quinta-feira, 28 de julho de 2016

O show de Marco Nanini em "Êta Mundo Bom!"

Ele é um dos grandes atores do país e ficou quase 14 anos vivendo o mesmo personagem em uma das séries mais longevas da Globo. Marco Nanini brilhou na pele do metódico Lineu Silva e foi um dos destaques de "A Grande Família", protagonizando a produção de sucesso ao lado da igualmente talentosa Marieta Severo. Após esse longo período dedicado ao seriado, o ator pôde voltar aos folhetins quando a trama da família Silva fechou seu ciclo no final de 2014. E Walcyr Carrasco deu a ele a oportunidade de um retorno em grande estilo em "Êta Mundo Bom" (assim como fez com Marieta Severo em "Verdades Secretas"), atual fenômeno das seis.


O autor escalou Marco Nanini para interpretar um dos tipos centrais da novela, o sonhador Pancrácio. O professor de filosofia não consegue sobreviver com sua formação, pois não consegue emprego e ainda vê sua profissão constantemente desvalorizada. Para conseguir dinheiro, ele acaba se fantasiando de vários personagens para pedir dinheiro nas ruas e com essa sua atividade 'paralela' consegue ajudar no orçamento. Ou seja, o perfil escrito por Walcyr possibilita para o ator uma gama de personalidades distintas, valorizando ainda mais o talento do intérprete.

Além do filósofo Pancrácio, Nanini já deu vida a mendigo, cego, vedete, Miss São Paulo, freira, índia, nadador das Olimpíadas de Londres, cigana, senhora em busca de doação para o lar de órfãos, ex-combatente, entre tantos outros tipos. As várias faces do personagem fazem do perfil fictício um ator tão talentoso quando o homem que dá vida a ele.
É impressionante como Marco consegue diferenciar todos os perfis criados pelo autor com maestria e inserindo um toque de humor irresistível. Até porque o professor sente prazer em ter essa vida dupla, amando cada cena que faz nas ruas.

Marco Nanini é um profissional extremamente versátil e está podendo exercer essa versatilidade por completo "Êta Mundo Bom!". Até porque, além de toda essa gama de tipos diferenciados que ele pode interpretar através da criatividade de Pancrácio, o ator começou a ser ainda mais exigido na novela com a chegada de Pandolfo, o irmão gêmeo do professor de filosofia. Walcyr criou um irmão rico e arrogante que é exatamente o oposto do filósofo, um homem pobre e simplório. A entrada desse novo personagem movimentou a história e serviu para aproveitar mais um pouco o talento do genial Nanini.

Pancrácio e Pandolfo protagonizaram bons embates, embora desta vez não ocorra o clichê do gêmeo bom contra o gêmeo mau. Eles têm jeitos e personalidades distintas, mas ambos são íntegros. Só que um é apaixonado pela vida e o outro pelo status. O ator já estava impecável na pele do professor (além de todas as suas outras faces) e conseguiu se superar vivendo o irmão refinado. O elegante Pandolfo, aliás, entrou na trama inicialmente com o objetivo de disputar Anastácia (Eliane Giardini) com sua 'cópia idêntica', mas depois fez logo um ótimo par com a ingênua Eponina (Rosi Campos), ex-quase namorada de Pancrácio.

Vale citar, inclusive, a química incontestável que Marco tem com Eliane. Todas as cenas do casal são repletas de sensibilidade, onde a troca de olhares expõe o sentimento que os une. A mãe biológica de Candinho (Sergio Guizé) e o pai de coração do caipira formam um casal belíssimo ---- um dos melhores da trama. O grande empecilho da concretização desse amor era justamente a questão financeira, pois ela era milionária e ele um professor em dificuldades. Por isso Pancrácio acabava incentivando seu amor a ficar com o irmão, que tem uma condição melhor. Porém, quando a dona da mansão ficou pobre (em virtude do golpe de Sandra), os dois acabaram finalmente se casando. É preciso mencionar também a ótima parceria de Nanini com Sérgio Guizé e JP Rufino (Pirulito), duas pessoas que viraram a família do solitário homem.

O ator ainda participou da cena mais emocionante da novela: quando Anastácia e Candinho finalmente souberam que eram mãe e filho. Graças ao professor, que investigou toda a situação, os dois se encontraram e coube a Pancrácio apresentar um ao outro. Foi uma sequência primorosa, onde os três intérpretes brilharam e sensibilizaram o público. Agora, com a nova condição de casado e ainda mais perto da família do caipira, o personagem entrou em uma nova fase, pois sua esposa não permite mais que ele se caracterize. Ou seja, ao menos por enquanto, o intérprete tem vivido 'somente' Pancrácio e Pandolfo. Mas, segundo consta, foram 31 tipos representados pelo professor até então. Um número respeitado e que com certeza aumentará até o último capítulo.

A última novela de Marco Nanini, antes de entrar em "A Grande Família", havia sito "Andando nas Nuvens", em 1999, onde interpretou o desmemoriado Otávio. Ou seja, o telespectador estava merecendo esse retorno aos folhetins há muito tempo. Em compensação, agora, está vivendo inúmeros personagens em uma mesma história, correndo atrás dos anos 'perdidos'. E que bom que o ator voltou ao gênero em uma novela tão boa e de tanto sucesso quanto "Êta Mundo Bom!", sendo valorizado como merece.

25 comentários:

Paula disse...

Mais um texto maravilhoso! Nanini é um mestre!

Caio disse...

O Walcyr trouxe ele e a Marieta de volta pras novelas de forma épica.

Anônimo disse...

Marco Nanini é excelente e se destaca em meio ao um elenco masculino irregular e que é dominado pelas mulheres em Eta Mundo Bom.
Ele consegue se renovar a cada personagem que Pancrácio faz e arrasa em todas cenas que aparece.
Sua parceria com Sergio Guizé, Eliana Giardini,Bianca Bin,JP Rufino,etc é muito boa.É ótimo ver ele de volta às novelas.

Anônimo disse...

Marco Nanini é ótimo mesmo e é muito bom ter ele de volta às novelas após tanto tempo.Realmente ele está excelente na pele de Pancrácio.

Mudando o assunto...Será que Gerusa morre no fim da novela?
O núcleo dela é tão bom,sem a maldade que tem na novela, onde a doença é o vilão.
Pra mim será muito chato ver personagens tão ruins como Severo,Diana,Braz e Cunegundes se dando bem e uma personagem tão legal como Gerusa morrer.
Giovanna Grigrio e Arthur Aguiar estão ótimos.

Flávia disse...

Ele é um gênio e sou fascinada pelo professor.Ainda tem o Pandolfo e das fantasias a que mais gostei foi a da Miss SP. kkkkkkkk

William O. disse...

Ele estava merecendo um texto mesmo!E a química com a Eliane Giardini é maravilhosa!

Pâmela disse...

Seu texto foi épico tanto quanto o ator.
lo
Marco é genial !!! Como fazia falta as novelas, espero que agora ele recompense o telespectador com mais novelas maravilhosas como EMB no curriculo.

Clara disse...

Adoroooooooooooooooo Nanini e adoroooooooooooo essa novela. A única boa na Globo atualmente!

Tamires Marins disse...

Olá, Sérgio, tudo bem?

Quanto tempo eu não passava aqui, estava com saudade das suas análises.
Eu não acompanho a novela das seis, aliás, não acompanho nenhuma das que estão no ar, mas o talento do Nanini é inegável.
Acho que do elenco da série os únicos que ainda têm salvação e que ainda vão continuar brilhando são exatamente ele e a Marieta. Os outros até tentam, mas não vingam.

Beijo
- Tamires
http://www.meuepilogo.com

Melina disse...

O Marco Nanini e a Marieta Severo tiraram a sorte grande mesmo quando foram escalados pelo Walcyr para voltarem às novelas. Ele deu aos dois excelentes personagens, valorizando o talento deles. E que pena que Eta Mundo Bom já está acabando. Ficaremos órfãos de boas novelas, Sérgio. Um beijo.

Kellen disse...

É um grande ator e merecia voltar aos folhetins com pompa e circunstância.Que bom que foi exatamente assim que voltou!

Lucas disse...

Sempre curti esse ator, não sei que personagem é esse porque não olho essa novela, por motivos já falados, mas com certeza ele deve tá arrasando.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Paula!

Sérgio Santos disse...

Com certeza, Caio!

Sérgio Santos disse...

É ótimo vê-lo de volta mesmo, anônimo! E a parceria com o Guizé, a Eliane, Bianca, enfim, é excelente.Pancrácio é um ótimo personagem!

Sérgio Santos disse...

A Miss SP foi hilária mesmo, Flávia! bjs

Sérgio Santos disse...

Ele e Eliane têm uma quimica maravilhosa mesmo, William!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Pâmela. E é verdade, ele voltou de forma épica e que as próximas novelas sejam tão boas quanto.

Sérgio Santos disse...

Tb adoro, Clara!

Sérgio Santos disse...

Tava sentindo sua falta, Tamires! =) bjão!

Sérgio Santos disse...

Ficaremos órfãos mesmo, Melina! E o Nanini e a Marieta tiraram a sorte grande com o Walcyr. Sorte a deles e do público também. bjsss

Sérgio Santos disse...

Que bom, Kellen!

Sérgio Santos disse...

O Nanini é sempre ótimo, Lucas.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, tb acho que Giovanna e Arthur tão mt bem juntos. E Gerusa vai morrer mesmo, tenho 99% de certeza. O câncer já é uma doença complicada atualmente, imagine nos anos 40... E o Severo perdeu tudo, está pagando pelo que fez. Os outros pagarão no final. Já a Cunegundes nunca se deu bem, né. Ela está sempre ferrada.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.