quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

"BBB 20": babaquice é entretenimento?

A vigésima edição do "Big Brother Brasil" parece realmente ter caído nas graças do público. Embora a audiência não esteja extraordinária, há uma elevação visível em relação ao ano anterior (a pior da história do reality) e a repercussão é alta, tanto nas redes sociais quanto no boca a boca. Porém, algo tem chamado a atenção em alguns debates sobre a atração: a defesa da permanência de pessoas deprimentes em prol do entretenimento.


Logo na primeira semana ficou visível que o elenco masculino tinha sido muito mal escalado em se tratando de integridade ou inteligência. Quase todos os homens se mostraram machistas, ignorantes, sexistas e alguns praticaram assédio (Pétrix, Pyong e Felipe). Claro que a consequência foi uma maior quantidade de embates com as mulheres e uma natural movimentação do jogo através de ótimos conflitos e rivalidades declaradas. Por isso mesmo, uma parcela do público era contra a eliminação precoce dessas pessoas.

Porém, algumas atitudes de vários participantes vão além do mero jogo. São comentários asquerosos e atitudes repugnantes que jamais seriam toleradas na 'vida real'. Hadson foi um  dos mentores do plano de seduzirem as mulheres compromissadas da casa para a imagem delas ser destruída perante o público.
A estratégia foi a responsável pela maior virada do jogo até então. Marcela e Gizelly revelaram para todas as mulheres e houve uma revolução na casa, que teve uma nova narrativa com a entrada de Ivy e Daniel revelando informações externas dando razão ao time feminino.

Hadson era o líder do trio que se opunha ao grupo maior. Por isso muitos telespectadores garantiram que a sua eliminação mataria o programa e exigiram sua permanência. Não adiantou, a maioria votante optou pela saída do participante. E o jogo não morreu. Pelo contrário, Lucas assumiu o posto de mais odiável do reality e, além de ter continuado proferindo comentários deploráveis sobre as mulheres, não deu nenhuma estaleca (dinheiro usado no formato para adquirir comida ou presentes) no dia das compras, o que prejudicou todo o grupo que estava na xepa. Thelma ainda o humilhou durante uma discussão, onde a maior defesa dele era "ser um homem de berço". Obviamente, houve outra tentativa de parte do público pela não eliminação do rapaz e a justificativa era a mesma: a disputa ficaria morna sem ele.

E mais uma vez a competição não ficou modorrenta. Querendo ou não, a seleção da atual temporada foi muito boa e todos têm potencial para brigas, enfrentamentos e boas jogadas. Há rivalidades explícitas até entre os grupos opositores formados. Dificilmente a atual edição perderá o fôlego. Mas agora o novo 'defendido' é Felipe. Ainda que tenha proferido vários comentários machistas e preconceituosos, humilhado Victor Hugo de todas as formas ---- a mais grave foi na última segunda-feira (17/02) durante o jogo da discórdia quando jogou a plaquinha com o nome do rival em um vaso de planta na frente de todos ----, e tenha protagonizado uma polêmica conversa sobre zoofilia no início da atração, o participante virou o queridinho de parte da bolha das redes sociais. Sem ele o divertimento acaba, garantem.

O fato é que sem Prior o jogo sofrerá uma nova virada. O conjunto terá um inevitável rearranjo que já vem se desenhando e promete bons enfrentamentos. Rafa já não tolera mais Mari e Flay, sabendo que a recíproca é verdadeira. A blogueira ainda tem uma rivalidade com Bianca vista desde a primeira semana. Os recém-chegados Daniel e Ivy mostram que não vão seguir Pyong e essa manobra começa a afetar um pouco Marcela. Gi e Thelma seguem juntas com o hipnólogo, mas é difícil saber como o laço com Marcela afetará a questão. Babu se perdeu por completo e transformou a casa toda em inimiga, com exceção de Felipe e Thelma. Victor surpreendeu e mostrou atitude, após semanas completamente excluído. E o triângulo ensaiado para as câmeras formado por Guilherme, Gabi e Bianca é outro vulcão prestes a entrar em erupção. Ele claramente é apaixonado pela influencer e usa a cantora sertaneja, que percebe e permite ser usada para bancar a vítima, com o intuito do público comprar o casalzinho da Disney. Gui só não percebe que essa estratégia não tem como durar muito sem ele virar o vilão da vez.

O "BBB 20" está muito bom e vem prendendo quem assiste. Por isso mesmo a defesa da permanência de participantes que já protagonizaram todos os conflitos que poderiam e nada mais acrescentam se mostra controversa. Também já fui adepto dessa tese há alguns anos sobre a dinâmica do "Big Brother Brasil". Mas desde que vários perfis lamentáveis começaram a ganhar o reality me vi obrigado a mudar de opinião. A edição fracassada do passado é a maior prova do alto risco. Afinal, babaquice é entretenimento?

27 comentários:

Anônimo disse...

Vc tirou a semana para fazer textos polêmicos e certeiros, Sérgio????

Anônimo disse...

Engraçado, nenhuma linha sequer falando do coreano que assedia mulheres na festa enquanto a esposa grávida tá em casa.... kkkkkkkk parece que ele não entra no rol dos babacas pq dança com as fadas sensatas, não é mesmo?

Anônimo disse...

Concordo fielmente.

Anônimo disse...

Respondendo à pergunta do título deste texto: de jeito algum! Só mostra uma versão "folhetinesca" do reality show com informações manipuladas, dando a entender que pessoas nada íntegras são apenas engraçadas e estão na casa do "BBB" para movimentar o jogo. Interferências como essas fizeram Emilly Araújo e Paula von Sperling serem, respectivamente, as campeãs do "BBB 17" (2017) e do "BBB 19" (2019), as até então piores temporadas do "BBB", embora eu nunca tenha me conformado com a vitória de Marcelo Dourado (ex-"BBB 4" (2004)) no "BBB 10" (2010). Para mim o campeão moral do "BBB 10" foi Kadu Parga, pois ele não prejudicou ninguém no jogo e não adotou posturas reprováveis. Assim como Jonas Sulzbach merecia vencer o "BBB 12" (2012). Como eu já disse, do "BBB 8" (2008) em diante, o que se viu foram apenas temporadas mornas com finais em sua maioria justas. Há quem defenda que o "BBB 18" (2018) foi um sucesso, mas na verdade apenas ficava com as sobras dos ótimos índices de audiência de "O Outro Lado Do Paraíso" (2017), embora a vitória de Gleici Damasceno tenha sido merecida. O "BBB 16" também foi bom, mas herdava as sobras dos péssimos índices de "A Regra Do Jogo" (2015) e "Velho Chico" (2016). Da atual histérica temporada, os que merecem ser finalistas são Manu Gavassi, Marcela, Thelma, Rafa Kalimann, Gizelly e (nunca imaginei esta grata surpresa) Victor Hugo. E concordo com você, Sérgio, quando diz que Titi Müller seria uma ótima apresentadora do "BBB".

Guilherme

Pedrita disse...

comentei com minhas amigas q talvez escolheram os homens a semelhança da produção e direção. q se identificaram com os machismos por serem iguais. como disseram umas amigas, assim q um tóxico sai, outro assume o papel dele. agora babu assumiu o papel e está perseguindo participantes. e acusando o tempo todo.

Lulu on the sky disse...

Excelente a sua reflexão. Sabe o que pior? É que existem vários homens hetero que agem dessa forma, vivem relações abusivas com as mulheres que se relacionam e elas nem se dão conta sobre isso.
Na minha opinião, nesta edição nenhum homem se salva e merece ganhar o BBB.
A minha torcida é para Manu.

Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
Obrigada!

Big Beijos,
Lulu on the sky

Malu disse...

Minha filha?? Falou sim, quando cita os assediadores tá lá o nomezinho do Pyong. Leia direito.

Malu disse...

Pra mim o que piora é o Thiago passando pano. Ele claramente ama o trio chernobyl, a ponto de ter desmentido a história do plano pra seduzir as casadas e fazer o papelão de dizer que "foi enganado" quando o caldo entornou e tiveram que mostrar as imagens. Thiago e a produção são coniventes com o que acontece, por isso minha esperança é quase nula.

Anônimo disse...

BBB para funcionar precisa ser bem dirigido e ensaiado. Precisa ter os vilões com comportamentos já decididos antes de entrar na casa.

Acham mesmo que o cara vai ser machista no horário nobre a toa? óbvio que é teatro.

Para não ter polêmica é só colocar metade de uma escola de yoga e a outra metade turma da meditação. não vai ter polêmica nem audiência.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Não gosto da Boca Rosa e não acredito no "romance" entre Guilherme e Gabi e Daniel e Marcela. Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Carnaval. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Prior é um escroto babaca machista, isso é fato. Mas a hipocrisia do Sérgio é demais. Só ir no perfil dele no Twitter que vai ter um milhão de mensagens dele defendendo o Pyong - ah é um jogadoraço, ah é inteligente, ah tomara que as meninas não o escutem pra ver que ele tá certo, ah ele é tão engraçado, ah que fofo ele vai ver o Jake... mano, ele cometeu um CRIME, ele é assediador. Passada de pano nojenta pra um dos membros mais escrotos e manipuladores da história do Big Brother. Esse texto não engana ninguém, Sérgio, se você estivesse realmente preocupado com babaquice como entretenimento, você não estaria dando tanto ibope pra Pyong.

Anônimo disse...

Vc está vendo o twitter errado então, amigo. Porque o que eu vejo são apenas elogios as estratégias de jogo do Pyong, essas sim são dignas de aplauso. Ao contrário da ameba do Prior, faz jogo limpo e ele não esconde de ninguém que está lá pra jogar. E antes que venha me dizer, não estou o defendendo. O episódio do assédio foi lamentável e ele deve, no mínimo, prestar depoimento à polícia. Defendo o estilo de jogo dele, assim como o Sérgio.

Anônimo disse...

Realmente babaquice não é entretenimento. Mas muita gente acha que é. E assim esse embuste pode se dar bem por um bom tempo ou até vencer (Tomara que NÃOOOOO!) Mas eu queria te fazer uma pergunta sobre outra edição: BBB16. Ana Paula Renault foi a grande protagonista e era incontestável o seu carisma e coragem. Mas vamos combinar que aquela edição tinha muita gente frouxa. Se tivesse gente com sangue nos olhos ela não teria crescido do jeito que cresceu. Ela ainda teria brilhado, claro, graças ao seu Carisma. No entanto, não seria tão fácil. Eu tenho até umas sugestões. Já imaginou Ana brigando com Anamara? Aline do corpo brindado? Elenita? Sol? Lia? Alguém ia dar na cara de alguém. Rsrsrs. Gostaria de saber se você concorda comigo? Concordo com o seu texto e essa temporada está boa. Nem esperava tanto. Xau.

(Matheus).

Anônimo disse...

Alterando a minha lista de apostas para a final do "BBB 20", devido aos últimos acontecimentos na casa, restam Thelma, Gizelly e Rafa Kalimann como francas favoritas ao prêmio de R$ 1,5 milhão.

Guilherme

Anônimo disse...

Oi Sérgio.

Concordo com todo o seu texto. Só pra lembrar os " esquecidos" Criticaram tanto o Walcyr por conta do " Camilo" em ADDP , falavam que ele " exagerou" e agora, infelizmente temos um " Camilo" dentro dessa casa ( se é que me entende.) e ele é um de muitos que existem por ai.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vc nnem leu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Talvez, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Fato, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Fato, Malu!!!

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, Matheus!!!

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Acrescento Manu, Guilherme.