado do grande Paulo José.
A série, vale lembrar, foi criada em virtude do imenso sucesso que os personagens fizeram na novela "O Primeiro Amor", de Walter Negrão", em 1971. A dupla roubou a cena e ganhou uma produção própria em uma época onde o famigerado "Spin-off" não era comum.

Após o sucesso como Xerife, o intérprete virou figura cativa na Globo e emendou um trabalho no outro: "Corrida do Ouro" (1975), "O Grito" (1976), "Duas Vidas" (1977), "O Casarão" (1978), "O Astro" (1977), "Pai Herói" (1979), "Chega Mais" (1980), "Viva o Gordo" (1981), "Chico Anysio Show" (1982) e "Parabéns pra você" (1983) foram outras produções que contaram com seu talento. Também abrilhantou o elenco de "O Salvador da Pátria" (1989), "O Sorriso do Lagarto" (1991) e "Perigosas Peruas" (1992).

Figura querida de Silvio de Abreu, o ator estava presente em quase todas as novelas do autor. Vide "Rainha da Sucata" (1990), "A Próxima Vítima" (1995), "Torre de Babel" (1998), "As Filhas da Mãe" (2001)  e Passione" (2010). Mas um de seus momentos mais marcante foi em um folhetim de Aguinaldo Silva. Flávio emocionou e divertiu na pele do amargurado Seu Jacques, um idoso que não conseguia de jeito nenhum retirar a sua aposentadoria em "Senhora do Destino" (2004). Aliás, o intérprete ficou marcado pelos velhinhos rabugentos. Um esteriótipo que não o incomodava. Estava feliz trabalhando.

O ator viu sua popularidade crescer durante o período de exibição de "Tapas & Beijos", série de sucesso que ficou no ar entre 2011 e 2015. Protagonizava momentos impagáveis na pele do malandro Seu Chalita. Em 2016, voltou aos folhetins em "Êta Mundo Bom!",  quando viveu o tímido Dr. Josias e formou um lindo casal com Suely Franco no sucesso de Walcyr Carrasco, atualmente reprisado no "Vale a Pena Ver de Novo". E o último papel de Flávio na televisão foi em "Órfãos da Terra", de 2019, onde deu vida ao mal-humorado Seu Mamede. O personagem era um dos poucos acertos da trama de Duca Rachid e Thelma Guedes. O ator emocionou na reta final quando Mamede começou a sofrer as consequências do Mal de Alzheimer. Sua parceria com Osmar Prado foi brilhante.

O falecimento de Flávio Migliaccio é mais uma triste perda. E a carta de despedida do ator (que não será postada aqui por representar um gatilho perigoso) dilacera quem lê. Estava cansado da crueldade do ser humano. Mais um doloroso momento para os brasileiros apaixonados por cultura. Foram quase 60 anos de televisão. Vá em paz, Flávio. Fique em paz!

20 comentários:

Anônimo disse...

Que ano horroroso.....

Anônimo disse...

Realmente trágico, na novela de Aguinaldo o personagem tem um final agridoce. O narrador pessimista diz que o governo não pagou a aposentadoria de Seu Jacques, enquanto é sugerido um caso de amor futuro com o personagem Elizangela. É impossível não pensar na nota suicida que ele escreveu sobre o governo sem pensar nessa cena.

Unknown disse...

Uma perda muito triste , apesar da idade avançada continuava abrilhantado a televisão, uma pena ter tirado a própria vida, ainda poderia dar vida a outros personagens com a competência de sempre.

Lulu on the sky disse...

Fiquei triste com a partida dele, parecia uma pessoa muito simpática.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

Descanse em paz, Flávio Migliaccio! Você faz uma enorme falta na TV brasileira.

Guilherme

chica disse...

Muito triste essa morte! Que ele descanse na PAZ! abraços,chica

Outsiders disse...

Ao meu ver com relação aos escritos do grande ator, penso que todo esse isolamento afetou a mente do ator.
Essas reportagens onde inúmeras emissoras produzem 90% das notícias com dados negativos que massacra as mentes humanas, nem todas as pessoas conseguem lidar com esse tipo de coisa.
Muitos ficam depressivos.
Na maioria das vezes que ligo a televisão as notícias são sobre Corvid-19.
Para piorar ainda, assistir inúmeras vezes reportagens em que alguns entrevistados(as) diziam que em certos casos a prioridade de vagas seriam mais viável para as pessoas mais novas.
Ou seja, bem dizer falaram indiretamente que o idoso mesmo sendo a próxima vaga da fila não teria chance de ocupar a tal vaga imediata caso tivesse um com menos idade, sem complicações anteriores de saúde. Isso demonstra que o mesmo ficaria em segundo plano.
Talvez ele tenha visto tudo isso e se sentido só, humilhado e jogado para escanteio como um objeto sem valor.
Sabemos que em nosso país a lei de proteção aos idosos não bate com a realidade. Visto que agressões mentais também destroem o ser humano e certas entrevistas magoam até quem não chegou na terceira idade.

Chaconerrilla disse...

Que notícia triste, Zamenzito! Mais uma para esse ano difícil!

Adriana Helena disse...

Amigo que ano é esse... :( Quanta tristeza!
Eu adorava o Flávio!! Ele, mesmo fazendo papéis de rabugentos, era adorável e doce..
Meu coração está dilacerado...
Boa noite amigo, fica bem, se cuida...

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,lembrando q a dupla Shazan e Xerife voltou em 1998,na última semana da novela´´Era Uma Vez´´,em comemoração aos 25 anos do sucesso da dupla.vc poderia atualizar esse texto incluindo essa informação,Sérgio?abraços,cara

Sérgio Santos disse...

Muito, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Eu lembro, anonimo...triste

Sérgio Santos disse...

Poderia mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Fará, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Amem, Chica.

Sérgio Santos disse...

Nunca saberemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que ano triste, Adriana.

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, Matheus!

Sérgio Santos disse...

Mais um, chaconerrilla.