quinta-feira, 18 de julho de 2019

Dandara Mariana roubou a cena em "Verão 90"

A atual novela das sete da Globo, em plena reta final, não tem história. É um amontoado de esquetes e situações bobas. Por isso fica difícil os atores se destacarem ao longo de "Verão 90". Os poucos conflitos existentes são descartáveis. São poucos os intérpretes que conseguem alguns bons momentos na trama de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, dirigida por Jorge Fernando. E Dandara Mariana é uma dessas exceções.


A personagem com o mesmo nome da atriz começou pequena, mas foi ganhando destaque à medida que a novela avançava. A professora de lambada foi um dos poucos perfis da trama que teve um conflito relevante para chamar de seu: a chegada da fama somada ao machismo do namorado que virou marido. E a intérprete emprestou seu carisma ao papel. Seu crescimento na história não foi uma obra do acaso e, sim, fruto da competência de Dandara.

A escolha da música-tema também ajudou a sobressair o perfil, afinal, "Preta", de Beto Barbosa, é um clássico que até hoje faz sucesso. Houve até um exagero no número de vezes que canção tocou nos primeiros meses, principalmente nos sonhos bobos de Quinzinho (Caio Paduan), mas nada que tenha atrapalhado a personagem.
E em uma novela onde muitos personagens mudam de personalidade de acordo com a conveniência do roteiro, é um alento ver Dandara em cena. A destemida mulher tem um desenvolvimento coerente com o que foi visto no início.

Mesmo apaixonada por Quinzinho, nunca aceitou ser sua amante e só ficou com o rapaz depois que uma atitude foi tomada em torno do namoro de anos do playboy com Larissa (Marina Moschen). Ainda assim, largou o seu amor quando percebeu que não haveria a coragem necessária para o término do noivado e menos ainda para enfrentar a mãe, Mercedes (Totia Meirelles). Sua corajosa atitude, inclusive, a transformou em um sucesso popular. A professora resolveu focar na carreira, virou dançarina de Ticiano (Ícaro Silva) e estourou. Não demorou para fazer parte, mesmo que momentaneamente, da Pop Tv como apresentadora. 

E foi ótimo ver a desenvoltura de Dandara Mariana diante de tantos acontecimentos interessantes que cercaram a personagem. Segura em cena, a atriz se destacou tanto nos momentos dramáticos --- com as brigas entre Dandara e Quinzinho --- quanto nos instantes de humor --- ao lado de Ticiano, da 'mainha' (Zezeh Barbosa) e do irmão Patrick (Klebber Toledo). A melhor sequência sequência da intérprete foi justamente a cena mais marcante da novela: o casamento de Dandara e Quinzinho, após uma troca de noivas muito bem sacada pelas autoras. Ela pareceu até a mocinha do folhetim diante da importância daquela virada para a história. 

Dandara também se sobressai ao lado da sempre bem Totia Meirelles quando a bailarina enfrenta a sogra de igual para igual, sem se rebaixar para o preconceito da vilã. É de se lamentar, todavia, que Quinzinho seja um perfil tão mal desenvolvido. O intuito é expor um perfil complexo, mas parece apenas um sujeito bipolar. Uma hora ama verdadeiramente Dandara e em outros dá em cima da primeira mulher que aparece. Aceitou incriminar um inocente para se livrar da prisão, mas deu sinais de arrependimento. Transborda machismo e não tolera nada do que a (até então) ex-esposa faz, ao mesmo tempo que cai na lábia de Vanessa (Camila Queiroz) ---- ter acreditado que a vilã era uma mulher "submissa e dona de casa", sem se lembrar da picareta que sempre foi (ele, inclusive, a desmascarou para Jerônimo/Jesuíta Barbosa no início da trama) foi absurdo. Essa oscilação rasa acaba prejudicando uma parte da trajetória de Dandara, pois será um erro deixá-los juntos no final (como é evidente em todo instante) ---- uma mulher empoderada como essa jamais aceitaria ficar com um rapaz envolvido em um assassinato e que ainda foi tão machista durante todo o enredo. Ficar com Ticiano, um novo amor ou até sozinha fecharia o ciclo da personagem de um maneira bem mais honrosa.

Dandara Mariana fez apenas duas pequenas participações na televisão ---- "Na Forma da Lei" (2010) e "Malhação - Conectados" (2011/2012) ---- e seu primeiro papel de maior relevância foi a divertida Marilda, em "A Força do Querer", novela de sucesso de Glória Perez exibida em 2017. A melhor amiga de Ritinha (Isis Valverde) teve alguns bons momentos na história e ficou visível o talento da atriz. Precisava apenas de uma oportunidade. Ganhou agora em "Verão 90" e esse papel já é um divisor de águas em sua carreira. Que no futuro venham novos papéis tão bons quanto esse. Ela merece. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Também acho que ela ficar com o merda do Quinzinho estraga da tragetória da personagem!!!

Nina disse...

Seus textos estão a cada dia melhores.

Anônimo disse...

Quando essa novela horrivel acaba????

Anônimo disse...

Observa-se que o melhor de "Verão 90" são a trilha sonora e o elenco escalado, e você reconhece muito bem os atores e atrizes não tão experientes que têm um futuro brilhante na carreira, Sérgio. Parabéns.

Guilherme

Anônimo disse...

la vai ficar com o Quinzinho????? AFFFFFFF

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Nina.

Sérgio Santos disse...

Ja foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Ficou, anonimo...