quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

"Salve-se Quem Puder": o que esperar da próxima novela das sete?

A missão de Daniel Ortiz, autor da próxima novela das sete da Globo, não será fácil: substituir o fenômeno "Bom Sucesso", de Rosane Svartman e Paulo Halm, que teve um sucesso de público, crítica e repercussão. Porém, o escritor já teve uma experiência bem-sucedida com o mesmo desafio. Afinal, também substituiu o estrondoso êxito de audiência "Totalmente Demais", dos mesmos colegas, em 2016, e conseguiu manter os números em alta com "Haja Coração", ainda que o folhetim tenha se mostrado bem fraco. Agora sua nova história tem o título de "Salve-se Quem Puder".


A trama central tem uma virada marcada por um assassinato, mas a essência será de uma comédia farsesca e até infantil. É a primeira vez que Daniel escreve uma produção de sua autoria ---- "Alto Astral" era baseada na sinopse da saudosa autora Andrea Maltarolli e "Haja Coração" um remake de "Sassaricando", de 1987. Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada são as protagonistas da nova novela e o trio promete protagonizar muitas cenas engraçadas ao longo dos meses, embora virem fugitivas de uma assassina chefe de quadrilha. Há um quê de "Três Patetas", onde uma é a mais burra, a outra a mal-humorada e a última a inteligente.

Os sonhos de Luna (Juliana), Alexia (Deborah) e Kyra (Vitória) são interrompidos quando elas presenciam a execução de um juiz (vivido por Ailton Graça) e são obrigadas a viver sob custódia do Programa de Proteção à Testemunha. Para sobreviver, elas mudam o nome, a aparência, o estilo de vida e vão morar na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois que são dadas como mortas.Luna assume o nome de Fiona, Alexia vira Josimara e Kyra é Cleyde, novas pessoas com um padrão de vida bem diferente.
Elas serão acolhidas por uma família protetora --- João Baldasserini e Grace Gianoukas estarão no núcleo, mas os caipiras não sabem nada sobre o passado delas --- e vão precisar seguir regras rígidas para permanecerem no programa. A primeira é a interrupção imediata de qualquer tipo de contato com conhecidos, por isso, celulares e redes sociais são proibidos, assim como frequentar lugares do passado.

O trio, no entanto, não vai conseguir permanecer na clandestinidade e isolado por muito tempo, já que a sensação de perda de liberdade será um incômodo difícil de superar. Assim, elas decidem fugir para São Paulo para tentarem retomar suas vidas. Somente o tempo colocará à prova os sonhos que essas três mulheres perseguiram por toda vida. Luna era uma jovem estudante de fisioterapia e estava perto de conseguir o sonhado diploma. Alexia era uma atriz em ascensão prestes a viver o auge da carreira, enquanto Kyra preparava para realizar o casamento dos sonhos com o empresário Rafael (Bruno Ferrari) --- que tem uma ex-namorada obsessiva, Renatinha (Juliana Alves), sua atual secretária.

Luna é mexicana, filha de brasileiros, funcionária de um resort em Cancún. É lá onde as protagonistas se conhecem. E também onde ocorre um furacão devastador. Justamente no dia do fenômeno climático é que ocorre o assassinato testemunhado por elas. Mas voltando ao enredo da quase fisioterapeuta, a personagem tem o sonho de reencontrar a mãe no Brasil. Helena (Flávia Alessandra) desapareceu quando Luna ainda era criança e por isso a menina foi criada apenas pelo pai, Mário (Murilo Rosa). Ela conta com a ajuda do ex-namorado, Juan (José Condessa), de quem ainda gosta, apesar de não ter perdoado uma traição do passado.

Alexia é filha de Graziela (Debora Olivieri), irmã da invejosa Petra (Bruna Guerin), e neta de Ignácio (Otávio Augusto), com quem mantém uma relação de cumplicidade. É ele o grande incentivador de sua carreira. Porém, o encontro com o enigmático Renzo (Rafael Cardoso) muda a vida da personagem. Isso porque ele é sobrinho de Dominique (Guilhermina Guinle), a grande vilã da novela e a responsável pela morte do tal juiz. Os dois acabarão se envolvendo momentos antes do crime e ele ainda a verá na hora do assassinato, durante uma forte tempestade provocada pelo furacão.

Já Kyra é filha de Agnes (Carolina Kasting) e irmã mais velha de Bia (Valentina Bulc) e Junior (Igor Cosso). Uma típica patricinha bem de vida, cujo único sonho era se casar e ser feliz com Rafael. Porém, depois que assumir sua nova identidade para fugir da morte e escapar do interior de São Paulo, a agora Cleyde vai trabalhar como babá dos filhos de um viúvo, o advogado Alan (Thiago Fragoso). Ele é pai de três filhos adotivos: Tarantino (Daniel Rangel), Queen (Alice Palmar) e Mosquito (Ygor Marçal). O homem viverá para o trabalho, mas se encantará pela atrapalhada personagem.

"Salve-se Quem Puder" tem a direção de Fred Mayrink e Daniel Ortiz e reunirá todos os elementos clássicos de um bom folhetim das sete. Resta apenas torcer para que a premissa do enredo tenha fôlego para tantos meses no ar e não se perca como tantas tramas da mesma faixa. Dandara Mariana, Aline Dias, Felipe Simas, Leopoldo Pacheco, Marcos Pitombo, Sabrina Petraglia, Marianna Armellini, Jacqueline Laurence, Marilu Bueno, Cristina Pereira, Cosme dos Santos e Ana Carbatti são mais alguns nomes do elenco.


Vídeo da maravilhosa Vitória Strada convidando vocês para a novela.


14 comentários:

Anônimo disse...

Espero um circo bem sem graça....

Anônimo disse...

Só desejo que os atores e atrizes escalados para esse folhetim sejam valorizados como merecem, já que a proposta de fazê-los saírem de suas respectivas zonas de conforto de interpretação é interessante. Quanto à novela em si, não tenho expectativas.

Guilherme

Anônimo disse...

Acho que nao há enredo para mais de um mês.

Yasmin disse...

QUE VIDEO LINDO DA VITORIA STRADA!!!!!!!!!!COM A JU AINDA!!!!!!

Anonimo disse...

Thiago fragoso de novo vivendo um advogado? Que falta de criatividade.

Cintia disse...

Concordo! De novo o Thiago fragoso vivendo um advogado é repetitivo demais. Tinham colocado outra profissão pra ele

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Tb sinto essa impressão, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Maravilhosas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vdd, anonimo..

Sérgio Santos disse...

Tb achei repetitivo.

Leitora disse...

Huuumm sei não. Sinto que pode até ter uma boa audiência, mas não estou botando muita fé na questão da qualidade. Mas veremos.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Leitora!!!