terça-feira, 9 de setembro de 2025

"História de Amor" faz sucesso em todas as suas reprises

  Exibida entre 3 de julho de 1995 e 2 de março de 1996, "História de Amor" foi uma novela das seis marcante e mais um grande trabalho do autor Manoel Carlos, dirigido pelo competente Ricardo Waddington. Reprisada com êxito no "Vale a Pena Ver de Novo" entre 10 de dezembro de 2001 e 28 de junho de 2002, a novela repetiu o sucesso na reprise do Canal Viva entre 10 de março e 8 de novembro de 2014. Foi reprisada com êxito novamente pelo Viva em 2023 e entrou na faixa especial da Globo em fevereiro deste ano, o que resultou em mais um ótimo retorno do público. A produção chega ao fim nesta semana. 


"História de Amor" traz a terceira Helena criada pelo autor e a primeira vivida por Regina Duarte, que interpretou mais duas, em 'Por Amor' e 'Páginas Vida'. Na trama, Helena é uma mulher batalhadora e enfrenta a gravidez prematura de sua filha Joyce (Carla Marins), abandonada pelo namorado Caio (Angelo Paes Leme). Pai da moça e ex-marido de Helena, Assunção (Nuno Leal Maia), homem conservador e moralista, não se conforma com a situação da filha. Sentindo-se solitária, Helena se apaixona pelo famoso endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer), que também se encanta por ela imediatamente. Carlos, contudo, é casado com a possessiva Paula (Carolina Ferraz) e teve um relacionamento de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), sua sócia na clínica. Ela investe, a qualquer custo, em uma reaproximação. Esse quadrilátero amoroso movimenta a história, especialmente quando o médico se envolve com Helena, o que não impede Sheila e Paula de continuarem a disputá-lo.
 
Ambientada no Rio de Janeiro, a novela mostra o cotidiano da Zona Sul da cidade, especialmente do bairro Jardim Botânico, onde teve muitas externas gravadas, e também se passa na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A abordagem de temas sociais, outra marca do trabalho de Manoel Carlos, está bastante presente em 'História de Amor'. Por meio da personagem Marta (Bia Nunes), vizinha e comadre de Helena, que luta contra um câncer de mama, a novela reforçou as campanhas de prevenção e conscientização. Enquanto a obra esteve no ar, registrou-se o aumento no número de exames preventivos pelo Instituto Nacional do Câncer. Manoel Carlos considerou importante tratar do câncer de mama no horário das 18h, dominado pelo público feminino. A partir da personagem Mariana (Monique Curi), o autor também abordou o drama de mulheres que têm dificuldades para engravidar, apesar de não serem estéreis. O personagem Assunção fica paraplégico após um acidente de carro, recuperando a vontade de viver através do esporte. Pelé, que na época era Ministro do Esporte, participou da trama sendo entrevistado por Assunção, já famoso em seu programa esportivo.
 

A trilha sonora de 'História de Amor', especialmente pela música de abertura 'Lembra de Mim', de Ivan Lins e Vitor Martins, ficou marcada na memória do público. Outros sucessos como 'Futuros Amantes', de Chico Buarque, na voz de Gal Costa, 'Saber Amar', composição de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, e 'Uma História de Amor', do grupo Fanzine, compunham a trilha nacional. A obra foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Angola, Jordânia, Marrocos, Panamá, Polônia e Rússia. O elenco repleto de nomes de peso contava também com Eva Wilma, José de Abreu, Yara Cortes, Ana Rosa, Claudio Lins, Claudia Lira, Cristina Mullins, Fabio Junqueira, Flávia Alessandra, Maria Ribeiro, Cláudia Mauro, Umberto Magnani, entre outros.   


Como toda novela de Manoel Carlos, o cotidiano foi o foco central, assim como as relações amorosas, como o próprio título da novela descrevia tão bem. E vale lembrar que o autor precisou alterar seu plano inicial por causa do Ministério da Justiça. Isso porque Helena e Joyce disputariam o mesmo homem, no caso Carlos. Mas a relação não foi construída, se baseando, então, exclusivamente nas brigas entre mãe e filha por causa do bebê que a garota esperava de Caio. Maneco, aliás, realizou seu desejo no ano 2000, com a emblemática "Laços de Família" através da relação de Camila (Carolina Dieckmann) e Helena (Vera Fischer) com Edu (Reynaldo Gianecchini). Também houve a repetição dos triângulo familiar na fracassada "Em Família", com Helena (Júlia Lemmertz) e Luiza (Bruna Marquezine) disputando o canalha Laerte (Gabriel Braga Nunes) na última novela do escritor, exibida em 2014.


Regina Duarte esteve impecável na pele de sua primeira Helena (ainda viriam mais duas em "Por Amor" e "Páginas da Vida"); Lilia Cabral ganhou uma nova projeção na carreira por conta da importância de sua vilã e deu um show na pele de uma mulher obsessiva; Carolina Ferraz esteve em um grande momento como Paula; José Mayer honrou o protagonismo de Carlos; e Carla Marins interpretou o papel mais marcante de sua carreira e defendeu com brilhantismo a filha mais insuportável de todas as Helenas já criadas por Maneco. O elenco repleto de nomes de peso contava também com Eva Wilma, José de Abreu, Yara Cortes, Ana Rosa, Claudio Lins, Claudia Lira, Cristina Mullins, Fabio Junqueira, Flávia Alessandra, Maria Ribeiro, Cláudia Mauro, Umberto Magnani, entre outros.   


 A trilha sonora de 'História de Amor', especialmente pela música de abertura 'Lembra de Mim', de Ivan Lins e Vitor Martins, ficou marcada na memória do público. Outros sucessos como 'Futuros Amantes', de Chico Buarque, na voz de Gal Costa, 'Saber Amar', composição de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, e 'Uma História de Amor', do grupo Fanzine, compunham a trilha nacional. A trilha internacional era tão boas quanto, vide "You Gotta Be" (Des`Ree), "Run Baby Run" (Sheryl Crow), "Chains" (Tina Arena), "It`s to Latte" (Gloria Stefan), "Can`t Stop Love You" (Van Halen) e "I Started a Joke" (Faith No More). A obra foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Angola, Jordânia, Marrocos, Panamá, Polônia e Rússia. 


"História de Amor" foi uma das melhores e mais elogiadas novelas do Manoel Carlos e seu sucesso nas duas reprises do Canal Viva não é nada surpreendente, assim como sua boa procura no Globoplay e agora seu êxito na reexibição no início das tardes na Globo. Uma boa e bem escrita história sempre é muito prazerosa de ser acompanhada, independente da época. 

2 comentários:

Maria Rodrigues disse...

É certamente uma novela muito interessante.
Abraços e boa semana

Adriana Helena disse...

Uma novela leve e com excelentes atuações!!
Sempre vale a pena ver de novo, com toda a certeza!!
Beijos Sérgio e uma linda semana!!