A terceira novela produzida pelo Globoplay teve a sua realização em 2023, mas só estreou em 11 de junho de 2025. Quando "Verdades Secretas 2" foi lançada, em 2021, houve a promessa de que a plataforma de streaming da Globo produziria uma novela por ano, o que não foi cumprido. E até hoje não foi explicado o motivo do adiamento da estreia de "Guerreiros o Sol". E nem a razão de terem a nomeado primeiramente como folhetim, depois como série e por último voltando ao conceito de novela. Mas, deixando todas essas questões de lado, o que tem sido visto até agora é um produto de alto nível.
A trama de George Moura e Sérgio Goldenberg, dirigida por Rogério Gomes, tem um enredo forte, cenas violentas e impactantes, um elenco repleto de talentos, personagens muito bem escritos, um texto irretocável e uma fotografia de encher os olhos. O que se vê no ar é uma superprodução, onde fica notório o elevado investimento do Globoplay, que na verdade é fruto do capital da emissora aberta. Isso era regra no canal desde o seu surgimento e não por acaso surgiu o termo 'Padrão Globo de Qualidade'.
No entanto, há muito tempo que o tal padrão deixou de existir, principalmente após a pandemia da covid-19. O corte de custos afetou diretamente o nível da teledramaturgia, que passou a exibir muitas cenas restritas a estúdios e com uma repetição exaustiva de cenários e ambientações, além de muitas cenas mal dirigidas e até editadas.