segunda-feira, 18 de maio de 2020

Canal Viva completa dez anos de sucesso

O Canal Viva, pertencente ao grupo Globosat, completa dez anos de existência nesta segunda-feira (18/05). Inaugurado no dia 18 de maio de 2010, o canal a cabo foi criado com o objetivo de reprisar vários programas, novelas, seriados e minisséries que marcaram a história da Rede Globo de Televisão. Inicialmente, apenas produtos muito antigos eram reexibidos, mas com o tempo essa regra acabou quebrada, o que não implicou em algo negativo. E a maior prova é a consolidação da liderança de audiência entre todos os canais de assinatura entre 1º de janeiro e maio de 2020.


O canal é um dos maiores acertos dos últimos anos. O público sempre cobrava da Globo as reprises de programas mais antigos e novelas clássicas que marcaram a história da televisão. O "Vale a Pena Ver de Novo" era um dos poucos recursos que a empresa dispunha para saciar essa saudade dos seus telespectadores, mas nos últimos anos há muitas reprises de novelas recentes e quase nenhuma de tramas mais antigas (com mais de quinze anos no mínimo). "Por Amor" (1997), reprisada ano passado, foi uma exceção. E foi justamente com a criação do Viva que o público tem tido suas vontades atendidas.

"Quatro por Quatro", "Por Amor", "Vamp", "Vale Tudo" e "Roque Santeiro", "Tieta", "Laços de Família" e "Pedra sobre Pedra" foram alguns folhetins icônicos reprisados. Atualmente o canal tem reexibido "O Clone" (2001), "Chocolate com Pimenta" (2003) e "Brega & Chique" (1987), novelas que fizeram muito sucesso e marcaram época.
E as três produções lideram com folga seus horários, provando que o público não se importa com reprises mais recentes, como é o caso do folhetim de sucesso de Walcyr Carrasco, que reestreou recentemente. Aliás, das cinco melhores audiências do canal até hoje, três são de novelas consideradas não tão antigas: "O Cravo e a Rosa" (2001) em 1º lugar, "Por Amor" (1997) em segundo, "Tieta" (1989) em terceiro, o segundo remake de "Cabocla" (2004) em quarto e "Porto dos Milagres" (2001) em quinto.

Em agosto, entrará a reprise de "Mulheres Apaixonadas", o último grande sucesso de Manoel Carlos, exibido em 2002. É um dos trunfos da programação em 2020 e já vem sendo comentado nas redes sociais desde o segundo semestre de 2019. "Felicidade" (1992), "A Próxima Vítima" (1995), "Torre de Babel" (1998) e minisséries como "Os Maias", "Chiquinha Gonzaga" , "A E I O Urca", "Labirinto", "O Tempo e o Vento" e "Agosto" foram algumas outras produções reapresentadas ao longo dos dez anos de canal para o deleite dos saudosistas.

Além das novelas, vários programas humorísticos entraram para a grade do canal e repetem o sucesso que faziam antigamente. O "Sai de Baixo" é um exemplo. Esse fenômeno de audiência começou sendo exibido diariamente, assim que o Viva foi inaugurado, e ainda continua na grade, mas agora semanalmente. A "Escolinha do Professor Raimundo" vai ao ar de segunda a domingo e relembra o talento de Chico Anysio e sua trupe. O êxito das duas reprises foi tamanho que resultou em uma novela leva de gravações feitas especialmente para o Viva. A volta da família do Arouche teve uma repercussão imensa e ainda contou com a presença da saudosa Márcia Cabrita. Foram 4 especiais maravilhosos em 2013 e também exibidos na Globo posteriormente. Já os novos episódios da "Escolinha" duram até hoje. São cinco temporadas e a sexta seria gravada no segundo semestre deste ano, mas o adiamento por conta da pandemia do coronavírus foi inevitável.

A grade do Viva ainda contou com outro produtos até hoje lembrados, como "Viva o Gordo", protagonizado por Jô Soares, "TV Pirata", "Armação Ilimitada", "Chico City", "Globo de Ouro", "Minha Nada Mole Vida" e "Toma Lá Dá Cá", essas duas últimas séries um pouco mais recentes que as demais. Durante um período, o canal ainda reexibia alguns programas da Globo que estavam no ar, como uma espécie de horário alternativo, o que acabava sendo útil para quem não conseguia vê-los nos horários tradicionais da emissora carioca. "Caldeirão do Huck", "Vídeo Show", "Mais Você" e "Estrelas" eram alguns exemplos. Hoje em dia não há mais esse tipo de reprise ---- até porque alguns foram cancelados na Globo.

O Canal Viva está completando dez anos de existência e já foram 45 tramas reprisadas até então. O reconhecimento do público expõe o saudosismo da audiência e os acertos na grade, que vem conseguindo prender a atenção com boas escolhas, independente do gosto particular de cada telespectador. É uma data que merece comemoração.

15 comentários:

William O. disse...

Apesar de algumas reprises serem ruins é inegável o sucesso.

Anônimo disse...

Eu tenho amado rever Chocolate com Pimenta, mas Brega e Chique me enganou. Falavam tão bem dessa novela e é chata de doer.

Unknown disse...

Poderiam reprisar a próxima vítima de novo dá outra vez que reprisou ainda não tinha o canal.

chica disse...

Está de parabéns o canal. Me divirto muito por lá! Tantos programas que gosto de ver! abração,chica

Anônimo disse...

Nesses 10 anos de novela no canal, quais foram as surpresas mais gratificantes que você recebeu do canal.

Pedrita disse...

pena q exagerem em algumas reprises. aquele viver do riso já passou acho que um milhão de vezes o mesmo já q são poucos episódios. eu adoro esse canal. atualmente quase só vejo novelas nele. estava vendo cabocla. não perdi um único capítulo de novo. sem falar nas reprises de séries. amo esse canal. beijos, pedrita

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, que legal o seu texto sobre o Canal Viva!!
Gosto muito de ver a reprise de novelas e programas, principalmente nesta quarentena!!
É um ótimo canal de entretenimento!!
Um grande abraço amigo querido e se cuida muito!! :)))))
Beijos!! :)))

Sérgio Santos disse...

Verdade, William.

Sérgio Santos disse...

É pq os tempos são outros, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Talvez até façam isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb, Chica.

Sérgio Santos disse...

Como assim, anonimo?

Sérgio Santos disse...

Ah, tem esse ponto mesmo, Pedrita...

Sérgio Santos disse...

Beijão, Adriana!

Anônimo disse...

Tuas novelas prediletas do canal Viva.