domingo, 31 de março de 2024

"Dona Lurdes - o filme" é um bom entretenimento para a família

 A mãezona que emocionou o Brasil está de volta, e, desta vez, para arrancar boas risadas do público. A personagem vivida por Regina Casé pode ser revista em "Dona Lurdes - O Filme", comédia do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, que chegou aos cinemas da rede Cinemark no dia 28 de março, em mais de 80 salas nas principais cidades do país. 


Inspirado no livro "Diário de Dona Lurdes", de Manuela Dias, trata-se de um spin-off da novela "Amor de Mãe", também assinada por Manuela. O longa, com direção artística de Cristiano Marques e escrito por Manuela com Claudio Torres Gonzaga, mostra, de forma leve e divertida, como Lurdes, depois de enfrentar um período de tristeza quando os filhos saíram de casa, deu a volta por cima e passou a aproveitar mais a vida. 

Rodado entre novembro e dezembro de 2023, nos Estúdios Globo e em locações no Rio de Janeiro, "Dona Lurdes - O Filme" é o segundo longa realizado pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo e o primeiro que faz uma experimentação nas salas de cinemas. O início foi com "Ritmo de Natal" no fim do ano passado, uma obra temática exibida como especial de fim de ano.

A ideia do roteiro surgiu quando a autora percebeu que, após o desfecho de "Amor de Mãe", a jornada de Lurdes poderia seguir com novos desdobramentos. Se no folhetim a Dona Lurdes teve momentos de muito drama, tensão e emoção, com toques de humor, no caso do filme, o traço cômico da personagem é o que prevalece. Definido por Regina Casé como uma comédia rasgada, o longa mostra Dona Lurdes superando a melancolia da ausência dos filhos e se redescobrindo: passeando, viajando, entrando até em aplicativo de relacionamento. 

Para viver novas aventuras, a protagonista interage com personagens inéditos, que são interpretados por nomes como Arlete Salles, no papel de Zuleide, a nova vizinha que se torna amiga de Lurdes, Evandro Mesquita, o par romântico de Lurdes, além de Maria Gal, que vive Vânia, a feirante do bairro. Do elenco da novela, seguem no filme, além de Regina Casé, os intérpretes dos filhos de Lurdes: Juliano Cazarré, Thiago Martins, Jéssica Ellen, Nanda Costa e Chay Suede. A neta Brenda é novamente interpretada por Clara Galinari, e Enrique Diaz retorna como Durval, agora um professor de dança. A obra ainda conta com participações como Ana Maria Braga, Ailton Graça, Ramille, o cantor de piseiro João Gomes e Humberto Carrão, que faz uma aparição surpresa como Sandro, seu personagem em "Amor de Mãe". 

A trama começa quando Ryan (Thiago Martins), o último filho que ainda mora com Lurdes (Regina Casé), tenta se mudar às escondidas da mãe. Vendo a casa vazia sem sua cria, Lurdes encara, pela primeira vez na vida, a possibilidade de ter tempo para si. No entanto, em um primeiro momento, ela estranha o excesso de autonomia e cai em uma melancolia que ela logo identificou como 'síndrome do ninho vazio'. 

Para completar a maré de baixo astral, também precisa lidar com a nova vizinha, Zuleide (Arlete Salles). Animada e barulhenta, Zuleide passa a incomodar Lurdes com o som alto e com as folhas de suas plantas que teimam em cair no quintal dela. Mas essa tristeza toda não combina com Dona Lurdes, nordestina arretada que criou os filhos sozinha, sem nunca perder a alegria de viver, apesar de toda a dificuldade. Depois de passar mal e ser acudida pela vizinha, Lurdes toma um choque de realidade e decide que é hora de voltar a se priorizar: a cuidar de si e se redescobrir. Assim, na companhia da nova melhor amiga, Lurdes vai embarcar em novas experiências que vão de aulas de dança de salão a entrar em um aplicativo de relacionamento destinado a pessoas maduras, passando por descobrir brinquedinhos de sex shop, fazer trilhas e tomar porres.

Incentivada por Zuleide, Lurdes topa frequentar aulas de dança, onde conhece Mário Sérgio 9Evandro Mesquita). E acontece o que ela achava que seria impossível na sua idade: se apaixonar mais uma vez e ter a chance de viver um grande amor. O romance, no entanto, deixa os filhos Magno (Juliano Cazarré), Danilo (Chay Suede), Érica (Nanda Costa), Camila (Jéssica Ellen) e Ryan com o pé atrás. 

Com um elenco de peso e trama que aborda uma fase crucial na história de mães e filhos, "Dona Lurdes" gera identificação e cativa o público sem fazer esforço. E não é necessário ter visto "Amor de Mãe" para entender a história, que é despretensiosa e gostosa de assistir. No entanto, não há uma estrutura de filme. A sensação é de estar acompanhando a um episódio especial de fim de ano na Globo ou então um capítulo estendido da novela. Só que isso não diminui a produção em nada. É um bom entretenimento para a família. 

O objetivo do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo é gravar oito títulos só neste ano e "Dona Lurdes - O Filme" é a primeira grande aposta. É possível afirmar que o longa, que tem produção de Luciana Monteiro e direção de gênero de José Luiz Villamarim, marca um começo com pé direito.

12 comentários:

chica disse...

Já na lista para ver com uma das filhas que já planejou... Filme de risadas e emoçoes....


Feliz ABRIL!
abração,chica

Pedrita disse...

eu tenho vontade de ver. não sei se tem fôlego pra outros, mas fiquei feliz que fizeram o filme. volte e meia prometem filme de algum sucesso que acaba não acontecendo. beijos, pedrita

Marly disse...

Eu gosto da Regina Casé, então, devo ver esse filme.


beijão

Ane disse...

Uma ótima dica, este filme promete!
Beijos! 🌼

Adriana Helena disse...

Puxa, que legal amigo!
Adorei a sua análise do filme! É diversão na certa, pois a personagem da Dona Lourdes foi muito marcante!
Todos os personagens são hilários e na medida certa!
Vale a pena chamar minha mãe e fazer esse programinha cinéfilo com ela, pois com certeza as risadas serão garantidas!
Beijos e uma semana linda!! :)))o

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Eu sabia que ia rolar esse filme mas não fazia ideia que já tinha estreado, que bom que dá para assistir de forma independente.

Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Marly.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Voces vão gostar, Dri.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Gio.