sexta-feira, 29 de março de 2024

Tudo sobre a pré-estreia e a coletiva de "Dona Lurdes - o filme"

 O Globoplay promoveu nesta segunda-feira, dia 25, a pré-estreia de "Dona Lurdes - o filme" e a coletiva virtual do filme na terça, dia 26. Participaram do bate papo online a autora Manuela Dias, o diretor Cristiano Marques e os atores Juliano Cazarré, Nanda Costa, Jéssica Ellen, Arlete Salles, Evandro Mesquita, Maria Gal, Enrique Diaz e Regina Casé. Estive nos dois eventos e conto sobre a boa conversa sobre o longa produzido pelos Estúdios Globo. 


Manuela Dias contou como foi o processo de criação do filme: "Acabei escrevendo um livro chamado 'O Diário de Dona Lurdes' e um ano depois fiz o filme que até ultrapassou o livro. A gente tinha a responsabilidade que matar a saudade de quem viu 'Amor de Mãe' e fazer também o filme não ser dependente da novela. A maior expectativa que tenho com Dona Lurdes é essa questão afetiva e a ode à mãe brasileira. Quando o Cristiano me ligou e disse que Arlete Salles tinha topado fazer o filme eu pedi para reescrever a personagem dela. Aliás, é o maior luxo um elenco desse. A Regina é uma das maiores comunicadoras desse país. Ela tem a força de quebrar a quarta parede com humor e inteligência, o que traz uma comunicação com o público", concluiu a autora. 

Cristiano Marques comentou sobre as diferenças entre o longa e 'Amor de Mãe': "Isso de ter um diferencial entre o filme e a novela eu acho que não é tão assim. A novela foi uma obra de 150 capítulos e o filme um projeto de duas horas. O ponto de partida mais importante foi saber que o filme seria mais leve e cômico do que a novela.

Pegamos característica da Lurdes da novela para explorar mais o lado divertido. Mas a gente conseguiu também encaixar os novos dramas da maturidade, tanto na questão do ninho vazio quanto da do novo amor. Conseguimos mergulhar bem nos dramas da personagem", revelou o diretor. 

Regina Casé falou sobre seu carinho por Lurdes: "Quando os personagens são bons a gente fica apegado. Tenho saudades de muitos personagens. Amaria reencontrar na feira a Tina Peper, a Val de Que Horas Ela Volta?' e reencontrar a Dona Lurdes foi um privilégio para mim. É muito legal a Globo agora fazer tevê e cinema juntos. Agora no filme a gente vê outra Dona Lurdes. No filme aparecem três tipos de amor da Lurdes que na novela não aparece: o amor próprio, um amor de uma amiga de verdade e amei meu encontro com Arlete Salles. Foram cenas muito humanas. E o amor romântico com o personagem do Evandro Mesquita, o Mário Sérgio". 

Nanda Costa fez um balanço do período entre a novela e o filme: "A gente atravessou muitas coisas. A pandemia foi muito difícil, a gente não sabia quanto tempo ficaríamos distantes. E agora veio o filme. Os filhos perdem o protagonismo na trama e é assim que acontece quando a mãe passa a ter uma vida. Depois que a mãe cuida dos filhos ela tem que ter sua vida de volta e me diverti muito fazendo. O reencontro foi um momento muito feliz, principalmente na hora da comida, daquele churrasco genial".

Jéssica Ellen resumiu seu sentimento com o trabalho: "Eu rachei de rir vendo o filme. Até fazendo o filme a gente ria e saía um pouco do personagem. A gente gravou pouco, cerca de uma semana. A Regina gravou muito mais. Vejo minha mãe na Dona Lurdes. Para mim foi emocionante ver a Dona Lurdes sendo um retrato de várias mulheres". 

Juliano Cazarré falou sobre o reencontro com o elenco: "Foi uma alegria encontrar todo mundo. Tenho uma alegria por 'Amor de Mãe' e pelo Magno, um personagem complexo. Magno era um home íntegro com várias tramas. A novela deixou aquele gostinho trevoso por causa da pandemia e a gente chegou nessa participação no filme, o que deixou um gostinho de quero mais de fazer o Magno. Todos os filhos ficaram felizes com a nova fase da Dona Lurdes. Foi uma felicidade reencontrar todo mundo e a Regina. Um sentimento de gratidão agora e para que o filme encontre seu público". 

Evandro Mesquita comentou sobre o estranhamento de entrar em uma produção já com o elenco entrosado: "Eu e Arlete Salles na primeira leitura do filme éramos forasteiros entrando na história e fiquei encantado com a trama. O filme cumpre muito bem o papel de mostrar essa mulher e antes de ver o filme fiquei preocupado em me ver penteado em cena. Nunca estive tão penteado na vida. O filme toca em temas necessários. Minha mulher e minhas filhas adoraram".

Arlete Salles não escondeu a animação: "Foi uma surpresa para mim ser convidada. Eu faria um papel bem menor e depois me deram a Zuleide, a amiga da Dona Lurdes, um personagem maravilhoso. Fala de fraternidade e amizade. É uma mulher alegre pelo fato de estar vida e vive vendendo material erótico. Ela resgate Lurdes para vida. Trabalhar com a Regina é um orgulho. Ter uma atriz do porte da Regina. Sou fã da Regina e fiquei muito feliz. Foi uma loucura porque a novela 'Família é Tudo' também estava chegando e estava fazendo o filme. Sou muito crítica me vendo e me emocionei vendo o filme. A Dona Lurdes vem da alma da Regina. O filme é lindo e extremamente amoroso, tenho certeza do êxito". 

Maria Gal complementou: "Foi uma surpresa imensa participar do filme. Tinha acabado de gravar 'Amor Perfeito' e fazer a Vânia foi uma honra imensa. Morri de medo também de contracenar com a Regina. E falar de temas tão importantes como a questão do etarismo e dessa mãe tão singular que não sabe se libertar dos filhos. Me senti acolhida pelo elenco e equipe da direção. Só tenho a agradecer. Com certeza esse filme vai encantar o coração dos brasileiros". 

Já Enrique Diaz contou sobre seu reencontro com o divertido personagem que viveu em 'Amor de Mãe': "Amo a novela e tudo o que a Manuela Dias escreve. O Durval não é da família da Lurdes, mas ele está ali como figura figurativa. Adorei fazer e acredito muito no filme. Vai ser uma bela homenagem a essa mulher e aos filhos. O Durval ensinar dança de salão me fez ir pra 'Dança dos Famosos'. Amo todos desse elenco", finalizou o ator. 

"Dona Lurdes - o filme" estreou nesta quinta-feira, dia 28, nos cinemas e tem tudo para fazer sucesso. 

10 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma completa e interessante crónica.
Desejo para si e todos os seus familiares, uma Páscoa muito Feliz 🐣
Um grande abraço

Fá menor disse...

Votos de feliz e santa Páscoa, de vida e amor!

Abraços!

CÉU disse...

Tudo bem explicadinho. Obrigada.

Sérgio, feliz e doce Páscoa.

Citu disse...

Gracias por la recomendación

Marly disse...

Olha aí, eu estava buscando justamente uma obra assim, para me distrair um pouco, agora tenho que ir conferir este filme no cinema, rsrs.

Beijão e boa Páscoa

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fá.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Céu.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Marly.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Citu.