A atual novela das seis da Globo vem angariando cada vez mais elogios, inclusive internacionais, vide a matéria da revista Variety, companhia de mídia sediada nos Estados Unidos, que conversou com a autora Alessandra Poggi e o conteúdo foi disponibilizado nesta segunda-feira (20/01). Coincidentemente, no mesmo dia foi exibido mais uma capítulo impecável da trama, que iniciou cheio de adrenalina e terminou repleto de emoção.
A história, muito bem desenvolvida desde o começo, vem sendo preparada para um novo rumo, após uma virada drástica na vida da protagonista. Uma das partes do mote central do enredo foi solucionada semana passada, quando Beatriz (Duda Santos) descobriu que Beto (Pedro Novaes) era vítima de uma armação de Basílio (Cauê Campos) e reatou com seu amado. A reconciliação originou outra revelação: a mocinha soube, através de seu namorado, que Clarice (Carol Castro) perdeu a memória e por isso não lembra que ela é sua filha. Ao mesmo tempo, Zélia (Letícia Colin) desvendou toda a armação de Maristela (Lilia Cabral) e Juliano (Fábio Assunção) e os chantageou para conseguir parte das ações da Perfumaria Carioca. Ainda solucionou o mistério envolvendo a origem de Beatriz e contou aos vilões, que resolveram matar a garota.
A execução do plano e suas consequências foram exibidas no capítulo desta segunda, que resultou em uma sucessão de cenas brilhantes. Após inúmeros acidentes realizados porcamente e com visível contenção de custos, a Globo finalmente voltou a fazer sequências de seus bons tempos, o que implicou em uma cena muito bem dirigida pela equipe de Natália Grimberg, que deixou o público em êxtase nas redes sociais.
Basílio ouviu que Maristela e Juliano planejavam matar ele e Beatriz e a convenceu a fugir. Só que no meio do caminho reparou que o carro estava sem freio, para o desespero da protagonista. A sequência foi defendida com total entrega de Duda Santos e Cauê Campos e houve veracidade até no pulo dos personagens com o carro em movimento, graças ao bom jogo de câmeras e aos dublês. Logo depois, os efeitos especiais entraram em ação através do momento em que o carro perdeu o controle e caiu em uma ribanceira. E o trabalho duplica diante de um veículo de época. Mas o resultado foi incrível.A partir do acidente, o enredo principal da novela ganhou novos contornos e a autora não utilizou o recurso barato da inserção de uma passagem de tempo, que priva o telespectador de acompanhar as consequências da tragédia e o impacto causado na vida dos demais personagens. Tanto que a sequência do aviso da 'morte' de Basílio e Beatriz foi transmitida através do Alfredo Honório Show e a reação de todos foi exibida quase que simultaneamente. Já entrou para a galeria de melhores cenas da trama. Até porque a protagonista é conhecida em todos os núcleos do folhetim e há uma conexão em todos os conflitos, direta ou indiretamente. Esse é o diferencial de uma boa novela.
E é necessária uma menção especial ao momento em que Beto recebeu a notícia do 'falecimento' de sua amada através de Raimundo e Ronaldo. Pedro Novaes conseguiu transmitir o choque e a dor do seu mocinho com talento e protagonizou uma cena de cortar o coração ao lado de Danton Mello e João Vitor Silva. Também é preciso aplaudir de pé a atuação de Carol Castro, tanto no instante em que Clarice pressentiu que algo grave tinha acontecido com Beatriz, quanto na hora em que a personagem viu o anúncio da tragédia pela televisão. A atriz vive um de seus melhores momentos na carreira.
É preciso citar também outra cena que engrandeceu o capítulo, mesmo sem relação ao acidente sofrido pela protagonista. A conversa entre Lígia e Celeste foi lindamente protagonizada por Palomma Duarte e Debora Ozório, que sensibilizaram durante o embate entre mãe e filha, onde as duas tinham razão e argumentos bem embasados no ataque e na defesa. Ainda houve tempo até para um momento delicado de Guto (Pedro Goifman), que recebeu um convite para ir ao cinema de Vinicius (Elvis Vittorio) e acabou desconcertado. É uma nova fase que se inicia na vida do personagem. E o que dizer da cena de Jacira afrontando Nelson no meio da rua, enquanto levava o fantoche do Pato João para passear em um carinho de bebê?! Flávia Reis e Felipe Abib ótimos.
Já o ápice do capítulo foi seu gancho final, quando Carmem se desesperou com a notícia da morte dos netos e logo depois gritou quando se deparou com a chegada de Beatriz e Basílio, quase caindo no chão. Que desempenho magistral de Solange Couto. Como a veterana fazia falta nas novelas e que prazer vê-la com um papel que valoriza seu talento. Aquele choro que misturava dor e alívio foi comovente e encerrou a primeira parte dos acontecimentos de forma brilhante.
"Garota do Momento" é a melhor novela no ar e nada melhor do que uma história que presenteia o público o tempo todo com grandes acontecimentos e o deixa ansioso pelo capítulo seguinte. É um chuá!
7 comentários:
Que texto encantador Sérgio, dá gosto em ler como você narrou de forma ímpar o capítulo de ontem que foi simplesmente espetacular. Cenas incríveis! Que novela maravilhosa, já era apaixonada pelo figurino e história e agora então, com tantos acontecimentos está impecável.
Grata querido amigo, espero que tudo esteja bem!
Meu pai já está se recuperando da cirurgia do coração e eu estou melhor!
Beijos e linda semana!
estou adorando esses capítulos de grandes acontecimentos sem ter aqueles numeros, o cap 100. volte e meia tem capítulos icônicos, independente da numeração. sim, a cena do carro desgovernado foi impecável. e eu gosto da autora mostrar como o ser humano é controverso. tanto basílio como ligia são complexos. quem tem a ideia de pularem do carro é basilio. ele q salva beatriz e percebe q precisam esconder q se salvaram. o mesmo basilio q aceitou qq coisa por dinheiro. o texto de ligia e celeste foi inacreditavel. a autora nao escolheu o caminho mais facil, só da proibição do sonho. escolheu o direito da mulher de nao querer ter filhos, o q nao era possivel na epoca evita los. sim, a avó q quase nao aparecia teve seu momento catarse, agora inclusive tem aparecido bastante. como qd foi falar com clarice e esteve na pensao. ótimo texto. amo essa novela. beijos, pedrita
Coloquei o relógio para desperta, para não perdeu um capítulo. Melhor novela, poder reviver a época, apesar das restrições as mulheres nela tratada, faz parte da nossa história de luta por direitos e liberdade.
QUE CAPITULAÇO, ZAMENZITO! QUE ENTREGA DO ELENCO! QUE HISTÓRIA! QUE MOMENTOS! QUE CENAS! QUE DIREÇÃO! QUE TUDO! É A NOVELA DO MOMENTO MESMO!
Não comenta mais Volta Por Cima, Sérgio? Não entendo essa desvalorização (e pouca repercussão da própria emissora) de parte do público com a Claudia Souto. Voltão tá ótima, ela deu a "volta por cima" depois do fracasso de Cara e Coragem pena que pouco falam da novela.
Amo seus textos!! Ótima leitura e descrição dos acontecimentos ❤️
Gracias por la recomendación.
Postar um comentário