terça-feira, 12 de março de 2024

Tudo sobre a coletiva online da segunda temporada de "Encantado`s"

 O Globoplay promoveu nesta segunda-feira (11/03) a coletiva virtual da segunda temporada de "Encantado`s", que estreou nesta terça na plataforma de streaming da Globo. Participaram as autoras Renata Andrade e Thais Pontes, além dos atores Luiz Miranda, Vilma Melo, Evelyn Castro, Augusto Madeira, Ludmillah Anjos, Digão Ribeiro, Dandara Mariana, Romeu Evaristo, Luellen de Castro, João Côrtes e Eliane Giardini. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo. 


Vilma Melo falou brevemente da dupla central e da importância de um projeto coo esse: "Precisa ter o Eraldo para ter a Olímpia. Eles funcionam muito juntos. E temos surpresas na segunda temporada. Olímpia está mais cansada porque na primeira ela segurou com pulso firme o supermercado e as autoras prepararam um revés... E ter pessoas pretas em um contexto como na série, que não fala disso, é importante demais. A gente não fala sobre pretitude, sobre racismo. É só o pano de fundo. A série poderia ser com uma família branca, mas seria outra série. Somos profissionais independente da caixinha que queiram nos colocar. Cresci vendo as atrizes mais velhas pretas sempre nos mesmos lugares e agora não mais. O audiovisual tem uma importância muito grande na vida do brasileiro. A gente liga a tevê e aquelas pessoas entram nas nossas casas sem a gente convidar. Eu ainda não tinha visto uma série brasileira com esse porte, só em produções americanas, como "Todo Mundo Odeia o Cris", "Eu, a Patroa e as Crianças", enfim... E mostramos que preto também vende". 

Eliane Giardini não escondeu a empolgação a respeito de sua entrada na segunda temporada: "Dalva entra na posição que o Tony Ramos ocupava, mas ela é muito mais passional. Ela vem para se vingar dessa família. É divertidíssimo porque essa turma é uma bagunça louca. Nunca vi um elenco mais maluco. Delicioso esse povo.

E o Henrique Sauer é um diretor que sabe tudo o que ele quer, o que é muito confortável para o ator. Dá para brincar muito. Me acolheram muito bem todos. Minha personagem também é da comédia, não é séria e nem dramática. Tem o exagero, a dramaticidade, mas é da comédia. Comecei a gravar 'Encantado`s' no mesmo estúdio que gravei 'Terra e Paixão'. Trouxe um pouco da loirice da Dalva para a Agatha", contou a veterana.

Evelyn Castro se emocionou quando falou sobre a questão do estereótipo: "A Evelyn julga muito a Maria Augusta porque não temos nada a ver. Fui me adaptando, tentando me encontrar e consegui. Ela chega a ser infantil de tanto que quer ser aceita. Ela virar gerente (do supermercado) até cabe nesse lugar de querer ser aceita. Ela admira tanto a Olímpia e quer tanto ser aceita e influencer que acaba exagerando e criando tanta confusão. Essa série é tão emblemática que essas autoras maravilhosas me colocaram como influencer, como perua. Eu sempre fui a machona e a empregada doméstica. Faço uma série no Multishow de muito sucesso em que os suburbanos são estereotipados. Acabo sendo bastante estereotipada. Obrigada a elas por me tirar do estereótipo que a televisão sempre me colocou".

Luis Miranda falou sobre o dilema de seu protagonista diante da disputa entre a sua esposa e a irmã: "Eraldo está totalmente confortável no momento de disputa. Basta ele não contrariar as duas ao mesmo tempo. Porque o objetivo dele é chegar à Sapucaí. A sensação que eu tenho é que na segunda temporada está mais obstinado a isso, o que faz com que ele meta ainda mais os pés pelas mãos. E na segunda temporada vai ter uma aproximação dele com o pai. A busca incessante em se ver refletido no pai. A história entre a irmã e a esposa dele é até bem resolvida porque ele ama as duas". 

Luellen de Castro comentou a semelhança com sua personagem: "Ana Shaula vai ter um breve momento de sorriso nessa segunda temporada, mas é bem rápido. Não acho que eu seja muito diferente dessa minha personagem. A diferença é que o humor tem uma certa lente de aumento. É uma cara fechada que nunca muda, é para ser algo divertido. Quando comecei a fazer a Ana Shaula meus amigos falavam que estavam me pagando para fazer eu mesma. Somos parecidas mesmo. Não tenho o humor mais maravilhoso do mundo...", se divertiu.

Ludmillah Anjos falou sobre a questão da representatividade: "As autoras nos colocam em posições que as pessoas se veem. É muito importante eu estar em uma série assim. E Cristal mudou a visão que tinha sobre as estoquistas de supermercado. Não toquem no mostruário, gente", declarou aos risos.

Dandara Mariana falou sobre a parceria com seu pai na segunda temporada: "A gente discute o texto juntos, estamos sempre conversando sobre os personagens. Vamos ao Projac juntos. Nunca tinha feito uma obra junto com meu pai e meu namorado (Dhonata Augusto, intérprete do Pedro). Já Romeu Evaristo complementou a resposta: "No samba do 'Encantado`s' nunca me deliciei tanto. É um elenco jovem da geração da minha filha. Eu voltei no tempo porque a geração desses meninos fazem televisão gostando de fazer televisão. Estou muito feliz mesmo".

Digão Ribeiro foi mais um que se emocionou ao falar da série: "O projeto tem uma relevância muito grande para o nosso povo. Vendo o resultado da primeira temporada e a boa repercussão vemos que conseguimos atingir o nosso objetivo que é trazer humanidade para corpos como o meu. Um tipo amoroso, gentil. A descoberta do Flahsback pelo afeto agora tem outro plot porque agora ele tem uma relação. É tudo novo construir isso como ator porque ele é meu primeiro galã e me aquece o coração. Uma terapia comigo mesmo que faz valer meu trabalho".

João Côrtes expôs sua animação com a qualidade da trama: "Tanto coisa me fez querer fazer essa série. É absolutamente original, um mercado virar escola de samba. É genial. Não é a história de uma pessoa só, é uma família junta, cada uma com sua característica. É um desbunde para a alma fazer esse projeto. Nos conectamos de uma forma muito sensível e é muito legal se conectar nesse lugar. O Celso é um personagem maravilhoso. Na segunda temporada, eu senti acertar em como era o Celso. Ajustei umas coisinhas que não consegui fazer na primeira. A acontece uma coisa muito legal que não posso falar, mas eu coloco o tempero da música e da dança. Fazer um personagem gay que não pede desculpa por ser quem ele é e não ser retratado como uma vítima que apanha e sofre, enfim... Sou um ser humano melhor por causa desse personagem. É um time maravilhoso e humor se faz junto". 

Thais Pontes foi breve: "São personagens estruturados no real. Vendo vocês falando fico mais emocionada e feliz, foi um encontro de todo mundo e quando estamos juntos nos sentimos bem. A série passa um pouco na tevê esse sentimento", se orgulhou a autora. Renata Andrade acrescentou: "E o público percebe essa energia do quão unidos vocês são. O resultado é muito reflexo disso", concluiu.

Augusto Madeira finalizou dando alguns spoilers: "E tem tanta participação nessa temporada. Tia Surica, Mateus Solano, Xande de Pilares, Paolla Oliveira, muita gente bacana. Tá ficando chique fazer participação no 'Encantado`s' e isso é sinal do sucesso", resumiu o ator.

A coletiva refletiu o êxito da série que já está com sua terceira temporada encaminhada. 

6 comentários:

Anônimo disse...

É justamente por romper com estereótipos que "Encantado's" faz jus ao próprio título e deixa todos os participantes do projeto honrados por isso. Os novos episódios prometem.

Guilherme

Andressa Mattos M. disse...

Amo essa série.

Jovem Jornalista disse...

Ainda não assisti, mas gostei muito da primeira temporada.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Idem, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena.