É chegado o momento de acompanhar uma nova temporada do ‘Big Brother Brasil’. Em um ano cheio de celebrações na Globo, o reality mais longevo do país comemora o marco das 25 edições e promove uma mudança significativa no jogo. Desta vez, a disputa começou em duplas. Nesta segunda-feira, dia 13, os novos competidores entraram na casa com laços previamente firmados e que devem impactar diretamente a convivência e a concorrência pelo prêmio milionário. Mas não basta serem amigos, irmãos, namorados, pai e filho, sogra e genro; vai ser necessário descobrir como essas relações vão se desenvolver no decorrer do game.
Alguns momentos iniciais das 24 edições passadas do "BBB" entraram para a história. Na décima temporada, por exemplo, o público acompanhou o surgimento das chamadas “tribos” de participantes apadrinhadas por ex-BBBs, que ganharam a chance de entrar novamente no jogo. Na 20ª edição, a primeira a contar com os Camarotes, o BBB ganhou o certificado do GUINNESS WORLD RECORDS™ pela maior quantidade de votos do público recebidos por um programa de televisão ---- o fator pandemia foi essencial para o resultado. À frente da direção do gênero Realities a partir deste ano, Rodrigo Dourado, que começou no ‘BBB 1’ como editor, assumiu a direção geral no ‘BBB 15’ e a direção artística em 2021, agora ocupa o posto do ex-todo poderoso Boninho, que não teve seu contrato renovado no fim do ano passado. De volta ao ar depois de alguns anos, o nostálgico translado dos participantes até a casa mais vigiada do Brasil foi exibido novamente em flashes na programação da TV Globo ao longo do dia de estreia do programa. O público acompanhou o trajeto até os Estúdios Globo.
E o
game começou antes mesmo da porta de entrada. Assim que deixaram o carro, pouco antes de pisarem no gramado do confinamento, as duplas testaram seus conhecimentos sobre os respectivos pares. Quem foi bem-sucedido no cubo do conhecimento começou o jogo no grupo Vip, com mais variedade de alimentos para consumir durante os primeiros dias da estadia no BBB. Mas quem não se saiu bem no desafio já estreou a participação no
reality na Xepa, com menos regalias no cardápio da primeira semana.
Uma ação inédita também vai testar a sintonia das duplas ao longo do jogo. Respondendo a perguntas simples, os pares terão a chance de mostrar que entraram no jogo não apenas com fortes laços, mas conhecendo bem um ao outro. Como resultado, eles podem conquistar benefícios que vão deixar a vivência no confinamento um pouco mais favorável, algo importante no começo do game. Mas a regalia não é para todos! Somente quem performar bem na disputa vai garantir o conforto extra.
Nesta temporada, a fofoca ganha uma camada adicional. Um novo recurso do formato chega ao reality brasileiro para dar uma apimentada no jogo. Sempre atento ao que se passa na casa, o RoBBB, personagem oficial do programa, ganha nome e função: ‘Seu Fifi’ não vai deixar nada escapar. Vez ou outra ele vai aparecer de bituca, como quem não quer nada, pelas telas da residência, escutando frases comprometedoras dos brothers e sisters. E dentre as conversas ouvidas, o público poderá escolher, através de votação no gshow, qual trecho será revelado aos confinados. A dinâmica foi copiada de "A Grande Conquista", reality fracassado da Record.
As provas e atividades da semana, já tão aguardadas pelo público, não ficam de fora da edição. Prova do líder, prova do anjo, prova bate e volta, com suas respectivas consequências, esquentam o ‘BBB 25’ com disputas de final imprevisível para os fãs e para os jogadores. Dinâmicas de bonificação ou perda de vantagens também marcam presença, como os grupos Vip e Xepa e o castigo do monstro, este último que neste ano está comemorativo e tem como temas momentos marcantes e memes das mais de duas décadas de ‘Big Brother Brasil’.
Na temporada 25, o game terá duas fases. Na primeira, os competidores jogam em pares: entram casa em dupla, votam em dupla, ambos viram líder, os dois são anjos, vão juntos para paredão e podem ser eliminados também em dupla. Já na segunda fase, o jogo passa a ser individual porque só uma pessoa vence o ‘BBB 25’.
Rafael Portugal e Rodrigo Sant’Anna assumem os quadros de humor nesta edição. Portugal volta ao ‘Big Brother Brasil’ em uma versão 3.0 do aclamado ‘CAT BBB’. E com o retorno do quadro, tudo o que o público adora: as mensagens divertidas, as broncas nos participantes, a rixa com os dummies, as músicas no violão que sempre deixa escondido debaixo da mesa. Mas não é só isso: desta vez, o humorista vai pregar peças nos participantes ao longo da temporada e levar a brincadeira para dentro da casa. Sabe aquela vontade de acordar a casa de um jeito diferente? Quem sabe deixar a água do chuveiro geladinha na hora do banho? Pede para o Rafa! Vai que ele ajuda...
Rodrigo Sant'Anna é a novidade da vez e comanda o ‘Bombástico’, quadro que vai deixar o Brasil em dia com o que acontece no reality, para além do que se assiste diariamente. Na atração, o humorista constrói personagens inéditos e típicos de um programa de notícias: o âncora, o repórter de rua, o analista, o fofoqueiro cheio de fontes, o transeunte revoltado, a senhorinha do sofá especialista em reality show... Esses e muitos outros podem aparecer fazendo suas reivindicações e comentando sobre o ‘BBB 25’ ao longo da temporada.
Na área externa da casa do reality, três temas foram escolhidos para estampar os muros, preencher o gramado e os espaços de convivência ao ar livre. Novelas que se passaram em São Paulo são fonte de inspiração para o caminho de saída da residência, com ares mais urbanos. Uma paisagem típica da maior metrópole do país, com muitos prédios e ponte estaiada, marca presença nos muros, assim como grafites semelhantes aos que se encontram em lugares característicos da cidade, como o Beco do Batman. A área da varanda e da piscina, por sua vez, carrega características de histórias que se passaram em regiões praianas. Já o restante do contorno da residência remete às paisagens pantaneiras, tendo como referências as obras contextualizadas no campo, nos interiores do Brasil.
A academia do ‘BBB 25’, lugar de conversas estratégicas e de movimentação do corpo, é 100% inspirada na primeira temporada de ‘Malhação’, a clássica crônica jovem que marcou gerações ao longo de 25 anos no ar.
Migrando para o interior da casa, a sala tem como inspiração as novelas orientais já exibidas na TV Globo. Cores como turquesa, coral e dourado estão bastantes presentes no cômodo. Cristais e muranos se espalham nos objetos do ambiente e ajudam a dar o tom. O grande sofá que abriga os brothers nos momentos de convivência, de dinâmicas ao vivo e de conversas com o apresentador Tadeu Schmidt, desta vez, tem tom de rosa goiaba e recebe almofadas com padronagens indianas.
As cozinhas Vip e Xepa continuam frente a frente na área de alimentação. Enquanto uma brinca com as histórias de personagens que gostam da ostentação, a outra tem materiais simples. Do lado onde a fartura predomina, o brilho do dourado e o mármore ganham destaque em meio às cores escuras, como preto e verde. Na parte onde os menos privilegiados da semana permanecem, o ambiente é inspirado nas tramas populares, com cores como amarelo, azul e terracota predominando, além de louças de ágata e utensílios de plástico.
O banheiro recorda as produções onde o realismo fantástico foi presente. O espaço é multicolorido tanto nas paredes quanto nos elementos, como cuba e torneiras. Um painel em formato de mosaico feito com sobras de resina de cores e formatos diferentes chama atenção. Animais fantásticos aparecem em diferentes texturas, como é o caso de passarinhos de acrílico e cerâmica nas paredes e de galinhas de madeira arrematando a decoração.
Nos quartos também há variedades de estilos. Um deles remete a novelas ambientadas no nordeste do Brasil e conta com texturas típicas desta região compondo a decoração, como a renda e o crochê. Itens de artesãos locais feitos de palha e cerâmica também estão dispostos no ambiente. Em outro, as produções da década de 1950 ditam o tom, com direito a itens como almofadas em formato de bumerangue e uma lambreta na parede. Ainda no cômodo, luminárias em forma de televisão trazem em suas telas as marcas de produções como ‘Estúpido Cupido’, ‘Anos Rebeldes’, ‘Ciranda de Pedra’ e ‘Bambolê’. Já no terceiro quarto a decoração é inspirada no dominical ‘Fantástico’, cuja estética da vinheta de abertura e do estúdio são replicadas na luminária principal, em almofadas de padronagens geométricas e em móbiles com efeito de movimento e luz. O resultado, na prática, no entanto, deixou muito a desejar. Não há referência a nenhuma novela específica, o que deixa o conjunto genérico e pouco atrativo. Um desavisado nem vai entender qualquer referência com a teledramaturgia.
Ainda no andar inferior, o confessionário mergulha nos bastidores da televisão, homenageando produções de todas as décadas da TV Globo em seus grandes telões de led.
Para os fãs do reality que desejam acompanhar tudo o que acontece dentro da casa mais vigiada do Brasil, uma mudança significativa: agora só pelo Globoplay e nada de Pay Per View no canal a cabo. Um desafio para a plataforma, que oferece com exclusividade 24 horas por dia do sinal ao vivo para seus assinantes, além da íntegra de cada edição do programa na TV Globo. São 12 sinais com transmissão simultânea, incluindo o famoso mosaico e a ‘Câmera Segue o Líder’. Serão muito mais acessos, o que pode provocar instabilidades.
O ‘BBB - Mesacast’ está de volta, de segunda a sábado, às 20h, com novidades no formato. Dessa vez, Ed Gama, Vitor diCastro e a estreante Pitel se revezam no comando da atração ao vivo, recebendo dois convidados especiais para a resenha do dia sobre os temas mais quentes da competição, antes da exibição do ‘Big Brother Brasil 25’. E a partir do dia 20, no inédito ‘Big Show’, Ana Clara e Ed Gama vão repercutir a dinâmica do sincerão dos brothers e comentar os melhores momentos do jogo nas madrugadas de segunda-feira para terça, à meia noite.
O ‘BBB 25’ tem apresentação de Tadeu Schmidt, produção de Mariana Mónaco e Rodrigo Tapias, direção geral de Angélica Campos e direção de gênero de Rodrigo Dourado. O programa estreou com a pior audiência da história do programa, mas já era previsível. A atração está herdando os baixos números de "Mania de Você", a novela mais fracassada do horário das nove. Ainda é cedo para prever qualquer coisa, inclusive sobre a potencialidade do elenco. Mas resta torcer para que o formato honre a data tão significativa ao longo dos próximos meses.
2 comentários:
eu adoro, então espero muita diversão. já ativamos o grupo de bbb q acompanhamos juntos todo ano. tá uma festa por lá. cheio de uhuuu, lá tb. eu amei a nostalgia da carreata e já resolveu uma propaganda. sem falar no comercial maravilhoso da eletrolucx. gostei da ideia de duplas e q deixam de ser depois. eu adorei a ideia do robô, espero q eu ame tanto qt os dummys, quero dummys andando na minha parede como ontem atrás do tadeu. eu amei a imagem de pantanal e praia. a vip tá um luxo só. globoplay é mais barato do q era o pay per view. e a claro incluiu a globoplay nos pacotes sem custo adicional. o duro vai ser aguentar o final da mania de vc pra ver o bbb. eita novela chata. ótimo texto. beijos, pedrita
Espero que o BBB 25 seja bom, porém terei que infelizmente aguentar o final de Mania de Você para eu poder assistir o BBB
Sérgio, postei na semana passada no ANMTV a parte 3 do especial da importância do Marc du Pontavice, o pai da Xilam Animation, justamente no dia do aniversário dele, se puder ver e ler, eu agradeço. O link: https://anmtv.com.br/especial-a-importancia-de-marc-du-pontavice-na-animacao-francesa-parte-3/
Postar um comentário