sábado, 23 de fevereiro de 2013

Giovanna Antonelli: uma atriz completa

Ela já pode ser considerada uma veterana na telinha. Com um currículo recheado de bons personagens, Giovanna Antonelli mais uma vez se destaca em um trabalho e conquista o telespectador com seu talento. Na pele da delegada Helô, a atriz vem roubando a cena em "Salve Jorge" e se destaca em meio a um elenco grande e com muita gente desvalorizada.


A delegada, que agora investiga o tráfico humano, tem uma relação conturbada com o ex-marido (Stênio) vivido por Alexandre Nero. Esse é um dos principais atrativos da personagem, uma vez que os desentendimentos da dupla divertem. E a parceria dos atores é muito bacana. Giovanna sempre teve bom entrosamento com seus colegas de cena, o que só contribui para realçar as qualidades dessa atriz, que convence tanto nas sequências cômicas quanto nas dramáticas. Em "Salve Jorge" sua personagem vive situações que mesclam todos os gêneros. Indo da tensão à comédia em poucos minutos.

Mas essa não é a primeira e não será a última vez que Giovanna Antonelli brilha em uma novela. Após estrear em "Tropicaliente" (1994) e ver sua carreira deslanchar em "Laços de Família" (2000), ao interpretar a inesquecível Capitu, a atriz vem esbanjando versatilidade em todos os seus trabalhos. Sempre atenta às
características de cada papel, ela consegue magistralmente diversificar em cena, mesmo que esteja interpretando uma personagem semelhante a alguma outra já vivida.

E há muitos personagens que merecem ser lembrados. A Jade, de "O Clone" (2001), foi a melhor protagonista de Glória Perez até hoje e a competência da atriz se fez presente do primeiro ao último capítulo. Além da marroquina e da já citada Capitu, Giovanna também fez bonito na minissérie "A Casa das Sete Mulheres", vivendo Anita Garibaldi e fazendo um belo par com Thiago Lacerda. Violeta, de "Força de um Desejo"; Delzuite, de "Amazônia" e Clarice, de "Sete Pecados", também merecem ser citadas como ótimas composições da atriz.

Na última sexta-feira (22/02) foi exibido o último capítulo da re-reprise de "Da Cor do Pecado" no "Vale a Pena Ver de Novo". E nessa trama, de 2004, Giovanna Antonelli fez um brilhante trabalho vivendo sua primeira vilã. Ao interpretar a víbora escrita por João Emanuel Carneiro, a atriz mostrou que também era capaz de viver tipos maquiavélicos e não só boazinhas. Bárbara era uma psicótica interesseira que muitas vezes chorava, debochava e ria ao mesmo tempo. Era fantástico acompanhar os destemperos e as obsessões da inimiga de Preta (Taís Araújo). Sem dúvida foi um trabalho que exigiu muita entrega.

Agora, com Helô, Giovanna insere em seu ótimo currículo mais uma personagem que está sendo brilhantemente defendida por ela. Embora seja uma coadjuvante, a delegada foi dominando a novela e pode-se dizer que recebe o carinho e a atenção de uma protagonista. Aliás, Morena --- embora esteja sendo bem interpretada por Nanda Costa --- não tem nem a metade do carisma da delegata.

Após ter dado vida a várias personagens e ter convencido em todas suas composições, nada mais justo do que Giovanna Antonelli ser considerada uma atriz completa. Seu ótimo trabalho em "Salve Jorge" e suas atuações anteriores apenas comprovam isso.

56 comentários:

Maíny disse...

Ótimo texto Sérgio, Giovanna é maravilhosa, linda e uma atriz extraordinária! É a verdadeira protagonista de Salve Jorge.

chica disse...

Ela é e está maravilhosamente bem na novela! Ótima atriz! Gosto muito! abração,tudo de bom,, lindo fds! chica

Mila disse...

Oi Sérgio!
Parabéns por este magnifico texto, que faz justiça a extraordinária e maravilhosa atriz Giovanna antonelli, que é por sinal uma das minhas atrizes favoritas da TV Globo...

Uma boa semana e um xi apertado....

Vanessa Barbosa disse...

Ohhh que saudade de passar por aqui, rsrs. Uma semana e entrei em abstinencia.

De fato, a Gio é uma super atriz. Ela incorpora o papel, mas sempre consegue dar um toque dela na personalidade do personagem. Gosto muito de ver o talento dela na telinha.

Beijos querido, tenha um belo final de semana.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Concordo com você. Além de linda, Giovanna é talentosa e muito carismática. Estou gostando muito da atuação dela em "Salve Jorge". Até a angústia da Helô, após as compras geradas por sua insatisfação interior, fica evidente em seus olhos e face, o que reafirma a excelência de sua interpretação.

Ótimo final de semana.

Beijo.

Thallys Bruno Almeida disse...

Belo texto, Sérgio.

Giovanna sabe conquistar o público logo de cara, dona de um carisma sensacional, um jeitão despachado, sempre dá um jeito de aparecer de bem com a vida, além de mostrar uma ótima entrega aos papéis de tal forma que, mesmo sendo uma vilã perversa (como Bárbara) ou uma mocinha que tinha tudo pra ser chata (Clarisse, de Sete Pecados), o público se encanta por ela. E a Donelô, ops, Helô, não foge à regra. Ela tem sido de fato a verdadeira protagonista de SJ, até pelas atitudes erradas que Morena (Nanda Costa) tem tomado que irritaram boa parte do público, além da própria falta de carisma da Nanda (embora ela esteja se saindo bem).

Pude ver os últimos capítulos de Da Cor do Pecado e é simplesmente impressionante a dupla que ela formou junto a Guilherme Weber. Os dois e Reynaldo Gianecchini protagonizaram sequências de muito impacto no sequestro de Raí e na morte dos vilões. Arrisco dizer que Bárbara é a melhor vilã das sete dos últimos 15 anos.

Um texto que faz muita justiça a essa linda que é a Antonelli. Grande abç!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá
Boa tarde
Sérgio
concordo plenamente, G. Antonelli, além de linda e carismática, é muito talentosa, e passou de coadjuvante para a verdadeira protagonista de Salve Jorge.
Meu abraço
Bom final de semana

Milene Lima disse...

Caraca, escrevi praticamente uma tese e o blogger me sacaneou. Eu disse assim, que gosto muito dela, mas minha mãe a odeia desde a Bárbara. Nada do que a Giovanna faça contenta mais a Dona Lourdes. Ela é do tipo que xinga,sai da sala, essas coisas. Louquinha a minha mãe.

Alguns desses personagens eu não conheço,mas isso não diminui a sua grandeza. Eu também quero ter afinidade com o Nero, posso?

Beijo, Sérgio.

Clau disse...

Oi Sérgio!
Giovanna Antonelli,é uma das atrizes mais bonitas e sempre da conta do recado.
As interpretações dela,sempre convencem.
Prefiro ver ela em cena do que a 'protagonista' Morena.
bjs!

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai? Ainda ontem eu comentava isso com minha filha, vendo o final da reprise da novela, ela arrasou como Bárbara! E se for pensar em seus outros personagens, como citou, a Capitu, ela sempre arrasa. E a Jade, então? Até hoje eu queria aprender a dançar que nem ela. Adoro essa atriz, é mesmo espetacular. UM abraço!

eder ribeiro disse...

Realmente, Sérgio, a Geovanna arrasa em todas as personagens que interpreta. Ontem a cena com ela e a sua filha na novela S.J. foi espetacular. A cena do abraços então, foi show. Abçs.

Lucas disse...

Sempre gostei da Giovanna Antonelli. O início da Helô me pareceu estranho, mas agora é a melhor personagem de "Salve Jorge" graças ao talento da atriz!
Lucas - www.cascudeando.zip.net

A Viajante disse...

Adorei a postagem. Ela é linda e muito talentosa. Tanto na comédia quanto no drama, é super competente e convincente. Um beijão!

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Ahhh, eu adoro a Giovana Antonelli desde Capitu, é uma de minhas atrizes preferidas. Se tem algo que deu certo em Salve Jorge, é a delegada Helô. A personagem é cheia de nuances, vive situações que permitem sempre novos desdobramentos, seja como a delegada implacável, ou como a mãe e ex-mulher frustrada. Helô é uma personagem completa, muito bem desenvolvida por Glória e magistralmente interpretada por Giovana. Embora eu goste muito de Nanda Costa e ache que ela esteja fazendo um belíssimo trabalho como Morena (personagem que até gosto), é inegável que Helô roubou a cena, e hoje é a melhor personagem da novela. E pode-se dizer que é a grande heroína, pois diferente de Morena que apenas reage as situações, Helô vai atrás, bate de frente com os vilões, lida com diversas questões e adversidades no trabalho e família e com isso movimenta a trama. O casal Helô e Stênio suplantou completamente o casal principal, e os dois juntos são uma delicia em cena. Enfim, qualquer papel na mão de Giovana Antonelli fica bom, tamanho é o talento e carisma da atriz. Embora, eu tenha percebido algumas repetições na composição dos últimos personagens dela antes de Helô (três irmãs, viver a vida, aquele beijo) mas ela é tão danada e talentosa que isso acaba passando despercebido. Capitu, jade, Barbara e agora "Donelô" são minhas personagens preferidas de Giovana, e só assistia sete pecados por causa de Clarice, onde ela mais uma vez roubou a cena. É isso, belo post Sérgio, abraços.

Paty Michele disse...

Sem dúvida, uma das boas coisas de Salve Jorge.
Adoro a Giovana, seu personagens sempre me encantam, como a Capitu e a Jade. E a maléfica Bárbara que saiu do ar essa semana tbm foi show!

bjão, Sérgio, tô de volta.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
CONCORDO PLENAMENTE, GIOVANA ANTONELLI ESTÁ DEMAIS, MOSTRANDO MAIS UMA VEZ E DE FORMA EXUBERANTE SEU TALENTO, INCLUSIVE DÁ PARA SENTIR QUE NO DECORRER DA NOVELA, SEU PERSONAGEM PARECE CRESCER EM NUMERO DE CENAS, CLARO QUE DEVIDO AO MÉRITO DELA QUE COLOCA SEU PERSONAGEM DE FORMA MAGNÍFICA.
QUANTO A "MORENA", CREIO QUE VAI MOSTRAR TODO O TALENTO QUE TEM EM NOVOS TRABALHOS, POIS APESAR DA POUCA EXPERIÊNCIA ACHO QUE ESTÁ SE SAINDO MUITO BEM.
GOSTO DE VIR AQUI, LER TEU TEXTO, TENDO A OPORTUNIDADE DE COLOCAR O QUE PENSO, ISTO É MUITO BOM.

ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

Carlos disse...

Simplesmente maravilhosa. E o bom é que a atriz aparenta ser humilde tbm, não é estrelinha, o que aumenta a sua simpatia perante o público. Essa atriz está de parabéns, merece o sucesso que tem.

Abraço

MARILENE disse...

Você foi perfeito. Ela está ótima na novela, em todos os sentidos. Só falta a autora abordar o problema emocional, que a leva a comprar, compulsivamente (rss). Todos os seus trabalhos merecem aplausos. Tem carisma e rouba as cenas dos demais. Bjs.

Cla disse...

Olá Sérgio,

Com as minhas indas e vindas venho dar uma opinião diante deste post, adoro a Giovanna Antonelli, sempre natural seus papéis impressionam, fora que vê-la atuar é magnífico é uma das poucas atrizes globais que gosto de assistir, mesmo que a novela não seja impressionante em níveis de audiência com certeza se destaca com ela.

Ótimo post, um grande abraço.

Luciana Souza disse...

Oi Sergio
Não tenho acompanhado essa novela, mas ela é realmente uma ótima atriz, e vc escreve muito bem. Parabéns!
Obrigada pelo carinho no meu blog.
Bjos. Fique com Deus!
Segunda parte do conto que estou escrevendo. Bjos.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Crítica justa, Sérgio. Giovanna amadurece profissionalmente a cada trabalho. Meus personagens preferidos foram em "Laços de Família", "O Clone", "Da Cor do Pecado" e "Salve Jorge". Suas cenas com Alexandre Nero, Drica Moraes, Totia Meirelles e Claudia Raia são ótimas.

Sérgio Santos disse...

Oi Maína. Concordo com vc. Bom te ver aqui! Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Chica. Obrigado pelo comentário. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Mila. A Giovanna merece todos os elogios que recebe. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa. Saudades de vc também! Pois é, a Giovanna sempre compõe muito bem suas personagens. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. A Giovanna é muito querida mesmo. Sobre a compulsão por compras, tenho lido que não estão abordando o assunto como deveria e a doença está ficando em terceiro plano. Como vejo pouco a novela não posso afirmar, mas acredito no que li. O que é uma pena. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys. Giovanna sempre foi uma excelente atriz. Sua única derrapada na minha opinião foi a Dora de Viver a Vida.

Gravei o último capítulo da re-reprise de Da Cor do Pecado e vi de noite. Realmente ela foi uma vilã inesquecível, assim como o Weber. O Gianecchini foi excelente também. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Felis. Sim, muitos dizem que ela roubou a cena da protagonista. E não dá pra negar, né? Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene. Como assim o blogger te sacaneou? Não exibiram seu comentário??? Que sacanagem!

O ódio da sua mãe é sinal do talento da Giovanna. rsrs Bárbara foi uma vilã sensacional. O Alexandre Nero está mt bem também. Beijosssss

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, obrigado pelo comentário. Olha, vc não é a única. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia. Considero a Capitu a melhor personagem dela, seguida da Bárbara. Mas Giovanna incorpora bem qualquer papel. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder. Não vi essa cena, mas acredito que deva ter sido ótima mesmo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Lucas. Olha, muitos personagens tiveram inícios estranhos e foram poucos os que conseguiram mudar isso. Helô é uma das exceções. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Ju. Concordo com vc. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael. É quase uma unanimidade o fato de Helô ter roubado a cena. E concordo que funciona como uma heroína mesmo.

Não gostei dela em Viver a Vida, mas em Três Irmãs (apesar de ter sido uma novela horrível) sim. Em Aquele Beijo ela não tinha muita chance de mostrar grandes coisas. A novela era devagar quase parando. Mas ela é 'danada' mesmo!

Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Paty. Difícil não gostar da Giovanna, né? É um dos raros pontos positivos de Salve Jorge. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Zilani, pois é ótimo pra mim poder ler as opiniões de vocês também. Giovanna está impecável e Nanda Costa tem feito bonito também, mas Morena é uma mocinha que não tem lá muitos atrativos. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, sumido. Eu conheci a Giovanna e ela é uma simpatia. Aquilo mesmo que mostra na televisão. Nada estrela. E seu talento é incontestável. Abração.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Marilene, esse problema da compulsão não está sendo abordado como deveria. Apenas aumenta a lista de coisas negativas da novela. Mas Giovanna faz parte da positiva. rs Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Oi Cla. Estava sumida, hein? Obrigado pelo comentário. Também sou fã da Giovanna. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Luciana, eu que agradeço. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. Também adorei essas personagens da Giovanna, assim como gosto da Helô agora. Mas a Drica Moraes tá em Guerra dos Sexos, né? Beijos!!!!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Desculpe a minha falha, Sérgio. Eu me referi a Mariana Rios, que faz personagem Drica em "Salve Jorge". Abraço.

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, muito boa noite amigo!
Ah, que legal!
Eu sempre adorei Giovana Antonelli.
Independentemente de seu personagem, ela sempre passa muita vitalidade e competência em cena. Uma atriz perfeita! Em Salve Jorge, inclusive, as cenas de treinamento no Curso de Formação para integrar os quadros da Polícia Federal, foram bem sintéticas, ela arrasou. Ela sabe como segurar uma arma direitinho..rsrs Eu fui fazer esse curso de formação, pois vivo estudando para concursos. Mas não consegui manusear e lidar com armas. Tive pânico e precisei desistir de tudo, depois de te passado em um prova tão difícil... Mas é assim mesmo? Nem todos conseguem manusear uma arma de verdade!!! :)

Obrigada pelo artigo. Adorei!
Tenha uma semana maravilhosa!!!

Uma Interessante Vida disse...

A Giovanna arrasa em qualquer papel que interpretar, é mesmo um excelente atriz, Sérgio. beijos e linda semana.

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, eu considero a delegada a protagonista desta novela, não que eu não goste da morena, eu gosto, mas a delegada rouba a cena sempre que ela aparece, Adoro! Abraçosss

Lulu on the sky disse...

Adooooooooooooooro a Giovanna Antonelli. Tb fiz uma postagem no blog, não sei vc viu:
http://luluonthesky.blogspot.com.br/2013/01/giovanna-antonelli-rouba-cena-em-salve.html

Rosa Branca disse...

Passando para conhecer seu cantinho, adorei tudo por aqui, esse post não poderia faltar não é, Giovana é nota 1000! Nasceu para dramaturgia , alé de ser linda, charmosa e simpática, tudo de booom!Bjos tenha um otimo dia
Paty Alves
eee.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
www.patyiva.blogspot.com
www.tentardecoracao.blogspot.com

Sérgio Santos disse...

Oi Adriana! Ela é uma ótima atriz mesmo. Jura que vc tentou se arriscar nisso? Imagino que deve ser difícil mesmo manusear uma arma e eu nem tentaria. Mas passar em concurso assim é mt difícil. Bjão!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Ah, Elvira, sem problema pelo erro. Normal. bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, concordo. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen. Muita gente considera mesmo. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu. Vou ver. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Paty. Seja bem-vinda. Bjs!!!!!!

Anônimo disse...

caraca! eu tenho raiva dessa mania que todos tem de esquecer da vida dos artistas no periodo que não atuaram na toda poderosa rede Globo... o blog mencionou todos os papeis maravilhosos do Giovana apenas no periodo em que atuou nas novelas da Globo...mas se esqueceram de mencionar o sem numeros de novelas que ela fez na finada Rede Manchete, atingido o auge com a engraçaderrima Dona Elvira de Xica da Silva que era apaixonada pelo desmunhecado Ze maria... sacanagem!!!!!!!!!


Elton Michael -noveileiro e cinefilo

Anônimo disse...

Amo a giovanna a melhor atriz do mundo Quando eu tiver uma filha o nome dela sera Giovanna