quarta-feira, 3 de julho de 2019

Até quando autores usarão a falsa acusação de assédio em suas novelas?

"A Dona do Pedaço", trama de sucesso de Walcyr Carrasco no horário nobre da Globo, exibiu uma cena no mínimo questionável no capítulo desta terça-feira (02/07): Kim (Monica Iozzi) fingiu ter sido agarrada por Márcio (Anderson Di Rizzi) para se vingar do desprezo do homem que tanto cobiça. O intuito de Walcyr Carrasco era provocar risos através da situação. Porém, não teve graça. E o mais grave é que o fato não é exclusividade da atual novela.


A produção anterior, a fracassada e péssima "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva, também usou o artifício. Marilda (Letícia Spiller), com medo de descobrirem sua traição, fingiu que foi atacada por Fabim (Marcello Melo Jr.). O pedreiro, que tinha um caso com ela, tentou se defender, em vão. O objetivo era causar comicidade e ainda, indiretamente, defender José Mayer, que acabou demitido da Globo depois que foi acusado por uma ex-funcionária da emissora de assédio. Afinal, o autor sempre foi muito amigo do ator.

Por mais incrível que pareça, o folhetim que antecedeu "O Sétimo Guardião" foi outro que exibiu a mesma situação. Já perto da reta final, a equivocada e esquecível "Segundo Sol" apresentou uma sequência em que Rochelle (Giovanna Lancellotti) se agrediu com o intuito de incriminar Roberval (Fabrício Boliveira).
A patricinha arrogante chegou a ficar ensanguentada e com marcas no corpo. Todos acreditaram nela e só depois a personagem, doente e arrependida, admitiu a mentira. Neste caso, a intenção não foi o humor, mas teve o mesmo desserviço.

A ótima "Espelho da Vida", até então a melhor novela de 2019, também não escapou do contexto equivocado. Elizabeth Jhin exibiu no núcleo adolescente da história um artifício "cômico" totalmente desnecessário. Paty (Débora Ozório) fingiu que transou com Mauro César (Rômulo Arantes Neto) e o rapaz acabou preso provisoriamente. Isso porque a menina era menor de idade. Um dos poucos equívocos do enredo das 18h tão bem conduzido pela autora.

A substituta do folhetim das seis ainda merece entrar na lista. "Órfãos da Terra", escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, exibiu logo na estreia da trama um ato cruel de Dalila (Alice Wegmann): a vilã tentou seduzir o motorista para conseguir o que queria e, como recebeu um não como resposta, o acusou de forma subentendida de tentativa estupro para seu pai, o violento Aziz Abdallah (Herson Capri). O vilão não pensou duas vezes e matou o empregado. Um inocente.

As mulheres lutam diariamente contra o assédio e o estupro, tão comuns na sociedade, e que apenas recentemente vêm recebendo a atenção que de fato merecem. Quase sempre a declaração de uma mulher sobre algo do tipo provoca desconfianças. Tudo piora quando não consegue provar. É mais "fácil" a sociedade ficar ao lado do homem. É verdade que há mulheres que mentem sobre isso e não valem nada? Sem dúvida. Vale lembrar que semanas atrás houve o escândalo envolvendo o mimado Neymar e até o momento a acusadora promoveu várias contradições. Todavia, está cansativo ver a teledramaturgia explorar esse contexto sempre colocando a mulher como louca inconsequente. Não está na hora de abolirem um recurso tão controverso?

"A Dona do Pedaço", "O Sétimo Guardião", "Segundo Sol", "Espelho da Vida" e "Órfãos da Terra" são apenas alguns exemplos recentes de como o recurso do falso assédio vem sendo usado sem limites. E está claro que o fato não fica exclusivo aos escritores homens, pois autoras também usaram e abusaram da situação. A desculpa da falta de vivência ou lugar de fala não é. Será que realmente vale a pena usar um artifício tão delicado e que nem rende tanto? Até quando?

35 comentários:

Anônimo disse...

Ainda dizem que tu é PARCIAL. OS HATERS CHORAM HAHAHAHAHAHHAAH

Victor disse...

Hoje a panelinha de sempre do Twitter tava falando que só o Walcyr faz essa palhaçada e você jogando na cara DESSES PARCIAIS DE MERDA QUE TODOS FAZEM, MAS SÓ UM É CRITICADO. VOCÊ CRITICADA TODOS. ISSO É PROFISSIONALISMO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Seus textos como sempre pertinentes, Sérgio. Este de poucos minutos antes sobre o recurso já manjado dos autores de novelas de inserir falsa acusação de assédio no enredo, nem se fala! Além de ser um desserviço à sociedade, a abordagem equivocada de temas importantes tem o intuito de subestimar a inteligência dos telespectadores.

Guilherme

Anônimo disse...

Ah então nao existe mulher vagabunda que mente???? Todas são santas e os homens diabos??? Você é comunista???

Anônimo disse...

Bem se vê que você crítica Órfãos da Terra mas nunca assistiu a novela. Apenas é hater das autoras. Dalila queria entrar em um local inadequado para ela no Líbano. O motorista a impediu dizendo que ia chamar o Aziz. Ela por vingança inventou para o pai que o motorista machucou seu braço. Pra criticar tem que ver ok. Bjs

Guilherme disse...

Walcyr Carrasco praticando desserviço à sociedade e chocando zero pessoas. Amor à vida tinha milhões de desserviços e O outro lado do paraíso também. Os outros autores também andam fazendo bastante. Aguinaldo Silva e João Emanuel Carneiro não sabem abordar assuntos de relevância social nenhum. Não a toa que as novelas deles são tudo circo. Walcyr Carrasco é o primeiro na lista dos desserviços e ainda tem gente que passa pano nas redes sociais com a desculpa de que outros autores também fazem. É o sujo falando do mal lavado e, enquanto isso, a teledramaturgia brasileira só agoniza em termos de relevância e consciência, errando no seu principal papel de provocar reflexão e conscientização nas pessoas.

Anônimo disse...

Que texto importante, Sérgio. Parabéns.

Anônimo disse...

O defensor de órfãos Da Terra é burro pra caralho. Dalila tentou seduzir o motorista e como ele nao caiu na dela ela o acusou de machucá-la pq tentou AGARRÁ-LA!!!!!!!

Leitora disse...

Ahhhhhhhh esse momento é meu!
Estou com essa cena entalada na garganta até agora. Quando Kim chegou eu gostei dela. Pensei que ela tinha tudo pra entrar no Hall de melhores personagens e etc e tal. Infelizmente me decepcionei. Não demorou muito para que eu começasse a odia-la. Minha raiva tá tão grande que eu queria que o Chiclete a matasse, mas isso não vai acontecer obviamente.
Essa situação dela com o Márcio é pra ser engraçada? Pq cada vez que eu vejo ele falando não pq como dizem por aí não é não e ela se fingindo de morta eu tenho vontade de entrar na TV e puxar ela pelos cabelos. Se toda essa situação fosse o contrário já ia ter um baita protesto e o escambau e deve. E agora... Estão achando engraçado? Estão shippando isso?? Pq eu não estou! Pra mim poderia ser um dos melhores casais da história, porém Walcyr perdeu a mão e não é a primeira vez que o Márcio fica em maus lençóis por causa dela. Dá outra vez ele saiu de machista que não deixa a mulher trabalhar sendo que o contexto era outro e o curioso é a namorada ficar do lado da mulher que quer acabar com a sua relação. Isso é pra mostrar o que? A tal da Sororidade? Ahhh vá se f*
Sim eu tô bem braba.
Mas vindo pra cena de hoje... Esse é realmente o tipo de coisa totalmente desnecessária. Afinal o que os autores querem com isso? Walcyr me pareceu querer fazer graça. Não teve graça. Não tem graça.
Um estupro/assédio é um crime hediondo e asqueroso, mas uma falsa acusação tbm é. A palavra da mulher já é considerada uma prova e bem... Mulheres tbm mentem. Não dá só pra levar em consideração a palavra. Infelizmente. Eu lamento muito pelas verdadeiras vítimas desse crime asqueroso. Às Kim da vida real estão prejudicando as vítimas, as mulheres que um dia podem vir a sofrer tal violência (Que Deus nos livre e guarde) e os homens inocentes que não são Neymares da vida. (E nem ele merece isso pode ser o que for, mas ngm merece ser acusado de algo não fez. No caso dele ngm estava lá pra ver, mas diante de tudo que se viu...) Aí numa acusação desse nível o cara vai preso come o pão que o diabo amassou na cadeia pq todo mundo sabe o que acontece com estuprador na cadeia. Isso pq dizem que vivemos na cultura do estupro dá a entender que a sociedade é conivente pô se nem os próprios bandidos engolem isso...Enfim numa dessa um inocente vai preso morre lá dentro ou tem a vida arruinada como o rapaz que pegou HIV e aí???
É horrível vc dizer que passou por algo assim e as pessoas duvidarem. Não acreditarem em vc. (Nunca aconteceu comigo, mas eu sei me colocar no lugar do outro.) E aí diante de uma cena dessa da novela eu não tiro a razão das pessoas de terem dúvidas. Claro que cada caso é um caso, mas enfim...
Infelizmente essas situações só servem pra agravar ainda mais as coisas. Falsa acusação deveria ser crime hediondo e ter punição severa.
Me desculpa pelo textão, mas é que isso tava entalado aqui. Tô até mais leve agora. Mas continuo com raiva da dita cuja.

Anônimo disse...

Vc chegou a ler todo o texto?

chica disse...

Concordo contigo.Achei desnecessária e improdutiva a cena do fingimento de assédio! Não precisava! abração,chica

Pedrita disse...

foi de um mal gosto horrendo a cena. em época de aumento de feminicídio, de tantas mulheres mortas por violência, enfatizar que a mulher mente é muito leviano. pode existir casos esporádicos, mas a maioria das denúncias são verdadeiras, isso qd a mulher tem tempo e vida pra denunciar. titulo da materia da folha desse ano Morte de mulheres dentro de casa cresce 17% em cinco anos https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/06/morte-de-mulheres-dentro-de-casa-cresce-17-em-cinco-anos.shtml

Matheus disse...

Em Rock Story Mariane fingiu ser agredida por Gui.

Fernanda disse...

Se tivesse lido o texto, entenderia o motivo da crítica e preocupação
"As mulheres lutam diariamente contra o assédio e o estupro, tão comuns na sociedade, e que apenas recentemente vêm recebendo a atenção que de fato merecem. Quase sempre a declaração de uma mulher sobre algo do tipo provoca desconfianças. Tudo piora quando não consegue provar. É mais "fácil" a sociedade ficar ao lado do homem. É verdade que há mulheres que mentem sobre isso e não valem nada? Sem dúvida. Vale lembrar que semanas atrás houve o escândalo envolvendo o mimado Neymar e até o momento a acusadora promoveu várias contradições. Todavia, está cansativo ver a teledramaturgia explorar esse contexto sempre colocando a mulher como louca inconsequente. Não está na hora de abolirem um recurso tão controverso?"

Anônimo disse...

Leia o texto. Está com preguiça de ler, então não fala nada né.

Anônimo disse...

Tá mas nessa mesma cena do primeiro capítulo de OdT lá estava vc no twitter dizendo "Dalila SUPREMA"

Jorge Duarte Jr. disse...

Essa novela é totalmente horrível! É gravíssimo para a Globo cenas dessas terem ido ao ar, uma emissora toda militante, com discursos de "Tudo Começa pelo Respeito", etc, etc... Enfim, hoje a Globo está só interessada em viralizar na internet e ter audiência a qualquer custo mesmo, coerência e qualidade andam em falta ali! E a dramaturgia é quem sofre com tanta repetição de temas e cenas!

Anônimo disse...

Esperando a crítica sobre Fauze ter virado um banana. Metia porrada em mulheres e crianças e agora pq se apaixonou pela tia crítica dizendo ser covardia o que ele fazia. Fauze virou um banana de pijama

Sérgio Santos disse...

Haters insuportáveis, anonimo... kkkk

Sérgio Santos disse...

As verdades precisam ser ditas, Victor.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Pelo visto vc que não presta atenção na sua novela favoriita, anonimo. Ela fingiu que ele machucou o braço dela pq tentou agarrá-la a força. Veja de novo. E basta essas autoras escreverem uma novela boa que eu elogio, pena que não tenha sido a regra nos ultimos anos...Só tramas que começaram boas e ficaram horriveis. Reclame com elas.

Sérgio Santos disse...

Como eu bem citei, Guilherme, todos fazem. Mas pegam o Walcyr pra criticar pq é o mais popular. Eu sou justo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo, ele nao interpretou mt bem a novela que ama.

Sérgio Santos disse...

Escreva sempre o quanto quiser, Leitora. Adoro. E a Kim é uma perspnagem maravilhosa no trabalho, mas ccom o Marcio fica insuportável.

Sérgio Santos disse...

Tem gente que fica com preguiça, anonimo. Pena pq dá trabalho.

Sérgio Santos disse...

Grato, Chica.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo, e agora é Dalila chacota. Vilã péssima, assim como toda a novela...Talvez por isso vc esteja tão incomodado...

Sérgio Santos disse...

Deveriam parar com isso, Calu.

Sérgio Santos disse...

Isso do Fauze foi outra palhaçada das autoras, anonimo...

Anônimo disse...

Tá mas nessa mesma cena do primeiro capítulo de OdT lá estava vc no twitter dizendo "Dalila SUPREMA"

"Pois é, anonimo, e agora é Dalila chacota. Vilã péssima, assim como toda a novela...Talvez por isso vc esteja tão incomodado..."

Percebam como a resposta não tem nada a ver com a pergunta. Eu não tô nem aí se a vilã é péssima e a novela é péssima kkkkkk nisso todo mundo concorda. Eu tb abandonei essa joça poque percebi a queda enorme na qualidade do enredo. Enfim, o Zazá apagou meu comentário de resposta a esse pq não aguenta a própria hipocrisia. No primeiro capítulo, quem quiser pode olhar no twitter dele, ele ACLAMOU a atitude da Dalila em acusar falsamente o empregado, e agora, faz esse textinho pra se passar, ah me poupe. Sendo que se cala diante dos inúmeros outros desserviços do autorzinho favorito dele, como por exemplo quanto se manteve calado durante OOLDP inteira, enquanto todas as pessoas sensatas reclamavam com razão dos absurdos. Zamenza é uma chacota completa e o twitter inteiro sabe disso.